Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cante bem os clássicos e hits

De Fernando, publicado dia 17/11/2017 Blog > Música > Canto > Como cantar as canções mais famosas

É cantando que nos tornamos cantores. Seja em uma aula ou no chuveiro, todos podem cantar! E todos têm preferências musicais que tornam suas rotinas mais animadas, relaxantes ou focadas.

Se alguém está determinado na arte de cantar, seja através de aulas de música em um escola ou professor particular, um coral contemporâneo, lírico ou gospel, ou de maneira autodidata, facilmente encontrará as músicas que interpreta com mais carinho e cuidado.

O ato de não ser mais apenas um ouvinte e passar a ser um agente musical ativo, cantando e adequando a musicalidade daquela peça ao seu estilo e tempo, é muito interessante e pode ajudar muito no seu desenvolvimento musical.

Para fazer você aquecer corações, emocionar multidões ou apenas cantar de maneira agradável, não há nada melhor do que aprender a cantar para interpretar as músicas mais bonitas da humanidade. Todos os estilos podem ser cantados bem, você só precisa de disciplina, determinação e treino!

Revisitar antigas canções pode ser muito divertido Algum as músicas são atemporais.

Desde cedo: as cantigas infantis

O despertar musical pode ser feito antes de dar à luz, mas as aulas de canto podem ser dadas desde criança. Geralmente as primeiras aulas são de musicalização, mesmo sem que os pequenos saibam falar perfeitamente. Assim, o senso de ritmo vai sendo criado e desenvolvido, tornando os próximos passos mais fáceis.

Os bebês já apreciam muito a música e as crianças podem aprender a cantar no mesmo movimento que aprender a língua ou uma língua estrangeira.  Não só as vozes infantis são particularmente agradáveis, formando corais inigualáveis ​​pela sua beleza, mas  a técnica vocal é mais facilmente adquirida.

O uso precoce das cordas vocais ajudará a cantar, aproveitar bem esses momentos para a socialização e já prevenindo a rigidez muscular nos últimos anos. A respiração assumida pela canção servirá de incentivo para uma boa saúde e um bom desenvolvimento do organismo humano.

Quanto às músicas para encantar crianças, os professores sabem várias, mas nós, não cantores profissionais (como se tornar um?), também se fizermos um esforço para lembrar a nossa infância.

Como é difícil, depois de algumas décadas, lembrar as palavras certas- e às vezes até as melodias – que se perderam na memória durante os anos, a internet vem em nosso resgate, com listas de músicas preparadas e letras prontas para um momento de nostalgia.

Divirta-se ensinando as crianças algumas canções de roda e brinque muito ao som de A barata diz que tem, Seu Lobato tinha um sítio, Peixe-vivo, Alecrim Dourado e Loja do Mestre André.

Os ícones da música brasileira

A música popular brasileira é muito rica. Quem nunca desejou cantar como Elis Regina ou ter a potência vocal de Ney Matogrosso? E todos os tipos de música possuem seu espaço e público.

Desde os grandes sambistas até os cantores pop, o Brasil é um país cheio de estilos e referências para a música. E isso traz uma variedade grande de obras para o seu repertório como cantor amador.

Um bom estudante de música precisa conhecer os trabalhos de pessoas com ótimos timbres, técnicas e potência vocal, como Tim Maia, Wilson Simonal e Milton Nascimento. Suas músicas trazem uma qualidade que ira enriquecer o seu conhecimento e uma harmonia que fará você ter vontade de se dedicar ainda mais aos seus estudos.

Outros nomes importantes como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Gal Costa trabalham muito a mistura entre os ritmos e tentam se manter atualizados com músicas variadas com o passar do tempo, não deixando de ser grandes clássicos.

E os cantores antigos como Nelson Gonçalves e Elizeth Cardoso trazem um passado interessante para o conhecimento de quem não tem muito contato com esses nomes.

Tom Jobim, Nana Caymmi, Roberto Carlos, Clara Nunes, Sandra de Sá, Cartola, Rita Lee, Raul Seixas, Cássia Eller, Marisa Monte, Alceu Valença, Maysa… São tantos os músicos importantes e que influenciam tantas gerações de cantores. Todo estudante de música precisa pesquisar muito além do estilo que gosta para conhecer a história da música e tentar trazê-la para sua realidade.

Mesmo que você seja um cantor sertanejo, não perca a chance de beber da fonte dos grandes sambistas e de apresentar o melhor do seu universo para pessoas de outras tribos musicais.  Todos saem ganhando nessa troca!

 

Um violão faz a base para sua música Não importa o estilo, o importante é soltar a voz

Prepare-se para cantar bem

A música (que traz alegrias) contemporânea é marcada pelo surgimento de novas tecnologias e pela transformação das técnicas vocais. Além disso, temos diversas facilidade que antes eram exclusivas de músicos consolidados e hoje estão ao nosso alcance, como gravadores potentes e a possibilidade de distribuir a música por todo o mundo.

Mas para fazer a atividade musical ser prazerosa, ela precisa de um pouco de preparo e de cuidados com a sua saúde.

Alguns cantores podem não ter vozes tão clássicas, mas todos precisam ter os cuidados necessários para cantar bem e com saúde – quem canta, quer fazer isso por muito tempo, certo? Melhor cuidar bem do seu instrumento!

Os puxadores de escolas de samba são grandes exemplos de preparação vocal para o seu grande momento. No dia do seu desfile, seja pela Sapucaí ou qualquer outra grande passarela do samba no carnaval, eles precisam estar prontos para cantar 75 minutos em sua plenitude, sem perder qualidade ou se prejudicar para um possível desfile das campeãs ou suas carreiras futuras.

O mesmo acontece com cantores de ópera ou musicais, que precisam estar preparados para aquele momento com todo o seu trabalho. Eles não podem parar de cantar para que o público faça isso…

Por isso, além de controle constante com fonoaudiólogos e preparadores físicos e vocais, eles trabalham o fortalecimento das musculaturas utilizadas e o ganho de resistência vocal. Uma dieta adequada, hidratação na medida certa e muito descanso prévio para que o corpo também esteja preparado para essa atividade são muito importantes.

E os exercícios físicos corretos facilitam a respiração e deixam o corpo mais preparado para as maratonas de shows. Você não pode querer cantar como os grandes se você não se dedica ao menos um pouco ao seu corpo!

 

Escolha bem as músicas de acordo com seu estilo Concerto de rock ou uma grande ópera, sempre existe uma boa música para cantar

Aprendendo com as línguas estrangeiras

Uma boa educação musical não pode ter fronteiras. E não é necessário ter o ouvido absoluto para desfrutar das melodias mais magníficas compostas por artistas estrangeiros.

E se o idioma não é uma das suas aptidões, aproveite para também aprender uma língua enquanto estuda cantar.

Cantar em outra língua sem conhecê-la bem tem a dificuldade de cantar certo, por isso a dedicação precisa ser grande quando se estuda as letras.

Mostre que você é um cantor (como se tornar um famoso?) preparado e que não vai apenas fazer sons, mas apresentar a música de maneira completa. Nada melhor que exercícios orais deste tipo para dominar a pronúncia, a dicção e o sotaque de um ou outro país.

Saber como reproduzir os sons de um determinado idioma não pode ser aprendido em uma fração de segundo, daí o interesse de se entregar todos os meios possíveis para facilitar o processo. Tente acompanhar as letras com um tradutor, se necessário, para compreender bem o que está sendo cantado e entender também as emoções que devem ser passadas em cada momento da música.

Para o inglês, os Beatles e Rolling Stones sempre serão clássicos. E a música pop atual também possui ótimas músicas para acompanhar e cantar junto, como Adele e Ed Sheeran, por exemplo. São cantores que você terá fácil acesso aos materiais e facilidade para conhecer suas músicas.

O mesmo pode ser feito em italiano, com cantores como Laura Pausini e Eros Ramazzotti, e em espanhol com Shakira e Gloria Estefan.

O sucesso de um cantor pode ser o reconhecimento de seus fãs Vá a um bom show e cante junto com sua banda favorita

Qual é o seu estilo?

Inevitavelmente esquecemos uma infinidade de grandes cantores ficou fora do post. Todo mundo tem sua melhor música, de acordo com seus gostos, e fará sua própria lista! Rap, gospel, soul, hip hop, canto gregoriano, etc. : vá para a escola de música que você prefere dar os primeiros passos!

E saiba que a mistura é possível e muito importante, ou até mesmo obrigatória!

Não se limite aos clássicos e cante também músicas contemporâneas, quem sabe até trocando o ritmo – como fez o cantor Jão cantando uma música da dupla Maiara e Maraisa do seu jeito? Fazer um bom cover é muito mais do que imitar o cantor original, é aplicar o seu estilo e conseguir entregar um resultado excelente!

Se você tem um professor particular, que tal pedir para ele ajudar nas canções que mais gosta para que possa aprender a cantá-las da maneira mais harmônica? E se é um autodidata, grave sua voz e tente encontrar maneiras de melhorá-la, vários sites e vídeos na internet podem ajudá-lo nesses primeiros passos.

No chuveiro ou no palco, com ou sem treinamento, deixe o campo livre para o idioma: cante para expressar suas emoções com músicas famosas de todo o mundo! E nunca se esqueça: você deve aprender a cantar por prazer e tudo fica muito mais fácil!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar