Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda álgebra pelo Skype

De Carolina, publicado dia 10/11/2017 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Faça aulas de matemática pela webcam

(Post escrito por Anis e traduzido por mim)

Olá, sou Anis, engenheiro e professor especial de matemática. Tenho mais de 7 anos de experiência ensinando aulas particulares. Eu ensinei matemática e física a mais de uma centena de alunos das melhores escolas de ensino médio em Paris.

Aprender matemática e ensiná-la é a minha verdadeira paixão (alunos apaixonados por álgebra? Como?).

Em 2015, segui 8 alunos pelo Skype (webcam), e as aulas de matematica foram muito bem. Os estudantes viviam em diferentes cidades europeias, como Genebra, Lausana, Paris e Luxemburgo. Eles tinham níveis diferentes – do quinto ano para as aulas preparatórias (equivalente ao pré-vestibular na França).

Em 6 meses de aula, os alunos conseguiram ganhar entre 4 e 7 pontos em matemática. Neste post, apresento as vantagens e as desvantagens dos cursos por webcam bem como os meios tecnológicos que possibilitam uma experiência de curso agradável.

Algumas dicas para ensinar matemática de maneira diferente e eficaz!

Vantagens das aulas pela webcam:

  • Sem tempo desperdiçado no transporte: é claro, quando você faz a aula de matemática online, o aluno ou professor não precisa perder tempo nos meios de transporte. Isso permite que o professor ofereça mais horários disponíveis para as aulas e permite que o aluno se beneficie de um curso específico se ele mora em uma área onde não há professores competentes suficiente.

    Resolução de exercícios de geometria online? Aprenda a álgebra com seu professor particular através da webcam e não cometa mais erros

  • Economia de custos: o transporte pode facilmente duplicar o tempo do professor para um curso de uma hora. Este tempo perdido pode ser adquirido em horas de aulas pela webcam. Isso leva a uma diminuição nas taxas horárias dos cursos. Pessoalmente, eu ofereço 10 euros de desconto por hora para estudantes que fazem aulas pelo Skype.
  • Sem restrições geográficas: a localização geográfica do professor e do aluno não é importante, basta ter um computador, um tablet ou um smartphone e uma boa conexão internet e pronto!
  • Possibilidade de cursos em vídeo-conferência: podemos aproveitar para dar aulas para mais de um aluno ao mesmo tempo e em locais diferentes.
  • Mais conforto, menos estresse para o aluno: a presença física de um professor observando o aluno durante a aula pode levar ao estresse. O curso online dá mais liberdade ao aluno que se sente mais confortável.
  • Melhore suas habilidades de comunicação: ter cursos online exige que os alunos expressem suas ideias melhor (o que mostra que eles assimilaram os novos conceitos).
  • Fácil de compartilhar informações: o aluno e a professora têm todos os seus arquivos em seu computador, tablet etc… então a troca desses arquivos é muito fácil e conveniente.
  • Flexibilidade: as aulas pelo Skype podem ser programadas de acordo com a respectiva programação do professor e do aluno. Além disso, as aulas podem continuar se o aluno ou professor estiver viajando (férias, trabalho…). Por exemplo, na semana passada, no meu quarto de hotel em Bruxelas, dei uma aula a um aluno que estava em sua casa de férias em Genebra.
  • No geral, os cursos de webcam realmente permitem superar muitas barreiras (tempo, transporte, preços etc…).

Desvantagens das aulas pela webcam:

  • Problema de conexão internet e sincronização: isso raramente acontece. Se a conexão internet não for boa ou se houver uma ligeira mudança no som, a qualidade do curso de matemática é comprometida. Para evitar esse tipo de inconveniente, aconselho a verificar a qualidade de sua conexão antes do curso.
  • Estranhamento do meio de comunicação: alguns alunos podem ter problemas de comunicação durante as primeiras aulas, mas se acostumam com o sistema de cursos online rapidamente e esse problema geralmente desaparece após duas ou três aulas.

Ferramentas para otimizar as aulas pela webcam

Vários meios tecnológicos permitem simplificar e melhorar os cursos à distância (pelo Skype). Eu cito, por exemplo:

  • Google Doc: uma página do google que permite que você veja em tempo real o que o professor ou aluno escreve, o que facilita muito as trocas. Com os recursos avançados do Microsoft Word, posso mostrar ao aluno o método de resolver um problema exatamente como se eu estivesse na frente dele fisicamente através do Google Doc.
  • Software de geometria: esse tipo de software é muito benéfico e permite mostrar as construções geométricas matemáticas complexas do aluno. Eu cito o GeoGebra como um exemplo.
  • Emails, Watsapp: e-mails e aplicativos de e-mail são muito populares. O aluno pode enviar seus exercícios e suas notas de aula para o professor e o professor pode mostrar ao aluno como um exercício pode ser resolvido rapidamente tirando uma foto da solução e enviando-a diretamente para o aluno.
  • Software online: existem vários softwares de matemática online que podem desenhar curvas complexas. Muitas vezes, eu uso essas ferramentas com meus alunos para mostrar como analisar um problema de estudo de função.
  • Compartilhamento de tela: com um clique, a mesma tela pode ser compartilhada entre o professor e o aluno, o que ajuda o professor a esclarecer os exercícios mais difíceis e o levanta para mostrar suas dificuldades. Ideal para solucionar bloqueios em matemática.

