Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Vozes da Itália, as canções mais famosas da “terra nostra”

De Joseane, publicado dia 03/10/2019 Blog > Idiomas > Italiano > Top 10 das mais célebres músicas italianas

Quando se ouve boa música fica-se com saudade de algo que nunca se teve e nunca se terá.” Samuel Howe

A música…símbolo de um povo, de um tempo, de uma época. A música pode ser representativa de um momento, de um feito, de uma geração, de um ou vários sentimentos. O que seria da vida sem a música?

De todas as música do mundo, há sempre algumas que nos tocam de forma mais profunda, que nos tocam e nos incomodam mais do que as outras. A música não conhece as fronteiras geográficas, tampouco conhece as barreiras linguísticas. A música é uma das coisas mais universais que existem. Tudo está no sentir.

Ainda que a letra não seja compreendida, a música pode ainda assim tocar o ouvinte. Todo mundo gosta de música, seja qual for o ritmo, a origem, a música conversa com os sentimentos mais profundos das pessoas.

A música sempre esteve presente na cultura da humanidade. As poesias trovadorescas, acompanhadas por sons, e os poemas simbolistas, que visam à musicalidade nas suas criações, são exemplos do uso artístico da música, no qual o objetivo é proporcionar prazer aos ouvidos e evocar sentimentos.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

A música italiana é um exemplo disso tudo, conhecida pela beleza da sua letra, pelas vozes que as interpretam e pela sonoridade única, a música italiana ganhou o mundo.

A seguir, algumas das músicas italianas mais conhecidas para te ajudar a aprender italiano!

1 – Ti amo d’Umberto Tozzi, o romanticismo italiano mundialmente conhecido

Aprender italiano com música O amor é tema recorrente da música italiana

A menos que você habite em outro planeta, você provavelmente deve conhecer essa clássico da música italiana. Criado em 1977, Ti Amo é como um hino que vem tocando as gerações ao longo dos anos. Umberto Tozzi nos dá aqui uma interpretação magistral de uma música tipicamente italiana, cujas letras são uma ode ao amor.

De acordo com o título da música, não restam dúvidas de que se trata de um tema romântico. É justamente o caráter lírico dessas palavras e desta música que faz todos os corações vibrarem. A grande Dalida cantou uma versão francesa de “Ti Amo”, e ela não foi a única reproduzir essa canção em idioma outro que o italiano. 

Prova de que a música viaja entre as culturas, tocando corações mundo a fora.

Quer dicas de séries em italiano? O caminho é esse aqui

2 – Con te partirò de Andrea Bocelli, para se emocionar

Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música.” Aldous Huxley

O mesmo vale para esta canção monumental, criada por Francesco Sartoriet e interpretada por Andrea Bocelli na década de 1990. Originalmente cantado no festival de San Remo, esta canção pode não ter ganhado o concurso, mas certamente se tornou um grande sucesso conhecida em todo o mundo.

Traduzido para várias línguas, incluindo inglês e espanhol, Con te partiro (“Com você eu partirei” em português) é o epítome de um sucesso em língua italiana. que conhecera inúmeras reprises. Pode-se mencionar a versão de Donna Summer que, em 1999, cantou esse quase hino em forma de música pop com I Will Go With You.

Além disso a música também foi tema de séries e de filmes de produção hollywoodiana entre outras. Um verdadeiro clássiso cujo sucesso é reconhecido por todos.

Interessado em Podcasts? Veja essa lista com os melhores podcasts em italiano.

3 –La Mia Storia Tra Le Dita e sua versão em português

Curso de italiano Quem nunca vibrou com essa música com alto nível de romantismo?

O cantor Gianluca Grignani lançou, em 1995, a música “La Mia Storia Tra Le Dita”, que foi um sucesso nas rádios italianas. Alguns anos depois, em 2001, a cantora Ana Carolina cria a versão brasileira da música, que no português recebe o título “Quem De Nós Dois” alcançando o sucesso também por aqui.

4 –Sara perche ti amo de Ricchi et Poveri, mais um clássico da música italiana

Ricchi e Poverti é um grupo popular da música italiana. O grupo em si pode não ser lá tão conhecido, mas a música em questão certamente lhe trará recordações.

Sara perche ti amo foi lançada em 1981 e apresentada na 31ª edição do Festival de Sanremo. A música acabou por conquistar quinto lugar do concurso. Desde então o título vendeu milhares de discos, tendo sido reproduzido em várias versões (incluindo uma em espanhol, outra em francês por Karen Cheryl). Canções populares italianas, para queles que apreciam a boa música.

Aprenda italiano com curso de italiano online!

5 – La solitudine de Laura Pausini, uma música italiana que sobrevive ao tempo

Se tem uma música italiana conhecida do grande público, esta é ela! Essa música mítica, balançou e ritmou a década de 1990. De fato, La Solitudine de Laura Pausini é provavelmente a canção de uma geração, mas também de um estado de espírito.

Esta é a história de uma separação entre dois adolescentes. O amor, o tema de fundo da música, ressoa aqui com a voz do belo italiano, que fez tanta gente chorar, aliás ainda faz!

Apresentado pela primeira vez em 1993 no festival de San Remo, este hit é um sucesso, tanto que Laura Pausini decidiu adaptá-lo em espanhol, um ano depois, sob o título “La Soledad”. 

6 – Bella Ciao, tema da série “la casa de papel”

Onde há música não pode haver maldade.” Miguel de Cervantes

Música Bella Ciao em italiano Se você não conhecia “Bella Ciao” , agora você certamente conhece

Essa com certeza todo mundo conhece. Música tema da bombástica série espanhola “La Casa de Papel”disponível no Netflix, ela virou um hit trazido pelo sucesso da série e no Brasil, ganhou sua versão em ritmo de funk. “Só Quer Vrau” foi composta por MC MM e o DJ RD e já é um sucesso nacional.

No entanto, a origem da música “Bella Ciao” remonta o final do século 19, tendo sido um canto de trabalho das Mondine, trabalhadoras rurais que se deslocavam sazonalmente para as plantações de arroz. A música foi ainda um importante canto de protesto contra a Primeira Guerra Mundial e de resistência contra o fascismo que tomou conta da Itália na Segunda Guerra.

7 – Vivo per lei de O.R.O, amor em forma de música

Se fôssemos traduzir o título dessa música para o português, seria “eu vivo para ela”. Foi assim que Hélène Ségara e Andrea Bocelli fizeram esse título em 1997. E mesmo assim, mesmo sendo os cantores mais conhecidos, o Vivo per Lei foi interpretado pela primeira vez pelo grupo italiano ORO em 1995.

Desde então, este monumento à música italiana percorreu o mundo e já conheceu mais de uma versão, desde o inglês com Hayley Westenra, até o alemão com Judy Weiss, passando pela espanhola Marta Sanchez. Entre as canções de amor em língua italiana, essa daqui é uma das mais românticas e tocantes.

Se o seu italiano ainda não está afiado, que tal melhorar o seu italiano cantando?

8 – Volare (Nel Blu Dipinto Di Blu) de Domenico Modugno, um clássico italiano inesquecível

Este clássico da música italiana é um misto de emoções e sentimentos, típico da herança musical italiana.

Cantar em italiano Não podemos negar que a Itália dá um show no quesito música boa…

Traduzido como “voar” em português, este título tornou-se um monumento da música em italiano desde a sua primeira apresentação, no concurso Eurovision Song Contest em 1958, no qual fora classificada ficando em terceiro lugar.

Esta versão de Domenico Modugno também é premiada com muitos prêmios mundiais. Entre eles, o Grammy Award da gravação do ano ou o Grammy Award da música do ano, em 1959. Este ar atemporal, que todos certamente conhecemos, contribui para o reconhecimento da música italiana mundo a fora.

Conheça os mais célebres provérbios em italiano.

9 – Cosa della vita, d’Eros Ramazzotti et Tina Turner, um dueto pra ninguém botar defeito

Esta canção que data de 1993, é também um dueto realizado em 1997 entre duas grandes referências da música no mundo: Tina Turner e Eros Ramazzotti. Muitos dizem e afirmam que este último seria o melhor cantor italiano de sua geração, e esta música afirma da perfeição vocal do cantor. Se você ainda não se pegou cantarolando essa música em algum momento, você está realmente por fora dos clássicos musicais em italiano. Então esse artigo pode te ajudar a descobrir as melhores músicas da Itália.

Não deixe de ouvir esses temas se você está fazendo curso de italiano.

10 – O sole mio de Luciano Pavarotti, não poderia ficar fora da lista

esta canção napolitana, notavelmente interpretada por Luciano Pavarotti, é uma excelente introdução à cultura italiana e sua música. Este cantor de ópera interpreta perfeitamente a letra deste título universal, originalmente publicado em 1898. Muitos outros artistas se apoderaram dela, como Elvis Presley, Enrico Caruso ou Rachid Taha, em 2013. Uma música tradicional italiana como se fazia outrora.

Já deu para entender né? A Itália e a língua italiana têm vários truques na manga quando o tema é música de qualidade e quando se trata de nos fazer vibrar ao som de sua música. Entre artistas de  bela voz e essas canções emocionantes fazem parte da cultura e identidade da Itália. Da música clássica à musicas contemporânea, será que as melhores músicas são mesmo as italianas?

Musicas italianas: língua e musicalidade

Todo mundo sabe que a língua de Dante é de fato a língua da música. Ela é muito associada à arte musical (apesar de alguns acharem que o cinema representa mais o idioma…).

Quem são os grandes compositores italianos?

A gente confessa que essa afirmação pode surpreender alguns porque, hoje, o inglês tornou-se a língua universal dos músicos: blues, rock, jazz, pop, R&B, rap, country…

Além de letras, os títulos de músicas e alguns termos musicais (bridge, cover, medley, mashup, band, break, lyrics, jam session, beat e muitos mais) são influências da língua inglesa.

O inglês é realmente a língua que nos permite cantar e tocar a mesma música em todo mundo. Os grupos de todas as nacionalidades também fazem música no idioma.

Os clássicos da música moderna foram escritos pela primeira vez no idioma de Shakespeare: “Beat it” por Michael Jackson, “No woman no cry” de Bob Marley, “Knocking on Heaven’s Door ” de Bob Dylan, “Satisfaction” pelo Rolling Stones, “Stairway to Heaven” de Led Zeppelin, “Imagine” por John Lennon …

Poderíamos citar dezenas e dezenas de artistas de língua inglesa que, dia após dia, são sussurrados e ouvidos em todo o mundo.

No entanto, o italiano é de fato o idioma da música!

Pense nas melhores músicas românticas de todos os tempos. Em qual língua elas são cantadas? Em italiano? Grande parte, não é?

 

Como se tornar bilíngue em italiano? Onde posso encontrar um professor de italiano em domicílio?

Esse fato remonta vários séculos muito antes do blues, da rock, do R&B ou do rap serem inventados. Portanto, é necessário voltar para a idade média para encontrar os primeiros vestígios da influência italiana no campo musical:

  • Guido d’Arezzo (992 – 1033) e a noção musical,
  • Petrarca (1304 – 1374) e os conzonieri dos trovadores.

Mas foi sobretudo durante o período do Renascimento (séculos XV e XVIII), que teve como ponto de partida a Itália e a cidade de Florença (Firenze em italiano), que a música veio definitivamente ancorar nessa país bonito com a forma de uma bota!

Foi um ótimo período para a Itália e para a música que permitiu que a Europa moderna se desenvolvesse e tivesse impacto em todo o planeta.

Pois bem: você já entendeu que o italiano é a língua oficial da música. Sua língua materna, diríamos, não é mesmo?

Uma língua que muitos de nós não falamos, mas que é conhecida por todos e devemos muito disso à música italiana!

Mas a influência do italiano na música não parou na teoria da música ou na ópera…

A música contemporânea também foi marcada por talentosos italianos cujas músicas rodaram o mundo:

  • Laura Pausini,
  • Zucchero,
  • Eros Ramazzotti,
  • Umberto Tozzi,
  • Paolo Conte,
  • Tiziano Ferro…

O italiano é definitivamente um idioma musical. Mais um motivo para aprender italiano, não acha?

Lista de termos musicais em italiano!

Foi sobretudo durante o período barroco que a Itália, seus compositores e sua linguagem musical prevaleceram sobre outros países europeus. Período barroco que se estende do século XVII ao século XVIII com grandes inspirações musicais em particular.

É durante essas décadas e séculos que o italiano conseguiu estabelecer sua dominação linguística da música e especialmente na música clássica. Parece que não foi só na música, mas também na culinária!

Não é como hoje que Beyoncé lança uma música e em 3 horas todo o globo já sabe ela de cor…

Porém, todos esses séculos de história musical ficaram marcados no tempo até hoje (já Beyoncé…).

Quanto custa as aulas particulares de italiano? O país em forma de bota é cheio de sabores e sons!

Somos todos mais ou menos capazes de citar alguns exemplos desa herança musical-linguística mesmo sem ser italiano nativo, italiano bilíngue ou incapaz de falar a língua.

Mas vamos ser um pouco mais precisos e mencionar alguns dos termos musicais italianos do Renascimento:

  •  A cappella: sem instrumento,
  • Adagio: lento,
  • Allegro: animado e alegre,
  • Altissimo: muito alto,
  • Andante: indo,
  • Concerto: concerto,
  • Crescendo: crescendo (cada vez mais forte),
  • Decrescendo: diminuindo (cada vez menos forte)
  • Forte: forte,
  • Mezzo forte (moderadamente forte),
  • Ópera: trabalho,
  • Pianissimo: muito gentilmente,
  • Piano: suavemente,
  • Poco a poco: pouco a pouco,
  • Presto: rápido,
  • Tempo: movimento / tempo,

Alguns exemplos entre muitos! Não teríamos espaço suficiente para citar todos! Detalhe para as muitas palavras do italiano que estão presentes no português por causa da nossa herança greco-romana!

Essas palavras serviram para escrever e transmitir música ao longo do tempo!

Além disso, para aqueles que aprendem música hoje ou quem vai fazer isso em breve, saiba que a aprendizagem da teoria da música é também  aprender o italiano! Além, claro, de conhecer mais sobre a cultura desse país! Você também pode aprender a língua italiana para trabalhar na moda!

E se você quer ir mais longe na sua aprendizagem da língua italiana, por que não encontrar um professor de italiano? Você pode variar o aprendizado da música com o da língua, o que acha? Será que é possível encontrar um professor da língua italiana e de música ao mesmo tempo? Não se esqueça que tudo é possível no Superprof, você pode optar por um professor nativo, aulas de italiano online vai te permitir se integrar na cultura sem sair de casa!

Mas, voltando ao idioma, o que acha de aprender a gramática italiana (advérbios, preposições, adjetivos, pronome, verbos, artigos, conjugação, plural), vocabulário (palavras, frases, expressões em italiano), alfabeto italiano ou tudo sobre a pronúncia italiana (acento e fonética).

A arte de tocar e cantar na língua italiana O italiano ainda é referência quando se trata de canções

É por isso entre outras coisas que a gente considera o italiano uma das línguas mais bonitas do mundo…

Musicas italianas famosas: os clássicos

A língua italiana é aclamada em todo o mundo por sua grande beleza.

Na verdade, quando se pensa nisso, é difícil encontrar um idioma mais bonito que o comumente falado no país em forma de bota. Português (do Brasil) e francês são frequentemente citados pelas pessoas, mas o italiano…

Não é de admirar, então, que a busca pela beleza, quando se trata de música e composição, foi muitas vezes realizada em italiano com precisão! Da Idade Média até hoje!

E sem ser um apaixonado por música e ópera clássica, todos conhecemos pelo menos um compositor de origem italiana e que marcou a história da música e a história da arte em geral.

Assim, entre os grandes compositores e músicos da história do mundo, eram italianos:

  • Gregorio Allegri,
  • Giovanni Gabrieli,
  • Antonio Vivaldi,
  • Antonio Salieri,
  • Domenico Scarlatti,
  • Gioachino Rossini,
  • Claudio Monteverdi,
  • Vincenzo Bellini,
  • Giacomo Puccini,
  • Gaetano Donizetti,
  • Francesco Cavalli,
  • Bruno Maderma,
  • Giuseppe Verdi,
  • Cesare Negri…

Todos os grandes nomes que, ao longo dos séculos, medições, pontuações, notas, oitavos e dezesseis notas, permitiram que o italiano se tornasse o idioma da música!

Todos esses músicos, saiba disso, podem ser aprendido de várias maneiras. Na escola de música, é claro, mas também na escola de idiomas ou nas disciplinas de línguas na universidade!

Por que não optar pela história da arte italiana ou o curso de Letras em italiano na universidade? Assim, você pode adquirir habilidades linguísticas fortes e um trabalho no meio das artes!

Também é possível fazer aulas de italiano na Itália através de uma viagem ao país (Pisa, Veneza, Roma, Toscana, Sardenha, Sicília, Nápoles…) ou um curso de italiano, do norte ao sul da Itália. Itália. Quer melhor maneira de aprender língua, música e cultura italianas?

O idioma de Dante pode, inclusive, levá-lo a uma carreira musical, por que não?

Língua e ópera italiana

Que tal pular vários séculos, décadas para falar de música italiana contemporânea?

Porque sim, o inestimável talento dos italianos para a música não parou no renascimento e com a morte dos ilustres compositores mencionados acima.

A música contemporânea também teve a sorte de ver o nascimento de compositores mundialmente famosos como Ennio Morricone, Luciano Berio e Sylvano Bussotti.

Mas foi especialmente no momento da “democratização da ópera” no mundo, e especialmente na década de 90, que os cantores líricos italianos e outros tenores levaram as cores do idioma de Dante Alighieri.

Pensamos em Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli, Roberto Alagna e outros como Enrico Caruso, Mario Del Monaco e Carlo Bergonzi. Sem esquecer dos dois outros tenores não italianos de renome: José Carreras e Plácido Domingo. Junto com Pavarotti, eles formaram os Três Tenores, trio estrela dos anos 90!

Todos, em seus respectivos níveis, contribuíram para que o italiano continuasse o idioma da música.

O trabalho deles já foi o suficiente para que os amantes da música de todo o mundo aprendessem o italiano gratuitamente! Porque a língua e a cultura costumam estar de mãos dadas, não é?

Para saber e se aprofundar de verdade na língua de Dante, é sempre melhor fazer umas aulas de italiano com um professor de idiomas (aulas de italiano gratuitas, curso de italiano online, aulas em domicílio, cursos de intensivos, curso de italiano de férias, italiano por Skype, etc).

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar