Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Prepare suas lições da língua italiana em domicílio

De Carolina, publicado dia 20/09/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Como dar aulas particulares de italiano?

Complementando a renda, em tempo parcial ou em tempo integral, você quer se tornar um professor particular de italiano. Mais exatamente: professor de italiano em domicílio.

Uma decisão compreensível porque o pequeno mundo das aulas particulares não para de crescer.

A oferta de plataformas na internet para divulgar o trabalho de professores desse gênero está se multiplicando atualmente. Um grande exemplo é o site do Superprof. A quantidade de professores que coloca seus anúncios nesse espaço é cada vez maior! Já temos profissionais de todos os cantos do Brasil inscritos no Superprof! Mais e mais educadores querem embarcar nessa aventura de ensino tão peculiar!

É realmente importante se perguntar isso? Por que dar aulas de italiano?

Nunca há uma má razão para aprender uma língua estrangeira. Sempre é bom, em geral! A característica principal do homem é aprender, transmitir e trocar.

Mas não tão simples assim?

Que emoções temos que tocar no aluno para que ele aprenda uma língua estrangeira da melhor forma possível?

Para ter certeza de que ele aprenda a falar italiano fluentemente, o mais rápido, por exemplo?

Aprenda italiano e cozinhe os pratos típicos Sem contar que a culinária da Itália vai te conquistar

Obviamente, a motivação continua a ser uma alavanca fundamental para aprender. Afinal, um aluno motivado vai assimilar tudo mais rápido!

Mas como basear o ensino da língua italiana na diversão e transmissão de sua paixão?

Além disso, como definir os preços das aulas? Como valorizar nossa experiência, formação e colocar um preço justo para ambas as partes?

Onde encontrar os alunos?

Saiba todas essas questões nesse super post de como dar aulas particulares de italiano online ou presencial!

Quais estudos para ser professor de italiano em domicílio?

Sem desvalorizar o setor das aulas particulares, não podemos esquecer que muitos estudantes também utilizam esse meio para conseguir pagar suas despesas.

Muitas vezes, os alunos-professores estão na graduação quando eles decidem ensinar italiano para outros alunos. Na maioria das vezes, o objetivo é apenas ensinar o básico da língua ou dar reforços escolares.

Claro, os estudantes que dão aulas de italiano são estudantes de letras da opção italiano. Difícil ver, por exemplo, um aluno de engenharia que ensine a língua de Dante. A não ser que ele seja filho de italiano e seja bilíngue na língua…

É relativamente fácil encontrar professores desse perfil. Eles normalmente dão aulas para alunos do colégio ou ensino médio.

Eles são capazes de ensinar a base do idioma italiano como a gramática italiana (advérbio, alfabeto italiano, adjetivo, pronome, plural… mas também tudo relacionado à conjugação (verbo, tempos verbais), o vocabulário italiano (palavras, frase, expressões), a pronúncia, fala, escrita, audição…

O diploma (para dar aulas particulares da língua italiana) universitário de uma faculdade de Letras em italiano também permite ao aluno de se debruçar sobre tudo relacionado à civilização e à cultura italiana. Como a música italiana, cozinha italiana, história da arte e até mesmo cinema italiano!

Visite as cidades e aprenda o italiano As maravilhas do país não estão somente nos pontos turísticos, mas na língua italiana

Vejamos o caso desses professores de italiano que já trabalham em escolas de idiomas, colégio, ensino médio ou universidade. Eles têm a opção de dar aulas particulares como um suplemento de seus salários ou, por que não, somente dar aulas particulares. Portanto, ele decide se empenhar na profissão de professor particular!

Eles são muito numerosos entre todos os professores que estão hoje no Superprof, por exemplo. Seja em italiano, mas também em outras línguas, em matemática, português, francês, tutoria, ciência, preparação para exames, vestibular, concurso, história, etc.

E eles têm todo o direito de fazer isso!

Mas qual formação profissional esses professores fizeram?

Falaremos primeiro dos professores com o diploma de licenciatura em Letras. Estamos falando de alguém que fez o curso de letras na faculdade com o intuito de dar aulas da língua italiana e portuguesa.

Já o bacharelado é indicado para as pessoas que querem trabalhar com tradução, edição de livros, jornais, empresas, etc.

Na maioria das faculdades de Letras, os alunos optam em aprender o português e o italiano. São raro os casos em que o aluno pode fazer só italiano.

O que devo fazer depois? Inicialmente, é bem possível ter somente o diploma de graduação para ser professor do idioma. A próxima etapa é encontrar alunos para as aulas particulares de italiano!

Mas se o professor quiser fazer uma especialização, ou seja, uma pós-graduação, ele pode fazer. Ainda será mais uma qualificação para o seu currículo e isso pode significar mais alunos para as aulas particulares!

Então, esses diplomas vão permitir que você tenha um perfeito conhecimento do idioma e, assim, permitir que você faça concursos e competições.

Como definir o preço das aulas particulares de italiano?

Progressivamente, propomos refinar nossa busca pelo preço certo juntos, mergulhando gradualmente no mundo das aulas de idiomas.

Fale italiano conheça os monumentos locais Cada local é uma surpresa visitando a capital italiana

Mas como encontrar o preço justo para as suas aulas de italiano quando a gente deve ensinar:

  • Alfabeto italiano (consoantes, vogais),
  • Gramática italiana (adjetivo, pronomes)
  • Vocabulário italiano (palavras, frases, expressões),
  • Conjugação (verbo e tempo),
  • Pronúncia (sotaque, fonética),
  • Tradução,
  • Italiano para negócios.

Mas aprender italiano, como você sabe, também é mergulhar de cabeça na cultura italiana. Ao se interessar pela culinária do país da massa, por exemplo, o cinema italiano ou os muitos monumentos do país.

Mas para aprender realmente a língua, a imersão linguística certamente é a melhor maneira de se aprender uma língua estrangeira. Porém, nem todos têm condições financeiras de passar alguns meses na Itália aprendendo a língua de Umberto Eco. Por isso, o best seller do aprendizado de uma língua estrangeira continua sendo as aulas particulares de italiano (como ensinar?) em domicílio!

Graças ao Superprof, podemos dizer que uma aula de língua italiana custa em média R$70 / hora em São Paulo, SP.

Uma tarifa ligeiramente inferior a das aulas particulares em geral (R$80 / hora). Mas não se preocupe! O Superprof vai te dar dicas de como valorizar sua experiência e ganhar um salário justo de acordo com seus estudos (quais fazer para ser professor de italiano em domicílio?) e outra condições necessárias para ser um bom professor particular de italiano.

Como transmitir os conhecimentos de italiano?

No início, aprender um idioma em um curso de línguas deve ser feito através da diversão. Particularmente para alunos mais jovens, ou seja, colégio e até ensino médio.

Dessa forma, eles vão gostar do conteúdo e vão se dedicar, ou não, às suas aulas de italiano (dicas legais para ensinar o idioma).

Parece bastante óbvio que não é recitando linhas e linhas, cabeças enfurnadas em livros de italiano, que você vai despertar o interesse de seus alunos para a língua italiana. O importante é colocá-lo no centro da aula permitindo que ele aprenda enquanto se diverte!

Comece ensinando seus alunos o básico, sem medo de errar. Por exemplo, como eles dizem:

  • Olá, boa dia, boa tarde, boa noite,
  • Eu me chamo…
  • Eu tenho 20 anos de idade,
  • Eu acabei de…
  • Como você está?
  • Eu moro em…
  • Meus pais são… etc.

Com uma dúzia de frases básicas, ele já terá rapidamente os fundamentos da discussão em italiano.

Em seguida: escreva essas frases em português em cartões ou papéis e distribua-os para o (s) seu (s) aluno (as).

O objetivo é permitir que o aluno improvise em italiano assim que receber seu cartão usando as frases que acabou de dizer.

Você se lembra que nos curso italiano, inglês ou espanhol, o professor às vezes decidia colocar uma música na aula para gente aprender? Ou um filme, jogo…

Então, como transmitir seu amor à cultura italiana e à Itália através de músicas?

  • Ti Amo, de Umberto Tozzi,
  • Vivo per lei, de Andrea Bocelli e Héléne Ségara,
  • Ele volo, de Zucchero,
  • Cosa Piu bella, de Eros Ramazzotti,
  • Il regalo piu grande, de Tiziano Ferro …

O ritmo, a melodia, o tempo, os instrumentos e as palavras tornam-se vetores para aprender a língua italiana.

Encontre alunos para as aulas particulares de italiano

Seria extremamente infeliz não aproveitar as dezenas ou mesmo centenas de amigos que você tem no Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin ou mesmo Snapchat para mencionar apenas os principais.

De todos esses parentes próximos, a quem você conseguirá passar sua mensagem de maneira especial para atrair atenção e curiosidade, uma pequena porcentagem delas estará interessada em sua oferta ou saber que um de seus amigos quer aprender a língua italiana.

Não deixe de comunicar os preços das aulas de italiano, isso também pode atrair a clientela!

As redes sociais hoje nos oferecem essa comunicação direta com uma vasta quantidade de pessoas que não devem ser absolutamente negligenciadas. Então, utilize esses meios para encontrar alunos de italiano.

Fale italiano e conheça Roma A língua italiana tem muito a oferecer para quem quer aprendê-la

Não se esqueça de colocar hashtags como: #qualidade #aulasdeitaliano #parlareitaliano no Facebook, Instagram ou Twitter, o que pode atingir ainda mais pessoas!

Voltemos à solução porta-a-porta, se desejar. Se a internet permite que você atinja o maior número possível de pessoas, conhecer seus vizinhos torna possível falar diretamente com futuros aprendizes de língua italiana.

Encontrando diretamente essas pessoas, você pode conversar e expor suas qualificações como professor de línguas para eles. Você pode dizer, por exemplo, como aprendeu o italiano, se morou na Itália, se o italiano é uma língua estrangeira ou uma língua materna.

Você pode dizer também qual é o seu público e suas especialidades: aulas para adultos, formação profissional, curso intensivo, aulas noturnas, para estudantes (preparação para um intercâmbio na Itália, especialização, mestrado ou doutorado em uma universidade italiana), curso italiano online e até cursos para crianças.

Com tanta versatilidade, é óbvio que muitas pessoas ficarão interessadas em suas aulas. Começando com pessoas muito perto de você: aqueles que moram no seu bairro e sua vizinhança. Eles formarão o terceiro círculo em torno de você após seus familiares e as redes sociais.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar