Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como ter uma boa voz de canto?

De Fernando, publicado dia 17/11/2017 Blog > Música > Canto > É possível aprender a não desafinar?

Marisa Monte, Adele, Milton Nascimento… Muitas pessoas sonham em cantar tão bem quanto essas estrelas! E ainda temos todos os que sonham em se tornar conhecidos por suas canções publicadas na internet ou que participam de programas como The Voice e querem se tornar celebridades.

Como se tornar famoso e ter uma grande carreira musical é um pouco mais complicado do que no mundo dos sonhos, o caso para a maioria dos cantores não profissionais é um pouco mais humilde. Aprender a cantar para ser uma atração entre os amigos e familiares – e não ficar conhecido como o vizinho que canta muito mal e atrapalha toda a rotina do prédio.

Quando a música faz parte do currículo escolar  é muito comuns os eventos entre grupos de canto e música das cidades, como era habitual no passado, por exemplo. Mas hoje se pratica menos no cotidiano e o conhecimento técnico não é mais tão popular entre os não músicos.

E mesmo que você seja apenas um cantor (quer se tornar famoso?) de chuveiro, é bom saber que é possível cantar sem desafinar e isso não precisa ser tão complicado assim! Quer desenvolver suas habilidades musicais? Preste atenção nas dicas que separamos!

A dedicação pode fazer você cantar melhor Até mesmo os pássaros podem cantar de maneira estranha. Pratique!

Como cantar bem as notas?

Quando não se conhece bem de música e se canta apenas por diversão, é normal se “cantar errado” para os ouvidos de quem é um especialista. E isso pode ser melhorado, claro!

O erro ao cantar pode ser apenas pontual: o cantor (saiba as razões de se tornar um) não conhece a melodia suficientemente bem e mesmo assim tenta cantar, ele procura as notas erradas ou simplesmente imita alguém, não usando sua voz da maneira correta…

Mas também existem aqueles que querem aprender, mas não trabalham seus ouvidos o suficiente para saber se o resultado está certo ou errado. É esta categoria de “cantores ruins” que nos interessa agora.

Na maioria das vezes, é apenas uma questão de  pouco domínio dos mecanismos orais.O importante é ter em mente que cantar mal, embora seja horrível no momento, nunca é uma fatalidade! Cantar é um exercício e é possível trazer essa alegria do canto para todas as pessoas, o importante é nunca deixar essa primeira etapa do “canto ruim” tomar conta de seus pensamentos.

A prática pode levar à perfeição, ou pelo menos, ao canto agradável e que traz para os seus ouvintes o mesmo prazer que você sente ao cantar.

Em breve, com treino e dedicação, você poderá até mesmo entrar em competições de canto e passar de fase! Você é capaz de ser um grande ídolo (mesmo que apenas dentro de sua casa ou celebração religiosa).

Alguns professores de canto dizem que são capazes – com o devido apoio técnico e até mesmo tecnológico – de ensinar canto para pessoas com perda ou deficiência auditiva.  Todos podem cantar!

Como sua voz de canto pode soar melhor?

Para parar de cantar mal, na maioria dos casos, é preciso aprender a colocar sua voz .

As cordas vocais são músculos que, dependendo da tensão aplicada, produzem uma nota particular. Colocar a voz é entregar o som da maneira mais correta para aquela música (que traz muita alegria!) ou estilo musical.  Para simplificar, você deve imaginar que uma contração diferente dos acordes vocais corresponde a uma chave específica nas teclas de piano.

Alguns exercícios podem  ajudá-lo, especialmente os de respiração e aquecimento, e  um dos maiores inimigos da boa voz é o estresse! A ansiedade pode ter um efeito muito prejudicial não só para a sua saúde física e mental, mas também para a sua voz.

Exercícios como Ioga podem ajudar na hora do canto Relaxar é essencial para cantar bem

É necessário sempre relaxar para cantar e tomar consciência da importância da respiração.  Prepare-se para os momentos de estresse, como cantar em público,  mas também para utilizar a música como um elemento da sua rotina de tranquilidade. Separe aquele tempo exclusivamente para cantar ou tocar um instrumento e aproveite para aprender melhor sobre técnicas de concentração.

Ser capaz de mobilizar seus músculos vocais e conhecer a teoria da música são duas coisas totalmente diferentes! E você precisa aprender a casá-las sempre.

Existe uma idade para aprender a cantar?

Algumas pessoas acreditam que cantar exige apenas uma bela voz, mas isso não é verdade. Cantar é um ato natural, mas o treino precisa ser estimulado e esse despertar musical (conheça as canções populares) pode ser feito desde muito cedo, o que facilitará o aprendizado técnico.

Depois de uma certa idade, o canto poderá ser mais difícil, especialmente com o envelhecimento que causa perda de audição e endurecimento dos músculos – incluindo os ligados à  voz.

Mas isso também não é um impeditivo: apenas é um fator que dificulta o aprendizado, mas com a história de vida e o passado musical mais trabalhado, a dedicação e a vontade de aprender se tornam grandes apoios para quem deseja cantar mais velho. Encontrar um grupo musical que seja relacionado ao seu gosto ou idade, além das aulas específicas podem ajudar muito nessa etapa, especialmente considerando a ajuda da socialização, principalmente no Brasil – país musical!

Existe um período em que todo o trabalho deve ser feito de maneira lúdica e para que a criança se interesse por essa arte, pensando inclusive na fase de transição entre a voz infantil e a adulta, o que acarreta muitas mudanças, porém a técnica se mantem a mesma.

O ritmo deve ser a bases para os primeiros trabalhos de musicalização e depois serão introduzidos conceitos como afinação e exercícios como aquecimento, fortalecimento do diafragma, dinâmicas para aumentar a amplitude e melhorar a respiração.

O mais importante é sempre envolver o aluno em um universo agradável e que faça com que o apreendizado seja prazeroso.

Podemos adquirir um ouvido musical?

Muitas vezes, aqueles que cantam errado ainda não aprenderam a decifrar bem o conceito da musicalidade. No entanto, muitos gostariam de aprender a cantar apenas suas músicas favoritas, sem muito compromisso!

Dá para cantar só para se divertir, mas é muito bom evitar notas muito erradas que podem transformar o seu momento de relaxamento no desespero de outras pessoas que ouvem o que você está “cantando”. Lembre-se sempre disso e tente melhorar para que a sua atividade seja agradável para o maior número possível de pessoas

Para que você possa melhorar sempre e tornar o seu cantar mais agradável, você pode fazer algumas coisas. Ouvir boa música diariamente, com melodia e harmonia bem trabalhadas, tentando compreender bem como elas se entrelaçam para esse resultado. Preste em atenção em tudo!

Você pode melhorar ouvindo o seu canto Ouça boa música e cante melhor

E para aprender a cantar bem algumas canções, grave sua voz separada da trilha. Coloque a música no fone e grave apenas o que você canta. Ouça e compare. E não tente imitar a voz original, isso pode fazer mal para suas cordas vocais. Vá se aprimorando e faça do seu hobby um momento de também aprender! Dá para fazer aulas de música pagando pouco ou até de graça, procure os melhores canais do youtube para isso. Eles estão lá e podem ajudar muito.

Pode ser que você nunca alcance a suavidade de quem tem anos de prática (ou um ouvido absoluto), mas isso pode ser bem trabalhado. E sempre que quiser, peça conselhos, faça sua parte e busque sempre se aprimorar para alcançar um nível bom para sua técnica.

Os melhores métodos para corrigir seus fundamentos vocais

Até agora, apresentamos as etapas básicas que preparam sua essência para cantar:

  • compreender melhor o mecanismo físico do canto;
  • saber como colocar a voz;
  • trabalhar seu ouvido;
  • ouça o seu próprio cantar.

Partindo desses pré-requisitos, existem várias dicas e métodos para aprender a cantar apenas de forma definitiva e de acordo com o seu desejo e objetivo.

Muitas plataformas online oferecem a oportunidade de trabalhar nessas orientações, não deixando a distância ser um problema para quem não pode frequentar aulas de canto presenciais. Toda hora é hora de treinar e aprender!

Aulas com professores particulares podem trazer metodologias específicas para você e a possibilidade de seguir cantando notas erradas diminui bastante quando você tem o acompanhamento próximo e individualizado. Mesmo em aulas em grupo, é possível observar suas características particulares e trabalhá-las. E não deixe de observar o processo e erros de outras pessoas para aplicá-los ao seu momento.

Estude um instrumento musical e amplie os seus conceitos de ritmo e musicalidade.  Isso não só será uma ajuda apenas para melhorar seu ouvido musical, mas – acima de tudo – complementa sua técnica: um piano é perfeito para ajudá-lo sempre a trabalhar na nota certa.

Aprender teoria musical pode apoiar o seu canto Saber ouvir bem o piano ajuda na hora de cantar

Aprender a cantar direito é baseado no mimetismo: saber qual nota é cantada e reproduzir corretamente um som bem definido. E ouvir bem sua voz e as notas do instrumento são atividades muito válidas sempre.

Depois de ter tomado a decisão de ouvir cantar e cantar direito, é a prática assídua que fará a diferença , e uma aula de canto online ou presencial será mais capaz de oferecer exercícios adaptados a cada aluno, de acordo com suas necessidades. Saber como extrair o melhor do seu instrumento vocal é uma atividade que pode demorar um certo tempo, mas terá um resultado maravilhoso para você e quem ouve a sua música! Não perca as esperanças e procure trazer sempre o seu melhor.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Louizy CostaEdson de Melo silva Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Edson de Melo silva
Convidado
Edson de Melo silva

Informações muito boa….parabéns!

Louizy Costa
Admin
Louizy Costa

Obrigada pelo feedback!