"A tecnologia pode ser utilizada para o bem ou para o mal. Ela revolucionou a nossa forma de viver".

(Hugh Montefiore)

A tecnologia mudou a nossa forma de existir no mundo e como nos relacionamos. No Brasil, as redes sociais mudaram completamente o rumo dos acontecimentos, e a forma como tomamos conhecimento do que acontece à nossa volta. A informação é transmitida de forma instantânea, em tempo real, o dinheiro deixou de ser físico e torna-se cada vez mais desmaterializado, e as relações amorosas são intermediadas por aplicativos de relacionamento e conversas escritas no WhatsApp. Para tirar bom proveito da tecnologia, é necessário utilizá-la como forma de facilitar nossas vidas. A pandemia do Covid-19 nos mostrou que a tecnologia pode nos servir em momentos de isolamento social, nos aproximando de forma digital. Por confiarem na tecnologia, milhares de brasileiros buscaram por acompanhamento escolar online, com professores particulares. A pandemia ainda não chegou ao fim, e se você deseja ter aulas de reforço escolar online em 2021, siga o nosso passo-a-passo!

Que plataforma utilizar para aulas online de reforço escolar?

Uma das principais ferramentas que permitem a realização de aulas online é o aplicativo de vídeo-chamada, seja ele qual for. É através do aplicativo de vídeo-chamada que você poderá se comunicar com o seu professor e interagir com ele, bem como acessar o material que ele preparou para a aula. Existem diversos aplicativos de vídeo-chamado, alguns mais adaptados que outros. As opções são muitas e você tem a liberdade de testá-los e de informar o seu professor quando você encontrar um aplicativo ao qual você se adapte melhor.

Um dos aplicativos mais conhecidos e mundialmente utilizado é o pioneiro das vídeo-chamadas Skype. Criado na Suécia, o Skype conquistou rapidamente o mercado, uma vez que na época em que foi criado, não existiam muitos concorrentes. Ele foi muito usado em situações de trabalho, mas também foi popularizado para todos aqueles que desejavam diminuir as distâncias entre amigos e familiares. A qualidade de vídeo é boa e o Skype permite o compartilhamento de tela e outras funcionalidades não-existentes em aplicativos mais simples. Pouco a pouco ele foi se tornando menos utilizado e opções mais acessíveis e modernas chegaram no mercado. É o caso do Zoom.

aula online acontecendo por zoom
O Zoom foi o aplicativo de vídeo-chamada mais utilizado em 2020.

O aplicativo Zoom conquistou usuários no mundo todo devido à facilidade de utilização e à qualidade do serviço proposto. Pelo Zoom é possível reunir uma grande quantidade de pessoas em uma mesma chamada, o que permite a realização de grandes reuniões e até mesmo de conferências ou formações profissionais. Existe uma versão paga, um pouco mais completa que a versão básica e gratuita. Aqueles que adquirem a versão paga podem registrar as reuniões e assisti-las posteriormente. Além disso, assim como o Skype, a versão gratuita do Zoom permite o compartilhamento de tela, o que é pode ser muito útil para aulas online.

O Google não poderia ficar de fora e criou o Google Hangouts para competir com os gigantes Zoom e Skype. A vantagem do Google Hangouts é que os usuários podem utilizar outras ferramentas Google simultaneamente como o Google Docs, Sheets e acessar ao Drive. Para utilizar o Google Hangouts basta criar um e-mail Google (gmail). Ele é totalmente gratuito e intuitivo, de fácil utilização.

Para aqueles que preferem os aplicativos mais simples e desejam realizar as aulas através de um smartphone, o WhatsApp e o Messenger são opções viáveis. Ambos os aplicativos podem ser mais interessantes para alunos e professores que realizam aulas rápidas ou que se encontram virtualmente para dúvidas pessoais ou para a realização de exercícios. É importante lembrar que o Messenger possibilita ligações realizadas via Facebook se você utilizar um computador, no entanto, a chamada de vídeo via WhatsApp só é possível pelo smartphone.

Como buscar por aulas de reforço na internet?

O reforço escolar é uma das áreas mais buscadas para aulas particulares para alunos de todas as idades. Durante o ano de 2020 essa busca aumentou ainda mais devido às restrições ligadas ao coronavírus e à necessidade do isolamento social. Como encontrar o professor ideal utilizando os artifícios da internet?

Muitos buscam um professor particular diretamente em escolas, instituições ou plataformas especializadas. Existem escolas que recrutam professores de reforço escolar de várias disciplinas. Para ter aula com um desses professores você deve passar primeiro pela escola, que escolherá o profissional que corresponda melhor aos seus critérios. Você pode buscar escolas especializadas em reforço escolar na sua cidade e consultá-los.

homem fazendo uma pesquisa google no notebook
Existem sites específicos para facilitar o contato entre alunos e professores, como é o caso do Superprof.

Uma outra opção para encontrar um professor particular de reforço é utilizar plataformas especializadas no estabelecimento de contato entre professores e alunos. A maior do Brasil é a plataforma Superprof de aulas particulares. Através do Superprof você pode encontrar professores nas suas proximidades, graças a um motor de buscas onde você insere a disciplina que deseja aprender e a cidade onde está. A vantagem é que você pode escolher o professor de acordo com o perfil dele. Você tem acesso à uma foto, e informações sobre ele (experiência, metodologia, apresentação, etc). Além disso, os perfis são verificados e muitos professores possuem recomendações de outros alunos. O serviço proposto pelo Superprof não é gratuito. Para enviar pedidos de aula o aluno deve realizar um Passe Aluno, no valor de 69 reais. Uma vez o Passe Aluno adquirido, o aluno pode solicitar aulas de forma ilimitada, para quantos professores quiser. Muitos professores oferecem a primeira aula gratuita, o que te permite realizar testes até escolher o professor ideal!

Uma última mas não menos importante opção é buscar indicações de professores com amigos e familiares. Você pode informar os seus amigos que está buscando um professor e talvez eles conheçam um bom professor para te indicar!

Os nossos conselhos para ter um melhor proveito das aulas de reforço à distância

Se você deseja começar a ter aulas de reforço online é importante que você se organize de forma a otimizar o seu rendimento. Primeiramente é essencial que você escolha um professor que corresponda exatamente aos seus objetivos. Você deve buscar alguém que esteja disposto a te acompanhar de forma personalizada e que tenha um bom domínio da disciplina e experiência com aulas online. No Superprof você pode verificar todas essas informações nos perfis dos professores. Seja claro quanto ao que você busca. Defina bem os seus critérios e informe o professor das suas necessidades.

Uma vez o professor escolhido, é preciso que você se organize para a realização das aulas de reforço. Para evitar a sonolência e focar no conteúdo que deve ser estudado, nós te aconselhamos a criar uma rotina de estudos. Antes das aulas com o seu professor, leia o conteúdo ou resolva os exercícios sozinho. Anote suas dúvidas. Alguns minutos antes do inícios das aulas, organize o seu material e prepare-se. É muito importante que você tenha um lugar apropriado na sua casa para a realização das aulas. Esteja de preferência em um cômodo iluminado e sem barulhos externos que possam interferir na realização da sua aula.

homem assistindo aulas online pelo notebook
Um bom material e concentração são os ingredientes principais das aulas online.

Uma vez a aula iniciada, mantenha a sua câmera e o seu microfone ligados e interaja com o seu professor. Faça perguntas, peça exemplos e aproveite ao máximo a presença desse profissional qualificado para te ajudar. Nós também te aconselhamos a fazer anotações durante a aula. Anotar estimula a memorização dos conteúdos e evita que você seja levado pela sonolência ou pela desconcentração.

Uma vez a aula terminada, revise os conteúdos trabalhados. Leia as suas anotações e faça as tarefas que o seu professor te der. Lembre-se de fazer pausas entre uma aula e outra e de se hidratar durante o dia. A pausa é necessária para que o seu corpo descanse e esteja apto a assimilar todos os conteúdos.

Qual é o material necessário para a realização de aulas online de reforço escolar?

Ter aulas online exige um bom material. Para garantir que você tenha uma boa experiência com o seu professor e que você tire proveito das aulas à distância, é muito importante que você invista em um material de qualidade. Para ter aulas online você precisará de um eletrônico através do qual você possa se conectar com a internet: computador, tablet ou smartphone. O ideal é que você tenha um computador onde você ter as aulas e também registrar os conteúdos, vídeos, apresentações enviadas pelo seu professor. É importante que o seu computador tenha uma boa memória de armazenamento e funcione bem, de forma a evitar que ele te abandone no meio da aula.

notebook, fone de ouvido, caderno e mouse colocados sobre uma mesa rosa
Invista em um bom material como forma de melhor aproveitar as aulas online.

Uma boa conexão com a internet também é importante para que as aulas à distância corram bem. Certifique-se que a conexão Wifi da sua casa funciona bem e caso você tenha problemas, não hesite em utilizar o seu 4G como fonte de conexão (através do compartilhamento de conexão, ou roteamento).

Além do computador e da conexão com a internet, nós também sugerimos que você tenha fones de ouvido durante as suas aulas online. Para otimizar a qualidade do som e se aproximar ainda mais do seu professor, evitando barulhos externos, aconselhamos que você tenha fones de ouvido sempre que possível. Muitos fones tem microfones acoplados, o que permite que o seu professor também te ouça melhor.

O material é importante, porém, o essencial para aulas online é que você esteja motivado e tenha vontade de aprender. Esperamos que você encontre um excelente professor para te acompanhar nessa jornada e que 2021 seja um ano repleto de aprendizado!

Boas aulas!

Precisando de um professor de Reforço escolar ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 2 nota(s)
Loading...

Paula

Psicóloga, mestra em Psicanálise pela universidade Paris 8 (França), fã de fotografia, livros, cinema e de dormir ao som da televisão. Apaixonada por flores, vegetariana e eterna aprendiz de yoga.