Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como se preparar para ser um professor de apoio!

De Erico, publicado dia 30/09/2019 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Aulas particulares: como montar um plano de aulas

Se você tem grande conhecimento em uma determinada matéria e conta com uma didática bacana, saiba que esses requisitos estão entre os principais para dar o primeiro passo e, assim, começar  a ganhar dinheiro com monitorias em aulas de reforço.

E, para se organizar nesse tipo de atendimento, você pode se inspirar em métodos encontrados nas áreas de pedagogia, educação, psicologia da educação, psicologia cognitiva, entre outros planejamentos que, independentemente da disciplina que você pretende trabalhar, são fundamentais para a sua atividade de apoio.

Quer saber mais sobre como se preparar e fazer com que suas aulas de reforço sejam uma realidade no mercado? Confira, então, algumas dicas de como se planejar para oferecer um ensino de qualidade.

Como dar aula de reforço escolar

Como já foi dito, o reforço escolar é uma excelente opção para quem precisa de uma graninha extra no final do mês ou até mesmo para profissionais que preferem fazer disso uma principal fonte de renda. Podem ser ministradas de uma maneira dinâmica, a partir de atividades diversas, exercícios de fixação, jogos, quiz, entre outras maneiras que estejam dentro do conteúdo da disciplina a ser trabalhada.

É importante reforçar que ao fazer sua pesquisa quanto aos métodos de ensino a serem utilizados, saiba que os mesmos podem servir como inspiração no preparo de sua abordagem, afinal, você vai organizar seu atendimento a partir da demanda de seu aluno.

Lembre-se que cada estudante tem um conhecimento específico que almeja adquirir, o qual varia de acordo com a matéria na qual ele tem mais dificuldade.

Smartphones! Sempre que puder, não deixe de contar com a tecnologia em suas aulas de reforço!

Uma coisa que não pode ficar de fora de seu planejamento é a utilização de aplicativos de conteúdos online, onde muitos são gratuitos e podem ajudar o aprendiz a ter um melhor desempenho nas matérias, principalmente nas aulas de reforço de Matemática, Português, Ciências, História e Geografia.

Material para aula particular de matemática

Para a galera formada em exatas e que tem experiência e talento para ensinar, trabalhar com aula particular de matemática pode ser um negócio bem interessante, uma vez que se trata de uma das matérias mais procuradas para reforço escolar.

E uma das principais razões de tanta procura é que, como na sala de aula um professor tem muitos estudantes para apresentar o conteúdo, nem todos conseguem assimilar toda a matéria da maneira em que ela é trabalhada pelo docente.

Deste modo, no reforço escolar, a coisa é diferente, pois a atenção está totalmente voltada ao estudante que se vê em dificuldades com algumas questões, sendo que as atividades trabalhadas nas aulas de apoio podem ser adaptadas de tal modo que esse aluno vai notar, em pouco tempo, uma melhora considerável acerca de seu desempenho escolar.

Universo do aluno! Aplicar operações que tenham a ver com o cotidiano do aluno auxiliam sempre na assimilação da matéria!

Os materiais didáticos escolhidos precisam contar com várias atividades e exercícios que possam ser usados nas aulas. O professor, no entanto, deve selecionar os melhores conteúdos de acordo com a necessidade de cada aluno, onde os exercícios possam ser xerocados e entregues para a resolução das operações.

Antes de pedir que aluno resolva alguma questão, o professor deve explicar detalhadamente o conteúdo, fazendo revisões – se for necessário – com ênfase nas fórmulas matemáticas e exemplos de situações que tenham a ver com a sua dificuldade.

A importância de aplicar cada problema de matemática relacionado ao cotidiano do estudante é que vai fazer com que ele assimile melhor a matéria. Mas, lembre-se sempre de fazer junto com ele os primeiros exercícios e, depois, dê um tempo para que as demais atividades sejam todas realizadas por esse aluno.

Aulas particulares de português

Em um reforço escolar de português as aulas oferecidas podem ser online, em grupo e individual, sendo que esse último é o mais procurado, em razão de ser uma forma mais efetiva para assimilação da matéria como um todo. Ou seja, o estudante pode falar de suas dificuldades com relação à matéria e, com a ajuda do professor, terá maiores chances de compreender cada tópico do conteúdo.

O objetivo de uma aula de reforço é a atenção voltada às questões que ficaram sem respostas em sala de aula, o que a caracteriza como uma atividade complementar à escola, já que uma coisa não substitui a outra.

Auxiliar a todos! Programe sempre sua aula com o intuito de auxiliar alunos de várias faixas etárias!

Ao iniciar o planejamento de uma série de aulas de reforço, o aspirante a professor particular de português precisa estar apto a auxiliar pessoas de várias faixas etárias quanto a problemas de defasagem. Todavia, para que o resultado seja plenamente satisfatório, o processo se dará de médio a longo prazo, servindo mais como uma prevenção da dificuldade, do que uma remediação.

As atividades de uma aula de reforço de português variam muito de acordo com cada ano escolar em que o aluno está matriculado. Mas, de um modo geral, é possível usar histórias em quadrinhos, memes, postagens em redes sociais, artigos, crônicas, livros didáticos, jogos e diversos gêneros da literatura brasileira e mundial.

Materiais de apoio para todo tipo de aula de reforço

Sempre que for preparar seu material de apoio para a aula de reforço, lembre-se que o conteúdo precisa estar bem distribuído nas abordagens para que haja, por parte do aluno, um bom acompanhamento das explicações acerca das principais dúvidas.

Também não deixe de considerar nesse planejamento de reforço escolar um fator primordial: o tempo! Para cada tópico, quanto se levará em explicações, exercícios e comentários acerca da resolução de cada uma das atividades?

Se você tiver fácil essa resposta, terá meio caminho andado nessa etapa de preparação de acompanhamento escolar, pois isso infere uma metodologia objetiva, relacionada às principais demandas desse aluno, as quais serão capazes de prender sua atenção e que, consequentemente, farão com que o mesmo venha se interessar, bem como gostar cada vez mais das aulas de reforço escolar.

Dependendo da série em que o professor vai atender, levando em conta também a idade, é viável considerar outras possibilidades no atendimento dessa monitoria escolar, em que podemos destacar o uso de músicas, poesias, filmes e periódicos.

Alfabetização

Para quem pretende trabalhar com reforço escolar em alfabetização precisa ter muita paciência, pois trata-se de um processo relativamente lento, muito embora isso não seja uma regra, já que existem alunos que assimilam alguns conteúdos de forma mais rápida.

Tendo em vista que na alfabetização são ensinados fonemas e junções das silabas para a formação de palavras, é interessante aplicar atividades que tenham a ver com o cotidiano do aluno, como trabalhar seu nome, dos pais e familiares, além de animais e cores.

Diferencial! Paciência é fundamental para o professor de apoio que trabalha com alfabetização!

Ensino Fundamental

No ensino fundamental, as matérias específicas começam a ser introduzidas nas rotinas dos estudantes, ou seja, são novas disciplinas em que cada aluno vai precisar assimilar pelo menos o básico. Todavia, antes de mais nada, é interessante ter em mente o seguinte:

  • O espaço em que o reforço escolar será trabalhado precisa ser um ambiente totalmente alfabetizador;
  • Deve haver um planejamento das atividades e ações a partir do perfil que você traçou do aluno;
  • Evite repetir as mesmas atividades da disciplina que foram realizadas em sala de aula;
  • Se possível trabalhe com recursos multimídia no desenvolvimento das atividades;
  • Ao final do atendimento, procure fazer um relatório sobre o desempenho do aluno no reforço.

O plano de aula deve ser trabalhado de forma que esse aluno consiga compreender cada tópico e, assim, ter capacidade de acompanhar as atividades da escola, bem como ter um bom desempenho nas avaliações;

Ensino Médio

As aulas de reforço no ensino médio devem acompanhar o que o aluno está aprendendo na escola. Assim como em outras séries é importante valorizar a relação de ensino-aprendizagem, desenvolvendo o aluno em todas as áreas, garantindo não apenas uma aprovação escolar, mas também a assimilação dos conteúdos referentes ao vestibular.

Ensino Superior

No ensino superior, o aluno também pode ter dificuldade em alguma matéria especifica e procurar um reforço escolar para ajudá-lo a concluir o curso. Muitas vezes esse estudante não consegue dedicar exclusivamente à faculdade, sendo que muitos têm que conciliar os estudos com o trabalho. Isso pode atrapalhar no rendimento acadêmico e é aí que o professor particular pode ajudar, ministrando aulas nos finais de semana ou nos tempos livres desse universitário.

Valores

Independente dos níveis, a média de preços da hora aula de um professor de apoio variam de uma cidade para outra – principalmente nas capitais. Em São Paulo a hora/aula está custando em média 58 reais. Já no Rio de Janeiro, a aula/hora está em torno de 52 reais. E, em Belo Horizonte, o valor está um pouco mais em conta, em torno de 46 reais a hora/aula.

Como é possível notar, os valores diferenciam um pouco nas grandes cidades brasileiras. Por isso, confira outros exemplos acerca de valores de reforço escolar em algumas capitais:

  • Porto Alegre – 51 reais a aula/hora;
  • Brasília – 49 reais a aula/hora;
  • Curitiba – 45 reais a aula/hora;
  • Recife – 38 reais a aula/hora.

É importante esclarecer que os preços apresentados servem apenas como uma base para que você possa calcular o preço da sua aula de reforço, sem fugir muito do que está sendo cobrado no mercado.

Agora que você viu como dar os primeiros passos para organizar um atendimento em reforço escolar, comece a pesquisar e a programar seus atendimentos na disciplina de formação. Lembre-se sempre que, ao planejar cada etapa, maior chance terá de conseguir uma clientela fiel nesse negócio e, assim, poder contar com um lucro bacana no final do mês!

Sucesso em suas aulas!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar