Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Por que as famílias tem recorrido cada vez mais aos cursos privados?

De Joseane, publicado dia 21/02/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > O mercado das aulas particulares está em pleno crescimento

O mercado das aulas particulares não para de crescer e não se trata de uma modinha passageira não! Já são anos de estrada e cada vez mais a procura por aulas particulares ganha força!

De um lado, professores que buscam aumentar seus salários ou buscam flexibilidade de horário, de outro lado, alunos preocupados com o seu futuro e que não encontram, na escola, todo o apoio necessário ao seu desenvolvimento acadêmico.

Não podemos esquecer os números da educação nacional como grande contribuidor para esse panorama. A escola não está dando conta da exigência imposta pelo mercado. O Estado não está investindo na educação. Basta olhar os resultados dos nossos estudantes em exames de avaliação de desempenho para notarmos que a escola tem falhado!

Para diminuir as lacunas deixadas pela escola, a família faz sua parte matriculando seus filhos em cursos privados ou buscando ajuda junto a um professor particular liberal.

Uma opção que vem sido utilizada com mais e mais frequência e que, graças ao trabalho dedicado dos professores particulares, têm obtido resultados satisfatórios!

Como anda a educação no Brasil

Basta dizer que professores da rede pública de ensino ficaram sem pagamentos por meses consecutivos ou tiveram seus direitos furtados para responder a pergunta de “como anda a educação no Brasil“.

Salas superlotadas, professores ausentes (e com razão), péssimas condições de trabalho, falta de segurança, são apenas os aspectos mais visíveis no quadro educacional brasileiro.

Reforço escolar é uma solução! Realmente o momento é caótico mas nem tudo está perdido!

Em artigo publicado na revista Época sobre os resultados da Prova Brasil que avalia, a cada dois anos, o rendimento de alunos do ensino fundamental do  5º e do 9º ano em português e matemática:

Mais de 65% dos alunos brasileiros no 5º ano da escola pública não sabem reconhecer um quadrado, um triângulo ou um círculo. Cerca de 60% não conseguem localizar informações explícitas numa história de conto de fadas ou em reportagens. Entre os maiores, no 9º ano, cerca de 90% não aprenderam a converter uma medida dada em metros para centímetros, e 88% não conseguem apontar a ideia principal de uma crônica ou de um poema.

Uma verdadeira catástrofe, esse é o bom termo para definir o panorama geral da educação nacional. Porém, nem tudo está perdido. Felizmente uma grande porcentagem dos professores, embora sendo colocado de lado pelo Estado, ainda faz do seu melhor pelos seus alunos.

Além disso, emerge no mercado uma corrente fortalecedora que, preocupada com o quadro geral da educação, encontrou uma solução alternativa para ajudar os alunos que enfrentam problemas de aprendizado ou que desejam melhorar o seu rendimento escolar.

Os principais atores do reforço escolar e como funcionam?

O objetivo inicial é evitar a reprovação e o abandono escolar e tal objetivo está sendo possível graças as opções encontradas no mercado das aulas particulares.

Se antes a aula particular só acontecia na casa da “explicadora” ou na “banca” se você desse sorte de morar perto de um local que possuísse essas alternativas. Atualmente é possível encontrar muitos locais que dispensam aula de reforço, em grupo ou com professor privado.

O reforço escolar ajuda os alunos a chegarem lá... Sim, é preciso estudar muito para alcançar os objetivos!

Escolas e franquias de reforço escolar como:

  • Ensina Mais
  • Tutores
  • Smartz School
  • Kumon

Algumas cidades também possui associações com professores que dispensam aulas de reforço, igrejas, centros de formação. Enfim, uma grande variedade de locais onde, devido a urgência, decidiram se organizar para ajudar crianças e adolescentes que precisam evoluir nos seus estudos em busca de um futuro melhor.

E, claro, em se tratando de  força tarefa quando se fala de reforço escolar, não poderíamos deixar de citar o superprof! Nosso conceito facilita a difusão da educação e do reforço escolar, pois temos uma abrangência bastante significativa. Temos professores de todo o Brasil cadastrados em nosso site e dispostos a fazer de seu melhor com o objetivo de livrar crianças e estudantes do fracasso escolar e acadêmico.

A aula de reforço escolar com professor privado prova ser um forte recurso contra o abandono escolar. O acompanhamento com professor privado mostra ser um motor de motivação para os alunos que estão em busca de excelentes resultados!

Por isso o professor particular tem ganhado cada vez mais espaço no mercado das aulas particulares!

Por que os professores particulares são tão requisitados?

Os pais (e estudantes) têm muitos motivos para convocar os especialistas em apoio escolar. Da ajuda em matemática para lidar com as dificuldades acadêmicas encontradas por boa parte dos estudantes nesta área ao apoio pedagógico com o objetivo de melhorar o rendimento de alunos que já apresentam bons resultados,  vejamos os diferentes campos de ação da tutoria online ou a domicílio:

Apoio escolar contra a reprovação e abandono escolar

No primeiro sinal de abandono escolar geral, alguns pais (às vezes sob o conselho dos professores) decidem chamar um conselheiro educacional/tutor Neste caso, o papel do último será entender os motivos que tenham levado o estudante a esse estado de desmotivação.

Atuando tanto na posição de psicólogo como coach escolar, o especialista terá que trabalhar de forma a desenvolver no aluno a motivação necessária para que ele continue os seus estudos. 

Suporte escolar para melhorar a aprendizagem de um assunto específico

Às vezes, acontece que um aluno é muito bom em algumas matérias e bem menos talentoso em outras.

A aula de apoio escolar pode ser pontual ou ao longo do ano letivo O reforço escolar pode ser a ajuda que o aluno necessita para melhorar os seus resultados

Na verdade, esse é um dos casos mais comuns e que levam os pais a procurar ajuda junto a um professor particular. Alunos que possuem mais habilidades com as matérias do campo das exatas (matemática, física, química) podem apresentar dificuldades nas matérias literárias, por exemplo:

  • interpretação e produção textual em português,
  • gramática,
  • poesia, entre outros.

Alguns alunos possuem uma enorme resistência com o relação ao aprendizado de línguas estrangeiras (inglês, francês, espanhol, japonês), para estes, a aula com professor particular pode ser realmente fascinante e trazer excelentes resultados.

Apoio escolar visando a excelência

Todos os pais querem oferecer o melhor futuro para os seus filhos. Para isso, as aulas particulares é uma excelente solução.

Mesmo que alguns alunos sejam bons em sala de aula, um empurrãozinho a mais pode ajudá-los a passar do conceito “bom” para o “excelente’! Aliás, bom não é o suficiente para obter uma boa menção no diploma e ser aprovado nos concursos das faculdades mais prestigiadas.

No ensino médio ou na faculdade, os professores privados são uma ótima ajuda.

Suporte escolar para recuperar o atraso

Alguns alunos vivem em famílias que devem se deslocar com frequência, o que atrapalha o ano escolar e pode levar a reprovação . Ou, um período em que devido a uma doença ou quaisquer outros problemas, o estudante se manteve longe do sistema escolar por um longo período de tempo.

Seja qual for a razão, aula de reforço escolar pode contribuir para que esse aluno recupere o atraso e possa prestar uma prova de nivelamento para poder cursar uma série mais adiantada.

O apoio escolar para lidar com a ausência dos pais

Pode acontecer que ambos os pais saem no início da manhã e voltem tarde da noite. A fim de impedir que as crianças sejam deixadas sem supervisão e que deixem de fazer o dever de casa, alguns pais optam por contratar um tutor que vai trabalhar com as crianças e focar sobretudo na realização das tarefas escolares.

Tendências do mercado de reforço escolar para os próximos anos

Quanto mais cresce a necessidade e urgência por aulas particulares, mais as famílias buscam meio rápidos de suprir essa carência.

Se, de um lado, as escolas que oferecem aulas de reforço tem sido um ponto positivo, de outro, elas perdem em praticidade.

Sucesso para os alunos do reforço escolar Na corrida pelo sucesso acadêmico, ganha quem estiver mais preparado

Buscar a criança na escola, levá-la até um outro endereço para que ela tenha a aula de reforço, buscá-la e trazê-la de volta para casa gera custos e, mais importante, exige tempo e logística.

Nesse aspecto, sites como o superprof tem sido trazido a solução que as famílias há muito esperavam. De forma prática as famílias e estudantes encontram na nossa plataforma o tipo de aula particular que precisam, em um clique podem estar em contato direto com o professor e este vem no domicílio do aluno para dar as aulas, ou, ainda melhor, é possível que as aulas sejam ministradas online!

Eficiência e eficácia são as palavras que definem o futuro do reforço escolar e das aulas particulares no Brasil.

Além disso, ao contrário dos preços exorbitantes praticados em certas escolas que oferecem aulas de reforço, aqui no superprof os nossos professores estão dispostos a discutir seus valores diretamente com o cliente. Vale abusar do poder da negociação! Mas claro, lembre-se que um professor valorizado certamente fará refletir a sua satisfação no seu trabalho.

E, para melhorar ainda mais, a maioria dos nossos professores oferecem a primeira hora de aula gratuitamente. Ou seja, você pode “testar” se o professor que você contactou está dentro das suas expectativas, se uma boa relação foi criada entre aluno e professor fato que prova ter a sua importância no processo de ensino-aprendizagem.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar