Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprendendo a língua italiana desde pequeno

De Carolina, publicado dia 07/09/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Aulas de italiano para as crianças

Você sabia que há um pedacinho (ou um pedação) da Itália dentro do Brasil?

Isso porque muitos habitantes do país com forma de bota vieram para o nosso no final do século XIX e início do XX!

Quem sabe você mesmo, que está lendo este post é descendente de italiano? Não ache que pode ser um exagero! Veja aqui um pouco dessa história que marca nosso país até hoje!

Então, o Brasil foi uma destinação muito procurada pelos imigrantes italianos entre os anos 1870 e 1930. Eles foram impulsionados a saírem de seu país por causa da grande crise econômica que alastrou a Itália.

A maioria deles se espalhou no sul e sudeste do Brasil. Eles chegaram ao Sul e depois foram para o Sudeste. São Paulo foi o estado que mais recebeu italianos nessa época.

Atividades lúdicas garantem o aprendizado de seus filhos? Os pequenos são curiosos e vão aprender a língua italiana rápido

Já o Brasil precisava de mão de obra depois do fim do tráfico de escravos que aconteceu em 1850.

Já depois da abolição da escravatura em 1888, as regiões cafeeiras de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo precisavam de trabalhadores. Os italianos, então, vieram substituir essa mão de obra que antes era escrava.

A maioria dos imigrantes que vieram ao Brasil partiram do norte da Itália. O governo da Itália estima que 6% da população brasileira é descende de italianos e 15% da população branca.

Os números são impressionantes: a embaixada da Itália no Brasil indica que mais de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos. Quase a metade do estado de São Paulo!

Por isso, muitas cidades têm a necessidade de criar escolas internacionais onde se ensinam as duas línguas: italiano e português para que os filhos de descendentes italianos tenham contato com a segunda cultura da qual eles fazem parte.

Além disso, podemos encontrar vários sites, aplicativos e curso de italiano online especializados na língua de Dante Alighieri!

A partir de qual idade podemos ensinar italiano às crianças?

Uma criança é muito nova para aprender italiano com apenas 36 meses?

A resposta é não! Então, a partir de qual idade podemos ensinar italiano às crianças?

Na verdade, trata-se de pedagogia. Não podemos criar uma pressão extra em uma criança. Pense que ela não sabe nem o básico da língua de Machado de Assis.

Para acompanhá-lo sem problemas, os pais podem passar pelos recursos digitais gratuitos que permitem ao pequeno aprender enquanto se diverte.

Aqui estão algumas ferramentas para assimilar as noções básicas do idioma de Dante:

  • Os desenhos animados em italiano: Geronimo Stilton, Pinóquio, Os Gladiadores de Roma…
  • Vídeos educativos para crianças: no YouTube, Dailymotion…
  • As cantigas em em italiano: Fior di Tomba, Micio Miagolio, Nana Cuncheta…
  • Os jogos para aprender italiano: Memotep, Lingua Ludica, Marca Stella…
  • Aulas de italiano para crianças

É melhor que a criança conheça o vocabulário básico do italiano antes de iniciar uma aprendizagem séria.

O objetivo não é incomodar a criança com o aprendizado de línguas, mas mostrar como é interessante conhecer a cultura do país de botas! Para fazer isso, os jogos adaptados para os pequenos são uma solução ideal!

Ensine a língua da Itália para sua criança Meninos gostam de atividades lúdicas no aprendizado do idioma de Dante

Em uma entrevista para a organização Unosel em 2015, Barbara Abdelilah-Bauer, linguista e professora de línguas, explica:

“Até 5 ou 7 anos, a criança se apropria intuitivamente de uma língua estrangeira, ouvindo-a. Além disso, ele está muito ancorado em sua língua materna e pode adquirir outra de maneira tão inata. A língua será vista mais como objeto de estudo.”

Você entendeu: se quer que seu filho se aproprie completamente do idioma de Dante, sua aprendizagem deve ser iniciada antes dos 7 anos de idade.

Obviamente, é bem possível obter um nível fluente de italiano ao fazer cursos na adolescência. Porém, será tarde demais para a criança considerar o italiano como uma de suas línguas maternas.

Os melhores aplicativos para as crianças aprenderem o italiano

Como aprender italiano online e descobrir contos de fadas ao mesmo tempo?

Uma verdadeira joia para pais e filhos, Ti Racconto Una Fiaba oferece mais de 1000 contos de fadas para ouvir com as crianças ou sozinho.

O aplicativo é pago, mas barato no Android e iOs. Ele disponibiliza histórias, vídeos em que os nativos contam as histórias. Os usuários também podem acessar o modo somente leitura para se concentrar na pronúncia italiana.

Para saber tudo sobre o idioma de Dante, por que não confiar em uma licença que já provou a que veio?

Dino Lingo oferece aulas em todas as línguas estrangeiras para ajudar as crianças a melhorar suas habilidades linguísticas. Para ter a versão completa, é preciso desembolsar aproximadamente R$165… Se quer aprender italiano de graça, esse aplicativo não serve para você…

O aplicativo é de fato um software real, muito completo, que permite uma imersão total na língua e na cultura italiana. Todos os textos estão escritos na língua de Dante Alighieri. Portanto, é aconselhável conhecer algumas bases do italiano para poder navegar no menu sem o menor inconveniente.

Usar um aplicativo de tablet ou smartphone não só permite que você aprenda com um custo menor, mas também o ajuda a desenvolver a autonomia e a memorização desde uma idade precoce. Ou se não, o aplicativo pode ser um complemento para aprender a língua em uma escola de língua italiana para crianças!

Ensine idiomas para seus filhos O bom da literatura é que a criança viaja em vários universos, até no da língua italiana

É precisamente o objetivo do Learn & Play. Ele oferece jogos divertidos em várias línguas para desenvolver as funções cognitivas dos estudantes!

Pronto, você já conhece vários apps para ensinar seu filho o idioma da Itália! Agora é com você!

Aulas de italiano online para as crianças: sites e vídeos 1200

Oneworlditaliano: aprenda completamente a língua italiana!

O Oneworlditaliano é um site muito rico graças ao seu banco de dados linguístico que oferece vários formatos de aprendizagem.

Ele fornece acesso a:

  • Cursos online em italiano,
  • Cursos de italiano em vídeo,
  • Atividades por tema,
  • Treinar com ditados em italiano,
  • Aprenda o vocabulário, a gramática e a conjugação italiana.

Tal como acontece com um curso completo, a lição termina com um exercício que testa o conhecimento aprendido durante a aula.

Oneworlditaliano também ensina os alunos a pronúncia de palavras, indispensável em italiano, uma vez que se diz que essa língua canta. Ao contrário do francês, a entonação de palavras é muito importante em italiano.

Você quer mais sites e vídeos para ensinar seus filhos a língua italiana?

Duolingo: aulas interativas de italiano!

Aqui, você pode programar suas aulas de italiano para acessá-las todos os dias.

Adaptáveis ​​em celular, os alunos têm acesso a seus cursos de italiano a qualquer momento.

Musicaperjunior: aprenda italiano com a música!

O blog musicaperjunior permite aos alunos aprender os conceitos básicos da língua italiana cantando.

Todos sabemos, é mais fácil memorizar com a música! Quem nunca ouviu este sermão na boca dos pais: “Você conhece todas as músicas de cor, ao contrário dos seus estudos, não é o mesmo?”

Primeiro, você ouve a música e assiste o clipe. Você encontra a letra da música embaixo do vídeo.

Aprender italiano: progredir piano piano!

Esse site é baseado em uma série de lições sobre o básico do básico do italiano. Eles também propõem uma série de aulas pagas como: curso de italiano para viagens, curso de italiano básico, curso de italiano avançado, curso de italiano para crianças…

Blog Como Aprender Italiano: italiano com uma brasileira que já viveu na Itália

Mariana Tupan viveu 4 anos na Itália e criou o blog Como Aprender Italiano para dar dicas para os brasileiros que sonham em aprender a língua e em viver no país em forma de bota.

Quais escolas ensinam italiano para as crianças?

ACIRS – Associação Beneficiente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul – Porto Alegre

Esse instituto tem como objetivo ensinar, promover e divulgar a língua italiana para todas as idades na cidade de Porto Alegre e seus arredores.

Eles incluem a matéria Língua e Cultura Italiana para estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio na grade curricular da Rede Municipal de Ensino de dezenas de cidades gaúchas.

Ceca – Unioeste – Cascavel – Paraná

O Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Cascavel ministrou alguns cursos de italiano para crianças, o “Bambini Piccoli”.

Centro Cultural Brasil Itália – São Paulo, SP

O Centro Cultural Brasil Itália oferece aulas de italiano para crianças. As aulas são ministradas por professores nativos ou fluentes na língua de Dante. Seus filhos vão evoluir nos diferentes níveis!

Ensine a língua italiana para seu filho pela internet As instituições de ensino bilíngues de italiano estão concentradas em capitais

Colégio Dante Alighieri – São Paulo, SP

A escola tem mais de 100 anos de história. Ela foi criada por imigrantes italianos com o objetivo de ensinar seus filhos e netos a cultura e a língua de seus antepassados.

Scuola Italiana Eugenio Montale – São Paulo, SP

A Escola Italiana Eugenio Montale é uma escola onde os alunos aprendem as matérias tradicionais em italiano. Eça também foi fundada pelos imigrantes italianos em São Paulo que queriam dar uma educação mais próxima da Itália para seus filhos.

Fundação Torino – Belo Horizonte, MG

A Fundação Torino é também uma escola bilíngue mas o objetivo de sua abertura foi outro. Ao contrário do que aconteceu com as escolas de São Paulo, a Fundação Torino foi aberta na capital mineira para servir aos filhos dos empregados italianos da Fiat.

As escolas que ensinam às crianças a língua italiana estão abertas também para pessoas que não são descendentes de italiano. Vale a pena conferir!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar