Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como estudar as matérias de reforço escolar pelo seu smartphone?

De Fernanda, publicado dia 04/11/2019 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Os melhores aplicativos de reforço escolar!

Desde que o mercado de reforço escolar em casa integrou o fenômeno da Web 2.0 sabemos que já é ultrapassado fazer a seguinte pergunta: podemos confiar na Internet? Devemos recorrer a ela para dar buscar reforço escolar?

Claro que sim!

Bem, não importa o assunto que desejamos estudar, podemos sempre encontrar exercícios on-line e portais gratuitos inteiramente dedicados às disciplinas escolares. Encontramos cursos de matemática, física e química, história, geografia, inglês, espanhol, francês… etc.

Tudo isso com muita qualidade. A grande questão que se coloca é como selecionar as melhores referências.

Além disso, com o surgimento de novas tecnologias, estamos sempre acompanhados de um dispositivo eletrônico com acesso à Internet, em todos os lugares. Estamos praticamente o tempo todo conectados em tablets e celulares.

E o que mais esses dispositivos podem nos trazer? Aplicativos educativos! Bem, neste artigo deixamos uma lista com a classificação dos melhores aplicativos que você pode baixar para estudar e obter reforço escolar de qualidade.

Você quer tornar suas aulas de reforço mais divertidas?

Jogo de Matemática vs Undead

Onde aprender e se divertir com reforço escolar? Chega de fugir de matemática! Os aplicativos educativos chegaram para trazer diversão e conhecimento.

Já pensou em aprender matemática com jogos de zumbis divertidos? Este aplicativo é voltado para crianças acima de 7 anos e está disponível para Android.

Conheça as principais características do jogo:

  • Gráficos e interface agradáveis
  • Um gênio da matemática que se defende de vários zumbis, sabendo que sua única arma é o seu conhecimento de matemática
  • Jogo de ataque da matemática – A cada resposta correta você vai atirar sobre zumbis malignos com canetas de pontas afiadas, triângulos, réguas e divisores
  • Operações matemáticas básicas – adição, subtração, multiplicação e divisão
  • Exercícios de matemática – desafie o seu cérebro em 30 níveis – cada nível tem um jogo diferente, seja um jogo de multiplicação, jogo de divisão, jogo de subtração ou o jogo ainda mais simples; acelere sua capacidade de realizar cálculos rapidamente.
  • Jogos mentais que envolvem números melhoram o treino mental, mas também os reflexos, as funções cognitivas e a memória visual.

Transforme-se num verdadeiro gênio da matemática: aprender nunca foi tão fácil!

Precisando de reforço escolar? Confira no Superprof!

Rei da Matemática

O Rei da Matemática Júnior é um jogo de matemática num ambiente medieval cujo objetivo principal é alcançar status social por meio da resposta a perguntas de matemática e da resolução de enigmas.

Adequado para crianças a partir dos 6 anos, introduz a matemática de uma forma acessível e estimulante. A sua vantagem didática está em despertar a curiosidade e em colocar a matemática num contexto divertido. Os jogadores são encorajados a pensar por si próprios e a ver conceitos matemáticos por diferentes ângulos por meio da resolução de problemas em várias áreas.

Disponível para Android e iOS, existe em versões gratuitas e pagas.

Descubra os melhores sites para fazer reforço escolar! 

Duolingo

Como fazer reforço escolar online? O duolingo é um aplicativo considerado “viciante”por muitos usuários! Avaliado com uma nota de 4,8 sobre 5, é muito popular entre os jovens que desejam aprender outros idiomas.

Um dos mais utilizados atualmente para aprender e aprimorar um novo idioma, como inglês, espanhol, alemão, italiano e tantos outros.

O usuário inicia o jogo com um teste de nivelamento, e depois passa a participar de desafios diários. Veja algumas características do aplicativo:

  • É grátis.
  • Cada lição inclui diversas questões de conversação, compreensão, tradução e desafios de múltipla escolha.
  • Segundo o site do fabricante, 34 horas de Duolingo = 1 semestre universitário de aulas de idiomas. Ensino de nível universitário sem mensalidade.
  • É divertido. Você perde pontos se responder errado, avança ao completar unidades, e seus pontos de fluência aumentam a cada conquista.
  • É científico. Segundo o site do aplicativo, com o tempo, o processo de aprendizagem melhora através da inteligência artificial.

O aplicativo está disponível para sistemas os Android, iOS, Windows Phone e Desktop.

Encontre seu professor de apoio ideal no Superprof!

ABC do Bita

Indicado para a fase de alfabetização, e para crianças entre 2 e 5 anos, o ABC do Bita é um abecedário interativo em português que funciona como um brinquedo para crianças em início de alfabetização. Seus jogos educativos estimulam o raciocínio lógico, a coordenação motora e o desenvolvimento dos pequenos.

As crianças vão se divertir, interagir e aprender brincando com o um aplicativo que fortalece o laço afetivo entre pais e filhos.
A cada letra, uma nova brincadeira. Faça o macaco balançar, o helicóptero voar e os milhos virarem pipoca. Divirta-se com a mais nova aventura do Bita e sua trupe.

Algumas características do jogo:

  • Auxilia na alfabetização;
  • Estimula a criatividade, raciocínio lógico e a coordenação motora da criança;
  • Possui narração profissional em português;
  • Navegação fácil e intuitiva;
  • Interação em cada letra;
  • Jogos educativos para um aprendizado divertido;
  • Animações interativas;
  • Design inovador;
  • Trilha sonora original e cativante.

O programa está disponível para os sistemas Android e iOS.

Khan Academy

Khan Academy é um aplicativo que você pode aprender praticamente sobre tudo e de graça.

Algumas características do aplicativo:

  • Você pode aprender qualquer coisa gratuitamente: são mais de 10 mil vídeos e explicações teóricas de matemática, ciências, economia, história e muito mais.
  • Aprimore suas habilidades: são mais de 40 mil exercícios interativos alinhados aos padrões Common Core, disponíveis com feedback imediato e dicas passo a passo. Acompanhe o que estiver aprendendo na escola ou pratique no seu próprio ritmo.
  • Encontre rapidamente o que precisa: o novo formato de navegação e busca permite que você encontre muito mais rapidamente o que quiser.
  • Continue aprendendo mesmo se estiver off-line: marque o conteúdo favorito em “”Sua Lista”” para ter fácil acesso a ele, e baixe-o para continuar estudando quando não estiver conectado à internet.
  • Continue de onde parou: tudo o que você aprende é sincronizado entre seu Android e a khanacademy.org, dessa forma seu progresso está sempre atualizado.

Aprenda com os vídeos, exercícios interativos e artigos detalhados sobre matemática (aritmética, pré-álgebra, álgebra, geometria, trigonometria, estatística, cálculo, álgebra linear), ciências (biologia, química, física), economia e até mesmo humanidades, com listas de reprodução sobre história da arte, educação cívica, finanças, e muito mais.

Passe uma tarde aprimorando seus conhecimentos em estatísticas. Descubra como o ciclo de Krebs funciona. Conheça os fundamentos da notação musical. Prepare-se para provas, exames nacionais e vestibulares. Ou, se estiver se sentindo especialmente aventureiro, aprenda como a agricultura de queimadas mudou a paisagem da Austrália.

O Khan Academy está disponível para os sistemas iOS e Android.

Estude sem sair de casa: aulas de reforço escolar online!

PalmaKids

Como estudar e se divertir? Criado pelo Programa de Alfabetização na Língua Materna, o app busca, por meio de jogos lúdicos e educativos, desenvolver a capacidade visual e auditiva da criança, tanto em inglês, quanto em português.

O PalmaKids é um jogo educativo e divertido destinado a crianças a partir de 4 anos e que estejam em processo de alfabetização na língua portuguesa e inglesa.

Contribui para o fortalecimento, de forma lúdica e interativa, de uma das competências e habilidades necessárias à alfabetização: o conhecimento das letras do alfabeto.

Também, possibilita o desenvolvimento da memória auditiva e visual, atenção, concentração e coordenação motora. Tudo, por meio de um jogo em que a criança precisa conquistar a galáxia do ALFABETO e deixar os planetas felizes ao salvar cada uma das letras.

O PalmaKids orienta as crianças nas conquistas que deve fazer, explicando como interagir e participar das atividades.

O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.

Procurando por aulas de reforço sao paulo?

Geekie Games Enem

O aplicativo ideal para organizar e ajudar nos estudos de preparação ao Enem e vestibular. Oferece acesso a aulas, videoaulas, simulados, resumos e questões no modelo do Enem.

Veja algumas características do aplicativo:

  • Acervo de aulas online grátis: Química, Matemática, Física, Biologia, História, Geografia, Português, Sociologia, Filosofia e Redação.
  • Oferece um cronograma de estudos personalizado com os exercícios e videoaulas que você deve fazer para passar no Sisu e ter uma boa nota no Enem 2018
  • Simulados do novo Enem
  • Reconhecido pelo Ministério da Educação.

É compatível apenas com a plataforma Android.

Confira aqui aulas de reforço escolar 3o ano!

Wattpad

O aplicativo é um recurso de leitura, desenvolvido com interface leve e uma boa usabilidade, para auxiliar ao máximo os seus momento de estudo.

Oferece uma biblioteca internacional em constante expansão, com livros e histórias adicionados com regularidade.

  • Permite que você escreva e publique suas histórias para que outros usuários possam ler
  • Leitura de livros off-line e personalização das configurações de leitura para uma experiência individual
  • Acesso aos clássicos Alice no país das Maravilhas, Orgulho e Preconceito, Luís Vaz de Camões, e outros autores e títulos (utilizados para conhecimentos gerais ou estudos específicos)
  • Acesso a novidades e curiosidade sobre as celebridades do momento
  • Acesso a anime, mangá e séries de graça

O aplicativo é disponível para a plataforma Android e iOS.

Quais são os aplicativos de reforço escolar? Leitura na tela: o smartphone pode ser uma porta aberta para o mundo literário.

Física Interativa

O Aplicativo Física Interativa é uma opção voltada para aqueles que têm necessidade de reforco escolar em questões relacionadas à física.

O aplicativo traz recursos, exercícios e conteúdos bem detalhados, facilitando a compreensão e otimizando significativamente o desempenho. Confira algumas características do programa:

  • Aplicativo com linguagem clara e simples
  • Cinemática atualizada
  • Novos links para aulas
  • Novos exercícios
  • Atualizações constantes
  • Excelentes avaliações na loja Google Play
  • Temas como mecânica, termologia, óptica e ondas, eletricidade e velocidade explanados de forma prática e eficiente.
  • Interface básica e direta ao ponto

O aplicativo é compatível apenas com a plataforma Android.

Os sites de reforço escolar on-line são eficazes?

Falamos até agora de aplicativos. Mas existem muitos sites também que oferecem aulas e cursos de reforço online. A vantagem dos recursos educacionais na Internet é, por um lado, que seu acesso é simples e rápido, além de personalizado.

Por outro lado, eles permitem o estudo em seu próprio ritmo, com sessões pontuais de revisão, além de quebrar o vínculo de autoridade pré-existente entre o professor e o aluno: as crianças com problemas na escolarização podem se adaptar a esta fórmula.

Onde aprender online reforço escolar? Faça aulas na internet: uma maneira rápida e fácil de aprender. Ao estudar de casa, você pode criar o seu próprio cronograma de estudos.

E esses recursos de aprendizagem escolar são variados: quiz, questionários de múltipla escolha, exercícios interativos, vídeos, tutoriais, conteúdos e fichas de estudo, jogos educativos, recursos lúdicos e muito mais!

Outra vantagem e não menos importante: o aprendizado na web permite sair da estrutura de monitoramento regular de horários fixos de aulas na escola e nas aulas particulares.

No entanto, de acordo com Sandra Enlart, professora de pesquisa em ciências da educação na Universidade de Nanterre, mesmo os melhores exercícios interativos não garantem que o aluno entenda, se aproprie das noções e saiba como usá-las sabiamente.

Além disso, o aluno deve evitar de estudar somente sozinho, isolado na frente de sua tela. Nesse caso, quem monitoraria o processo de compreensão e aprendizagem com a tentação da distração (Facebook, Instagram, videogames, etc.)?

A partir de agora, alguns suportes digitais oferecem acompanhamento educacional para evitar o isolamento da criança. O estudante recebe uma resposta a uma pergunta dentro de 24 horas.

Ainda melhor, uma das grandes apostas agora da tutoria on-line é dar aulas de reforço escolar de forma individualizada e pela webcam: uma educação a distância que restaura o laço social na crescente digitalização da educação.

Se as aulas on-line são uma boa solução para alguns, outros criticam essa metodologia argumentando com o fato de que, apesar do acesso simplificado, as desigualdades econômicas e sociais persistem porque os preços ainda são cobrados a uma taxa horária, às vezes altos demais.

Quando a renda mensal líquida é inteiramente gasta em despesas de consumo pré-comprometidas (aluguéis, contas, prestações bancárias, alimentação), como as famílias modestas podem oferecer aulas pagas aos filhos para ajudá-los a estudar e assim contribuir para o desenvolvimento escolar?

Apesar de tudo isso, o reforço escolar on-line ainda é de três a quatro vezes mais barato do que uma aula particular em casa: em alguns casos, pode representar uma boa economia.

Encontrando os melhores serviços digitais para ajudar os alunos

Precisa de acompanhamento escolar?

Ganhar autoconfiança graças a uma sólida equipe pedagógica é o primeiro ganho metodológico que desejamos à criança. Um professor experiente geralmente é capaz de ajudar muito através de um acompanhamento personalizado. Mas nem sempre os pais têm condições para esse serviço tão individualizado.

Em geral, os serviços podem ser gratuitos e mais pontuais, tratando os temas de maneira mais rasa, porém satisfatória de acordo com os objetivos. Já os programas pagos de educação, podem ser mais completos, mas desnecessários para um aluno que quer apenas revisar o que ele já compreendeu.

O monitoramento regular é melhor do que os recursos educacionais que não possuem controle de progresso, mas essa também pode ser uma chance para que o aluno crie uma disciplina e busque evoluir sozinho. Criar uma rotina de pesquisa alinhada ao que foi dado em sala de aula ajuda na autonomia e também na assimilação do conteúdo.

A solução de tutoria online é uma receita vencedora e, se iniciada na escola primária, terá tempo para produzir todos os efeitos esperados com um monitoramento individualizado. A eficácia das ferramentas multimídia (com vídeos, animações e exercícios interativos) precisa ser levada em consideração e pode ser a chave para o aprendizado.

Mas é preciso encontrar os espaços mais confiáveis e os melhores profissionais para acompanhar essa trajetória.  Fique bem atento às referências e também a como as pessoas se comunicam dentro desses espaços. Se você está procurando uma ajuda para a educação, é bom que a linguagem das pessoas seja correta, assim como as respostas.

Aulas online para complementar o ensino escolar

Os resultados acadêmicos do aluno geralmente dependem do seu grau de confiança nele mesmo. E os cursos complementares são um reforço significativo: muitos estudantes têm uma dificuldade real em certos assuntos que podem ser muito suportados por outros temas de estudo.

Aprender uma língua nova é uma chance de conhecer melhor outras culturas e pode ser uma oportunidade para melhorar também em história. E isso pode ser ainda melhor quando se procura um professor nativo, que pode estar no seu país de origem e trazer umas boas doses de geografia para as aulas.

A matemática pode contar com o apoio da música, que, além de ser um ótimo exercício para a concentração, traz muitos elementos em comum com a disciplina escolar. Pode parecer que nas aulas criativas que o treinamento online nem sempre é apropriado, mas você pode tomar aulas de piano, canto ou guitarra por webcam ou apenas consultando alguns vídeos. Tudo depende da sua vontade de aprender.

Organize bem seu cronograma Um espaço de estudo bem organizado faz toda a diferença!

Quanto ao uso da Internet:

  • Faça um trabalho de preparação, colocando em seus favoritos sites interessantes e relevantes. Você pode voltar mais facilmente e perderá menos tempo na busca de informações e revisões.
  • Sinta-se à vontade para entrar na Internet se você entender mal uma questão em sala de aula.
  • Por outro lado, quando você usa a rede para revisar, não faça mais nada. Não converse com amigos, sem vídeos em outra aba, etc.
  • Para quem gosta muito de ouvir música revisando: procure algo que você sente que não causa muita “interferência” com seu cérebro. Sua atenção precisa estar focada!

Saiba como usar os vários materiais de suporte para revisão

Com a Internet, o suporte à revisão se multiplicou. Vídeos, fóruns, cursos , exercícios e publicações, no computador, smartphone ou tablet: você encontrará tudo o que precisa online. Depois que conhecer todas essas plataformas, você não poderá mais viver offline!

Algumas dicas para tornar suas revisões mais eficientes:

Vídeos

Os vídeos são interessantes, mas também “perigosos”.

Interessante porque podem ajudar a transferir conhecimento e adquirir novos pensamos mais facilmente do que uma lição escrita. Eles podem complementar qualquer professor na educação.

Perigoso porque alguns sites (YouTube entre outros) facilitam a navegação, oferecendo vídeos relacionados ao assunto original. Esses podem distraí-lo, quando o aluno não se afasta de conteúdos musicais ou filmes… A tentação está rapidamente presente! Para os alunos do ensino fundamental, a presença dos pais deve ser constante!

Sinta-se à vontade para assistir os vídeos várias vezes. A primeira vez tentando entender os conceitos explicados e na segunda, tomando notas.

Fóruns

Como vídeos, os fóruns são ótimas ferramentas.No entanto, você deve conhecer várias coisas antes de usá-las:

  • não acredite em tudo o que lhe dizem . Tome tempo para verificar as fontes e ser crítico. Você pode pensar que isso faz você perder tempo, mas pelo contrário: você pratica uma aprendizagem ativa que será benéfica para a memorização a longo prazo.
  • Não vá para os fóruns se você estiver com pressa . Às vezes, as respostas às perguntas podem levar muito tempo para vir. Use-os apenas para assuntos não urgentes;
  • Escolha fóruns ativos conhecidos por sua qualidade. Peça dicas para seus professores e leia bastante antes de participar e considerar aquelas informações.

Exercícios de revisão

O objetivo aqui é não deixar de ouvir na aula para ir direto para a Internet no caminho de casa. Considere esses recursos para momentos importantes, como antes de uma prova.

Tente procurar exercícios bem recentes, já que algumas regras podem ter sido atualizadas ou as provas mais completas podem ter sido disponibilizadas.

A Internet fornece uma grande quantidade de informações interessantes para prepará-lo para uma avaliação e ir além do que foi dado em sala de aula pode ajudar muito.

Você pode tentar de três maneiras usar esse material:

  • coloque-se na situação do teste, tente resolver e leia as respostas no final;
  • leia as questões e suas respostas logo em seguida para estudar direcionando as respostas esperadas;
  • faça os dois: leia o assunto, faça o exercício, pesquise sobre o assunto e só então leia o gabarito.

Qual o melhor método para você? Isso é tão pessoal quanto encontrar os melhores sites para estudar online.

E-mail

Depois da escola, os alunos podem aproveitar o tempo entre as aulas para conversar com os professores trocando mensagens de e-mail.

Assim também é possível criar um bom relacionamento e manter essa proximidade. Claro que isso deve ser feito com moderação: seu professor também precisa descansar!

Videoconferência

Esta é provavelmente a arma mais moderna para encontrar um professor: dar aulas em casa agora é possível … via Skype.

O valor da hora é mais em conta e aumenta a possibilidade de encontrar professores, pois não existem custos com transporte (nem perda de tempo) e você pode encontrar professores de todo o país para atender suas necessidades.

Qual o melhor livro para adolescentes Incentive o estudo e a leitura para que os alunos cheguem ao ensino superior bem preparados

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar