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Como fazer um anúncio de aulas de reforço escolar?

De Marcia, publicado dia 09/07/2019 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Aprenda a vender suas aulas online

“A vida é um processo contínuo de ajuste e reajuste.” Faber e Mazlish

Centenas e professores ganham a vida dando aulas particulares. Neste mercado altamente competitivo, é preciso caprichar na divulgação do seu trabalho.

Então, já que nem todo professor tem também habilidades de marketing, mostramos a você como vender o seu peixe.

Escreva um anúncio de destaque

Como professor, você certamente não está acostumado a técnicas comerciais, de marketing e de comunicação. No entanto, você precisa se destacar em meio aos concorrentes.

Um professor precisa ter várias facetas:

  • Professor especializado na matéria;
  • Comerciante para vender suas aulas;
  • Escritor, para escrever um anúncio que incentivará alunos a procurar você;
  • Secretário, para receber chamadas;
  • Contador, para organizar suas finanças.

Assim, tornar-se professor para dar aulas de reforço em casa requer múltiplas habilidades e não apenas habilidades de ensino.

Mas não desanime!

Assim como em um currículo, o segredo é provar para as pessoas que somos competentes o suficiente para sermos contratados.

Em essência, trata-se de transformar o leitor do anúncio em um futuro aluno!

Você pode buscar exemplos em plataformas especializadas, mas não deve copiar o seu anúncio favorito. Apenas se inspire nele!

Anunciar na internet Um bom anúncio envolve alguns elementos principais.

Um bom anúncio de tutoria – mesmo que não haja receita mágica – deve corresponder às expectativas dos alunos com dificuldade nos estudos.

Por isso, deve incluir, entre outras, uma análise rápida da experiência professor, suas qualificações, sua carreira, sua idade e nível de educação, seus métodos de trabalho e sua tarifa.

Alguns adotam um tom formal, outros escolhem abordagens um pouco mais descontraídas: cabe a você escolher. Mas lembre-se de que o anúncio deve ter a sua cara!

Mostre que sabe à que veio

Se você está se candidatando a um trabalho de tutoria em casa ou para empresas, ou mesmo online, há alguns pontos a serem levados em conta.

Pense no seguinte: quando um pai procura um professor particular para ajudar seu filho, ele tem um problema:

  • As notas do seu filho não são boas;
  • Ele não está acompanhando as aulas;
  • Ele tem dificuldades com os deveres de casa;
  • A criança é indisciplinada;
  • Ela não escuta seus pais;
  • Ela perdeu a confiança em si mesma;
  • Os pais não têm tempo para ajudá-la nas tarefas.

Sem dúvidas, há muitas outras razões pelas quais uma aula de reforço pode se fazer necessária. Portanto, a primeira coisa a fazer é mostrar que você entende o problema e que pode resolvê-lo. Talvez o mais difícil ainda seja entender o contexto do aluno e onde você entra para mudá-lo.

Seja versátil, amigável e acessível

Um fator que fará toda a diferença em relação à escolha do professor é o sentimental. E isso começa com o seu anúncio. Se o seu anúncio exala simpatia, bom humor e acessibilidade, é provável que você receba chamadas.

Sinta-se à vontade para revelar características de sua personalidade, contar sua história e mostrar que você entende como o aluno se sente.

Adaptar-se a cada aluno e oferecer aulas personalizadas também é um ponto a destacar em seu anúncio.

Detalhe suas experiências no ensino

O nível de estudo dos seus alunos é importante.

Você deve segmentar seu público o máximo possível. Se você se sente mais confortável com os adolescentes, destaque seu trabalho com eles, por exemplo.

Qualquer estudante e possível candidato preferirá logicamente um perfil com experiências e referências, no lugar de um mais amplo e vago.

Na verdade, é melhor contratar um professor que oferece aulas de matemática pela primeira vez, ou um professor de matemática que já levou dezenas de alunos ao “sucesso acadêmico”?

Pouco mais que um belo professor particular

Além de pensar em um anúncio de conteúdo agradável, você também precisa se preocupar com o seu layout, que nada mais é que a embalagem do produto que você está vendendo (as aulas, no caso).

Aqui estão algumas dicas.

Escolha uma bela abordagem

Aqui, vamos falar sobre a “angústia da página em branco”. Como encontrar as palavras certas, o que fará com que alguém queira ler o anúncio?

Devemos nos concentrar nas palavras-chave de um anúncio poderoso.

Por exemplo, “Professor de matemática especializado oferece cursos de atualização em disciplinas científicas”, será melhor do que “Professor de matemática dá aulas de matemática para todos os níveis”.

Outro tipo de abordagem que pode funcionar bem: “Você não quer ser referência como as piores notas da sala? Você está cansado de esquecer o vocabulário em inglês? Coloco minhas experiências e minhas habilidades linguísticas a serviço do seu sucesso acadêmico. Aulas de inglês destinadas a todos os níveis.”

Inclua uma boa foto

Uma foto permite conhecer o rosto do professor antes mesmo de vê-lo pessoalmente. Isso aumenta o capital de simpatia do seu anúncio.

Seja sério na medida certa Uma foto de bebida não é a melhor opção para anunciar suas aulas.

Certifique-se de escolher uma foto de perfil séria, mas não muito.

Evitemos a foto do RG. Mas também evitemos uma foto na balada, com uma lata de cerveja na mão. Equilíbrio é fundamental.

Fale sobre sua disponibilidade

Coloque a sua disponibilidade em seu anúncio: treinamento intensivo, durante as férias escolares, sábados…

O estudo em casa é um momento privilegiado em que cada aluno tem a oportunidade, através de acompanhamento pessoal, de trabalhar em suas deficiências.

Será benéfico especificá-lo. Pode ser bom mencionar que as aulas serão organizadas em 2, 3 ou 4 partes, por exemplo:

  • Revisão da lição anterior;
  • Correção de exercícios feitos em casa;
  • Introdução a um novo assunto;
  • Exercícios de fixação.

Tudo deve ser feito para que o aluno tenha o máximo de informação possível, para que ele se sinta como se conhecesse você.

Um bom anúncio pode dizer, por exemplo, que o reforço escolar não é apenas memorizar lições, mas também despertar o interesse do aluno por aquele assunto.

Defina o seu preço de acordo com o mercado

Não vale a pena oferecer aulas a R$50 se a média para a sua modalidade e região for R$20. Da mesma forma, o caminho inverso também não é recomendado.

O mercado de aulas particulares não é regulado por lei e as tarifas não são aprovadas pelo Estado.

No entanto, há um preço de mercado convencionado, que os candidatos (pais de alunos) concordam em comprar o serviço dos ofertantes (os professores particulares).

E você pode criar um MEI (Microempreendedor individual) para faturar suas aulas.

A definição do preço do tempo da aula depende também do status do professor.

Valor a ser pago Determinar o preço das suas aulas é importante no anúncio.

Naturalmente, a taxa atende também a outros critérios, como a área geográfica, o nível do aluno, os deslocamentos necessários, o material utilizado…

Diversifique sua oferta de aulas

Outro elemento que pode fazer a diferença, especialmente para maximizar suas chances de ter mais e mais alunos: ampliar sua oferta.

De fato, um professor pode ministrar cursos sobre um assunto relacionado, mesmo que não seja sua disciplina favorita.

Por exemplo, um professor de física e química também pode ensinar biologia e matemática.

Um professor de francês pode oferecer cursos na opção Idiomas e Culturas da Antiguidade (LCA), aulas de latim, aulas de inglês, aulas de italiano ou aulas de espanhol (contanto, é claro, que ele conheça essas línguas).

Um professor de economia e ciências sociais normalmente ministra cursos de economia, sociologia e ciências políticas. Mas ele também pode diversificar e oferecer seus conhecimentos em história, geografia e matemática.

Os níveis, nesse caso, podem variar. Uma pessoa pode ensinar matemática para concursos e oferecer cursos de química e física para o ensino fundamental.

Trata-se de uma estratégia para encontrar mais alunos.

Coisas para evitar em um anúncio de reforço escolar

É claro que existem algumas armadilhas a serem evitadas ao escrever seu anúncio de tutoria.

Erros de ortografia

Para um professor, isso realmente causa má impressão…

Ser descontraído não o isenta de utilizar a linguagem correta, sem muitas gírias ou erros de grafia. Você será lido pelos pais que querem proporcionar ensino de qualidade a seus filhos.

No entanto, às vezes os próprios pais vêm de uma categoria sócio-profissional bem-sucedida (executivos e profissões liberais e intelectuais superiores): eles fugirão de um anúncio cheio de erros ortográficos.

E nós os entendemos: quem recrutaria um professor de línguas que não sabe escrever corretamente o português? Isso desacredita o professor.

Anúncios escritos corretamente Anúncios com erros de português passam uma imagem errada de você.

O domínio da ortografia hoje em dia é uma habilidade rara. E você deve mostrar que faz parte desse seleto grupo de pessoas que o detêm!

Anúncios muito resumidos

Este conselho aplica-se principalmente à publicidade online. Evite escrever um anúncio curto demais.

Um anúncio de uma única linha não funciona nem no mural da lojinha do seu bairro, muito menos trará algum resultado se publicado na rede. É necessário personalizar e detalhar suas experiências.

Frases longas demais

Por outro lado, escrever um texto longo demais, com frases sem fim, sem separar as idéias por parágrafos, também prejudica o seu anúncio.

O texto do anúncio precisa ser organizado.

  • Um parágrafo sobre sua experiência;
  • Um parágrafo sobre sua metodologia;
  • Um parágrafo sobre seus cases de sucesso.

O desafio é conseguir passar todas as suas informações, permanecendo conciso.

Desvalorizar-se ou ser pretensioso demais

A desvalorização mostra uma falta de autoconfiança e se você não acredita em si mesmo, quem vai acreditar?

Ser pretensioso significa que você pode desprezar seus alunos:”Como você não sabia disso?!”

Não caia em nenhum desses extremos!!!

Vender suas aulas envolve sensibilidade e algumas sutilezas.

E então, pronto para escrever seu anúncio de aulas de reforço escolar com todas essas dicas valiosas?

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