Os mais céticos são rapidamente convencidos pelos cursos via webcam

O primeiro aluno que tive pelo Skype estava em seu último ano na Escola Internacional de Genebra. Ele tentou muitos professores particulares em domicílio e era muito céptico sobre aprender matemática pela webcam.

Faça exercícios de álgebra Tantos cálculos… mas não desanime! Aprenda tudo sobre a matemática pela internet

A boa notícia foi que, depois de alguns meses de aulas, ele conseguiu ganhar 8 pontos em matemática e ele recomendou esse tipo de aula aos seus amigos! Encontrar um professor de matemática específico é uma maneira simples, eficaz, flexível e rápida de progredir em matemática. A vantagem é que a maioria dos professores do Superprof oferece sua primeira hora de aulas grátis.

Isso é ideal para se preparar para as provas de vestibular e Enem de matemática e estudantes interessados pela matéria dos números. Escolha, então, as aulas particulares pelo Skype.

Para saber se um professor de matemática pode dar aulas de matemática via webcam, é simples. Basta dar uma olhada na barra lateral direita do um anúncio professor (logotipo da webcam).

Se você quiser encontrar apenas os anúncios de cursos por webcam, você deve marcar “via webcam” no lugar de “aulas presenciais” na pesquisa.

Não é difícil encontrar professores competentes e disponíveis pela webcam! Então, não perca mais tempo quebrando a cabeça sozinho com a matéria dos números!

E, como dizemos acima, agora você não tem mais desculpas. Afinal, você poderá fazer aulas de sua casa, sentado no seu sofá, na sua comodidade!

Não vai precisar de se arrumar, sair correndo de casa, pegar o ônibus cheio e que demora mais de uma hora para chegar na casa do professor!

Com a história de se locomover, muitas pessoas perdiam a tarde inteira para ter uma hora de aula de matemática (dicas)! Agora, isso não é mais preciso! Você gasta somente o tempo de ligar o seu computador (se já não tiver feito isso!).

Um método de ensino de matemática voltado para as novas tecnologias!

A digitalização das aulas particulares já está em andamento. Por isso, é

melhor estarmos em dia com a tecnologia e deixar as desconfianças de lado.

Então, por que não ter aulas particulares pela webcam? Há muitas vantagens em aprender uma disciplina como a matemática ou física, química, português, geografia, história, etc através do computador.

Aprenda geometria da maneira mais fácil Não se desespere na frente da sua lição de casa de álgebra…

Já imaginou para o estudo de línguas estrangeiras? Por que não aprender uma língua como o inglês, espanhol, francês, alemão com um nativo direto dos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Argentina, França, Alemanha? Não seria demais?

Felizmente, a tecnologia também nos proporciona isso e podemos encontrar vários professores particulares dessas disciplinas e outras que ensinam online.

Atualmente, 32% dos nossos professores particulares dão cursos por webcam a nível nacional. A taxa média por hora de aulas particulares por webcam é de R$70.

Paralelamente, como disse um dos usuários do Superprof: “as aulas de webcam também são uma solução muito interessante para estudantes que vivem no campo, longe dos professores, ou mesmo no exterior. Paradoxalmente, concentramos melhor durante estes cursos desmaterializados”.

Do lado de nossos professores, David enfatiza a vantagem desses cursos “conectados” que “ainda oferecem uma nova oportunidade de estarem em contato com os estudantes 24/24 horas, 7/7 dias”.

Perguntas mais frequentes sobre as lições da webcam são sobre as ferramentas a utilizar e os meios de pagamento. Uma vez que sua conta Skype e Paypal é criada (é completamente gratuita), tudo que você precisa fazer é iniciar a aventura de cursos online no Superprof.

Não deixe de praticar os exercícios de álgebra São tantos números, símbolos que é fácil se confundir…

Foi uma visão de matemática de um professor de 2.0!

Então, agora é só ligar o computador, se conectar na internet e começar as aulas! A matemática nunca ficará tão simples com todos esses recursos!

Sem contar que você pode ter as aulas de onde quiser: de sua casa, na casa de sua avó, no escritório, durante as suas férias na praia, etc. O céu é o limite (desde que lá tenha conexão internet…).

Veja também a experiência de uma blogueira sobre a matemática!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar