Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Ferramentas utilizadas para reforço em exatas!

De Erico, publicado dia 24/09/2019 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Material para aula particular de matemática

É muito comum a garotada considerar as aulas de exatas um bicho de sete cabeças, até porque diversos alunos possuem algum tipo de dificuldade em lidar com números, operações e equações.

Independentemente do grau dessa dificuldade é interessante percebermos que há diversos materiais para aula particular de matemática pipocando por aí na internet.

Mas, se você é daquelas pessoas que têm certa habilidade com os números, pode aproveitar para ganhar um dinheiro extra ajudando muita gente que está com dúvida nessa disciplina.

Até mesmo em razão desse tipo de atividade ter muita procura em todo o Brasil é pertinente verificarmos que muitos profissionais da área estão a usar, por exemplo, as aulas de reforço escolar para crianças, jovens e adultos como uma principal fonte de renda.

E se você já pensou em dar aula particular de matemática, talvez valha a pena saber um pouco mais sobre como funciona isso, uma vez que tem uma galera que ainda encara essa matéria como algo bem complicado e que precisa  ter uma melhora significativa no desempenho escolar.

Caso não tenha pensado nessa possibilidade de dar aulas particulares é importante saber que para começar a se dedicar como professora ou professor de reforço é preciso ter formação plena em matemática, além de certa experiência no ensino da disciplina e uma boa didática na hora de explicar.

Todavia, se você tem grande conhecimento de exatas, é possível também fazer algum tipo de auxílio na área, desde que seja no nível básico e com pessoas mais próximas, como parentes e amigos.

No entanto, você deve estar se perguntando como começar a trabalhar com reforço de matemática. Veja bem, os investimentos iniciais não são muitos, afinal, é possível lecionar em casa, online e até mesmo na residência do aluno. O importante é que o local a ser escolhido para suas aulas de reforço seja apropriado para os atendimentos.

Quanto aos materiais, você vai precisar de livros atualizados que disponham de vários exercícios de cálculos ou, então, aproveitar as apostilas que seu aluno normalmente utiliza na escola.

Se preferir organizar seu próprio material para aula de reforço de exatas, não deixe de verificar se os autores e editoras da bibliografia a ser utilizada são confiáveis. Além disso, procure sempre contar com jogos para tornar as aulas ainda mais interativas.

O reforço escolar e a melhoria na aprendizagem

Sem dúvida, uma aula particular de matemática pode ajudar muito na aprendizagem do aluno. Como na sala de aula um professor tem muitos estudantes para apresentar o conteúdo, nem todos conseguem aprender toda a matéria da maneira em que ela é trabalhada pelo docente.

Mas no reforço escolar a coisa é diferente: a atenção está totalmente voltada ao estudante que se vê em dificuldades com algumas questões, sendo que as atividades trabalhadas nas aulas de apoio podem ser adaptadas de tal modo que esse aluno vai notar, em pouco tempo, uma melhora considerável acerca de seu desempenho escolar.

Opção para melhorar em Matemática! O reforço em matemática deve servir como algo complementar aos trabalhos desenvolvidos na escola!

O professor particular deve sempre deixar claro a quem o procura para auxiliar no reforço, que trata-se de um tipo de trabalho no qual se carateriza como algo complementar. Ou seja, uma opção que só vem a somar e que, sendo bem aproveitada, tem tudo para ajudar o aluno quanto ao entendimento da matéria – o que facilitará ainda mais o desempenho desse jovem no vestibular, aumentando as chances de garantir uma vaga no ensino superior.

Se você planeja trabalhar com reforço escolar, talvez o primeiro desafio seja mostrar que uma aula particular de matemática não é um gasto (no sentido negativo da palavra), mas sim um investimento. Oras, uma pessoa que contrata esse tipo de serviço de monitoria irá colher os frutos dessas aulas particulares em curto prazo.

Como ser professor de matemática?

Como já comentado aqui, para ser um monitor de reforço em matemática, o ideal é que se tenha um formação na disciplina. Mas se o aspirante a professor particular conhecer muito bem as operações e souber lidar com os números, sem qualquer dificuldade, é possível fazer alguns atendimentos para demandas mais simples.

Do mesmo modo, ter habilidades para passar o conhecimento e saber trabalhar com todas as faixas etárias (e todas as séries), é algo que vai fazer a diferença nesse empreendimento ligado ao ensino. E não só isso, é aconselhável saber lidar com vários níveis de dificuldade em um processo de ensino, mesmo porque o aluno pode ter uma defasagem diferente de outro, bem como níveis de concentração bem distintos.

Tendo em vista que às vezes um método aplicado possa funcionar melhor com um do que com outro estudante, é pertinente que esse professor de reforço tenha no planejamento outras opções de abordagens, até mesmo para a necessidade de se mudar de estratégia, caso haja algum tipo de dificuldade na assimilação do aprendiz quanto aos tópicos apresentados.

Início do reforço! Alguns desafios serão inevitáveis, mas depois suas aulas vão fluir tranquilamente!

O início de uma atividade de reforço escolar, assim como em todas as profissões, não será fácil. Você terá que ralar bastante para conseguir os primeiros alunos e uma boa dica quanto a isso é começar a dar aulas para filhos de conhecidos, amigos e parentes.

Só tome cuidado para não cobrar muito barato nesse começo. Cobrando pouco será difícil  aumentar posteriormente o valor da aula. Com o tempo os próprios alunos vão falar de seu trabalho para outros e, assim, suas aulas de reforço vão atrair novos interessados.

Atividades de reforço escolar de exatas

Os materiais didáticos escolhidos precisam contar com várias atividades e exercícios que possam ser usadas na aula. O professor, no entanto, deve selecionar os melhores conteúdos de acordo com a necessidade de cada aluno, onde os exercícios possam ser xerocados e entregues para o estudante resolver as operações.

Antes de pedir ao aluno para solucionar alguma questão, o professor deve explicar detalhadamente o conteúdo, fazendo revisões – se for necessário – com ênfase nas fórmulas matemáticas e exemplos de situações que tenham a ver com a sua dificuldade. A importância de aplicar cada problema de matemática relacionado ao cotidiano desse aluno é que isso vai fazer com que ele assimile melhor a matéria. Mas, lembre-se sempre de fazer junto os primeiros exercícios e, depois, dê um tempo para que ele realize as atividades sozinho.

Em seguida, mostre quais foram os principais erros, apresentando soluções fáceis para que esse estudante relacione tudo cognitivamente. Repita mais vezes os exercícios que o aluno tem mais dificuldade para que, assim, haja uma compreensão da matéria. Durante as aulas, procure trabalhar com jogos interativos de matemática, caso perceba que o reforço está ficando muito maçante.

Ao retomar o conteúdo, inicie com fórmulas e problemas mais simples. Assim que seu aluno estiver resolvendo tudo com maior facilidade, procure criar questões complexas para que ele possa interpretar e aplicar todo o aprendizado.

Aula de reforço! Nas aulas particulares procure sempre fazer correções comentadas das avaliações!

Além de fazer os exercícios com os alunos na aula de reforço, selecione outros para que sejam resolvidos em casa e apresentados no próximo encontro. Ao corrigir, comente os eventuais erros.

Fazendo todo o processo descrito acima – dando atenção total às atividades tiradas dos livros – não deixe de pesquisar na internet questões que caíram em vestibulares. Além disso, peça ao aluno que traga as próprias provas e simulados para serem trabalhadas as questões que não conseguiu resolver.

O bacana de trabalhar com reforço escolar é que depois de um tempo o estudante começará a ter uma melhora no rendimento escolar e, consequentemente, desenvolver ainda mais o raciocínio lógico.

No entanto, é importante ter em mente que cada aluno vai ter um tempo diferente para atingir o objetivo final do processo. Haverá aqueles que vão parar com as aulas por um período – até mesmo por não precisar mais – e depois voltar a te procurar. Alguns vão entrar em contato para saber sobre reforço escolar somente nos períodos de provas, enquanto outros vão preferir um acompanhamento mais constante, a longo prazo.

E quanto cobrar pela aula de reforço escolar?

Uma vez que você já se organizou com relação ao local em que vai trabalhar suas aulas de reforço e os materiais a utilizar, é hora de pensar em quanto cobrar, lembrando que é necessário pensar em um valor que seja justo tanto para seu cliente quanto para você. Ou seja, nada de enfiar a faca e tampouco sair fazendo caridade por aí.

Empreendimento de reforço! Procure pensar em um valor que seja justo tanto para seu aluno quanto para você!

Para se ter uma ideia, em São Paulo, uma aula de reforço escolar varia de 35 a 80 reais, sendo que a média está em torno de 58 reais. Já no Rio de Janeiro, a média está em 52 reais a hora aula. Outras capitais, como Belo Horizonte possuem uma faixa de preço em 46 reais, sendo que, em alguns casos, o preço fechado de 50 reais também está sendo cobrado.

Em Curitiba, Recife, Brasília e Porto Alegre, os valores estão a partir de 35 reais, onde o preço mais alto de um atendimento de reforço escolar está também batendo na casa dos 50 reais. Lembrando que isso é somente uma base para que você possa calcular o preço da sua aula sem fugir muito do que está sendo cobrado no mercado.

Para calcular esse valor, leve em conta todos os gastos com luz, água, internet, papel e cartucho para impressora, entre outros itens. Calcule também quanto você pretende ganhar por mês dando as aulas, levando em consideração o investimento intelectual e organizar a metodologia de suas aulas particulares de matemática.

Caso faça uso de algum meio de divulgação de suas mentorias de reforço (e isso tenha algum custo), inclua no pacote da valores de seu serviço. Ao considerar essas questões, você terá maior chance de conseguir uma clientela fiel nesse negócio que, sendo bem planejado, tem grandes chances de garantir um lucro bem bacana no final do mês.

Boa sorte nos planejamentos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar