Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra os recursos para fazer seus alunos particulares se divertirem enquanto aprendem!

De Fernanda, publicado dia 30/10/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Como tornar sua aula de reforço divertida?

“A educação consiste em dar ideias, e a boa educação consiste em colocá-las em prática”. Montesquieu (1689-1755)

No último PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos, realizado em 2015, apenas 2,2% dos estudantes brasileiros em geral conseguiram atingir os níveis 5 e 6 do teste, com elementos e argumentações mais complexos. E 44,1% ficaram abaixo do nível 2.

O Brasil está entre os últimos na classificação internacional nas três áreas avaliadas (Ciências, Matemática e Leitura).

Alguns alunos com dificuldade de aprendizagem não conseguem melhorar seu desempenho escolar, mesmo tendo aulas de reforço escolar em casa. Diante disso, o jogo aparece como um poderoso recurso de aprendizado a serviço do sucesso escolar.

O Superprof trouxe nesse artigo tudo o que você gostaria de saber sobre como dar aulas de uma maneira divertida e lúdica.

Como fazer reforço escolar e se divertir?

Como fazer reforço escolar e se divertir? Quais são os métodos lúdicos para motivar seus alunos de aulas particulares?

É claro que as diferentes técnicas de entretenimento para as aulas particulares devem agradar plenamente os alunos.

Caso contrário, ninguém consegue se apropriar do conhecimento.

Cabe, portanto, ao professor particular implementar recursos criativos, divertidos, originais e eficazes, mas acima de tudo, que despertem o gosto pelo estudo nos seus alunos.

Como conseguir isso? Não é nada complicado: basta sondar e identificar o perfil, as preferências e o gosto do aluno.

Alguns alunos gostam de música, outros de esportes, outros de desenho, artes visuais, literatura, televisão, notícias do mundo, videogames, filmes, séries…

Potencialmente, toda atividade cultural ou esportiva pode ser incorporada em um programa de aprendizagem.

Como despertar o interesse em alunos que estão à margem do sistema escolar (criativos, artistas, alto potencial intelectual, aqueles que estão “atrasados”, que têm dificuldades de aprendizagem)?

O acompanhamento individualizado permite que o professor se adapte à intersubjetividade dos gostos de seus alunos e o associe ao assunto ensinado em sua disciplina escolhida.

Na verdade, a educação por meio do brincar traz vários benefícios ao aluno:

  • O prazer de aprender
  • O sentimento de realização
  • A sensação de liberdade
  • Relaxamento,
  • Explorar outros universos,
  • Alegria,
  • Autoconfiança

Existem muitos métodos de ensino baseados na criatividade e no lazer para consolidar as conquistas dos alunos, inspiradas por métodos educativos alternativos ao sistema escolar, como a pedagogia Montessori, por exemplo.

Experimente os jogos para animar suas aulas de reforço!

Experimente os jogos para animar suas aulas de reforço! Estudando em casa: como tornar uma aula lúdica e atrativa?

Segundo a Revista Educaçãoos primeiros estudos ocidentais sobre o uso dos jogos para o aprimoramento da aprendizagem remontam à Grécia e a Roma antigas. Platão reconheceu a importância do aprendizado por meio da ludicidade em oposição ao uso da violência e da repressão para o ensino. Posteriormente, Aristóteles ressaltou a relevância do lúdico como preparação para a vida adulta, o que destacou a capacidade educativa dos jogos e brincadeiras.

Nos dias de hoje, a grande questão que envolve o jogo na educação é como dosar a ludicidade e o aprendizado de modo que esses âmbitos se complementem. A atividade não deve ser desinteressante a ponto de perder o caráter lúdico, e não pode ser descontextualizada de tal forma que não gere reflexão sobre o conteúdo que está sendo ensinado. Encontrar o ponto de equilíbrio é o desafio do educador ao trabalhar com esse recurso nas salas de aula.

Seja na educação infantil ou no ensino fundamental, essas atividades proporcionam à criança uma ajuda personalizada, adaptada ao seu próprio ritmo.

Inspirado no método Montessori, inserir os jogos na educação é um ato pedagógico: claro, nossos professores do Superprof utilizam recursos educacionais diferentes com um aluno de quinto ano do fundamental e com um aluno de ensino médio.

Aqui está alguns exemplos do que nossos professores particulares podem oferecer às crianças:

  • O tapete de atividades com padrões geométricos para estimular a memória visual,
  • Bolas (aprender formas, texturas, aderência, números, etc.),
  • O arco-íris: uma ferramenta emblemática da pedagogia escolar Montessori e da Steiner-Waldorf para aprender cores, empilhar, classificar, dissociar as dimensões, etc.
  • Bonecas russas: para desenvolver habilidades motoras finas e autonomia,
  • As caixas de som, para estimular os cinco sentidos da criança,
  • Um instrumento musical: tocar guitarra ou piano (para o meu filho, para um aluno de reforço escolar) promove a concentração, aprendizagem de línguas e criatividade,
  • Espelhos: um instrumento fundamental de socialização para o auto-reconhecimento e dimensão espacial.

Existem muitas metodologias de ensino para dar aulas de reforço desde a primeira infância. Obviamente, custa um pouco para o pais que nem sempre têm a renda alta o suficiente para pagar aulas particulares. Mas o sucesso educacional é primordial: quem não deseja uma boa escolaridade para seus filhos?

Educar por meio de brincadeiras permite desenvolvimento pleno: aulas de música, aulas de matemática, aulas de português, aulas de inglês ou aulas de arte… Existem muitas possibilidades para trabalhar o currículo escolar.

Reforço escolar: estude online!

Reforço escolar: estude online! Descubra como estudar disciplinas escolares na Internet.

A vantagem dos recursos educacionais na Internet é, por um lado, que seu acesso é simples e rápido, além de personalizado.

Por outro lado, eles permitem o estudo em seu próprio ritmo, com sessões pontuais de revisão, além de quebrar o vínculo de autoridade pré-existente entre o professor e o aluno: as crianças com problemas na escolarização podem se adaptar a esta fórmula.

E esses recursos de aprendizagem escolar são variados: quiz, questionários de múltipla escolha, exercícios interativos, vídeos, tutoriais, conteúdos e fichas de estudo, jogos educativos, recursos lúdicos e muito mais!

Outra vantagem e não menos importante: o aprendizado na web permite sair da estrutura de monitoramento regular de horários fixos de aulas na escola e nas aulas particulares.

No entanto, de acordo com Sandra Enlart, professora de pesquisa em ciências da educação na Universidade de Nanterre, mesmo os melhores exercícios interativos não garantem que o aluno entenda, se aproprie das noções e saiba como usá-las sabiamente.

Além disso, o aluno deve evitar de estudar somente sozinho, isolado na frente de sua tela. Nesse caso, quem monitoraria o processo de compreensão e aprendizagem com a tentação da distração (Facebook, Instagram, videogames, etc.)?

A partir de agora, alguns suportes digitais oferecem acompanhamento educacional para evitar o isolamento da criança. O estudante recebe uma resposta a uma pergunta dentro de 24 horas.

Ainda melhor, uma das grandes apostas agora da tutoria on-line é dar aulas de reforço escolar de forma individualizada e pela webcam: uma educação a distância que restaura o laço social na crescente digitalização da educação.

Se as aulas on-line são uma boa solução para alguns, outros criticam essa metodologia argumentando com o fato de que, apesar do acesso simplificado, as desigualdades econômicas e sociais persistem porque os preços ainda são cobrados a uma taxa horária, às vezes altos demais.

Quando a renda mensal líquida é inteiramente gasta em despesas de consumo pré-comprometidas (aluguéis, contas, prestações bancárias, alimentação), como as famílias modestas podem oferecer aulas pagas aos filhos para ajudá-los a estudar e assim contribuir para o desenvolvimento escolar?

Apesar de tudo isso, o reforço escolar on-line ainda é de três a quatro vezes mais barato do que uma aula particular em casa: em alguns casos, pode representar uma boa economia.

O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se em uma peça importantíssima a sua formação seu papel transcende o mero controle de habilidades. É muito mais abrangente. Sua importância é notável, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo. (SANTOS, 1995, p.4).

Os melhores aplicativos de reforço escolar!

Os melhores aplicativos de reforço escolar! Como estudar as matérias de reforço escolar pelo seu smartphone?

Com o surgimento de novas tecnologias, estamos sempre acompanhados de um dispositivo eletrônico com acesso à Internet, em todos os lugares. Estamos praticamente o tempo todo conectados em tablets e celulares.

E o que mais esses dispositivos podem nos trazer? Aplicativos educativos! Bem, neste artigo deixamos uma lista com a classificação dos melhores aplicativos que você pode baixar para estudar e obter reforço escolar de qualidade. Por ora, aqui, vamos dar duas indicações:

Geekie Games Enem

O aplicativo ideal para organizar e ajudar nos estudos de preparação ao Enem e vestibular. Oferece acesso a aulas, videoaulas, simulados, resumos e questões no modelo do Enem.

Veja algumas características do aplicativo:

  • Acervo de aulas online grátis: Química, Matemática, Física, Biologia, História, Geografia, Português, Sociologia, Filosofia e Redação.
  • Oferece um cronograma de estudos personalizado com os exercícios e videoaulas que você deve fazer para passar no Sisu e ter uma boa nota no Enem 2018
  • Simulados do novo Enem
  • Reconhecido pelo Ministério da Educação.

É compatível apenas com a plataforma Android.

Wattpad

O aplicativo é um recurso de leitura, desenvolvido com interface leve e uma boa usabilidade, para auxiliar ao máximo os seus momento de estudo.

Oferece uma biblioteca internacional em constante expansão, com livros e histórias adicionados com regularidade.

  • Permite que você escreva e publique suas histórias para que outros usuários possam ler
  • Leitura de livros off-line e personalização das configurações de leitura para uma experiência individual
  • Acesso aos clássicos Alice no país das Maravilhas, Orgulho e Preconceito, Luís Vaz de Camões, e outros autores e títulos (utilizados para conhecimentos gerais ou estudos específicos)
  • Acesso a novidades e curiosidade sobre as celebridades do momento
  • Acesso a anime, mangá e séries de graça

O aplicativo é disponível para a plataforma Android e iOS.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar