A capital da Itália, Roma, está entre os destinos europeus mais visitados pelos brasileiros. Não poderia ser diferente já que, ao que parece, O Brasil é o país com o maior número de descendentes italianos fora da Itália. A estatística mostra que passa dos 25 milhões os brasileiros que são ítalo-descendentes.

Muitos brasileiros, sobretudo aqueles que possuem descendência italiana, gostariam de visitar a cidade Eterna para aprender italiano, ou somente conhecer uma das cidades mais histórica e turísticas do mundo.

Uma viagem a Roma é, portanto, uma boa ideia para mergulhar na cultura italiana, mas especialmente, na cultura romana. Entre passeios e descobertas, uma visita a Roma permite experimentar um pouco da Dolce Vita ao mesmo tempo em que se cultiva, entre arte e história.

Se você gosta de culturas antigas e nunca perde uma visita de museus quando viaja,passar férias em Roma é o programa ideal para você!

No artigo de hoje, o Superprof oferece a você um guia completo de viagem para Roma para te ajudar a preparar sua viagem a esta magnífica cidade.Incluso no programa: lugares imperdíveis, maravilhas arqueológicas, custo da estadia em Roma, conselhos sobre a duração da viagem e dicas sobre as melhores áreas da cidade para se hospedar!

Os diferentes bairros de Roma

Roma é linda de Norte a Sul. O ideal é visitar a cidade com tempo suficiente para conhecer os "quatro cantos" dela. Mas, para quem só dispõe de alguns dias de visita, fato é que não dá para ver tudo. A seguir listamos os locais mais agradáveis para se hospedar em Roma.

aula de italiano
Não deixe de ver um dos incríveis pôr do sol em Roma

O bairro antigo

Um dos locais turísticos mais famosos e populares de Roma é, obviamente, o bairro que contém as ruínas do Império Romano. É neste bairro que encontramos o Coliseu da Roma Antiga, um monumento emblemático da cidade de Roma, bem no centro de Roma. O Coliseu de Roma deve ser visitado, inclusive recomendamos!

Entre templos, estátuas e atrações turísticas, este distrito nunca passa despercebido: seu patrimônio mundial atrai turistas de toda a Europa e de todo o mundo. O Fórum Romano é o lugar perfeito para o historiador ou o amante da cultura romana antiga e seus caminhos proporcionam uma experiência atemporal.

Da mesma forma, é possível visitar o Coliseu e se encontrar no meio dessa arquitetura monumental que sobreviveu ao tempo. É um must-see em uma visita a Roma, então não perca!

Que tal aprender italiano fazendo aulas de italiano online?

O vaticano

Também conhecido como a Santa Sé da religião cristã, local de residência do Papa. É um lugar imperdível para visitar em Roma, local onde fica vários monumentos impressionantes, como:

  • Basílica de São Pedro,
  • o Museu do Vaticano
  • Capela sistina
  • o Castelo Sant'Angelo
  • os jardins do vaticano

A Basílica de São Pedro deve absolutamente ser visitada, a partir da sua cúpula podemos apreciar uma vista incrível de Roma!

Um dos lugares mais emblemáticos do Vaticano é o Museu do Vaticano que contém tesouros históricos e artísticos inestimáveis, acumulados pela Igreja ao longo dos séculos, entre maravilhas arqueológicas, grandes estátuas e pinturas de tirar o fôlego. Se prepare para andar pois o museu é imenso!

O Centro histórico de Roma

Difícil saber em que época estamos ao andarmos pelo centro histórico de Roma. Renascentista, medieval ou barroco, todos esses estilos arquitetônicos se entrelaçam neste espaço atemporal. Há vestígios da Roma imperial, como o Panteão e o Palazzo Altemps, que devem absolutamente ser visitados.

Você também pode visitar o Corso Vittorio Emanuele II, a artéria central do distrito em torno da qual você pode visitar a Piazza Navona com sua fonte dos quatro rios, mas também a Piazza Farnese ou o Campo de'Fiori, onde acontece uma grande feira de flores.

Continue com o Palazzo Doria Pamphilj, visite o Gueto, o Teatro Marcellus e o Pórtico de Octavia para terminar com o Largo di Torres Argentina, um lugar cheio de gatos!

Falar italiano: Os "imperdíveis" de Roma

Que Roma é cheia de atrativos, isso não podemos negar! As opções de visitas na cidade Eterna são infinitas. A seguir nossa dica de locais "must see" da capital italiana.

dicas de italiano
Panteão: um dos imperdíveis de Roma!

O Coliseu e o Fórum Romano

A visita ao Coliseu e ao Fórum de Roma fazem parte da lista dos imperdíveis de qualquer viagem por Roma. O Coliseu é um enorme anfiteatro antigo no qual gladiadores lutavam na época do Império Romano. O monumento foi conservado ao máximo e visitar este edifício milenar é particularmente impressionante.

Enquanto isso, o Fórum representa os vestígios antigos de Roma na Itália.

Entre os monumentos a serem visitados, listamos:

  • O templo de Romulus,
  • Os arcos de Augusto,
  • O templo de César,
  • A Basílica de Aemilia,
  • O Argiletum,
  • O Templo da Concórdia,
  • O Arco do Septime Sévère,
  • O templo de Vesta,
  • O templo de Saturno.

Otimize sua viagem pela Itália: faça curso italiano!

A Capela Sistina

Construído entre 1475 e 1481, é um majestoso edifício religioso do Vaticano, construído pelo Papa Sisto IV para reunir os cardeais em concílio durante a reeleição dos novos papas.

Adornados com magníficos afrescos pintados por Michelangelo, as paredes e o pináculo da capela remontam a Gênesis, a criação do homem, o pecado original, o dilúvio e o juízo final.

Consiste na famosa sala retangular, 40 metros de comprimento e 13 metros de largura, 21 metros de altura: dimensões correspondentes à proporção áurea. A sala está cheia de abóbadas perfuradas por 12 janelas.

Indo visitar Roma? Contacte um dos nossos professores de italiano.

A Fonte de Trevi

Não saia de Roma sem ter visitado a Fonte de Trevi. Das cerca de 2.000 fontes na capital da Itália, Trevi é a maior delas.

Construída entre 1732 e 1762, é o arquétipo do estilo barroco na Roma do século XVIII.

Apoiada pelo Palazzio Poli, representa os benefícios da água, a figura do oceano, Netuno, estátuas. As centenas de milhares de turistas que se reúnem em frente a fonte de Trevi têm o hábito de jogar uma moeda lá enquanto faz um desejo. Reza a lenda que assim o fazendo, o desejo se relaiza!

Não custa nada tentar né?

Quantos dias para visitar Roma?

Em quanto tempo conseguimos visitar Roma? Essa pergunta é bastante difícil de responder! Há muito o que se ver e aprender em Roma, assim, quanto mais tempo dedicado a cidade, mais você vai conhecer!

falar italiano fluente
Visite o Coliseu em detalhes, se precisar contrate um guia!

Roma em um final de semana...

Apenas um fim de semana em Roma, infelizmente, não será suficiente para ver todos os locais imperdíveis que a cidade tem a oferecer. Três dias completos é o mínimo para conseguir visitar os locais mais importantes da cidade.

Mas se você tiver apenas o final de semana para conhecer a Cidade Eterna já é melhor do que nada, não é mesmo?

No entanto, esta estadia em Roma será uma verdadeira maratona, a menos que você faça apenas duas ou três visitas.

Nós te aconselhamos a se hospedar na área central de Roma e perto de Trastevere: assim poderá otimizar o seu tempo de estadia.

Então, o que fazer durante um final de semana em Roma?

  • 1º dia: o Coliseu, o Fórum Romano, o Monte Palatino, o bairro de Monti, a Piazza Venezia, a Piazza Navona, o Capitólio,
  • 2º dia: o bairro Trastevere, os banhos termais de Caracala, as Catacumbas, a visita ao Vaticano (Museus do Vaticano, Praça de São Pedro, Capela Sistina).

Visitar Roma em uma semana

Em sete dias de viagem a Roma, você terá tempo para conhecer o básico e um pouco mais.

Uma semana em Roma é , na verdade, o tempo mínimo para conhecer bem essencial da capital italiana.

Para uma semana em Roma, sem privações, será necessário um budget de aproximadamente dois mil euros por pessoa, incluindo, acomodação, alimentação, entradas nos pontos turísticos e transporte.

Uma dica legal é utilizar o ônibus turístico, que de acordo com a fórmula do hop on hop off, permite que você entre e saia do ônibus em cada parada de acordo com sua vontade: ver um museu do Vaticano, a Galeria Borghese, a Basílica de São João de Latrão , passear na Praça São Pedro, etc.

Quanto custa uma viagem pela capital italiana?

A verdade é que viajar tem seu preço e, em Roma, quanto mais você conhece e tem informação, mais as suas possibilidades de economizar aumentam!

aulas de italiano em Roma
O charme da Roma antiga merece uma visita detalhada...

Planejando com alguma antecedência é possível encontrar bons preços de passagens. O ideal é agendar a passagem com três meses de antecedência para garantir as melhores tarifas.

A acomodação é certamente uma das partes mais caras de qualquer viagem. Recomendamos que você reserve sua acomodação com antecedência. Roma é uma cidade muito turística e quanto mais tarde você deixar para reservar, menos opções você terá e os preços serão certamente mais caros!

Várias soluções estão disponíveis para viajantes para dormir em Roma:

  • Albergues da juventude (hostels),
  • Os Bed & Breakfast
  • Os Hotéis,
  • Aluguel de apartamentos (incluindo Airbnb),

Comer em Roma pode ser muito barato mas também muito caro, vai depender do seu estilo. Para a galera mais simplista, uma fatia de pizza custa a partir de um euro dependendo do local.

Nos restaurantes, o menu custa a partir de 15 euros. Come-se muito bem em Roma e as opções são ilimitadas. Massas de todos os tipos e formas, molhos de todas as cores. Simplicidade e prazer numa das culinárias mais ricas da Europa!

O preço das visitas culturais é provavelmente o segundo item do orçamento mais importante em sua viagem a Roma (depois da acomodação).

Portanto, para reduzir sua conta, você pode optar pelos passes combinados de visitas, incluindo acesso a sites e monumentos, com o bônus adicional de um ingresso sem fila para evitar longas filas nas entradas.

O Roma Pass, por exemplo, está disponível por 48 ou 72 horas ( custando 28 euros ou 38,50).

Para facilitar sua escolha de visitas, você pode encontrar uma infinidade de informações na web.

Faça curso de italiano e viaje mais tranquilo pela Itália!

Precisando de um professor de Italiano ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Joseane

Apaixonada por Línguas e Culturas, sou uma viajante assídua que acredita que viajar é a melhor forma de aprender.