Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Organização da educação privada a domicílio no Brasil

Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Como é o funcionamento do mercado brasileiro dos cursos privados?

Ao que se observa, o mercado das aulas particulares no Brasil vai de vento em popa. Tal fato pode, de um lado, ser justificado pela situação da educação pública no Brasil, de outro lado pela demanda, cada vez mais exigente, do mercado profissional.

Por essa ou aquela razão, o que se vê é uma busca cada vez mais urgente pelo serviço de aulas a domicílio.

Muitos organismos físico e online propõem o serviço de aulas particulares. Cada um ocupando o seu espaço e investindo cada vez mais na educação. Alguns empresas recém chegadas já estão se espalhando por todo o Brasil, franqueando e expandido o seu serviço. Com isso se verifica que o mercado das aulas particulares está em pleno crescimento!

Empresas físicas, sites para ajudar pais e estudantes a encontrar um professor privado, canais de professores independentes no youtube: a oferta é imensa!

Agentes do reforço escolar no Brasil

Curioso para saber quais os principais atores do reforço escolar e dos cursos privados no Brasil? Vamos focar nesse setor super dinâmico que é o mercado das aulas particulares!

Esteja você interessado nas aulas de tutoria para o seu filho ou mesmo em dar aulas particulares, você já deve ter percebido que há um grande número de organizações dedicados ao acompanhamento pedagógico que vai desde a escola primária até a faculdade.  Nos últimos anos, o crescimento da oferta de entidades, sejam elas empresas físicas ou sites, que oferecem aulas particulares tem crescido de forma bem marcante.

Empresas privadas dominam o mercado da aula de reforço Os grandes nomes do mercado das aulas particulares são organismos privados

Se você ainda tem dúvida de onde encontrar o seu professor particular, saiba que eles estão por todas as partes. Embora, é claro, seja necessário que você estabeleça objetivos claros antes de sair a caça do seu professor ideal.

Entre ois nomes mais conhecido do mercado brasileiro quando o assunto é aula particular e aula de reforço escolar, podemos citar:

  • Superprof
  • Tutores
  • Smartz School
  • Kumon
  • Ensina Mais

Como funcionam os cursos privados?

Os organismos privados de reforço escolar no Brasil são divididos em dois tipos de estruturas: os mandatários e os prestatários. Bem basicamente, os primeiros são aqueles que se ocupam de fazer a relação entre os professores e os alunos interessados, como é caso do Superprof. E os prestatários são aqueles que oferecem as aulas diretamente no seu espaço.

No caso dos organismos mandatários, geralmente os professores se inscrevem na agência ou site, e este o coloca em relação com os possíveis alunos. Porém, será o aluno (ou a família desde) que fará o papel de empregador.

Já os organismos prestatários possuem o seu quadro de professores e clientes (alunos) e dispensam os cursos dentro da sua estrutura física. Nesse caso, o estudante e a família são clientes do curso.

A parte menos atraente dos cursos privados é que geralmente possuem uma tarifação fixa, na maioria das vezes cara, o que é um ponto de bloqueio para certos perfis de estudantes e famílias. Além disso, o curso privado que dispensa, em sua maioria, de aulas em grupo, acaba fazendo o mesmo papel da escola e esquecendo o ponto chave das aulas particulares: a dedicação exclusiva ao aluno.

Certos cursos privados contratam professores pelo sistema de hora/aula para atender a demanda de algumas famílias que preferem que os seus filhos recebam aula a domicílio. No entanto, muitos desses cursos acabam superfaturando o serviço e não investe em um bom professor. Ou seja, recruta um professor sem se preocupar muito com a sua formação e experiência, paga-lhe pouco e fatura muito do estudante. Feio!

Iniciativas e associações que oferecem aula particular gratuita ou de baixo custo

Existe também em algumas cidades do nosso país, organismos e associações que se dedicam as causas sociais, algumas delas oferecem aulas particulares e aulas de reforço gratuitamente. Normalmente essa ajuda engloba as disciplinas de português e matemática somente, mas já é de grande ajuda para uma parte da população que não consegue pagar um curso ou professor privado.

Aulas gratuitas de apoio escolar Alguém falou de reforço escolar de graça?

Essas associações podem está ligadas a organismos religiosos como é o caso dos cursos oferecidos pela Igreja Metodista de Vila Isabel no Rio de Janeiro.

Confira aqui algumas iniciativas gratuitas no campo do reforço escolar:

Educadores sem fronteira

Trata-se de uma ONG fundada em 2007 pelo educador Paulo Rocha. Está localizada em São Paulo capital, no bairro Jardim Ângela, seu objetivo é ajudar crianças e adolescentes que estejam em situação de risco social.

Cursinho Emancipa

A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular que desde 2007 constrói um importante trabalho voltado à educação de jovens de escolas públicas. O principal foco de atuação da Rede Emancipa tem sido a organização de cursinhos populares pré-universitários para atender à demanda represada dos estudantes de escolas públicas pelo acesso ao ensino superior em geral, e às universidades públicas em particular.

Fibra

Fundada em 1995 pelo ex-professor Antônio Bogado, a associação oferece aulas de reforço escolar para crianças da Comunidade da Rocinha tambpem no Rio de Janeiro, matriculadas entre o sexto e o nono ano do ensino fundamental.

Projeto Incluir

Localizado em Belo Horizonte e idealizado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o projeto tem como objetivo a inclusão social e capacitação de pessoas de baixa renda.

Para isso, o projeto, sem fins lucrativos, conta com a ajuda de professores voluntários. As aulas de reforço escolar são na área de matemática, português, física e química.

Instituto Superar

O Instituto Superar, fundado em 2007 na capital federal, Brasília, é uma associação sem fins lucrativos que visa a inclusão social de crianças e adolescentes carentes através de atividades educativas. A associação conta com professores voluntários que ministram assuntos variados algumas vezes por semana.

ONG Associação Criança na Arte Sarajane (ACASA)

Localizada na capital Salvador, a associação se mantém há mais de 20 anos,graças a doações.

Tem como principal alvo de suas ações as crianças e jovens da Comunidade do Centro Histórico de Salvador. Além do reforço escolar, as crianças podem frequentar aulas de percussão (11 a 20 anos),  e balé (para meninas entre 3 e 16 anos).

As aulas particulares online!

Ao lado dos organismos tradicionais que oferecem aula particular, se encontram os novos atores que aproveitaram da alta tecnologia para propor um novo serviço.

A internet usada a favor da educação Obrigada internet por nos permitir de inovar!

Estamos falando dos sites que oferecem aulas de reforço escolar, entre outras. Aliás, muito mais do que propor o serviço de aulas particulares, alguns site, como o nosso, encurta a distância entre professores privados e alunos em busca de obter acompanhamento escolar e outros tipos de aulas particulares.

O grande barato do nosso site é que você não precisa passar por organizações privadas ( algumas com um funcionamento um tanto quanto duvidoso) para permitir que seus filhos adquiram novos conhecimentos ou encontrem o caminho do sucesso acadêmico. O conceito desses sites de relação é fornecer uma lista de professores perto de você.

Antes de serem anunciados em nosso site, os professores terão preenchido um cartão detalhado com suas habilidades, treinamento, graus obtidos, sua metodologia de ensino e seu preço. Em seguida, o aluno (ou a família deste) pode contatá-lo para fazer um primeiro encontro. No Superprof, a maioria dos nossos tutores oferecem a primeira hora de aula gratuitamente. Então você pode começar com a paz de espírito. Se o pedagogo não o agradar, nada o impede de testar um outro.

Embora referido como uma plataforma de ensino à distância, a realidade é diferente, nossos professores estão mais perto do que o que você imagina.

Alguns tutores disponibilizam aulas online através do site youtube. Existem bons materiais que vale a pena ser conferido e utilizado como material de estudo, porém existe muita “porcaria”. O ideal é ficar atento e não se deixar enganar.

Encontre o professor que você precisa e der aquele salto rumo ao sucesso!

Aula com professor privado…

Além das escolas privadas, sites e associações existe, ainda, as aulas com professores privados que oferecem os seus serviços diretamente sem passar por nenhuma agência ou organismo.

Recrute um professor particular com qualificações Confie a educação do seu filho a um profissional qualificado

Aqui pedimos a sua atenção antes de concordar com esse tipo de serviço. Se certifique de que a pessoa que está na sua frente é realmente um professor e que além das habilidades acadêmicas, eles possui os bons critérios morais para fazer o acompanhamento pedagógico do seu filho. Busque referências e não seja ingênuo de confiar a educação da sua criança a qualquer pessoa.

Não hesite em solicitar referências profissionais e pessoais da professor em questão e verifique se as suas experiências e conhecimentos condizem com a necessidade da sua criança ou adolescentes.

Aula de reforço escolar com professor particular é certamente uma excelente ideia. O professor particular pode fazer o acompanhamento personalizado que o seu filho necessita para desbloquear em determinados assuntos e deslanchar rumo ao sucesso acadêmico. para tanto é necessário que o professor particular em questão possua as ferramentas necessárias para lidar com as questões relacionados ao aprendizado.

O barato pode sair muito caro, então seja preventivo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar