Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quatro maneiras para aprender a língua italiana

De Joseane, publicado dia 13/05/2019 Blog > Idiomas > Italiano > Como melhorar o seu nível de italiano

Segunda língua mais próxima do latim, logo atrás do sardenho, o italiano segue aumentando o seu número de falantes diariamente. No Brasil, a língua italiana ganha adeptos entre descendentes de italiano ou simplesmente pessoas apaixonada por esse idioma melodioso e encantador.

Mundo a fora, segundo a Wikipédia, já se conta mais de 90 milhões de falantes de italianos, incluindo os 24 milhões que falam o idioma como língua materna. As novelas da Globo, o turismo na Itália e a presença da Itália no Brasil através da herança cultural deixada pela passagem dos italianos por aqui, tudo isso faz com que o brasileiro se interesse cada vez mais por aprender italiano.

Conhecer Roma, Florença e Veneza faz parte do roteiro turístico dos brasileiros que visitam a Europa. A procura por aulas de italiano tem se tornado então muito comum por aqui.

Aprender a falar italiano não é muito complicado para os falantes de português, uma vez que as línguas possuem a mesma raiz, o latim. No entanto, essa “proximidade” do italiano com o português pode ser uma pegadinha na hora de aprender italiano já que existem muitos falsos cognatos que podem confundir a cabeça do aluno que está fazendo curso de italiano.

Nosso artigo de hoje busca ajudar a todos que desejam aprender a língua italiana de forma lúdica! Aprenda italiano ao mesmo tempo que descobre a a rica cultura italiana!

Aprenda italiano com curso de italiano online!

Top 10 das mais célebres músicas italianas

E se você aprendesse italiano cantando? Calma, na verdade, você não precisa aprender a cantar para falar italiano. O que estamos tentando dizer é que você pode aprender italiano de forma bem divertida, através da música.

Lista de cantores italianos Conhecida a nível internacional, a música é parte importante da cultura italiana

Quer saber mais, leia aqui?

A música italiana é parte inegável da cultura. Os italianos adoram cantar e suas vozes são conhecidas por todo o mundo. Nomes como Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli, Enrico Caruso, fazem da música italiana um dos ícones representativos da cultura do povo italiano.

Música é bom. Todo mundo gosta de se deixar levar pela melodia, pela letra e pela sensação ou sensações que só a música é capaz de oferecer. Então que tal aprender italiano ouvindo as belas vozes italiana, se deixando adentrar nessa cultura única e cantante?

Para diversificar a sua aula de italiano, conheça algumas das músicas mais populares da cultura italiana:

  • Ti amo d’Umberto Tozzi, o romanticismo italiano mundialmente conhecido
  • Con te partirò de Andrea Bocelli, para se emocionar
  • La Mia Storia Tra Le Dita e sua versão em português
  • Sara perche ti amo de Ricchi et Poveri, mais um clássico da música italiana
  • La solitudine de Laura Pausini, uma música italiana que sobrevive ao tempo
  • Bella Ciao, tema da série “la casa de papel”
  • Vivo per lei de O.R.O, amor em forma de música
  • Volare (Nel Blu Dipinto Di Blu) de Domenico Modugno, um clássico italiano inesquecível
  • Cosa della vita, d’Eros Ramazzotti et Tina Turner, um dueto pra ninguém botar defeito
  • O sole mio de Luciano Pavarotti, não poderia ficar fora da lista

Através dessas músicas, entre outras, é possível aprender o idioma italiano de forma prazerosa. Não precisamos mais ficar focados em gramática para aprender a falar um idioma, é completamente possível aprender italiano fazendo uma imersão na cultura, a começar pela música italiana.

Quais são as melhores séries italianas

Para a galera que não abre mão de uma boa série e que também precisa se dedicar ao aprendizado do italiano, trazemos a solução ideal: aprenda a falar italiano assistindo séries!

Serie com legenda em italiano Lazer e aprendizado podem andar juntos!

Essa dica é bastante conhecida doa alunos de inglês. Se você não faz parte da geração que aprendeu a falar inglês assistindo a séries “Friends”, certamente você perdeu alguma coisa haha. Porém, aprender a falar uma língua estrangeira estrangeira ao mesmo tempo que se diverte diante das telinhas não é exclusividade dos alunos de inglês não. Na realidade, qualquer idioma pode ser aprendido seguindo esse método, inclusive o italiano.

Se você está se perguntando como aprender italiano assistindo séries já que a maioria das séries são em inglês, saiba que existem muitas e boas séries italianas disponíveis na rede. Não vamos entrar aqui em detalhes de onde encontrar essas séries, mas você que é da geração tecnologia e internet vai saber se virar!

Aprender a língua italiana é uma real experiência de imersão na cultura do país. Entre lições de gramática italiana, verbos em italiano, o alfabeto italiano, assistir série em italiano permite viver uma verdadeira estadia linguística, sem deixar de lado o prazer!

Entre as melhores séries italianas, encontramos Raccontami, uma série histórica composta de duas temporadas, e também Gomorra, série inspirada de um livro de mesmo nome, e contando as aventuras de um traficante. Tem ainda a série O Jovem Papa, uma série italiano gravada em inglês mas que você pode por legenda, a série conta a história de Pio XIII, um papa recém-nomeado.

Ainda com o objetivo de aprender italiano assistindo séries, sugerimos a série Corleone, uma minissérie que gira em torno da máfia. Indicamos ainda A amiga genial inspirado no livro de mesmo nome, um verdadeiro sucesso nas telinhas italianas. A série conta uma história de amizade desenvolvida em Nápoles, um roteiro cativante que vai te ajudar a aprender facilmente o italiano.

Suburra também faz parte da lista de melhores séries italianas, ela está disponíveis no Netflix e fala sobre o Vaticano. Na Netflix, a língua italiana também está presente com a série Baby, cuja criação recente encenou o mundo da prostituição na cidade de Roma.

Estas séries e os diferentes tipos de linguagem empregados nos colocam em um clima linguístico particular, onde é possível aprender italiano de maneira diferente, graças aos personagens, seus círculos sociais ou até mesmo os diferentes registros de idiomas. Uma maneira agradável de praticar a sua compreensão em italiano, além, é claro, de melhorar suas habilidades de fala.

Escutar a rádio em italiano

Pra quem não tem tempo para séries e televisão, o rádio é a melhor forma de imergir na cultura italiana e aprender o italiano de forma lúdica e prática.

Melhorar sua compreensão em italiano O rádio é um dos melhores canais para aprender italiano de forma prática

Graças a internet, hoje podemos escutar a rádio de qualquer país mundo a fora. Podemos escutar a rádio enquanto dirigimos, enquanto fazemos esporte, durante a realização das tarefas de casa… por isso o rádio é um excelente canal cujo conteúdo pode ser útil para os alunos de línguas.

Se você está aprendendo italiano, basta sintonizar uma rádio em italiano e prestar atenção na emissão. Música em italiano, notícias sobre a Itália, podcastas em italiano, uma variedade de programações que podem te ajudar a progredir em língua italiana.

A Itália é um país rico em cultura, referências populares e musicais. O rádio parece ser o tipo de mídia que agrupa todos esses valores da maneira mais bela possível. Através dele dá para ver uma imagem tão completa quanto possível desse belo país . Ouvir rádio em italiano significa sentir o coração de um povo caloroso, cuja identidade nunca deixará de nos surpreender!

Se você é aluno de italiano ou simplesmente um apaixonado por essa bela língua de origem latina, escutar a rádio em italiano será como uma viagem por esse país lindo e cheio de história.

A seguir, a nossa listas com o nome das melhores estações de rádio italianas:

  • Radio Kiss Kiss, a rádio italiana de Nápoles
  • A rádio 105 Network, a rádio italiana de Milão
  • Rádio Itália, a rádio nacional
  • Rádio DeeJay, uma rádio italiana privada
  • Rádio Capital e M2O, duas outras rádios do grupo italiano
  • Rádio Dimensione Suono, a música pop italiana
  • R101, uma rádio italiana popular
  • RAI Rádio 1, a primeira estação de rádio da Itália

As mais famosas citações em língua italiana

Algumas citações e provérbios são bons motivadores para os dias que as coisas parecem simplesmente não “andar”.

Aula de italiano Faça uma lista das suas citações favoritas em língua italiana

Entre os mais famosos provérbios italianos, que nos permitirão aprender o italiano livremente, encontramos diferentes citações, que geralmente giram em torno dos mesmos temas e valores:

  • Tutto è bene quel che finisce bene, um provérbio italiano cheio de positividade
  • Piove sul bagnato, o nosso “chover no molhado”?
  • Finché c’è vita c’è speranza, uma citação italiana universal
  • Chi asperttar puote, viene a cio che vuole, para manter o “good vibes”
  • Chi sta bene con sè, sta bene con tutti, citação italiana para refletir
  • Chi la fa, l’aspetti, uma citação italiana cheia de esperança
  • Con la pazienza s’acquista scienza, um ditado italiano promissor
  • Roma non fu fatta in un giorno, a citação que instiga paciência
  • Chi cerca, trova, provérbio motivacional em italiano
  • A goccia a goccia si scava la pietra, perseverança italiana

Gostaria de saber o significado de cada uma dessas frases em italianos? Dá uma olhada nesse texto aqui. Aprender italiano pode ser bem prático, fácil e muito divertido. Tudo é questão de encontrar o método que funciona para você.

Encontre um professor particular de italiano com boa didática de ensino aqui mesmo no Superprof!

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar