Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Nossas dicas para dinamizar a sua aula particular

De Joseane, publicado dia 02/10/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Reforço escolar a domicílio

Antes de mais nada gostaríamos de esclarecer as razões pelas quais consideramos a aula particular de reforço escolar como uma das ferramentas mais poderosas de apoio a educação.

Considerando o panorama geral da educação no Brasil, chegamos ao seguinte quadro: o professor deve lidar com salas de aula lotadas, aproximadamente quarenta alunos para um professor, planejamento de aula a fazer,   manter-se atualizado, ensinar para diversas turmas, elaborar e corrigir provas e trabalhos…

Com tantas atribuições, será que o professor consegue dar conta disso tudo e ainda lidar com as dificuldades de cada aluno em um determinado conteúdo ou matéria? Complicado, certo? Por essa razão, consideramos que o reforço escolar é um forte aliado a educação, já que permite ao aluno ter acesso a mais horas de aprendizado e de estudo para as matérias que lhe trazem mais dificuldades e mais problemas.

Um estudante que está sendo acompanhado por um professor do reforço escolar, ele possui acesso a uma outra forma de linguagem, diferenciada e mais facilitadora do que a do seu professor de sala de aula habitual. Através do seu professor de reforço, ele passa a visualizar os conteúdos da matéria problemática de modo completamente diferente e até mais abrangente, com informações e dicas que normalmente o professor de sala de aula não consegue ter tempo para mostrar.

Observe que não estamos dizendo que o professor de reforço substitui o professor de sala de aula, porém, a aula de reforço escolar complementa o processo de aprendizagem do aluno, permitindo-lhe sanar suas dúvidas, progredir no conteúdo, ampliando o seu aprendizado e melhorando as suas notas.

Uma vez que você, professor, estiver ciente da importância do reforço escolar para o aluno e das suas responsabilidades enquanto tutor do reforço escolar,  você estará pronto para dar aulas…

Qual o melhor local para dar a aula particular?

Dar aula particular de reforço escolar na sua casa ou na casa do aluno? Essa é provavelmente umas das primeiras que vêm a cabeça de um professor que deseja começar sua trajetória com o reforço escolar.

Não existe uma resposta concreta para essa questão. Tudo depende das condições que se apresentam como idade do aluno, situação do aluno, que tipo de aula particular o aluno precisa…

Onde dar a aula de reforço escolar? Reforço escolar para o ensino fundamental? A casa do aluno é a melhor opção…

Quando se trata de um aluno menor de idade, a negociação se faz com a família deste. Geralmente as famílias preferem que o professor se desloque até a residência do aluno. Nesse caso, o professor pode solicitar uma compensação financeira para custear o deslocamento o que aumenta um pouco o valor da aula particular. Algumas famílias preferem que o estudante adolescente vá até a casa do professor, pois considera que o ambiente não residencial contribui para que o aluno se concentre melhor na aula…

O professor deve se adaptar a necessidade do aluno sobretudo quando se trata de crianças e adolescentes, mas tudo pode ser acordado entre as partes. Se durante a aula no domicílio do aluno, o professor julgar que o ambiente por ser barulhento, entre outros problemas, contribui negativamente para o aprendizado do aluno, ele pode conversar coma família e sugerir que a aula se passe em outro local.

Para que a aula se passe na casa do professor, é importante que este disponha de um espaço apropriado para receber o aluno. Um ambiente calmo e confortável que favorize o aprendizado do aluno.

Como preparar a sua aula de reforço escolar?

Faz parte da preparação da sua primeira aula particular esclarecer sobre as condições de trabalho assim como ser informado sobre os objetivos e expectativas da família e/ou do aluno com relação as aulas particulares.

Organizando a aula particular Na sua primeira aula particular não deixe dúvidas

No seu primeiro encontro com o aluno procure conhecê-lo, entender os motivos pelos quais ele deseja obter aulas particulares. Aproveite para discutir algumas condições básicas que facilitarão a relação do professor/aluno/família, conforme a lista a seguir:

  • o ambiente onde se passará as aulas deve ser propício ao aprendizado, isto é, calmo, limpo e agradável
  • o aluno deve está de acordo em receber as aulas, ser receptivo
  • os objetivos da família e do aluno com relação a aula de reforço devem ser claros
  • o professor deve ser justamente remunerado, e aqui, a decisão é sua mas seja razonável.

Uma vez que você obteve todas as informações que você precisa sobre o seu aluno, é hora de falar um pouco de você, da sua metodologia de ensino, da sua formação, experiência e competências. Não precisa exagerar, essas informações são necessárias para assegurar a família sobre o seu profissionalismo e, claro, justificar o custo da aula.

Para se sair bem na sua primeira aula de reforço escolar algumas regras comportamentais jogarão a seu favor…por exemplo, quando você receber o seu primeiro contato para uma aula particular mostre-se interessado pela situação do aluno, se disponibilize a ajudá-lo! Ao se render ao endereço do aluno vista-se adequadamente, não precisa exagerar na produção, mas não chegue com a “cara de ontem” e nem no maior “estilo praia”, use o bom senso.

Tenha preparado uma lista com perguntas apropriadas que te ajudem a avaliar o nível de conhecimento do aluno, isso será essencial para definir o seu planejamento para as próximas aulas além, é claro, de ser super profissional. Lembre-se de olhar o caderno do aluno para ver onde “ele está” com relação ao conteúdo da escola e, por último mas não menos importante: conheça o conteúdo programático da série na qual o seu aluno está. Conhecer o programa de ensino referente ao ano letivo do aluno vai permitir que você planeje sua aula de forma que esta seja mais enriquecedora para o aluno e lhe traga mais retorno.

Super importante: Não se improvisa uma aula particular. Sempre esteja preparado para a sua aula, faça um plano de aula, decida com antecedência qual será o conteúdo da aula, escolha as atividades que irão ilustrar o conteúdo, adaptações podem ser necessárias durante a aula, mas não deixe tudo na base do improviso….

Recursos para preparar a sua aula particular

Uma boa aula necessita de preparo. Alguns recursos são necessários para que a aula particular seja eficaz. Esses recursos podem ser materiais ou não materiais.

Como dar uma boa aula Use todos os recursos a seu favor: seja criativo!

A gente explica: Um bom professor possui certas características que contribuem para o bom desenvolvimento da aula e, claro, para o crescimento acadêmico do aluno. A essas características nomeamos “recursos não -materiais de um bom professor”, a seguir:

  • o professor deve conhecer o programa escolar do aluno;
  • é organizado e planeja a aula com antecedência;
  • possui compromisso com o horário da aula, é pontual;
  • mantém o bom humor e possui empatia pelo aluno;
  • têm confiança em si mesmo;
  • é motivado e sabe motivar o aluno;
  • possui boa metodologia de ensino;
  • é pedagogo!

Além desses recursos não materiais, o professor deve contar com um bom acervo de recursos materiais que servirão de base para o preparo e execução da sua aula! Aqui estamos falando do material didático, dos livros, apostilas, mapas, gráficos, enfim, todo material que possa servir para que o aluno entenda o conteúdo.

Vale lembrar que a aula particular serve para ampliar o conhecimento do aluno, repetir o que ele escuta em sala de aula não servirá de grande coisa…Alguns professores particulares chegam de mãos vazias na casa do aluno e limitam a aula ao material do aluno (caderno escolar e livro). Um grande erro já que o aluno não terá a possibilidade de expandir o seu conhecimento tendo acesso a diferentes recursos pedagógicos.

Vá além, seja criativo, aposte em todos os recursos necessários para que o seu aluno compreenda bem o conteúdo. Use recursos visuais, sonoros, jogos, tudo que possa dinamizar a sua aula e motivar o seu aluno a aprender…

Reforço escolar: acompanhamento regular ao longo do ano letivo

Se planejar sua primeira aula particular já não é assim tão fácil, imagine planejar aula durante todo um ano letivo?

Como planejar a aula particular? Tentando ser forte na hora de planejar a vigésima aula …

Essa é a realidade dos professores particulares que são escolhidos para fazer o acompanhamento regular de um aluno durante todo o ano escolar. Para garantir que o aluno continue tendo bons resultados na escola, o professor particular não deve baixar a guarda! É preciso motivar o aluno, alimentar o seu desejo pelo aprendizado e isso só é possível se reinventando! É preciso tratar cada aula como se fosse a primeira aula e seguir planejando, sendo criativo, dinâmico e legal né?

Mais uma vez é preciso colocar todos os recursos pedagógicos a seu favor! As atividades lúdicas são as que apresentam melhores resultados com os alunos do primário e do fundamental. Jogos educativos online fazem sucesso com os adolescentes, já os alunos do ensino médio são facilmente envolvidos em competições, aposte nos quizz! Se você tiver a possibilidade faça um encontro competitivo entre os seus alunos de aula particular que estiverem na mesma classe…esteja preparado para lidar com fogo!

Lembre-se que sendo um bom professor você será sempre lembrado pelos seus alunos e isso faz toda a diferença!

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar