Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual o melhor local para dar a aula particular?

De Joseane, publicado dia 01/10/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Reforço escolar: em casa ou na casa do aluno?

Antes de responder a questão chave desse artigo: “onde é melhor dar a aula particular, na casa do aluno ou na casa do professor?”, dissertemos sobre o papel da aula particular de reforço escolar no percurso acadêmico do aluno.

Ao contrário do que muitos, equivocadamente, pensam, a aula de reforço escolar não beneficia somente os alunos que estão com notas ruins não. O reforço escolar, como o nome já sugere, serve para reforçar o aprendizado recebido na escola. A aula particular de reforço escolar é uma excelente maneira de prevenir dificuldades ao longo do percurso escolar.

Dessa forma, tutores e professores particulares oferecem seus serviços para os alunos de diferentes idades e níveis como o objetivo de ajudar o aluno a ter melhores resultados na escola, melhorando suas notas e seu desempenho geral em sala de aula.

Bem, é verdade que muitas famílias recorrem às aulas particulares como último recurso, quando o aluno teve notas baixas repetidas vezes e consequentemente está desmotivado com relação a escola. Um erro, já que o professor particular levará muito mais tempo até conseguir ter bons resultados. Nesses casos é preciso primeiramente recuperar a auto-estima do aluno, motivá-lo a estudar e só então o professor poderá “turbinar” as aulas com conteúdos que ajudará o aluno a progredir na escola.

Quando a aula particular é ministrada de forma consecutiva, acompanhando o aluno ao longo do ano letivo, os resultados aparecem mais rapidamente. O aluno que tem acompanhamento com professor particular para fazer o dever de casa, explicar melhor o conteúdo, estudar para provas, desenvolver técnicas de aprendizado, ele se mantém bem na escola durante todo o ano escolar e além.

Agora que você já sabe como funciona a aula particular de reforço escolar, veja quando é melhor usar a casa do aluno como local de aula, ou quando é melhor optar por ter aula na casa do professor.

Quais as vantagens de dar a aula particular na casa do aluno?

Normalmente, ir até a casa do aluno para dar a aula particular de reforço escolar  é bem confortável do ponto de vista do aluno e da família deste, sobretudo quando se trata de um aluno do primário ou do fundamental 2. Uma outra questão que torna a aula de reforço escolar mais viável na casa do aluno é o fato de que este se sinta mais confortável por está em casa, aspecto que pode ser um ponto positivo no processo de aprendizado.

reforço escolar na casa do aluno é a melhor opção Estudar no conforto de casa pode ser um ponto positivo para o aluno

Muitos país se sentem mais seguros e confiantes sabendo que os filhos estão bem no conforto de casa, e por essa razão preferem que o professor se desloque até o domicílio do aluno. Para o professor, essa solução pode ser bastante conveniente já que ele não precisa dispor de um espaço físico que seja adequado as aulas particulares. O aluno, por sua vez, nada precisa fazer além de preparar o material de estudo, livros, cadernos, canetas, lápis, dicionário…e o melhor: não existe essa de “esqueci o material em casa”, logo a aula poderá fluir sem maiores problemas…

Na casa do aluno, quando a família está presente, o professor também pode se abstrair de ter que lidar com problemas comportamentais do aluno, os pais ou familiar se encarregará dessa parte!

Realmente dar aula particular no domicílio do aluno é a forma mais prática e consequentemente a mais comum. É viável para todo tipo de apoio escolar e aula particular: português, matemática, línguas estrangeiras (inglês, francês, espanhol, japonês…), geografia, história, enfim…todas as disciplinas escolares.

Veja aqui como preparar a sua primeira aula particular de reforço escolar.

Quais as desvantagens de dar aula particular na casa do aluno?

Se, dar aula  na casa do aluno pode ser visto como uma verdadeira vantagem, já que o ambiente familiar é visto como fonte de conforto e bem estar, fatores que contribuem para a fluidez do aprendizado. Saiba que nem sempre o lar do estudante possui condições propícias ao aprendizado!

Inconvenientes da aula particular na casa do aluno Se a turminha mora perto, fica difícil se concentrar na aula particular!

Muitas vezes o aluno não consegue nem sequer fazer o dever de casa tranquilo no seu domicílio. O barulho e outros fatores contribuem negativamente fazendo com que o aluno não consiga se concentrar na aula e nos seus afazeres acadêmicos. Lembremos que a casa é o território do aluno, ali no seu universo ele possui mil e uma coisas que podem facilmente tirar a sua atenção da aula: a decoração, os brinquedos, os amigos da rua, os familiares, os alimentos…enfim, uma variedade de “atrações” que pode perturbar a aula particular, já que o aluno não consegue se concentrar.

A aula de reforço na casa do aluno também aumenta o custo desta, já que o professor particular costuma inserir os custos do seu deslocamento no valor da aula. E, nem sempre aquele professor bem notado mora próximo do aluno, muitos professores, por razões compreensíveis, não aceitam se descolar a uma distância de mais de 1 hora em transporte do seu domicílio. Logo, a família tem que abrir mão de um excelente profissional devido a logística…

No que tange as aulas de línguas estrangeiras, quando a intenção é progredir na compreensão e expressão oral, ter aulas somente dentro de casa limita as possibilidades de aprendizados. Um aluno que aprende língua estrangeira em um contexto real, em uma situação do dia-a-dia, tem certamente mais chances de progredir! Mas, se esse aluno é uma criança ou adolescente, é melhor limitar as aulas ao domicílio…

Para as aulas particulares de música, quando envolve um instrumento musical como bateria ou outro de difícil transporte não tem jeito! É melhor se deslocar até a casa do professor! A menos que o aluno possua o seu próprio instrumento…

Confira essas dicas para que a sua aula particular seja mais eficaz!

Aula particular na casa do professor: quando é possível?

Até aqui falamos dos convenientes e inconvenientes da aula particular ministrada no domicílio do aluno. Porém, ter aula particular na casa do professor nem sempre é uma opção. O professor particular embora “seja penalizado”, muitas vezes com os deslocamentos até a casa dos seus estudantes, esta resta a opção mais simples para as aulas particulares.

Organizar aulas particulares a domicílio Se a aula particular se passa na casa do professor, o ideal é que exista um espaço dedicado aos estudantes…

Porém, quando se constata que o aluno não tem condições de receber aula particular em seu domicílio pois ele não consegue se concentrar, devido as razões expostas anteriormente, a casa do professor se torna a opção mais viável. Porém, para que isso seja possível é preciso que o professor habite não muito distante da casa do aluno e que, claro, a casa do professor seja um ambiente calmo, organizado, com mobília adequada , isto é, propício a aula e ao aprendizado do aluno.

Para os professores que dispõem de aulas particulares em seu domicílio, o ideal e que ele possua um espaço da casa dedicado as aulas. Essa opção é necessária sobretudo quando o professor habita com outras pessoas, familiares por exemplo e, principalmente, quando existe crianças no ambiente.

O professor deve discutir com a família (no caso de estudantes menores de 18 anos) para que se cheguem a uma decisão sobre o melhor local para que as aulas particulares ocorram. Quando o estudante é adulto, o professor pode ter mais autoridade para decidir que as aulas se passem em seu próprio domicílio, cabendo ao aluno aceitar ou não.

Quando a distância é um empecilho entre o aluno e o professor, outras soluções estão disponíveis, como veremos a seguir.

Quando o aluno não encontra um professor perto da sua casa…

Quando o aluno reside longe dos grandes centros urbanos é possível que ele encontre dificuldades para encontrar o seu professor ideal.  Embora, aqui no Superprof já somos mais de 30 mil professores espalhados por várias cidades, não podemos dizer com absoluta certeza que você encontrará um professor do lado da sua casa.

Mas nossos superprofessores , preocupados com a questão da educação e super dispostos a ajudar, oferecem soluções eficazes para que todos os alunos possam ter aulas particulares independente de onde estejam localizados.

Como ter uma aula particular pelo skype Aula particular sem sair de casa…é possível

Graças as novas tecnologias, hoje é possível ter aulas particulares de vários sujeitos sem sair de casa, utilizando uma boa conexão a internet e um aplicativo de vídeo, como o skype por exemplo. Muitos professores estão disponíveis para dar aula utilizando esse recurso que é prático e facilita a vida de muitos estudantes que , por uma razão ou outra, não podem se deslocar até o professor e vice-versa.

Se você professor, ainda não está familiarizado com as plataformas onlines que permitem facilitar a sua aula particular a distância, tá na hora de mudar esse quadro. Pense que essa modalidade vai expandir as suas chances, permitindo que mais alunos tenham acesso as aulas particulares!

Nesse link você vai aprender como dar uma aula de inglês por skype. Se você ensina outra disciplina, as dicas também serão úteis para você!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar