Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As particularidades da cultura italiana

De Carolina, publicado dia 17/10/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Saiba tudo sobre a Itália

A história e a cultura italiana fazem você sonhar? Isso é mais normal que você pensa…

Da Antiguidade ao Império Romano ao Risorgimento, que fez da península italiana uma pátria unificada, esses muitos séculos viram diferentes gênios das belas artes se sucederem.

Vamos falar de obras-primas poéticas, de quatro artistas entre os nomes mais destacados da história da arte do povo italiano. Para não falar de outros que não citaremos aqui, tão brilhantes quanto como Piero della Francesca, um Giorgio Vasari ou um Lippi…

E na era moderna e contemporânea? Quanto a arte italiana contribuiu para o mundo?

A Itália é para o cinema o que a massa é para culinária, ou seja, indispensável! Já pensou em falar em cozinha sem falar de spaghetti, penne e tantas outras massas? Para falar de cinema, precisamos tocar nos nomes de Vittorio De Sica, Fellini, Ettore Scola, Bertolucci e assim vai!

Eles fazem parte das personalidades italianas e do mundo!

Os italianos são conhecidos mundialmente desde o Império Romano O país há tantos famosos e desde a antiguidade!

Esses diretores e muitos outros marcaram a história do cinema mundial! Só para não ser injusto, vamos falar de outros grandes diretores da Itália: Roberto Rosselini, Luchino Visconti, Pier Paolo Pasolini, Marco Ferreri, Antonioni, Giuseppe Tornatore Tornatore, Dino Risi, Nanni Moretti, Emanuele Crialese, Paolo Sorrentino… E a lista não acaba por aí!

Os atores do país de Dante também nos emocionam muito: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Aldo Fabrizi, Alberto Sordi,  Ornella Muti,  Toni Servillo…

Há uma lista sem fim dos italianos diretores, atores, produtores… Até hoje, eles são muito influentes e ativos no cinema.

De forma geral, a civilização da Itália é uma das mais fascinantes do continente europeu!

Se não podemos ir fisicamente, por que você não ir para o país estudando, graças a aulas particulares feitas sob medida?

Um professor de qualidade, seja o italiano sua língua materna ou não, fará você amar esse país incomum, com abundantes tesouros. Todas essas preciosidades passam necessariamente pelo conhecimento da língua nacional. E a descoberta da cultura italiana, claro…

Todos esses são caminhos para chegar até a Roma, afinal, quem tem boca…

Artistas italianos que marcaram a história mundial

Dante (1265-1321)

No final da Idade Média, esse famoso poeta teve uma profunda influência sobre a futura unidade italiana, que começou em Turim. Sua escrita permitiu que a Toscana (ou Florentina) conhecesse um novo crescimento, se estabelecesse, para se tornar no século XIX a língua oficial do governo italiano. Bem antes desse reconhecimento nacional, a língua italiana foi usada até na Sicília pelos notáveis! Era a língua cultural por excelência.

Leonardo da Vinci (1456-1519)

Esse espírito esplêndido ainda nos impressiona, e não por acaso. A riqueza de seu trabalho é devido ao seu lado eclético. Nascido em 15 de abril de 1456 na Toscana, morreu em 1519 em Amboise, na França.

Hoje, vemos Leonardo da Vinci como o símbolo do Renascimento. Leonardo da Vinci era pintor, cientista, filósofo, arquiteto, matemático, poeta, diplomata, astrônomo e escultor.

Primeiro conhecido como pintor (graças à Última Ceia e à Mona Lisa), Leonardo da Vinci também ajudou a avançar na ciência.

Muito antes do seu tempo, ele já havia imaginado alguns equipamentos incluindo o avião, o carro, o submarino, a bicicleta e o helicóptero.

Comer e aprender a língua de Dante in loco, quer coisa melhor? A comida italiana é tão celebre quanto os gênios italianos

Sem esquecer seu legado que permitiu inúmeras descobertas na óptica, na anatomia, na hidrodinâmica e na engenharia civil.

Uma grande, muito grande, da cultura italiana…

Michelangelo (1475-1564)

Após o surgimento da filosofia neoplatônica florentina e uma verdadeira renovação nas artes (italianos fazem parte dela!), Michelangelo é o paradigma do Renascimento italiano em seu auge, seu talento como escultor talvez incomparável.

Do seu verdadeiro sobrenome Ludovico Buonarroti Simoni, esse gigante da cultura italiana nasceu em 6 de março de 1475 no território da República Florentina. Ele morreu aos 88 anos nos Estados Pontifícios, em Roma, quando estamos em 1564, logo após o Concílio de Trento.

Fiel à tradição itálica, também é um “faz-tudo”. Ele pinta em qualquer meio. Seu trabalho na Capela Sistina, na Colina do Vaticano, coroa sua carreira artística. Suas esculturas não são menos famosas: testemunha a sua Pietà de 1499, sempre visível na basílica de San-Pietro.

5 filmes para ver e aprender italiano

  • Ladrões de Bicicleta – Vittorio De Sica

Grande filme de Vittorio De Sica, o Ladrões de Bicicleta (1948) é um lindo exemplo do neorrealismo italiano. Ele conta a história de uma família muito pobre que penhora tudo para sobreviver.

  • Amarcord – Federico Fellini

Grande película realizada em 1973 pelo mestre Federico Fellini, Amarcord é uma verdadeira poesia da vida da Itália nos anos 30 – fascista, de suas crianças, seus sonhos e suas fantasias.

Titta é um menino que estuda, vive com sua família sempre em dificuldade, brinca e fantasia com seus amigos. De roteiro pouco convencional, ver Amarcord é quase obrigatório para todos os cinéfilos de plantão.

  • Um Dia Muito Especial – Ettore Scola

Um belíssimo filme emocionante com a dupla imperdível Sophia Loren e Marcello Mastroianni de 1977. Dois solitários, um homem e uma mulher. Vizinhos que se encontram no dia 8 de maio de 1938, dia em que Hitler visita Mussolini em Roma.

  • Cinema Paradiso – Giuseppe Tornatore

Nostálgico, sensível e simples, Cinema Paradiso (1988) é m grande clássico e um dos melhores filmes do final do século XX.

Totó, um garotinho doido por cinema (veja as 5 pérolas italianas!), faz amizade com o projetista da sua cidade para poder assistir filmes de graça logo antes do surgimento da televisão.

Totó cresce e se torna um cineastra famoso. Ele revive toda a sua história da infância quando fica sabendo sobre a morte de Alfredo, o projetista.

  • A Grande Beleza – Paolo Sorrentino

A Grande Beleza foi exibido em 2013 nas principais salas de todo o mundo! Surpreendeu pelas belas fotografias e história de uma Roma com todos os seus elementos: turistas, burguesia, boemia, Vaticano, política, intelectuais…

Melhorar sua cultura italiana através de aulas particulares

O italiano é uma língua latina que canta e encanta…

É a “conversa” de mulheres e homens bonitos, elegantes, compositores famosos, grandes atores… Pensamos imediatamente em um clima ensolarado, praias do Mediterrâneo, montanhas íngremes e uma humanidade cheia de calor.

Quer beber um cafezinho no país de Dante? Quer um caffè? Não há país que goste mais dessa bebida!

Se o italiano é o idioma de um único país (exceto San Marino e o Vaticano onde o italiano é uma língua oficial), também é dito em certas partes da Suíça, Croácia, Eslovênia e, acreditem: no Brasil! Você pode encontrar descendentes de italianos nas antigas colônias do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais que ainda se comunicam na língua de seus antepassados…

Então, ao invés de um interesse profissional ou econômico, você também pode aprender italiano por razões afetivas e para se aproximar de suas origens se fizer parte desses descendentes italianos, não é?

Na verdade, não é difícil fazer aulas de italiano em São Paulo ou em outro lugar.

O conteúdo abordado nesses curso italiano pode ser assuntos do dia-a-dia dando uma visão ampla da cultura do país. Um melhor conhecimento de uma civilização torna possível amá-la cada vez mais e ter mais facilidades para dominar a sua língua.

Então, vamos fazer aulas particulares para aprender italiano e conhecer mais sobre a cultura desse país tão rico?

Conheça os famosos italianos

  • Júlio César (100 a.C. – 44 a.C.)

Nascido em Roma em 100 a.C. e morto na mesma cidade em 44 a.C.,  Júlio Cesar era um escritor, um político e um general romano.

Um tático e um gênio político, ele permitiu que as legiões romanas conquistassem a Gália.

  • Marco Polo (1254 – 1324)

Marco Polo foi um comerciante e explorador italiano nascido em 1254 e morreu em 1324 em Veneza.

Famoso por suas muitas viagens à China, Marco Polo foi um comerciante e um embaixador do primeiro imperador mongol e da dinastia Yuan Kubilai Khan.

Depois de se tornar um investigador-mensageiro em nome do palácio imperial da China, do Irã e da Rússia, Marco Polo realizou várias missões em grande parte na Ásia.

As Viagens de Marco Polo, seu livro, conta suas aventuras.

  • Dante Alighieri (1265 – 1321)

Dante Alighieri (seu verdadeiro nome é Durante di Alighiero degli Alighieri) foi escritor, poeta e político florentino.

Nascido em Florença em 1265 e morto em Ravena em 1321, Dante é especialmente conhecido graças a sua obra, A Divina Comédia.

Segundo os historiadores, é graças a Dante Alighieri (entre outros) que a língua italiana é o que é hoje.

  • Cristóvão Colombo (1451-1506)

Nascido em Gênova em 1451 e morto em Valhadolide (Espanha) em 1506, ele foi o primeiro marinheiro a atravessar o Oceano Atlântico. Essa viagem permitiu que ele chegasse no Caribe e fosse à descoberta da América. Estamos em 1492!

Conheça as tradições do país de Dante As festas italianas também são conhecidas no mundo inteiro

Segundo os historiadores, Cristóvão Colombo desempenhou um papel importante nas grandes descobertas dos séculos 15 e 16.

  • Leonardo da Vinci (1452 – 1519) – acho que já falamos sobre ele por aqui, não é?
  • Galileu (1564 – 1642)

Nascido em Pisa em 1564 e morto em Arcetri em 1642, Galileu (Galileo Galilei) é um precursor no campo da física. Desde 1680, ele é considerado o fundador dessa disciplina.

Além disso, Galileu estabeleceu os alicerces da mecânica moderna. E também está na lista das grandes personalidades da Itália!

E muito mais:

  • Antonio Vivaldi (1678 – 1741)
  • Benito Mussolini (1883 – 1945)
  • Giorgio Armani (1934)
  • Luciano Pavarotti (1935 – 2007)
  • Silvio Berlusconi (1936)
  • Andrea Bocelli (1958)
  • Monica Bellucci (1964)
  • Matteo Renzi (1975)
  • Francesco Totti (1976)Valentino Rossi (1979)

Saiba como encontrar um ótimo curso italiano online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar