“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” - Paulo Freire

Alunos de ensino fundamental e médio, universitários e adultos... quem nunca precisou recorrer ao reforço escolar para compreender melhor o conteúdo daquela aula difícil? À medida que os conteúdos abordados em sala de aula se intensificam, e o tempo das pessoas se torna mais curto, é natural que mais e mais gente recorra às aulas de apoio.

Ao mesmo tempo, o número de professores particulares que oferecem essa opção no mercado também vem aumentando. E como vencer toda essa concorrência?

Escrevendo um ótimo anúncio de aulas de suporte!

Aqui estão todas as nossas dicas para escrever uma apresentação que tem tudo para fazer sucesso com alunos e pais de alunos.

Os melhores professores de Reforço escolar disponíveis
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Informações essenciais para um anúncio de apoio escolar

“Não existe docência sem discência.” - Paulo Freire

Há algum tempo, se lhe dissessem que para dar aulas particulares em casa, você teria que ser um bom vendedor, você certamente não teria acreditado. Mas pense no seguinte: organizações de apoio escolar contam com um departamento comercial que cuida da divulgação das aulas. E você? Não seria você mesmo responsável por buscar e negociar com alunos?

Contato só para dúvidas
Seu anúncio deve conter toda a informação necessária para ser lido.

E ainda, ser um tutor de reforço é endossar vários limites: além de professor e vendedor das suas aulas, você ainda precisa alimentar redes sociais e ser um bom editor.

Felizmente, a Superprof está aqui para guiá-lo através de sua escrita.

Vamos começar com as informações essenciais para um anúncio de tutoria:

  • Sua formação - Os pais precisam saber a quem confiar as suas crianças e, assim, ter a certeza sobre suas habilidades para ajudá-los a vencer as dificuldades escolares. Ele precisa saber que você é competente. Assim como se você estivesse preenchendo um currículo, é necessário destacar seu treinamento em seu anúncio. Sendo assim, o seu anúncio deve conter as instituições e cursos que auxiliaram na sua formação;

 

  • Sua metodologia e o conteúdo de seus cursos - Está aí mais um item que traz confiança em sua capacidade de preparar e ministrar um curso. Quais são seus objetivos, como você trabalha, seu método de trabalho, material didático utilizado, programa ao longo das aulas, processo de ensino aprendizagem, atividades, como será o acompanhamento. O aluno se sente mais seguro quando observa as disciplinas detalhadas e o conteúdo do curso.
  • Além disso, aproveite a oportunidade para observar algumas qualidades inerentes à profissão de professor, como
    • Pontualidade;
    • Bom humor;
    • Empatia;
    • Liderança;
    • Paciência;
    • Abertura ao diálogo;
    • Capacidade de ouvir;
    • Incentivo ao aluno;
    • Respeito;
    • Dinamismo;
    • Didática;
    • Paixão por ensinar;
    • Organização;
    • Valorização dos pontos fortes do aluno.

 

  • Sua experiência - A teoria só é útil se tiver sido capaz de confrontar a prática. Para isso, você pode utilizar até mesmo dados numéricos. Quantos alunos passaram em exames importantes após terem feito estudos preparatórios com você? Há quantos anos você leciona? Quantas pessoas já descobriram um gosto por determinada matéria após frequentar suas aulas? Sinta-se à vontade para falar sobre o número de alunos que você seguiu, suas notas e sua evolução após as aulas. Você pode anunciar em plataformas, como a Superprof, onde os alunos têm a opção de deixar um feedback que, quando positivo, ajudará a atrair novos alunos;

 

  • Seu preço - Agora vamos falar sobre remuneração. Antes de definir o preço das suas aulas, lembre-se de levar em conta sua área geográfica, sua experiência e o nível de educação de seus alunos. Lembre-se de que aulas particulares podem variar muito em valores, e você precisa ser justo com o aluno (e também com você mesmo) ao cobrar pelas suas. Faça uma pequena pesquisa de mercado antes de postar seu anúncio para propor valores que estejam de acordo com a concorrência. Compare sua tarifa com ela e alinhe-se com a média do mercado. O preço, inclusive, não deve ser um dos principais pontos abordados. Os pais de alunos precisam, primeiramente, ser atraídos pela qualidade do seu trabalho e não somente pela possibilidade de menores investimentos.

Um anúncio de tutoria deve ter no máximo uma página. Não há necessidade de se prolongar demais. Você cansaria seu público (há quem desanime de começar a ler se o anúncio for muito longo). Sejamos claros e concisos, mas demos o máximo de informações para mostrar que somos a melhor opção.

Como definir o preço de suas aulas de reforço?

Quanto cobrar por suas aulas?
Qual é o preço médio de uma determinada aula? Seja qual for a cidade em que você mora, a competição sempre existe. Por conseguinte, é necessário saber adaptar os seus preços ao mercado.

Quando iniciamos uma atividade, seja ela qual for, cometemos erros, experimentamos algumas estratégias, até chegarmos à combinação certa, aquilo que nos permite combinar prazer e detalhes administrativos, como dinheiro, que é o que estamos abordando aqui. Quando trabalhamos com serviços pessoais, temos que gerenciar por conta própria e estabelecer nossos próprios valores.

Essa é uma questão complicada de abordar, e especialmente na hora de colocar em prática para um professor em particular, porque, além de viver em um lugar específico, o que envolve um ajuste tarifário, há muitas outras razões que entram em jogo depois que o preço é divulgado para os alunos.

Porque sim, como professor particular, as aulas de matemática, um curso intensivo de português ou um curso de idiomas não terá o mesmo preço por hora, dependendo da demanda de trabalho que será necessária, bem como o nível do aluno em questão.

Além de estar sempre em conexão com o local de ensino e a concorrência do mercado, é preciso investigar os valores horários, ver se estes funcionam para os estudantes da cidade e, em particular, se eles se adequam ao mercado atual. Esse é o principal papel do professor, mesmo antes de saber se ele pode ministrar aulas.

E quando falamos de público, também falamos de concorrência!

O professor não só precisa perder o medo da concorrência, como deve estar preparado para enfrentá-la!

Como bem sabemos, a concorrência é hoje um dos principais fatores influenciadores dos preços no mercado. Há muitos profissionais (bons e ruins) na ativa. E você precisa estar pronto para isso e saber que seu negócio pode prosperar apesar desse cenário. Pois bem, vamos dar alguns exemplos aqui.

Valor a ser pago
Professora: determinar o preço das suas aulas é importante no anúncio.

Faça uma pequena busca no portal do Superprof. Isso mesmo, que nem você faz no Google? Pois bem, vá até a barra de pesquisa e digite, por exemplo, “professor de matemática” (faça o teste, de preferência, com a sua especialidade).

Você vai ver uma lista de perfis de profissionais, todos belos e competentes 😉 E todos apresentam algo em comum: antes de entrar em cada perfil, você pode visualizar o valor cobrado por aula particular em cada um deles. Reserve um tempo para avaliar a variedade de preços com essa visão global que o site lhe proporciona. Tente imaginar o seu perfil e como ele estaria posicionado nessa lista.

Apesar de muitos professores terem a tendência de cobrar aproximadamente o mesmo que a média cobrada pelos seus concorrentes, existem algumas variações.

Por exemplo: se você decidir cobrar 20 reais por uma aula de matemática enquanto a concorrência cobrar por volta de 47 reais, certamente é um erro. Você vai desvalorizar o seu trabalho e ganhar pouco no final do mês! Essa não é uma boa estratégia para atrair alunos – pelo contrário. Uma clientela que aceita pagar valores baixos como esses jamais aceitaria um reajuste brusco de tarifas posteriormente.

Em marketing, essa estratégia tem o nome de dumping, ou seja, ação ou expediente de pôr à venda produtos a um preço inferior ao do mercado.

Então, professor, por favor, valorize seu trabalho!

Do mesmo modo, cobrar valores elevados como 80 reais a hora aula de matemática (que em média custa 47 reais), assusta qualquer cliente. Mesmo que você tenha formação e experiência de dar inveja aos concorrentes, comece com coerência.

Uma estratégia é colocar-se no lugar dos alunos para encontrar valores equilibrados. Esse método é simples e eficaz, sobretudo no começo, quando você ainda não tem a menor ideia de quanto vale seu serviço no mercado.

Por fim, o status de empreendedor lhe permite acessar um mundo que muitas vezes é novo, que é administrar sua empresa. Mesmo que ela seja uma microempresa, ela funciona da mesma forma que as grandes. Encontrar clientes que estão prontos para aproveitar seus serviços em uma cidade específica com o preço certo é uma arte que tem que ser dominada com perfeição para obter sucesso. Pode levar algum tempo, mas no final, você vai conseguir dar as aulas em casa que sempre sonhou, a um preço justo e lucrativo!

Compare preços de professores de lugares diferentes

Para muitos professores, a tutoria é um suplemento de renda muito interessante e, às vezes, é um salário integral.

E por que não avaliar os preços de outro lugar apenas para observar o que está acontecendo, as tarifas que são praticadas? Pode ser uma boa ideia, para poder se posicionar e ajustar o seu preço da melhor maneira possível. Assim, percebe-se que, olhando bem, seja um professor de português, um professor de inglês, um professor de química ou um professor de matemática: existem variações em função do perfil de cada profissional. Não se cobra a mesma tarifa em função da disciplina, embora algumas médias possam ser calculadas.

Pode também ser tentador comparar os valores na mesma ou em diferentes cidades, e isso pode ser feito em várias plataformas, como com o Superprof, por exemplo! Confira aqui uma tabela com a média de valores por cidades brasileiras:

Salvador40 reais
São Paulo42 reais
Recife36 reais
Rio de Janeiro41 reais
Belo Horizonte39 reais
Porto Alegre41 reais
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Como escrever um bom anúncio de aulas de apoio?

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” - Paulo Freire

Vamos imaginar que você já tenha publicado um anúncio com todas essas informações que citamos acima e, ainda assim, não esteja observando resultados.

Agora será necessário fazer a diferença em um mercado altamente competitivo.

Professores particulares são numerosos, independentemente da matéria que ensinam. Sejam aulas de reforço em matemática, reciclagem escolar ou curso intensivo para aulas preparatórias, você terá que se destacar e convencer os pais de que você é o melhor.

Atrair alunos pelo diferencial
Pequenos detalhes podem fazer a diferença para o seu púbico.

Você tem que mostrar que sabe do que está falando e que é apaixonado pelo que faz.

Para você, tutoria não é apenas um trabalho como outro qualquer para ter dinheiro no bolso, é um verdadeiro chamado e uma responsabilidade real que você leva muito a sério.

Passar conhecimento e restaurar a confiança de estudantes em dificuldades é uma causa nobre que vale a pena defender com unhas e dentes.

Assim, mesmo por escrito, quem ler o anúncio deve sentir sua paixão pelo trabalho e seu desejo de estimular seus alunos a buscar caminhos de aprender e progredir.

Fale sobre o que te faz diferente dos outros professores: você também já foi aluno, já teve dificuldades e deve pensar em como gostaria que fosse um professor para ajudá-lo a vencer essas questões.

Não hesite em dar exemplos de resultados alcançados por ex-alunos. Os pais pensam sobre o bem-estar e o desenvolvimento de seus filhos, mas também veem os resultados da escola e querem que eles cheguem ao ensino superior com boas bases adquiridas nesse período.

Mencione também suas especialidades. Não é porque você é um professor de reforço geral que você não tem uma preferência e não pode trazer algo extra para o aluno em determinada matéria. É bem possível intervir de maneira geral na ajuda do dever de casa ou no curso metodológico de diferentes disciplinas. No entanto, ter apenas uma especialidade também é apreciado pelos pais à procura de professores para ajudar seus filhos.

Seja dominando uma língua estrangeira, inserindo elementos extra nas aulas ou mesmo com uma metodologia própria, você deve mostrar por que é diferente dos demais.

Termine bem o seu texto

Sempre termine seu anúncio deixando o interlocutor à vontade para entrar em contato com você. Sim, o leitor sabe que pode enviar uma mensagem com todas as perguntas, mas ele o fará de maneira muito mais natural se se sentir à vontade!

Revise o que foi escrito

Após "colorir" adequadamente sua apresentação, lembre-se de revisar o que foi escrito. Peça ainda para um amigo de confiança ler seu texto mais uma vez para você. Nada pior do que erros de ortografia e concordância na hora de oferecer um serviço ligado à educação.

Mantenha seu anúncio simples e claro

Como um currículo e uma carta de motivação, você deseja que seu anúncio de aulas particulares seja claro e fácil de ler.

Para tal, você pode seguir as seguintes orientações:

  • Utilize uma fonte padrão. Não é hora de testar fontes "divertidas". Escolha algo limpo e básico, como o Times.
  • Escreva blocos de texto pequenos. Em um anúncio, parágrafos ininterruptos podem parecer divagações de um manifesto. Você quer que seu leitor veja uma série de pontos delineados com elegância.
  • Faça um texto conciso. Um anúncio de apresentação de um trabalho nunca deve possuir mais do que uma página. E mesmo assim, uma página inteira está definitivamente quase ultrapassando os limites! A brevidade é a alma da inteligência e a amiga dos leitores de aplicativos em todos os lugares.
Um homem olhando para anuncios
Existem alguns pontos que são cruciais ao redigir um anuncio impecável sobre aulas particulares. Mas antes disso, você precisa tirar um tempo para refletir acerca de todos os pontos envolvidos e tê-los de forma clara na sua mente.

Por fim, para fazer a diferença, adicione uma foto no seu anúncio!

Só tome cuidado na hora de escolher. Sair na foto da noite com uma gravata na cabeça pode prejudicar a sua imagem profissional. Esqueça também a sua foto do RG, onde nem mesmo o Brad Pitt sairia apresentável.

Escolha uma foto séria, mas ao mesmo tempo que mostre simpatia e cordialidade.

Se você quiser postar um anúncio em nossa plataforma Superprof, ou em qualquer outra similar, você pode optar por colocar uma boa foto no seu perfil.

Em qualquer plataforma online, os pais se sentem mais confiantes quando você coloca uma foto sua. Dessa maneira, as pessoas sabem com quem estão lidando antes mesmo de entrar em contato com você. Uma boa foto pode fazer toda a diferença!

O que fazer e o que não fazer na hora de anunciar

"Uma boa educação é o maior benefício que você pode deixar para seus filhos." - Laurent Bordelon

Além das dicas que demos acima, há algumas coisas que você precisa evitar fazer para não prejudicar o seu anúncio.

Após saber o que fazer, vamos entender o que não fazer:

Evite certos deslizes
Há uma lista de coisas a serem evitadas para não prejudicar a sua imagem como professor.
  • Erros de ortografia - se as regras gramaticais não forem o seu forte, volte a estudá-las. Um professor que comete erros de ortografia logo no anúncio das aulas não transmite uma imagem de confiança aos seus alunos. Quanto melhor for a sua escrita, maiores as chances de que você seja selecionado. O domínio da ortografia hoje nos dias de hoje é uma habilidade rara. E você deve mostrar que faz parte desse seleto grupo de pessoas que a detêm!

 

  • Anúncios curtos demais - Fuja da praticidade de "Dou aulas de (matéria)", seguido do seu nome e contato. Com tão pouca informação, é bem improvável que alguém opte por entrar em contato com você. Um anúncio de uma única linha não funciona nem no mural da lojinha do seu bairro, muito menos trará algum resultado se publicado na rede. É necessário personalizar e detalhar suas experiências.

 

  • Anúncios longos demais - Equilíbrio é a palavra-chave. Da mesma forma, contar toda a história da sua vida acadêmica e da dos seus alunos em um anúncio pode torná-lo irrelevante. Concentre-se no essencial. O texto do anúncio precisa ser organizado.
    • Um parágrafo sobre sua experiência;
    • Um parágrafo sobre sua metodologia;
    • Um parágrafo sobre seus cases de sucesso.

O desafio é conseguir passar todas as suas informações, permanecendo conciso.

  • Desvalorizar-se ou gabar-se - Não é fácil encontrar o equilíbrio entre vender suas aulas, mostrando-se melhor que as outras opções sem ser pretensioso e ser humilde sem menosprezar-se. Se encontrar dificuldades, você pode conversar com amigos e familiares, perguntando sobre as qualidades que eles enxergam em você. Vender suas aulas envolve sensibilidade e algumas sutilezas.

Desde o início do seu anúncio, certifique-se de mostrar que é capaz de resolver o problema de qualquer criança em dificuldades escolares.

Além disso, um professor particular deve ser versátil e adaptar-se a todos os alunos e suas dificuldades. O senso de humor não é proibido: você pode formular um anúncio descontraído, para mostrar que assim também serão as aulas.

Por fim, não se esqueça de mencionar o seu público-alvo. Suas aulas português são para a educação infantil,  ensino fundamental, médio ou nível universitário? Essa informação é importante para que o aluno já entenda se suas aulas são para ele ou não.

Isso garante que você receba chamadas de pessoas que buscam exatamente o que você oferece.

Lugares para publicar um anúncio de aulas de reforço

Agora que você tem o anúncio perfeito, resta saber onde publicá-lo.

Vários canais de comunicação estão disponíveis para você e o mais eficaz ainda é usar vários deles, se não todos, para falar sobre você ao seu público-alvo.

Saiba onde anunciar
Hoje em dia, os classificados do jornal não são mais o único lugar para anunciar.
  • Redes sociais - As redes sociais permitem contato com parentes e amigos, mas também podem ser usadas para fins profissionais. Participar de grupos do Facebook dedicados à busca de apoio acadêmico ou à publicação de anúncios de professores pode ser eficaz no que diz respeito ao alcance das suas publicações. Certifique-se de ser mais conciso no Facebook do que em um anúncio formal, por exemplo;
  • Caixas de correio - Se você mora em um condomínio de apartamentos ou casas, pode imprimir seu anúncio e deixá-lo nas caixas de correio dos vizinhos ou colocá-los embaixo dos limpadores de pára-brisa do carro. Não hesite em se apresentar sempre que encontrar pessoalmente alguém da sua vizinhança, sempre mencionando que você oferece aulas de apoio;
  • Lojas - padaria, farmácia, açougue, mercearia, tabacaria ... Há uma grande diversidade de pequenas lojas onde a clientela regular pode visualizar o seu anúncio;
  • Escolas - Na escola primária, o pai espera por seu filho em frente ao portão de entrada. Talvez exista até mesmo um mural nessa região, onde você pode colocar seu anúncio;
  • Plataformas on-line - Você pode buscar espaços de classificados online para anunciar suas aulas. Também há os locais mais específicos. Superprof e outras plataformas oferecem um espaço para você publicar o seu anúncio de aulas. Trata-se de espaços especializados, que atraem exatamente pessoas que procuram por aulas, e não por um conserto para seus carros, por exemplo.

Pense também em todos os lugares onde os estudantes passam fora do horário escolar: biblioteca, escola de música, escola de dança, centro esportivo. O ideal é que o seu anúncio esteja onde o seu aluno está.

Percebeu como escrever e divulgar o seu anúncio de apoio escolar e levá-lo ao conhecimento do público só depende de você?

Sua especialidade é atendimento e acompanhamento na aprendizagem de crianças com dificuldade nas escolas? Não perca tempo e divulgue já seus serviços!

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A plataforma que conecta profes particulares e alunos

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Marcia

Jornalista. Professora. Tradutora. Bailarina. Mãe. Mulher. Dedicada às minhas lutas diárias. Em constante transformação. Quando não há mais nada a dizer, escrevo!!!