Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Pintores, músicos, escultores da Itália que inspiraram o mundo

De Carolina, publicado dia 13/10/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Artistas italianos que marcaram a história mundial

A história e a cultura italiana fazem você sonhar? Isso é mais normal que você pensa…

Da Antiguidade ao Império Romano ao Risorgimento, que fez da península italiana uma pátria unificada, esses muitos séculos viram diferentes gênios das belas artes se sucederem.

Vamos falar de obras-primas poéticas, de quatro artistas entre os nomes mais destacados da história da arte do povo italiano. Para não falar de outros que não citaremos aqui, tão brilhantes quanto como Piero della Francesca, um Giorgio Vasari ou um Lippi… São muitas assinaturas magníficas que se pode ver, por exemplo, no museu do Louvre em Paris, França.

Dante (1265-1321)

No final da Idade Média, esse famoso poeta teve uma profunda influência sobre a futura unidade italiana, que começou em Turim. Sua escrita permitiu que a Toscana (ou Florentina) conhecesse um novo crescimento, se estabelecesse, para se tornar no século XIX a língua oficial do governo italiano. Bem antes desse reconhecimento nacional, a língua italiana foi usada até na Sicília pelos notáveis! Era a língua cultural por excelência.

Dante Alighieri nasceu em Florença em 1265 e morreu em 1321 em Ravena (hoje na Emília-Romanha), onde se pode ver seu túmulo monumental. É uma das “três coroas” da Toscana e da cultura italiana.

O grande poeta da Itália Ele é o patrono da língua italiana. Sem ele, o idioma do país em forma de bota não seria o mesmo

Afastando-se do latim, como o de Petrarca e Boccaccio, a Divina Comédia está escrita em verso. Além da qualidade do texto, não se pode deixar de admirar a vasta erudição do autor, que se baseia em fontes antigas e nos informa dos eventos complexos de seu tempo: lutas entre o pontífice romano e o imperador, entre guelfos (para quem ele torce) e os gibelinos.

Um herdeiro vivo do romance cortês tão importante para a Idade Média, Dante (que quase escreveu na língua de oc) encontra uma heroína excepcional na pessoa de Beatrice. A literatura italiana contemporânea provavelmente não existiria sem essa glória literária da Idade Média.

Portanto, não é de surpreender que Matteo Renzi, atual presidente do Conselho de Ministros, tenha feito várias referências a ele em seus discursos: Dante permanece onipresente em cursos de história, curso de italiano, universitário… Há muitas ruas com o seu nome…

Dante Alighieri é uma das nossas 15 personalidades históricas italianas?

Leonardo da Vinci (1456-1519)

Esse espírito esplêndido ainda nos impressiona, e não por acaso. A riqueza de seu trabalho é devido ao seu lado eclético. Nascido em 15 de abril de 1456 na Toscana, morreu em 1519 em Amboise, quando foi levado para França três anos antes por Francisco I devido às guerras italianas.

É um extraordinário arquiteto do renascimento: a dupla escadaria com parafuso do castelo de Chambord no Vale do Loire na França foi inspirada em suas obras. Adicionando a isso uma visão científica particularmente visionária e trabalhos notáveis, você tem diante de você um homem que contribuiu para a Itália estar entre as nações mais florescentes.

Sua pintura está em tela ou diretamente na parede (A Última Ceia). Caracteriza-se por um realismo às vezes muito realista, como em seu retrato de Mona Lisa. No último caso, a simples sombra dos contornos da boca dá um efeito bem sucedido de incerteza quanto ao significado do sorriso do modelo… Originalidade que florescerá na arte moderna.

Leonardo da Vinci afastou-se do método clássico de afresco para preferir a técnica de têmpera em que a gema de ovo permite consertar os pigmentos das cores. Nas fachadas, seu suporte favorito é o gesso.

Encontre um bom curso de italiano no Superprof!

Conheça as maravilhosas obras de Leonardo, o gênio Ela é a obra mais visitada e é por causa dela que milhões de turistas visitam todos os anos o museu do Louvre em Paris, França

Michelangelo (1475-1564)

Após o surgimento da filosofia neoplatônica florentina e uma verdadeira renovação nas artes, Michelangelo é o paradigma do Renascimento italiano em seu auge, seu talento como escultor talvez incomparável.

Do seu verdadeiro sobrenome Ludovico Buonarroti Simoni, esse gigante da cultura italiana nasceu em 6 de março de 1475 no território da República Florentina. Ele morreu aos 88 anos nos Estados Pontifícios, em Roma, quando estamos em 1564, logo após o Concílio de Trento.

Fiel à tradição itálica, também é um “faz-tudo”. Ele pinta em qualquer meio. Seu trabalho na Capela Sistina, na Colina do Vaticano, coroa sua carreira artística. Suas esculturas não são menos famosas: testemunha a sua Pietà de 1499, sempre visível na basílica de San-Pietro.

A Cidade Eterna teve grandes chefes no seu comando: Papas Júlio II, Clemente VII e Paulo III estão entre os seus principais patronos, bem como Lorenzo dei Medici, uma família dedicada a desempenhar um papel importante na história de Itália.

Suas obras se distinguem por uma nudez corporal muito realista – algumas de suas obras de arte de renome mundial também serão retocadas por Daniele da Volterra. Os movimentos e os corpos representados são quase hipnóticos, as telas coloridas e fascinantes.

Sonha em conhecer a Itália e se aprofundar nos artistas italianos mas ainda não possui um bom nível da língua, que tal ter aulas particulares de italiano online?

Ticiano (1488-1576)

Às vezes, é obscurecido pelos outros renomados artistas italianos que optamos por apresentar. No entanto, a sua produção é considerável, qualitativamente e quantitativamente.

Ludovico Dolce, comentarista e historiador da pintura italiana, disse sobre o seu compatriota: “combinou a grandeza e o lado terrível de Michelangelo com a graça e elegância de Raphael e as cores próprias da natureza”.

Nascido em torno de 1490, perto da aristocrática Veneza, no final do Quattrocento, ele faleceu em 27 de agosto de 1576 na capital da República Sereníssima, o que seria uma grande participação nas guerras entre Napoleão III e a Áustria, tão essencial para a unidade italiana.

O pintor veneziano deve muito a Giorgione, com quem ele tem uma longa colaboração. Ele é especialista em afrescos. O Correggio é uma de suas inspirações comuns, especialmente no que diz respeito à voluptuosidade da carne e o fundos em meia tonalidade.

Ele foi o grande artista do país de Dante Alighieri Quadro “A Anunciação” do grande mestre das artes, da engenharia e vanguardista de todos os tempos

Nossa estrela usa o processo de colorito, onde a pintura leva progressivamente corpo, camada por camada. Geralmente começamos a partir do fundo, escuro, para o mais importante, as cores mais claras e luminosas.

Essa liberdade artística é uma característica constante do humanismo e do Renascimento em que temas novos e às vezes mais ousados ​​se multiplicam (Vênus ao espelho e Vênus de Urbino em 1538, o que teria inspirado diretamente Olympia de Manet, três séculos depois). A diversidade é enfatizada. Isso será abordado pelas artes visuais e arte contemporânea em geral.

Ele revisa prontamente temas antigos, por exemplo, emprestados de mitos romanos. As encomendas religiosas, é claro, são muito comuns. Ele também tentará um estilo pomposo, muito importante na história das belas artes.

Esse mago veneziano do pincel marca o distanciamento de uma era com todas as convenções pictóricas e morais do passado: a gente entra na modernidade das artes e dos costumes.

Encontre um bom profe para seu curso de italiano no Superprof!

Caravaggio (1571-1610)

Terminando e completando o Renascimento, ele conheceu seu sucesso cem anos depois de Michelangelo.

Nascido em 29 de setembro de 1571 em Milão, morreu em 18 de julho de 1610 na Toscana enquanto estava indo para Roma.

Com Michelangelo Merisi, o realismo do Renascimento se volta para o naturalismo, que é extremamente poderoso e vigoroso. É o alicerce de um chiaroscuro que se inclina em direção ao tenebrismo, já ilustrado pelo Tintoretto.

Roberto Longhi, historiador especialista em arte italiana, situa esse artista na linha de diferentes pintores da Lombardia, especialista em contrastes. Esse contraste impressionante entre a obscuridade e a luminosidade torna-se um componente essencial da estética barroca, um verdadeiro produto da Contra-Reforma Católica e tridentina.

Caravaggio evoluiu em um ambiente espiritual marcado por exceções espirituais como São Carlos Borromeo e São Filipe Neri, fundador dos oratorianos. Esses vêm após uma longa série de almas sagradas, entre elas Francisco de Assis.

Tendo dificuldades com a justiça, ele foi forçado a se refugiar em toda a península italiana, passando por Nápoles e a Sicília, o que apenas enriqueceu seus horizontes e seus conhecimentos italianos (pratique com o seu professor). Sua influência no curso da história das artes na Itália é tal que foi possível falar de “caravagismo”.

A expressão refere-se a uma escola de pintura que surgiu durante a primeira metade do século 17, um momento-chave na história da pintura.

Veja as belas obras dos gênios italianos A pintura mais famosa do mestre do afresco “A Criação de Adão”. Grande artista do renascimento

É inegável que os maiores pintores italianos estão ligados ao renascimento longo de vários séculos, um período glorioso e de múltiplas facetas.

Se esses grandes nomes marcaram tanto a história italiana quanto a das artes, com não podemos continuar nossa lista? Há muitos outros pintores famosos a serem nomeados, mas também compositores de música clássica, barroca ou de ópera (Clementi, Giuseppe Verdi, Puccini…) e os principais cineastas italianos (Visconti e alli.) e outros das artes visuais. E ainda precisamos falar sobre música italiana!

A civilização italiana, de ontem e hoje, é tão cheia de tesouros que precisa de toda uma biblioteca que falasse sobre ela!

Para completar o seu conhecimento sobre a cultura da Itália, descubra esses 5 filmes italianos e cursos de italiano para aprender a língua em todo o Brasil!

Encontre também aulas de italiano para iniciantes aqui no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar