Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

5 pérolas do cinema da Itália para praticar o idioma

De Carolina, publicado dia 16/10/2017 Blog > Idiomas > Italiano > 5 filmes para ver e aprender italiano

A Itália é para o cinema o que a massa é para culinária, ou seja, indispensável! Já pensou em falar em cozinha sem falar de spaghetti, penne e tantas outras massas? Para falar de cinema, precisamos tocar nos nomes de Vittorio De Sica, Fellini, Ettore Scola, Bertolucci e assim vai!

Eles fazem parte das personalidades italianas e do mundo!

Esses diretores e muitos outros marcaram a história do cinema mundial! Só para não ser injusto, vamos falar de outros grandes diretores da Itália: Roberto Rosselini, Luchino Visconti, Pier Paolo Pasolini, Marco Ferreri, Antonioni, Giuseppe Tornatore Tornatore, Dino Risi, Nanni Moretti, Emanuele Crialese, Paolo Sorrentino… E a lista não acaba por aí!

Os atores do país de Dante também nos emocionam muito: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Aldo Fabrizi, Alberto Sordi,  Ornella Muti,  Toni Servillo…

Há uma lista sem fim dos italianos diretores, atores, produtores… Até hoje, eles são muito influentes e ativos no cinema. Mas é bem verdade que a época áurea do cinema italiano foi da década de 40 até os anos 70.

Não somente o cinema, mas muitos artistas italianos que marcaram a história mundial, pode ter certeza!

O neorrealismo italiano (1945-1950) foi um verdadeiro marco para a 7ª arte! Várias correntes do cinema foram influenciadas por ele, inclusive o Cinema Novo no Brasil. Já ouviu falar de Glauber Rocha? O diretor de Terra em Transe, Deus e o Diabo na Terra do Sol foi um dos principais diretores desse movimento brasileiro. Ele contou em seus filmes muito sobre a realidade social nordestina inspirado no neorrealismo italiano.

Veja o cinema da Itália e aprenda muito sobre o país A grande atriz italiana que fazia muitos filmes com Marcello Mastroianni

Mas você sabe o que foi o neorrealismo italiano? A corrente começou logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e foi uma das primeiras a retratar a vida como ela é nas telinhas. Tanto que suas obras têm muitas marcas do documentário pelo fato de não “florearem a realidade”. Por isso, eles utilizavam propositalmente atores amadores.

Mas qual era a realidade que eles contavam nesses filmes? Principalmente a realidade social da Itália naquela época pós-guerra. Ao mesmo tempo que os países e as economias emergiam, havia muita pobreza e destruição. O neorrealismo, então, retratava  principalmente a vida dos pobres e operários. Por isso ele ficou conhecido, por mostrar aquilo que antes poderíamos ver somente nos bairros populares de Roma, por exemplo.

Outra corrente italiana que ficou conhecida no mundo inteiro foi o Western Spaghetti. Para rivalizar com os filmes de faroeste dos Estados Unidos, os italianos fizeram muitas películas do gênero, mas com a marca italiana. Muitos deles ficaram famosos e inspiraram outros cineastras do mundo inteiro.

O que dizer de um dos estúdios mais famosos do mundo depois de Hollywood, a Cinnecità? Os estúdios foram criados pelos fascistas de Mussolini, mas teve seu auge principalmente após a década de 50 graças ao seu preço bem competitivo. Algumas produções norte-americanas foram gravadas na Itália porque custavam mais barato!

Neorrealismo, Western Spaghetti, Cineccità, todos eles marcaram a 7ª arte! Fora esses três grandes tópicos do cinema italiano, há também diretores que suas obras são verdadeiros clássicos. Todos os filmes de Fellini, por exemplo, mesmo com sua característica exagerada, fantasiosa, retratam muito sobre a cultura da Itália (quer aprender através de aulas particulares?).

Ettore Scola, suas mesas de restaurantes, seus enormes diálogos são mágicos com o que há de mais simples na natureza humana (ou mais complexo?).

A capital do país de Dante é muito retratada nas películas Os romanos imortalizaram a cidade e os filmes italianos também!

Já atualmente, o diretor Paolo Sorrentino é um grande ícone do cinema. Seu filme La Grande Bellezza correu as salas dos quatro cantos além de emocionar com a bela estética e história. Podemos ver seu trabalho também na série da HBO, The Pope com Jude Law no papel do Papa?

Pronto, com tantas pérolas, fica até difícil de selecionar somente cinco filmes italianos! Mas vamos falar um pouco sobre esses cinco filmes que valem a pena serem vistos e revistos!

Ladrões de Bicicleta – Vittorio De Sica

Grande filme de Vittorio De Sica, o Ladrões de Bicicleta (1948) é um lindo exemplo do neorrealismo italiano. Ele conta a história de uma família muito pobre que penhora tudo para sobreviver.

Finalmente, Antonio, pai dessa família, encontra um emprego para colar cartazes em Roma recém-destruída pela guerra. Porém, para trabalhar, ele precisa de uma bicicleta. Eles acabam penhorando tudo para comprar uma para ele, mas ela acaba sendo roubada! Antonio e seu filho ficam desesperados e percorrem toda a cidade de Roma para encontrá-la.

Para quem tem medo de filme preto e branco, pode perdê-lo agora e ver essa grande obra-prima do cinema da Itália (saiba tudo sobre esse país).

Amarcord – Federico Fellini

Grande película realizada em 1973 pelo mestre Federico Fellini, Amarcord é uma verdadeira poesia da vida da Itália nos anos 30 – fascista, de suas crianças, seus sonhos e suas fantasias.

Titta é um menino que estuda, vive com sua família sempre em dificuldade, brinca e fantasia com seus amigos. De roteiro pouco convencional, ver Amarcord é quase obrigatório para todos os cinéfilos de plantão.

Vale a pena ver e rever com certeza!

Um Dia Muito Especial – Ettore Scola

Um belíssimo filme emocionante com a dupla imperdível Sophia Loren e Marcello Mastroianni de 1977. Dois solitários, um homem e uma mulher. Vizinhos que se encontram no dia 8 de maio de 1938, dia em que Hitler visita Mussolini em Roma.

A impressão que tudo pode acabar em alguns instantes, que a vida é muito curta e que deve ser aproveitada. Ao mesmo tempo, o pudor, as tradições, as desgraças do fascismo, do machismo e suas descriminações.

Desejos e medos ficam no ar! Até a vinda de uma grande revelação…

Veja os melhores filmes para falar a língua de Dante Quer assistir aos clássicos do cinema italiano?

Sem entrar na história em si, esse filme é um dos mais belos e mais sensíveis do cinema! Os ícones italianos, Sophia Loren e Marcello Mastroianni, estão à flor da pele, para não dizer nos papéis mais bonitos de suas vidas.

Já Ettore Scola, como ele consegue tirar tanta beleza de dois atores, um cenário simplório, olhares e diálogos?

Pronto para ver um triste retrato da vida como ela é? Você sabia que muitos professores que dão aulas de italiano online focam na 7 arte para facilitar o aprendizado da língua?

Cinema Paradiso – Giuseppe Tornatore

Nostálgico, sensível e simples, Cinema Paradiso (1988) é m grande clássico e um dos melhores filmes do final do século XX.

Totó, um garotinho doido por cinema, faz amizade com o projetista da sua cidade para poder assistir filmes de graça logo antes do surgimento da televisão.

Totó cresce e se torna um cineastra famoso. Ele revive toda a sua história da infância quando fica sabendo sobre a morte de Alfredo, o projetista.

A Grande Beleza – Paolo Sorrentino

Quem disse que ainda não existe filme bom como antigamente? Essa é uma prova e grande homenagem aos cineastras italianos Scola, Fellini, Ferreri!

A Grande Beleza foi exibido em 2013 nas principais salas de todo o mundo! Surpreendeu pelas belas fotografias e história de uma Roma com todos os seus elementos: turistas, burguesia, boemia, Vaticano, política, intelectuais…

O filme conta a história de um jornalista e escritor que ganhou um grande prêmio de literatura com sua única obra na Itália (saiba tudo sobre ela!). Jep Gambardella completa seus 65 anos, relembra sua vida, tenta algumas conquistas e reflete, muito.

Lindo retrato de Roma e da vida, mais uma vez!

Encontre o seu curso de italiano com os profes do Superprof!

Outras considerações

É interessante notar que, nessa seleção do Superprof, falamos de quatro filmes que se passam durante o entreguerras, Segunda Guerra Mundial e pós-guerra:

  • Ladrões de Bicicleta – pós-guerra
  • Amarcord – entreguerras
  • Um Dia Muito Especial – entreguerras
  • Cinema Paradiso – pós-guerra

Parece que o cinema italiano com o seu neorrealismo e outros cineastras de correntes influenciadas por ele são grandes retratistas dessa época.

Além disso, são filmes que falam muito sobre a memória (Amarcord, em italiano, quer dizer algo como “eu me recordo”): Amarcord, Cinema Paradiso, A Grande Beleza. Como eles são nostálgicos esses italianos, não?

Aprenda a língua italiana com suas películas Marcello Mastroianni imortalizou ainda mais a fonte de Trevi no filme de Fellini

Muitos filmes de diretores e atores italianos foram feitos juntos com outras nacionalidades. Um grande diretor Marco Ferreri, tinha costume de fazer seus filmes na França com produções franco-italianas.

Uma grande obra-prima de Ferreri é A Comilança com Ugo Tognazzi, Philippe Noiret, Michel Piccoli, Marcello Mastroianni. Porém, os atores falam francês, então, não é para praticar italiano…

Aviso para os desavisados: “Definitivamente, não é filme para certinhos e moralistas. Mas é um prazeroso, divertido e, ao mesmo tempo, sério desafio para espectadores abertos a qualquer tipo de profanação”, como diz a crítica de José Eugenio Guimarães no site Making Off.

Então, se você não tiver problemas com esses tipos de filmes, esse é bom exemplo franco-italiano.

Mas voltando para filmes italianos e realidades italianas, para quem quiser ver mais mais obras que unem o passado e o presente, mas atuais, a grande dica é o diretor Emanuele Crialese. Respiro (2002) e Terra Firme (2011). O diretor retrata a vida em pequenas ilhas da Sicília nesses dois filmes. A grande beleza de seus filmes está na água magnificamente azul do mediterrâneo e a vida nessas ilhas que, justamente, estão muito ligadas a profissões eternas como a pesca e o isolamento desses locais com relação ao resto do mundo.

Respiro fala sobre uma mulher com dois filhos que tem dificuldade de aceitar a vida pacata e moralista da ilha.

Terra Firme conta sobre uma viúva que tenta superar a perda de seu marido pescador. Até que ela resolve alugar a sua casa para turistas e ganhar um dinheiro na alta temporada.

Porém, um barco de refugiados naufraga perto e sua vida fica de cabeça para baixo!

Pronto para mergulhar no cinema clássico italiano? Por que não procurar antes por uma boa aula ou curso italiano online?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar