Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são os cursos de língua italiana para os pequenos?

Blog > Idiomas > Italiano > Quais escolas ensinam italiano para as crianças?

“Eu falo espanhol para Deus, italiano para mulheres, francês para homens e alemão para meu cavalo”, Carlos I de Espanha

Todos os motivos são bons para aprender uma língua estrangeira visivelmente!

Seja para mulheres, para trabalhar ou para descobrir outra cultura, fazer aulas de italiano permitirá que você fale outro idioma e, finalmente, vá para a Itália para uma viagem linguística!

Mas não sejamos egoístas e pensemos nos nossos filhos! De acordo com vários especialistas da área de educação e linguística, o melhor momento para aprender idiomas é antes dos 7 anos de idade.

Aliás, você sabe a partir de qual idade podemos ensinar italiano às crianças?

Sem contar que a história da Itália também faz parte da nossa história! Os italianos vieram em massa para o Brasil durante o século XIX  e início do século XX.

Muitos dos nossos traços culturais vieram da cultura deles como o tchau (ciao), hábitos culinários como as massas, spaghetti, canelone, pizza e comer panetone no natal. Além disso, os italianos ajudaram a implantar a religião católica no país.

Quanto custa aulas de italiano em uma escola especializada? Aprender gramática, vocabulário e ortografia italianos: nada mais fácil, parece brincar!

Estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros tenham descendência italiana!

Para os pequenos, vamos à descoberta de institutos e escolas de língua italiana onde são transmitidos os conhecimentos na língua de Dante Alighieri…

Por que ensinar o italiano para crianças?

O italiano é a língua materna de 63 milhões de pessoas na Europa, ou seja 12,52% da população da União Europeia. Isso coloca o idioma na 3ª posição, atrás do alemão e do inglês, mas à frente do francês, por exemplo.

Fazer aulas de italiano permite que você descubra:

  • Uma língua e cultura muito ricas,
  • Uma língua fácil de aprender,
  • Uma língua que permite conseguir um emprego.

O último motivo geralmente incentiva mais os alunos a aprender italiano. Na verdade, a Itália tem muitos recursos para atrair estudantes jovens para o seu país.

Um grande parceiro comercial do Brasil, a Itália atrai investidores. A economia italiana é poderosa e diversificada:

  • Indústria
  • Turismo,
  • Luxo,
  • Agricultura,
  • Moda,
  • Gastronomia …

Fazer aulas de italiano é poder candidatar-se em empresas como Ferrero, Fiat, Gucci, Nutella«… Multinacionais que fazem a reputação da Itália!

Além de sua atratividade profissional, fazer aulas de italiano permitirá que você descubra uma cultura que passou por séculos e séculos. Você poderá então visitar monumentos excepcionais e sem tradutores!

A Itália é o 4º país mais visitado do mundo e tem o maior número de sítios inscritos na lista do patrimônio mundial da UNESCO.

Não hesite mais: inscreva seus filhos sem demora e desde cedo nas aulas de italiano adaptadas as suas idades.

Aprenda o idioma de Dante desde cedo Aprender italiano em uma escola de línguas é também estar falando com outras crianças em italiano!

Quanto mais cedo a criança aprender um idioma, melhor ele poderá dominá-lo como língua materna.

Para ajudá-lo, a Superprof criou uma pequena lista de institutos que ensinam italiano em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, etc.

Cursos de italiano para crianças de 3-13 anos

E se você inscrever seu filho em um programa de língua italiana adequado?

Descobrir uma língua, cultura e tradições o beneficiará ao longo de sua vida. Mas a partir de qual idade podemos ensinar italiano às crianças? O mais rápido possível!

Aqui está uma pequena lista de institutos que ensinam italiano para a faixa etária de 3-6 anos…

ACIRS – Associação Beneficiente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul – Porto Alegre

Esse instituto tem como objetivo ensinar, promover e divulgar a língua italiana para todas as idades na cidade de Porto Alegre e seus arredores.

Eles incluem a matéria Língua e Cultura Italiana para estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio na grade curricular da Rede Municipal de Ensino de dezenas de cidades gaúchas.

Boa notícia para ensinar o italiano às crianças desde o ensino infantil!

Esse instituto oferece muitas aulas de italiano com diferentes temas. Assim, durante esses cursos de italiano, seus filhos serão capazes de aprender:

  • O alfabeto italiano,
  • Gramática e vocabulário italiano,
  • Cultura italiana graças a filmes, livros ou peças…

Ceca – Unioeste – Cascavel – Paraná

O Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Cascavel ministrou alguns cursos de italiano para crianças, o “Bambini Piccoli”.

Os pequenos aprendem a língua através de uma metodologia lúdica baseada em jogos. Assim, as crianças aprendem brincando! Há atividades como colagens de figuras, jogos, música,dança e histórias infantis.

Seus filhos aprenderão:

  • A literatura
  • A língua e a civilização italiana

Uma boa maneira de aprender italiano com aulas para crianças enquanto se diverte.

Centro Cultural Brasil Itália – São Paulo, SP

O Centro Cultural Brasil Itália oferece aulas de italiano para crianças. As aulas são ministradas por professores nativos ou fluentes na língua de Dante. Seus filhos vão evoluir nos diferentes níveis!

Como se tornar um professor de italiano? A criança aprenderá na escola os conceitos básicos de gramática, conjugação italiana e vocabulário de maneira lúdica

Aqui, as palavras-chave são pedagogia e rigor.

Se você não tem nenhuma escola especializada em italiano na sua cidade, uma boa escolha é aprender o idioma pela internet! Conheça sites e vídeos de aulas de italiano online para as crianças.

Escolas Internacionais Italianas

O Brasil foi uma destinação muito procurada pelos imigrantes italianos entre os anos 1870 e 1930. Eles foram impulsionados a saírem de seu país por causa da grande crise econômica que alastrou a Itália.

A maioria deles se espalhou no sul e sudeste do Brasil. Eles chegaram ao Sul e depois foram para o Sudeste. São Paulo foi o estado que mais recebeu italianos nessa época.

Já o Brasil precisava de mão de obra depois do fim do tráfico de escravos que aconteceu em 1850.

Já depois da abolição da escravatura em 1888, as regiões cafeeiras de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo precisavam de trabalhadores. Os italianos, então, vieram substituir essa mão de obra que antes era escrava.

 A maioria dos imigrantes que vieram ao Brasil partiram do norte da Itália. O governo da Itália estima que 6% da população brasileira é descende de italianos e 15% da população branca.

Os números são impressionantes: a embaixada da Itália no Brasil indica que mais de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos. Quase a metade do estado de São Paulo!

Por isso, muitas cidades têm a necessidade de criar escolas internacionais onde se ensinam as duas línguas: italiano e português para que os filhos de descendentes italianos tenham contato com a segunda cultura da qual eles fazem parte.

Colégio Dante Alighieri – São Paulo, SP

A escola tem mais de 100 anos de história. Ela foi criada por imigrantes italianos com o objetivo de ensinar seus filhos e netos a cultura e a língua de seus antepassados.

No começo, os imigrantes italianos chamaram professores nativos da Itália para dar aulas para seus filhos.

O colégio Dante Alighieri atende alunos de quase todas as idades: infantil, fundamental e ensino médio.

Porém, as aulas de italiano são ministradas para os alunos do 1º e 4º do ensino fundamental. Os alunos aprendem a língua e a cultura italiana nos horários extra-curriculares. Por exemplo, se o aluno tem suas aulas tradicionais de manhã, ele tem aulas de italiano no período da tarde.

Hoje o colégio oferece também aulas em inglês e um ensino adaptado ao sistema norte-americano.

Scuola Italiana Eugenio Montale – São Paulo, SP

A Escola Italiana Eugenio Montale é uma escola onde os alunos aprendem as matérias tradicionais em italiano. Eça também foi fundada pelos imigrantes italianos em São Paulo que queriam dar uma educação mais próxima da Itália para seus filhos.

Além da língua italiana, eles aprendem: História da Itália e Geografia da Itália.

Quanto custa uma aula de língua italiana? Aprender italiano é descobrir uma cultura, vocabulário e tradições que ultrapassaram os séculos

As matérias dadas em italiano são: Religião, Matemática, Ciências, Tecnologia, Informática, Artes, Direito e Economia. Eles também aprendem  História do Brasil, Geografia do Brasil, Musica e Educação Física.

Os alunos também aprendem outras línguas tais como: Português, Inglês, Espanhol e Latim.

Fundação Torino – Belo Horizonte, MG

A Fundação Torino é também uma escola bilíngue mas o objetivo de sua abertura foi outro. Ao contrário do que aconteceu com as escolas de São Paulo, a Fundação Torino foi aberta na capital mineira para servir aos filhos dos empregados italianos da Fiat.

A empresa se instalou em BH em 75. Os alunos podem entrar na Fundação desde 2 anos de idade:

  • 2 a 5 anos – Scuola dell’infanzia(Scuola Materna)-  Educação Infantil
  • 6 a 11 anos – Scuola Primaria (Scuola Elementare) – Educação Fundamental I
  • 12 a 14 anos – Scuola Secondaria di Primo Grado(Scuola Media) – Ensino Fundamental II
  • 15 a 18 anos – Scuola Secondaria di Secondo Grado(Scuola Superiore) – Ensino Médio

Além do italiano e do português, os alunos podem aprender inglês, espanhol e latim.

A Fundação Torino também abriu seu centro de línguas de inglês e italiano para outras pessoas que não estão inscritas na escola.

Veja a descrição da escola por ela mesma:

A Fundação Torino é uma escola internacional completa, que oferece ensino de qualidade, que privilegia a pluralidade cultural, a ética e a formação profissional diferenciada.

As turmas são reduzidas, para favorecer o aprendizado e a atenção aos alunos. A alfabetização é bilíngue e, ao longo do percurso escolar, os alunos aprendem mais 3 idiomas (inglês a partir de 5 anos, espanhol e latim – opcional). Sem deixar de lado o bom preparo para os vestibulares brasileiros, há uma constante preocupação com a formação integral dos alunos, que, com o diploma de uma escola internacional, têm ainda acesso às melhores universidades europeias.”

Ortografia, vocabulário, gramática, alfabeto, as aulas de italiano são variadas e os professores usam métodos de ensino muito divertidos.

Os alunos também podem descobrir a cultura italiana:

  • Literatura italiana
  • A arte italiana,
  • Pintura e cinema italiana
  • Ou a música italiana.

Outra opção é ensinar a língua italiana para as crianças é através dos melhores aplicativos em smartphones e tablets!

Tantas áreas que permitirão que seu filho descubra a rica cultura italiana!

Saiba também como encontrar um bom curso de italiano online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar