Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como planejar um bom curso de reforço escolar

De Joseane, publicado dia 01/10/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Recursos para preparar a sua aula particular

Se, antes, apenas um pequeno percentual de estudantes buscavam aula particular de reforço escolar,  hoje, esse recurso de apoio a educação se tornou bem popular e mais acessível. A demanda aumentou e, consequentemente, a oferta também cresceu.

A aula particular como suporte de apoio a educação tem ajudado a melhorar o desempenho de muitos estudantes na escola. Para aqueles que, por alguma razão, estão com dificuldades em acompanhar o nível da turma, o reforço escolar pode ajudar a dar aquela acelerada no conhecimento. Para aqueles que não possuem nenhuma dificuldade específica, o reforço escolar também é recomendado para assegurar boas notas e, claro, preparar para o futuro universitário.

Por falar em universidade, essa é a maior razão pela qual as famílias recorrem a aula particular. A preocupação para que os filhos consigam ser aprovado nas melhores universidades do país levam os país a investir nas aulas particulares de reforço escolar. Infelizmente a concorrência é bem grande e acirrada, e nem todas as escolas estão comprometidas em preparar o aluno para a universidade. A qualidade do ensino sobretudo nas escolas da rede pública tem deixado a desejar, os pais não vêem outra opção além de investir nas aulas particulares que sobressaem pela qualidade e compromisso dos professores para com o aluno.

O Superprof acredita na aula particular como um dos maiores suportes de apoio a educação. Nosso compromisso e com professores e alunos que almejam um futuro melhor através do conhecimento.

Nesse artigo, você vai encontrar um apanhado de boas dicas que te ajudarão, professor, a planejar uma boa aula de reforço escolar.

Recursos não-materiais de um bom professor a domicílio

Independente da área de atuação e da matéria ensinada (aula particular de português, aula particular de inglês, aula de espanhol, aula particular de geografia, aula particular de matemática, história, etc) todos os professores de aula particular devem está consciente sobre a responsabilidade que ele possui enquanto professor.

fazer a diferença na vida do aluno O bom professor educa para a vida…

O papel do professor não acaba depois da explicação de determinado conteúdo. O professor particular é visto modelo pelo aluno, e isso deve ser levado em conta desde o primeiro encontro. Sabe aquela máxima que diz que o professor prepara para a vida? Pois bem, é disso que estamos falando e é exatamente por isso que acreditamos que o papel do professor vai além da explicação da matéria.

A cada ano de aula com um bom professor, as crianças aprendem o equivalente a um ano e meio a mais de estudo na comparação com alunos que têm professores apenas medianos. Os estudantes de um professor ruim, por sua vez, aprendem metade ou menos do que deveriam em um ano. O impacto dos bons professores ecoa por toda a vida adulta dos estudantes. Eles têm mais chances de cursar uma faculdade, de ter um bom emprego, de levar uma vida mais saudável e de contar com rendimentos maiores ao longo da vida. Revista Epoca 06/11/2016

Um bom professor, preocupado com o seu aluno possui certas características que contribuem para o bom desenvolvimento da aula e, claro, para o crescimento do aluno academicamente. A essas características nomeamos “recursos não -materiais de um bom professor”

Confira alguns exemplos desses recursos:

  • conhecer o programa escolar do aluno;
  • organização e planejamento da aula;
  • compromisso com o horário da aula, pontualidade;
  • bom humor, empatia pelo aluno;
  • confiança em si mesmo;
  • motivação;
  • boa metodologia de ensino;
  • ser pedagogo!

A pedagogia é provavelmente o melhor e mais importante recurso não material de um professor. Ser pedagogo significa saber escutar e compreender as diferentes necessidades do aluno. Saber transmitir o conteúdo de diferentes formas para atingir os diferentes perfis de aluno; está disponível para o estudante e compreender o “não-dito” por trás de um rosto ansioso.

Possuindo esses requisitos, o professor terá melhores resultados diante dos seus alunos levando-o a uma maior realização profissional e pessoal.

Os recursos materiais para dar uma boa aula particular

O professor de aula particular deve está sempre preparado para a sua aula. Isso significa que ele deve planejar a aula usando como base fontes seguras (bons livros, sites de educação, mapas atualizados, gramática atual, gráficos). Esses suportes materiais devem ser levados até o aluno caso ele precise de mais detalhes sobre o conteúdo. Alguns professores particulares chegam de mãos vazias na casa do aluno e limitam a aula ao material do aluno (caderno escolar e livro). Um grande erro já que o aluno não terá a possibilidade de expandir o seu conhecimento tendo acesso a diferentes recursos pedagógicos.

Como escolher o material de aula Chegue preparado para a sua aula particular

O bom professor particular vai além, ele molda a sua aula utilizando diferentes recursos que facilitarão o aprendizado do aluno.

Mas o que isso significa na prática?

A aula particular é uma aula que deve ser moldada de acordo com os diferentes perfis e necessidades do aluno. O professor particular deve conhecer o seu aluno e planejar a aula em função dele. Isso inclui introduzir recursos visuais na aula (imagens, gráficos, maquetes), introduzir recursos sonoros (música, diálogos variados para aula de línguas por exemplo, notícia de rádio, etc). O professor particular deve se adaptar ao aluno.

Para as aulas pontuais com objetivo de preparar o aluno para uma prova, é recomendado buscar e levar para o estudantes alguns exemplos de questões que caíram nas provas anteriores ou preparar um bom questionário de referência.

Saber explorar as bibliotecas online também ajudará o professor a diversificar a sua aula. Na internet encontramos gratuitamente diversos materiais de apoio ao ensino e a educação Fichas de exercícios, listas de verbos, regras de gramáticas com uma explicação dinâmica, mapas interativos, questionários, enciclopédias. Para os alunos que estão prestes a fazer o vestibular, muitas universidades disponibilizam em seus sites os exemplares das provas dos anos anteriores, excelente recurso para preparar uma aula preparatória para o vestibular.

Quanto mais recursos materiais o professor utilizar, mais chances o aluno terá de expandir o seu conhecimento. É claro que o professor deve está seguro de si para utilizar os diferentes recursos pedagógicos a sua disposição. Não adianta levar uma bússola para a aula sem saber utilizar, não é mesmo?

Quer saber qual o melhor local para dar a aula particular? Veja aqui

Aprender brincando: como se servir dos jogos educativos

Uma das coisas mais importantes que um professor deve saber é: cada aluno tem a sua maneira de aprender. Alguns alunos tem muita dificuldade em se adaptar ao sistema de ensino tradicional, onde o professor fala e o aluno escuta e retém a informação.

Aprender enquanto se diverte Faz parte da pedagogia adaptar a aula as necessidades do aluno

Esses alunos que não se adaptam ao modelo tradicional, são muita vezes considerados “problemáticos”, com “dificuldade de aprendizado”. Esses estudantes devem ser estimulados diferentemente, respeitando a sua maneira de ser e aprender. Uma das maneiras que tem se mostrado eficaz é o aprendizado através dos jogos, ou seja, aprender brincando, colocando o aluno como um participante ativo do seu processo de aprendizagem.

Como fazer?

Se você notou que o seu aluno não é adepto do  método tradicional de ensino, se adapte. Por exemplo, você pode dinamizar a sua aula com jogos, toda criança gosta de brincar e vai se interessar por tudo que envolva brincadeiras e jogos. Para os professores de matemática, por exemplo, um jogo de dados pode ser eficaz para ensinar divisão, soma, subtração…os mapas coloridos e bem decorados pode ser excelente para o ensino de geografia e história…

Não tenha medo da internet: Use a internet para encontrar jogos que possam auxiliar a sua aula. Seja qual for a disciplina que você ensine, com um pouco de criatividade você consegue fazer uma boa adaptação que una diversão e aprendizado através dos jogos online.

Seja diferente, ensine diferente!

Confira como dar uma boa aula de reforço escolar

Progredir observando outros professores

Uma outra lição mágica que fará você professor evoluir na carreira é: esqueça a competição, a carreira de professor é muito bela para que você perca tempo tentando competir com outros professores. Ao invés disso de tratar outro professor como concorrente, trate-o como amigo. Aprenda com os seus colegas de profissão. Acompanhe um ou vários professores particulares durante suas aulas. Discuta sobre as diferentes possibilidades de dar uma boa aula particular.

Como planejar uma aula dinâmica Compartilhe experiências com outros professores!

A experiência  dos outros professores vai enriquecer a sua própria experiência. Conversar com outros professores vai te ajudar a desenvolver uma aula mais criativa, dinâmica e com conteúdo diversificado. Na profissão de professor, não há espaço para ego, o aluno está em primeiro lugar e você deve fazer o possível para que o seu aluno “chegue lá”. Coloque o sucesso do seu aluno em primeiro lugar e você encontrará o seu sucesso como consequência.

Veja aqui algumas dicas para acompanhar um aluno ao longo do ano letivo.

Se você é novato no pedaço, saiba que observar outros professores dando aula te dará uma visão mais geral da profissão na qual você está se lançando. Você poderá analisar se é isso mesmo que você quer para você. Além disso, você poderá moldar o seu próprio estilo. Mas lembre-se…cada aluno é único, saiba escutar o seu aluno, pois, entre outras coisas, será os resultados do seu aluno que vai provar as suas competências enquanto bom professor…

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar