Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Por que as famílias tem recorrido cada vez mais aos cursos privados?

De Joseane, publicado dia 05/11/2019 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > O mercado das aulas particulares está em pleno crescimento

O mercado das aulas particulares não para de crescer e não se trata de uma modinha passageira não! Já são anos de estrada e cada vez mais a procura por aulas particulares ganha força!

De um lado, professores que buscam aumentar seus salários ou buscam flexibilidade de horário, de outro lado, alunos preocupados com o seu futuro e que não encontram, na escola, todo o apoio necessário ao seu desenvolvimento acadêmico.

Não podemos esquecer os números da educação nacional como grande contribuidor para esse panorama. A escola não está dando conta da exigência imposta pelo mercado. O Estado não está investindo na educação. Basta olhar os resultados dos nossos estudantes em exames de avaliação de desempenho para notarmos que a escola tem falhado!

Para diminuir as lacunas deixadas pela escola, a família faz sua parte matriculando seus filhos em cursos privados ou buscando ajuda junto a um professor particular liberal.

Uma opção que vem sido utilizada com mais e mais frequência e que, graças ao trabalho dedicado dos professores de reforço, têm obtido resultados satisfatórios!

Como anda a educação no Brasil

Basta dizer que professores da rede pública de ensino ficaram sem pagamentos por meses consecutivos ou tiveram seus direitos furtados para responder a pergunta de “como anda a educação no Brasil“.

Salas superlotadas, professores ausentes (e com razão), péssimas condições de trabalho, falta de segurança, são apenas os aspectos mais visíveis no quadro educacional brasileiro.

Reforço escolar é uma solução! Realmente o momento é caótico mas nem tudo está perdido!

Em artigo publicado na revista Época sobre os resultados da Prova Brasil que avalia, a cada dois anos, o rendimento de alunos do ensino fundamental do  5º e do 9º ano em português e matemática:

Mais de 65% dos alunos brasileiros no 5º ano da escola pública não sabem reconhecer um quadrado, um triângulo ou um círculo. Cerca de 60% não conseguem localizar informações explícitas numa história de conto de fadas ou em reportagens. Entre os maiores, no 9º ano, cerca de 90% não aprenderam a converter uma medida dada em metros para centímetros, e 88% não conseguem apontar a ideia principal de uma crônica ou de um poema.

Uma verdadeira catástrofe, esse é o bom termo para definir o panorama geral da educação nacional. Porém, nem tudo está perdido. Felizmente uma grande porcentagem dos professores, embora sendo colocado de lado pelo Estado, ainda faz do seu melhor pelos seus alunos.

Além disso, emerge no mercado uma corrente fortalecedora que, preocupada com o quadro geral da educação, encontrou uma solução alternativa para ajudar os alunos que enfrentam problemas de aprendizado ou que desejam melhorar o seu rendimento escolar.

Entenda como funciona o setor de aulas particulares!

Os principais atores do reforço escolar e como funcionam?

O objetivo inicial é evitar a reprovação e o abandono escolar e tal objetivo está sendo possível graças as opções encontradas no mercado das aulas particulares.

Se antes a aula particular só acontecia na casa da “explicadora” ou na “banca” se você desse sorte de morar perto de um local que possuísse essas alternativas. Atualmente é possível encontrar muitos locais que dispensam aula de reforço, em grupo ou com professor privado.

O reforço escolar ajuda os alunos a chegarem lá... Sim, é preciso estudar muito para alcançar os objetivos!

Escolas e franquias de reforço escolar como:

  • Ensina Mais
  • Tutores
  • Smartz School
  • Kumon

Algumas cidades também possui associações com professores que dispensam aulas de reforço, igrejas, centros de formação. Enfim, uma grande variedade de locais onde, devido a urgência, decidiram se organizar para ajudar crianças e adolescentes que precisam evoluir nos seus estudos em busca de um futuro melhor.

E, claro, em se tratando de  força tarefa quando se fala de reforço escolar, não poderíamos deixar de citar o superprof! Nosso conceito facilita a difusão da educação e do reforço escolar, pois temos uma abrangência bastante significativa. Temos professores de todo o Brasil cadastrados em nosso site e dispostos a fazer de seu melhor com o objetivo de livrar crianças e estudantes do fracasso escolar e acadêmico.

A aula de reforço escolar com professor privado prova ser um forte recurso contra o abandono escolar. O acompanhamento com professor privado mostra ser um motor de motivação para os alunos que estão em busca de excelentes resultados!

Por isso o professor particular tem ganhado cada vez mais espaço no mercado das aulas particulares!

Por que os professores particulares são tão requisitados?

Os pais (e estudantes) têm muitos motivos para convocar os especialistas em apoio escolar. Da ajuda em matemática para lidar com as dificuldades acadêmicas encontradas por boa parte dos estudantes nesta área ao apoio pedagógico com o objetivo de melhorar o rendimento de alunos que já apresentam bons resultados,  vejamos os diferentes campos de ação da tutoria online ou a domicílio:

Apoio escolar contra a reprovação e abandono escolar

No primeiro sinal de abandono escolar geral, alguns pais (às vezes sob o conselho dos professores) decidem chamar um conselheiro educacional/tutor Neste caso, o papel do último será entender os motivos que tenham levado o estudante a esse estado de desmotivação.

Atuando tanto na posição de psicólogo como coach escolar, o especialista terá que trabalhar de forma a desenvolver no aluno a motivação necessária para que ele continue os seus estudos. 

Suporte escolar para melhorar a aprendizagem de um assunto específico

Às vezes, acontece que um aluno é muito bom em algumas matérias e bem menos talentoso em outras.

A aula de apoio escolar pode ser pontual ou ao longo do ano letivo O reforço escolar pode ser a ajuda que o aluno necessita para melhorar os seus resultados

Na verdade, esse é um dos casos mais comuns e que levam os pais a procurar ajuda junto a um professor particular. Alunos que possuem mais habilidades com as matérias do campo das exatas (matemática, física, química) podem apresentar dificuldades nas matérias literárias, por exemplo:

  • interpretação e produção textual em português,
  • gramática,
  • poesia, entre outros.

Alguns alunos possuem uma enorme resistência com o relação ao aprendizado de línguas estrangeiras (inglês, francês, espanhol, japonês), para estes, a aula com professor particular pode ser realmente fascinante e trazer excelentes resultados.

Apoio escolar visando a excelência

Todos os pais querem oferecer o melhor futuro para os seus filhos. Para isso, as aulas particulares é uma excelente solução.

Mesmo que alguns alunos sejam bons em sala de aula, um empurrãozinho a mais pode ajudá-los a passar do conceito “bom” para o “excelente’! Aliás, bom não é o suficiente para obter uma boa menção no diploma e ser aprovado nos concursos das faculdades mais prestigiadas.

No ensino médio ou na faculdade, os professores privados são uma ótima ajuda.

Suporte escolar para recuperar o atraso

Alguns alunos vivem em famílias que devem se deslocar com frequência, o que atrapalha o ano escolar e pode levar a reprovação . Ou, um período em que devido a uma doença ou quaisquer outros problemas, o estudante se manteve longe do sistema escolar por um longo período de tempo.

Seja qual for a razão, aula de reforço escolar pode contribuir para que esse aluno recupere o atraso e possa prestar uma prova de nivelamento para poder cursar uma série mais adiantada.

Veja quem são os agentes das aulas particulares no Brasil!

O apoio escolar para lidar com a ausência dos pais

Pode acontecer que ambos os pais saem no início da manhã e voltem tarde da noite. A fim de impedir que as crianças sejam deixadas sem supervisão e que deixem de fazer o dever de casa, alguns pais optam por contratar um tutor que vai trabalhar com as crianças e focar sobretudo na realização das tarefas escolares.

Os benefícios do Reforço Escolar

Se pararmos para pensar a educação do Brasil, chegaremos a conclusão de que a realidade de uma sala de aula compromete o rendimento dos alunos. Sempre que pensamos em qualidade de ensino temos a visão quase utópica de salas de aulas com no máximo 15 alunos, mas sabemos muito bem que não é verdade.

O refirço escolar é individualizado e foca no aluno Uma sala de aula superlotada prejudica o aprendizado

Imagina uma sala de aula com 45 alunos, uma turma com os mais variados desníveis de ensino, com alunos com diferentes tipos de dificuldade educacionais. Agora imagine apenas um professor tentando dar conta de ensinar esses 45 alunos, utilizando apenas 5 tempos de aula semanal. Essa linha de pensamento nos faz concluir que o Ensino Regular talvez não dê conta de atender o desenvolvimento de todos os estudantes igualmente. E para que isso aconteça, é preciso que os estudantes tenham aulas particulares para se desenvolverem melhor.

Friso que estou trazendo a realidade da maioria das escolas do Brasil, salas de aulas lotadas, alunos com os mais variados tipos de deficiências educacionais.

Afirmamos que é praticamente impossível um professor, por mais experiente que ele seja, dar conta de individualizar as tarefas de acordo com as necessidades do aluno, com a finalidade de atender a todos em suas necessidades. O professor de Ensino Regular dificilmente consegue resolver as fraquezas de desempenho de uma turma inteira

Acontece que o processo de ensino nas escolas públicas e privada, ainda apresenta muita deficiência, salas de aula lotadas e professores que não conseguem, muitas vezes, dar conta de atender tantos alunos. Esse sistema de ensino tem passado alunos para o próximo ano letivo sem ter o mínimo de conhecimento do conteúdo do ano anterior.

Vale lembrar que os conteúdos são complementares, não dá para avançar na matéria sem o entendimento de conteúdo anterior.

Há também os alunos que ficam em silêncio em sala de aula por serem muito tímidos, os mais introspectivos, esses alunos não conseguem expor suas dúvidas para o professor do Ensino Regular, pois são vencidos pela timidez. Esses estudantes, acabam escondendo do professor que estão com dúvidas.

Já nas aulas com o professor de Reforço Escolar, ele monta um cronograma de estudo que beneficia do aluno mais desenvolto ao aluno mais introspectivo, tudo pensado em atender todas as dificuldades do aluno. As aulas de Reforço têm a finalidade de incentivar o aluno e encorajá-lo a tomar iniciativas.

Também devemos levar em consideração que os alunos quando são apoiados por um professor particular, tiram muito mais proveito do ensinamento, apresentando maior facilidade de entender conteúdos que antes era visto como um bicho de sete cabeças. Assim ,atividades de lógica, cálculo, gramática, interpretação de texto, geometria, ciências, química ou até mesmo física tornam-se mais fáceis por meio das aulas de reforço.

E é por isso que muitos professores recomendam aos pais que seus filhos façam aulas particulares. Essas aulas vêm para atender os mais variados estudantes: os que estão perdidos na matéria, os que precisam realizar exames específicos, os alunos que adoram estudar, os alunos com baixo desempenho e os alunos com necessidades educacionais especiais.

O professor de Reforço Escolar é altamente capaz de montar planos de aula sob medida para cada estudante.

Confira algumas das vantagens que você pode encontrar ao optar pelas aulas particulares:

  • Aulas personalizadas de acordo com as suas necessidades;
  • Foco do professor inteiramente voltado as necessidades do aluno;
  • Planejamento individualizado;
  • Metodologia adaptada para atender ao seu ritmo de aprendizado;
  • Horário e local das aulas podem ser flexíveis;
  • Estudo direcionado as suas necessidades (concursos, provas escolares, vestibulares, Enem)

Qual é a importância do Reforço Escolar para o estudante?

Existe um determinado momento do ano em que os pais só conseguem ver solução para as notas escolares do seu filho colocando estes no reforço escolar.

O professor de reforço escolar cria uma plano de estudo sob medida para o aluno O reforço escolar deve ser feito continuamente para manter os bons resultados na escola.

O grande erro é acreditar que o momento certo do reforço é quando a “vaca está quase indo para o brejo” que é quando chega o resultado do desempenho nas provas.

O que acontece é que a nossa cultura acostumou a só perceber que precisa de ajuda quando estamos frente ao grande problema. A verdade é que não precisamos esperar chegar as vésperas das provas finais para contratar um professor particular, o serviço de Reforço Escolar pode ser uma ação preventiva. Podemos contratar o professor particular logo no inicio do ano para não passar aperto nas provas.

Só o Reforço Escolar é capaz de garantir ao aluno o ensino mais direcionado as dificuldades que ele apresenta, com a vantagem de oferecer um ambiente mais acolhedor, restabelecendo a autoconfiança. Garantimos, aluno mais confiante aprende muito mais.

Sem falar que o conteúdo apresentado ao aluno do reforço escolar é mais condizente com as suas habilidades específicas, sem falar também que o aluno nas aulas de reforço perde a inibição e acabam trazendo todas as dúvidas que os rodeava da sala de aula para o professor particular. A limitação estabelecida pelo ambiente de sala de aula não tem mais vez. O professor do reforço escolar demostra mais facilidade de interação com o aluno, assim ficando mais fácil para esclarecer as dúvidas.

Outra questão muito importante é que as salas de aula apresentam um ambiente não muito silencioso, geralmente, as conversas paralelas acabem atrapalhando o momento da explicação da matéria, isso nunca acontece nas aulas particulares. Visto que durante as aulas de Reforço essas situações de conversas paralelas são contornadas pelo professor particular.

Tendências do mercado de reforço escolar para os próximos anos

Quanto mais cresce a necessidade e urgência por aulas particulares, mais as famílias buscam meio rápidos de suprir essa carência.

Se, de um lado, as escolas que oferecem aulas de reforço tem sido um ponto positivo, de outro, elas perdem em praticidade.

Sucesso para os alunos do reforço escolar Na corrida pelo sucesso acadêmico, ganha quem estiver mais preparado

Buscar a criança na escola, levá-la até um outro endereço para que ela tenha a aula de reforço, buscá-la e trazê-la de volta para casa gera custos e, mais importante, exige tempo e logística.

Nesse aspecto, sites como o Superprof tem sido trazido a solução que as famílias há muito esperavam. De forma prática as famílias e estudantes encontram na nossa plataforma o tipo de aula particular que precisam, em um clique podem estar em contato direto com o professor e este vem no domicílio do aluno para dar as aulas, ou, ainda melhor, é possível que as aulas sejam ministradas online!

Eficiência e eficácia são as palavras que definem o futuro do reforço escolar e das aulas particulares no Brasil.

Além disso, ao contrário dos preços exorbitantes praticados em certas escolas que oferecem aulas de reforço, aqui no Superprof os nossos professores estão dispostos a discutir seus valores diretamente com o cliente. Vale abusar do poder da negociação! Mas claro, lembre-se que um professor valorizado certamente fará refletir a sua satisfação no seu trabalho.

E, para melhorar ainda mais, a maioria dos nossos professores oferecem a primeira hora de aula gratuitamente. Ou seja, você pode “testar” se o professor que você contactou está dentro das suas expectativas, se uma boa relação foi criada entre aluno e professor fato que prova ter a sua importância no processo de ensino-aprendizagem.

Onde encontrar professores de Reforço Escolar?

Sempre batemos na tecla de que cada estudante possui características próprias, isto é, nenhum aluno é igual ao outro. Sendo assim, um excelente professor de reforço escolar tem o cuidado de montar o planejamento seguindo as especificidades de cada aluno, atendendo as necessidades educacionais de cada um.

Alguns pais possuem dúvidas e se mantém reticentes com relação ao reforço escolar. Sendo assim, se você deseja encontrar um bom professor, é bom procurar a indicação através de algum amigo que já faça aulas particulares. Talvez vocês ganhem desconto se montarem um pequeno grupo de estudo. Mas vale lembrar que quanto menos alunos no grupo, melhor e mais tempo o professor terá para atender a dúvida de vocês.

Há também plataformas especializadas em oferecer professores de reforço escolar. Essas plataformas informam o valor, se o professor tem flexibilidade de horários e a formação.

Você pode também podem procurar um professor de reforço aqui mesmo no Superprof! Não fique de fora, tenha aulas com um excelente professor de reforço escolar.

Aulas particulares: uma solução a longo prazo?

A escola transmite o seu conhecimento através da oralidade e da participação dos alunos, certo? Mas o que acontece quando os alunos são reservados, mesmo tímidos crônicos?

A timidez desempenha um papel negativo na assimilação do conhecimento?

É provável. Se é verdade que isso não afeta a compreensão direta do conteúdo dado pelo professor, o que acontece com temas que precisam do diálogo como os idiomas?

Também pensamos nas apresentações, nas dúvidas e outros problemas. Ir da teoria para a prática é sempre a melhor maneira de assimilar um conteúdo rapidamente. Pode ser muito interessante para os pais desmistificar a escola através das aulas particulares.

Então, as aulas particulares podem ajudar a longo prazo no caso de crianças tímidas?

Todo mundo sabe e talvez já tenha vivenciado isso: uma aula, até mesmo assistida com vários amigos, pode ser muito intimidante para alguns. O medo de zombaria, olhares, julgamentos ou simplesmente dizer estupidez, encoraja a ficar em silêncio e não participar.

Uma boa solução seria, portanto, transpor essa relação professor – aluno em casa, com um professor particular.

Nesse encontro face-a-face, o aluno diminui o medo do julgamento em favor de uma aprendizagem 100% eficaz. Faz exercícios, pergunta, responde e participa com a ajuda do professor.

Inegavelmente, para esse tipo de criança ou adolescente, as aulas particulares são de suma importância na sua educação. Elas permitem que eles façam em casa, no quarto, o trabalho que não podem fazer em sala de aula com os colegas.

Como veremos mais adiante neste post, a escola fundamental, o ensino médio, vestibular, Enem, são, obviamente, etapas essenciais na vida escolar de um aluno. Seja para aquisição de conhecimento ou para orientação.

Aulas particulares são garantia de boas notas?

Concentrando-se em uma pedagogia individual, os cursos são focados principalmente em um domínio de aprendizagem, metodologia, motivação do aluno, bem como na autoconfiança.

A educação pública e privada em escolas, às vezes, não permite que todos os alunos aprendam o necessário. Portanto, as aulas particulares podem ser um paliativo para esses alunos.

Aulas particulares proporcionam boas notas aos alunos e mais confiança em si?

Muitos alunos perdem seus meios diante das primeiras dificuldades escolares.

Aprenda em casa através dos computadores Há como fugir da digitalização do aprendizado?

Brasil, mais de 90% da população sendo analfabeta funcional, alunos em dificuldade são os mais numerosos!

Há muitas razões para as famílias optarem pelas aulas particulares. Porém, quase todas concordam que o papel de transmitir os conhecimentos básicos e despertar as habilidades de cada um é esperadas pela escola, paradoxalmente insuficientemente transmitidas por ela.

Ajuda para o dever de casa: restaurar a confiança e a motivação do aluno

Uma ajuda personalizada para os deveres de casa e algumas aulas de nivelamento podem fazer milagres para uma criança! Elas se diferem das aulas particulares porque visam o ensino de um tema bem definido. No ensino fundamental e médio, eles assumem a forma de um apoio educacional personalizado para assimilar o conteúdo das aulas do dia a dia, especialmente nos temas fundamentais (português, matemática, língua estrangeira).

Objetivos louváveis, mas difíceis de ver o resultado? Nem sempre… Eles ajudam a fixar melhor o conteúdo dado em sala de aula. Isso pode melhorar as notas das crianças, sem dúvida!

Sem contar que a criança ganha em confiança, motivação e autonomia. O apoio personalizado para a organização do trabalho escolar acelera a transição de um ciclo para outro, do primário para o colégio ou ensino médio para o superior, por exemplo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar