Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Lista de rádios italianas para você escutar no carro

De Joseane, publicado dia 07/05/2019 Blog > Idiomas > Italiano > Escutar a rádio em italiano

Graças a internet, hoje podemos escutar a rádio de qualquer país mundo a fora. O rádio foi uma das melhores invenções do ser humano, sintonizando na boa frequência é possível escutar emissões e boa música sem ruído.

Embora o rádio tenha sido quase massivamente substituído pela televisão, pelo computador e claro pelo smartphone, tem momentos que o somente o rádio pode acompanhar. É o caso de quando estamos dirigindo. O rádio se tornou o melhor amigo dos condutores mundo a fora e essa caminhada está longe de acabar.

Mas qual o interesse de você, que está no Brasil, escutar a rádio em italiano? Pois bem, para aqueles que tem família na Itália ou tem descendência italiana, escutar a rádio em italiano pode ajudar a curar a saudade da pátria, ficar ciente das últimas notícias do país, ouvir  a boa música italiana.

A rádio italiana é sobretudo útil para o brasileiro que está aprendendo a língua italiana. Ouvir um italiano nativo falando através da rádio pode te ajudar a progredir em italiano. Emissões esportivas em italiano, músicas em italiano, notícias do cotidiano na Itália, tudo isso pode ajudar a expandir o seu vocabulário em italiano.

Para aqueles que estão se preparando para emigrar para a Itália, ouvir a rádio pode ser o começo do processo de integração. Ficou com vontade de escutar o belo sotaque italiano?

A seguir, uma lista das rádios italianas mais populares…

Radio Kiss Kiss, a rádio italiana de Nápoles

Aprender a falar italiano através das emissões de rádio? Claro que é possível!

Qual a melhor rádio da itália? Para os estudantes de idiomas, a rádio é uma excelente maneira de praticar a escuta

A Rádio Kiss Kiss é uma estação de rádio com sede em Nápoles e é uma das estações de rádio italianas mais populares (a sétima mais popular para ser exato). Criada em setembro de 1976 por Ciro Niespolo, essa rádio napolitana gratuita é da época da música disco. A rádio também tem escritórios em Roma e Milão. Uma verdadeira imagem da Itália tal qual conhecemos, temperada com um pequena pitada de originalidade !

Conhecida por tocar bastante funk e soul, dois estilos musicais preferidos pela estação, a rádio apresenta artistas tão diversos quanto o público que reúne. Com o lema “Play everywhere”, a Radio Kiss Kiss destaca-se como uma das estações de rádio italiana que você realmente deveria ouvir.

Aprenda italiano assistindo a televisão. Saiba mais aqui.

A rádio 105 Network, a rádio italiana de Milão

Com sede em Milão e de propriedade da RadioMediaset, a 105 Network foi fundada em 16 de fevereiro de 1976 por Alberto Hazan e Edoardo Hazan em um estúdio da Via Tito Vignoli. O grupo proprietário da estação também é dono da Virgin Radio ou Radio Monte Carlo.

A Radio 105 Network nem sempre se chamou assim. Antes de ser renomeada, a rádio 105 Network era conhecida como Radio Studio 105, essa era uma referência do inícios da privatização do rádio. Esta é a estação de rádio mais popular na Itália, cujos programas, apreciados pela sua riqueza, a ver o programa “Lo Zoo di 105”, muito popular entre os italianos. Seu slogan “Orgulho de ser diferente” ilustra perfeitamente o estado de espírito desta estação de rádio, presente no Museu de Ciência e Tecnologia de Milão.

Rádio Itália, a rádio nacional

Aulas de italiano Ouvir rádio é um prazer mas pode ser também fonte de aprendizado!

Essa é a terceira rádio mais popular do país e criada graças ao compositor Mario Volanti, Radio Italia (cujo lema é “Solo Musica Italiana”, ou All Italian Music) é um canal privado, cujo rótulo lida com a organização de eventos e shows relacionados à música italiana. Os sucessos italianos que vem transmitindo desde 1982 são renovados a cada semana.

De fato, semanalmente, um single inovador é lançado pela estação, de modo a promover o trabalho de artistas italianos. Por uma ou duas semanas, os títulos são lançados e depois expandidos durante o tempo de rádio. Em suma, uma rádio FM e uma web rádio, de quem 3776000 ouvintes podem se orgulhar, em conexão com seu lindo país!

Conheça a nossa lista de frases incontornáveis da língua italiana.

Rádio DeeJay, uma rádio italiana privada

Fundada em 1 de fevereiro de 1982, a Radio DeeJay faz parte do Grupo Editorial l’Espresso desde 1989. A principal estação de rádio privada italiana, transmite uma variedades de programas para todos os gostos, possui ainda um programa de televisão DeeJay Television e um canal televisivo desde 2009.

Muito popular entre os jovens italianos, é o símbolo e encarnação de uma certa modernidade, que representa perfeitamente o meio de rádio, mas também os hits do momento, bem como a música clássica italiana. Em suma, um verdadeiro caldeirão, que funda e constrói a popularidade desta estação de rádio.

Rádio Capital e M2O, duas outras rádios do grupo italiano

No mesmo grupo Editorial l’Espresso, figura ainda a M2O e Radio Campus. Esta última é uma frequência de rádio popular e privada, cujo líder é Massimo Giannini desde setembro de 2018. Desde então, a linha editorial do canal evoluiu consideravelmente, tendo se voltado para a divulgação de informações e análises de fatos da sociedade italiana.

Melhorar a pronúncia em italiano Aprenda italiano de qualquer lugar, basta sintonizar a rádio italiana

A M2O, por sua vez, é uma rádio italiana cuja programação é mais focada na música moderna e contemporânea, eletrônica ou house music, tornando-se a primeira rádio no domínio. Criada em 2002, esta rádio de Roma também lançou compilações em CD para transcrever melhor a linha musical da estação. A M2O é certamente uma das melhores rádios da Itália.

Rádio Dimensione Suono, a música pop italiana

Tanto na rádio digital como na rádio FM, a Radio Dimensione Suono é uma das rádios mais populares na Itália. Criada em 1976 e dirigido por Eduardo Montefusco, este último ainda administra a estação. Desde a sua criação a rádio figura como a freqüência mais popular de Roma, onde foi desenvolvida. Ele leva o nome de Dimensione Suono Network e começou a ser transmitida nacionalmente na década de 1980.

Rádio privada cujo lema é 100% grandi successi (“100% grandes sucessos”), a Radio Dimensione Suono é uma rádio privada que também apoia projetos humanitários como Save the Children e Exodus di Don Mazzi. A rádio é uma das queridinhas dos italianos, e continua seguindo no top 3 das estações de rádio favoritas dos cidadãos.

Sua programação musical gira principalmente em torno da música pop, da música popular em si, mas também dos hits italianos. As notícias da rede rodoviária são transmitidas no ar a cada 20 minutos, juntamente com o horóscopo e o clima. Notícias esportivas também estão presentes na programação, o que torna esta freqüência de rádio muito acessível e resolutamente completa.

Fundada em 10 de março de 1975 na cidade de Milão por Angelo e Rino Borra e Piero e Nino Cozzi, R101 é a décima primeira estação de rádio favorita dos italianos, o que a coloca em boa posição a termo de influência, informação e música. Esta rádio italiana transmite principalmente música, embora algumas notícias e eventos atuais também estejam no centro da linha editorial.

Usar rádio na aula de italiano Música e informação direto da Itália para o mundo

Com música retrô e música contemporânea, o R101 satisfaz um grande número de ouvintes, sempre com programas de qualidade, o que maximiza a lealdade do público. Entre eles, pode-se mencionar a Carica di 101, a Ricarica di 101, Molto personale e Musicology, assim como a Domenica degli Sportivi.

Tá aprendendo italiano e quer treinar? Ouça a rádio direto da Itália!

RAI Rádio 1, a primeira estação de rádio da Itália

RAI Radio 1 é a sucessora da primeira estação de rádio da Itália, que começou sua programação em 6 de outubro de 1924 em Roma. Ainda estabelecida na capital italiana, a RAI Radio 1 rapidamente se tornou a primeira rádio pública geral italiana pertencente ao grupo RAI (Rádio e Televisão Italianas), seu lema é “In diretta con l’informazione“, ou, em português: “Em direta com a informação”.

Transmitida por todo o país, via web rádio ou satélite, está disponível também no exterior e oferece uma programação muito rica e variada. De fato, a Radio RAI 1 oferece informações, debates, cultura, informação esportiva, mas também um programa musical denso e popular, que é um sucesso hoje entre os cidadãos italianos.

Notemos, ainda, a presença da Radio RAI 2 e Radio RAI3, todos pertencentes ao mesmo grupo, e igualmente populares. A Radio RAI 2, criada em 1938, é uma estação de rádio generalista e musical, cujo lema é Tutta un’altra musica (“toda outra música”), enquanto a Radio RAI 3 é uma frequência mais clássica, desenvolvida em 1950, cujo lema é  Più di quanto immagini (mais do que se imagina).

A Itália é um país rico em cultura, referências populares e musicais. O rádio parece ser o tipo de mídia que agrupa todos esses valores da maneira mais bela possível. Através dele dá para ver uma imagem tão completa quanto possível desse belo país . Ouvir rádio na Itália significa sentir o coração de um povo caloroso, cuja identidade nunca deixará de nos surpreender!

Se você é aluno de italiano ou simplesmente um apaixonado por essa bela língua de origem latina, escutar a rádio em italiano será como uma viagem por esse país lindo e cheio de história. A rádio aproxima as pessoas e você certamente não quer ficar de fora né?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar