Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A educação privada ganha espaço no país

De Joseane, publicado dia 04/03/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Os agentes das aulas particulares no Brasil

Não é necessário fazer uma pesquisa aprofundada para nos darmos conta de que a educação privada, sobretudo a aula particular a domicílio ou não, tem crescido bastante no Brasil nos últimos anos.

Qual a razão?

Eu não diria que existe uma razão mas, de fato, há algumas razões que podem justificar o sucesso do mercado das aulas particulares no Brasil. A primeira delas, claramente, seria a defasagem do sistema educacional brasileiro. O ensino público está em decadência ( aliás, sempre esteve!), e essa é uma situação que se agrava mais a cada ano.

Salvo algumas poucas instituições de ensino pública como algumas escolas e centros  federais, CAPs e raras escolas da rede estadual e municipal, o quadro comum é é um sistema de ensino estagnado, com professores desvalorizados e alunos que chegam no ensino médio sem saber fazer a interpretação de um texto simples.

Uma outra ração que, na verdade, está também ligada a primeira seria a grande concorrência no setor profissional que não tem espaço para pouco preparo. Cada vez mais existe, o mercado profissional busca por pessoas com uma alta bagagem acadêmica na sua área de atuação, além do domínio de línguas estrangeiras e etc. Esse fatores impulsionam as famílias a buscarem cada vez mais recursos para preparar os seus filhos!

Nesse contexto, a educação privada, sobretudo as aulas particulares e aulas de reforço escolar, tem surgido para suprir as carências deixadas pela escola, indo além do básico e buscando realizações para as famílias e alunos.

Vejamos como se estrutura o mercado das aulas particulares…

Mercado das aulas particulares: A procura por um professor particular

O grande diferencial do mercado das aulas privadas é sem dúvida o professor! Ele é o sujeito principal que, aliado a um método de ensino bem elaborado, ajudará o aluno a ir além e atingir o seu objetivo.

A aula particular é a tendência dos vencedores Obtenha sucesso na vida acadêmica e profissional com a ajuda de um professor particular

Se você é família a procura de um professor particular, saiba que um bom professor deve ser valorizado (e isso inclui pagar alguns reais a mais), afinal de contas um professor que investe em sua formação deve obter o seu retorno para continuar fazendo o melhor trabalho possível. Por um bom professor, nos referimos aqueles que se dedica ao sucesso do seu aluno, investindo na sua formação e ganhando em conhecimento e experiência necessários para definir um plano de aula funcional.

Se você é um professor que busca reconhecimento, tome o parágrafo acima como conselho e invista cada vez mais em seu conhecimento.

Professor ou família/alunos interessados em conhecer mais sobre o mercado das aulas de reforço escolar, conheça alguns dos maiores agentes das aulas particulares atualmente no Brasil:

  • TUTORES: Franquia de reforço escolar em todo o Brasil
  • Ensina Mais: Apoio Escolar
  • Smartz School: Ensino a toda prova
  • Kumon: o método
  • Superprof: Referência online no mercado das aulas particulares!

Aprender com confiança é o lema do Superprof. Nosso objetivo desde o início: facilitar a conexão entre estudantes e professores privados. O diferencial do Superprof é justamente o fato de aproximar alunos e professores de maneira prática. De um lado, alunos que estão com vontade de melhorar um ou vários pontos do seu conhecimento, de outro lado, professores capacitados que estão prontos a oferecer o melhor serviço em educação.

Por que as famílias tem recorrido cada vez mais aos cursos privados?

Preocupados com o futuro profissional dos seus filhos, muitas famílias optam por investir pesado na educação das crianças e jovens. Claro, a maior razão para que elas busquem apoio junto aos professores e cursos privados é o fato de que a escola não está dando conta da exigência imposta pelo mercado.

Encontre ainda hoje seu professor de reforço escolar Professores qualificados, prontos para dar o melhor de si!

A família não possui escolha: ou recorrem as aulas particulares ou assistem de braços atados à decadência acadêmica e profissional dos seus filhos.  Felizmente é possível encontrar atualmente no Brasil diversas opções de agentes que fornecem aulas particulares, como verificado mais acima.

Alguns dos protagonistas das aulas de reforço escolar possui representantes nas grandes cidades por todo o país. E uma notícia ainda melhor é que com a chegada do Superprof, mesmo estando afastados dos grandes centros, as famílias podem ter acesso a lista de professores particulares e podem beneficiar da aula de reforço online ou a domicílio, o que lhe for mais conveniente.

Aqui no Superporf não existem barreiras. Por se tratar de uma plataforma online, favorecemos a conexão rápida e fácil entre  professores e alunos interessados em receber acompanhamento escolar.

A aula de reforço escolar com professor particular pode ser eficaz de várias maneiras, dentre elas:

Evita a reprovação e abandono escolar

A reprovação repetida é umas das principais causas do abandono escolar. Uma fatalidade que pode evitada graças ao acompanhamento escolar com professor privado. A aula particular pode ser uma verdadeira aliada no processo de ensino-aprendizagem, pois permite criar laços estreitos entre educador e educando, contribuindo para melhorar a auto-estima do aluno e desenvolver neste uma maior vontade em aprender.

Facilita a aprendizagem do conteúdo

Alguns alunos não conseguem aprender bem em grandes grupos como é o caso das salas de aula muitas vezes superlotadas. Cada aluno possui a sua forma e tempo para aprender. A aula particular é portanto ideal para resolver certos problemas de aprendizagem.

Por se tratar de uma aula adaptada, o reforço escolar com professor particular favorece o aprendizado pois prioriza o aluno e as suas necessidades.

Vai além do básico

Aqui abrimos um parenteses para as aulas particulares de línguas estrangeiras! As aulas de línguas estrangeiras no seio escolar não passa do básico. Se o seu objetivo é aprender ou fazer com que o seu filho aprenda uma língua estrangeira, não espere pela escola para atingir esse objetivo. A aula particular é eficaz no ensino de línguas e certamente vai além do básico. Com a ajuda de um professor particular, seu filho pode obter a tão desejada fluência em inglês, francês, espanhol, alemão e muitas outras línguas!

Organização da educação privada a domicílio no Brasil

Curioso para saber como funcionam os cursos privados de reforço escolar no Brasil?

Compreensível! Como já deu para perceber, o mercado das aulas particulares vai de vento em popa e é claro que esse sucesso todo se justifica pelo fato de tal iniciativa apresentar excelentes resultados, ajudando cada vez mais alunos a atingirem os seus objetivos acadêmicos e profissionais.

Escolha o seu professor particular ainda hoje Palavra de ordem quando o assunto é reforço escolar

Mas é claro que em todos os setores existem os seus problemas e com o mercado das aulas particulares não seria diferente…infelizmente.

Quem já procurou por aulas particulares junto a um prestador do serviço (escola e agências privadas) deve ter se deparado com preços altos e até abusivos. Bom, se, de um lado, acreditamos que o professor deva ser valorizado, de outro, não estamos de acordo com nenhum tipo de tarifação abusiva. Mas essas práticas infelizmente existem por parte de alguns agentes do mercado do reforço escolar.

Felizmente existem também entre os protagonistas do mercado do reforço escolar, aqueles que são realmente comprometidos com a educação, que valorizam os seus professores, servidores e alunos, praticando valores corretos e justificáveis.

Aqui no Superprof, os alunos decidem com quem quer estudar. Disponibilizamos a nossa lista de professores e cabe ao aluno contactar aquele que lhe parece mais conveniente. Além disso, o aluno pode negociar diretamente com o professor o valor do curso, e o melhor de tudo é que a grande maioria dos nossos professores oferecem a primeira aula gratuitamente. Não é demais?

O que o país tem feito pela educação?

Certo, o Brasil não está bem na fita quando o assunto é a educação. Mas, mesmo a passos lentos, o país tem desenvolvido alguns programas de fomento a educação.

A leitura é uma forma de lutar contra o abandono escolar Implementação de bibliotecas e salas de informática como política de fomento a educação

No entanto são poucas as instituições públicas que beneficiam dos programas de apoio a educação. Um realidade devastadora para os milhares de alunos que estudam em escolas públicas.

Dentre os maiores problemas enfrentados pelo educação brasileira está o abandono escolar. Infelizmente desencorajados pelo sistema muitos alunos não conseguem terminar a sua formação básica obrigatória.

Existem, portanto, alguns programas do ministério da educação que visa a melhoria do ensino, colocando em prática que  lutam contra o abandono escolar nas escolas públicas brasileiras.

O programa Mais Educação que visa melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Trata-se, na prática, do fornecimento de aulas suplementares (reforço escolar) para os alunos que apresentam maior dificuldade. O projeto tem apresentado resultados significativos, melhorando não somente as notas mas também melhorando a confiança do aluno no seu processo de aprendizagem.

Uma prova de que o reforço escolar é sim um grande aliado da educação!

Outros programas que agem com o objetivo de evitar o abandono escolar (Bolsa Escola e Bolsa família por exemplo) consiste em garantir uma ajuda financeira às famílias que mantiverem os seus filhos matriculados e frequentando assiduamente a escola.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar