Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Reforço escolar: acompanhamento regular ao longo do ano letivo

De Joseane, publicado dia 23/09/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Aula de reforço: acompanhando o aluno

Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida. Augusto Cury

Ha algum (muito) tempo atrás, dar aula de reforço escolar era coisa de estudante do ensino médio ou alunos dos primeiros semestres da faculdade como forma de fazer uma renda extra para manter a vida de estudante.

Hoje a coisa muda de figura. Temos instituições educacionais físicas que lidam somente com aulas de reforço acadêmico. O mercado das aulas particulares virou um negócio bastante sólido e a razão para tal é bem óbvia: com o passar dos anos, houve um aumente enorme na demanda por aulas particulares, consequência da forte exigência para entrar em uma faculdade e no mercado de trabalho face a  baixa qualidade do ensino, sobretudo do ensino público.

Hoje, professores experientes dividem o seu tempo entre dar aula em uma instituição e dar aulas particulares a domicílio. Sendo, esta última, uma forma complementar de renda.

Pais buscam apoio escolar para os seu filhos cada vez mais cedo. Alunos de todas as idades são beneficiados pelas aulas com professores particulares. Desde a educação básica, passando pelo ensino fundamental e médio, a busca por aulas particulares se tornou algo comum. Não espera-se mais que o aluno apresente dificuldades acadêmicas para que as famílias recorram às aulas particulares.

O professor/tutor de acompanhamento escolar tem sido requisitado desde o início do ano letivo para acompanhar o aluno de forma regular. Dessa forma, o Superprof preparou esse artigo para ajudar os futuros tutores das aulas particulares a organizar o seu tempo e curso com o objetivo de fornecer um acompanhamento escolar efetivo e regular ao aluno ao longo de todo o ano letivo.

Qualidades de um bom professor na hora A de AULA

“Professores ideais são aqueles que se transformam em pontes e que convidam os alunos a cruzá-la, depois de ter facilitado sua passagem, com alegria e colapso, incentivando-os a criar pontes a partir de suas próprias atitudes.” Nikos Kazantzakis

Antes de se jogar no mercado das aulas particulares é preciso se perguntar se você tem os recursos certos para ser um professor a domicílio. Não basta pensar somente no retorno financeiro que, aliás, só chegará uma vez que você conquiste uma boa quantidade de alunos. Será a satisfação dos seus alunos que trará novos alunos até você, então não adianta usar o “jeitinho” para atuar como professor particular a domicílio.

Como dar uma boa aula particular Ensinar é uma arte, domine-a…

É preciso estar ciente que para ser professor particular a domicílio é necessário possuir bastante conhecimento sobre a disciplina ministrada. Não existe mais espaço para uma tutoria “meia boca” a domicílio, os tempos são outros! Embora não seja necessário possuir mil e um diplomas para dar aula particular a domicílio, é necessário dominar de verdade o conteúdo da disciplina ofertada e obviamente possuir muita pedagogia.

Note que um aluno que procura aula particular está certamente o fazendo para sair na frente em sala de aula, ele deseja aprender mais e melhor. Esse aluno está apostando todas as suas fichas nas aulas particulares e o professor particular deve estar a altura das expectativas desse aluno. Puxado né?

O bom professor particular deve transmitir além do conhecimento acadêmico, muita positividade e ainda mais desejo de aprender ao seu aluno. O objetivo da aula particular é despertar no aluno a certeza de que ele é capaz de ir mais longe, de buscar respostas aos seus questionamentos e, finalmente, de ser o mestre do seu próprio aprendizado.

Dar aula particular não é fácil quanto muita gente pensa. Acompanhar um aluno de forma regular durante o ano letivo pode ser bem desafiador pois requer, além de conhecimento de causa, flexibilidade e adaptabilidade.

Isso dito, confira outras características necessárias para se tornar um bom professor particular a domicílio:

  • possuir conhecimento concreto da disciplina ensinada,
  • ter uma boa metodologia de ensino e adaptá-la aos diferentes perfis dos alunos,
  • saber adaptar a aula ao nível escolar e idade do aluno,
  • saber otimizar o conteúdo em função do programa escolar do aluno,
  • está disponível para o aluno, saber escutar e compreender as suas necessidades,
  • ser altruísta, otimista, sorridente, pontual, empático, legal pra caramba e profissional (dê seu jeito).

Para o professor que deseja dar aula particular mantendo os seus alunos satisfeitos durante todo o ano escolar, é imprescindível respeitar esses valores morais e pedagógicos em cada aula ministrada!

Veja o melhor local para dar a aula particular!

Como dar aula de reforço para os alunos do primário

Dar aulas de reforço escolar para alunos do primário pode ser bem mais desafiador do que o que parece. Isso por que o professor deve conhecer todo o conteúdo da escola primária, isto é, matemática, português, ciências, história e geografia! Normalmente os alunos de pedagogia são os que possuem mais gabarito para dar aula de reforço para o primário.

Como dar aula de reforço para criança pequena O professor do primário deve ser um artista do saber

Além disso, o professor de reforço para os alunos do primário deve lidar com uma outra dificuldade: a pouca idade dos alunos e a dificuldade para efetuar as tarefas, sobretudo o dever de casa. É preciso ter bastante metodologia para lidar com os alunos nessa faixa etária. Conhecimento em psicologia é ideal para saber se relacionar com os alunos nessa idade.

Além de transmitir o conhecimento acadêmico, nessa fase o professor deve ajudar o aluno com diversas questões relacionadas a vida escolar.

Por exemplo:

  • ajudar o aluno a ser autônomo no seu processo de aprendizagem,
  • ajudá-lo a ser organizado
  • ajudá-o a se concentrar
  • a organizar suas ideias
  • se expressar com clareza

É importante que o tutor de reforço tenha em mente que o ensino primário é o alicerce para uma vida acadêmica de sucesso. O que o aluno aprende nessa fase vai ditar o seu sucesso durante os anos seguintes da sua escolarização, portanto é preciso ter compromisso com a educação desse aluno e, claro, ter vasto conhecimento do conteúdo.

Para aqueles que não estabeleceram ainda a sua metodologia de ensino, sugerimos que pesquise sobre o método Montessori. Este, caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

Saiba mais sobre como preparar uma boa aula de reforço.

Aula de reforço escolar para alunos do fundamental 2

Bem, dar aulas para os alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental também não é tarefa fácil. As razões todos os professores já conhecem: é a fase que o aluno apresenta grandes problemas de indisciplina. A famosa puberdade temida pelos pais também causa problemas para os professores. Mas, nem tudo está perdido! Com a metodologia certa e um pouco de empatia, dá para tirar de letra!

como lidar com os alunos do ensino fundamental O professor de reforço para alunos do fundamenta 2 deve saber lidar com a possível indisciplina dos estudantes

No fundamental 2, o aluno já possui um conhecimento mais estruturado, permitindo que o professor faça uma análise mais aprofundada e descubra quais as reais dificuldades do aluno. Ao contrário do que acontece no primário, onde o professor deve ajudar o aluno com todas as disciplinas. Aqui, o ensino é mais focalizado. Geralmente os pais decidem qual matéria ou em quais matérias o aluno necessita de reforço. Logo, um tutor ficará responsável apenas pela sua disciplina de formação.

Normalmente as matérias mais requisitadas nessa fase são matemática, português, química e física, mas todas as outras disciplinas podem ser requisitadas. Tudo depende do aluno e das dificuldades que ele apresenta.

Para que um professor particular acompanhe um aluno durante todo o ano letivo é preciso que o acompanhamento escolar apresente resultados, ou seja, notas boas. A melhoria das notas do aluno vai atestar o bom trabalho do tutor de reforço escolar.

Como auxiliar os alunos do ensino médio?

Agora é que são elas! O ensino médio é o momento onde os alunos possuem uma maior consciência sobre a importância do aprendizado. É geralmente durante o ensino médio que muitos estudantes começam a correr atrás do tempo perdido e consequentemente, buscam por aulas particulares.

A aproximação do ENEM e dos vestibulares, estes que lhes darão uma possível passagem para a universidade são a maior razão pela qual os estudantes buscam apoio junto a um professor de reforço escolar. Não há tempo para enrolação, é preciso que o professor esteja muito bem preparado para desenvolver essa função.

Como dar aula de reforço escolar no ensino médio A proximidade do ENEM e do vestibular são um verdadeiro estresse para os alunos do ensino médio…

Normalmente, os professores de reforço escolar para o ensino médio já são professores formados ou alunos dos últimos semestres com preparo suficiente para atuar como professor. É necessário possuir uma metodologia de ensino bem estabelecida e muita mais muita pedagogia! No ensino médio o aluno não há tempo para perder, ele precisa avançar no conteúdo rapidamente e com eficácia. Muitos alunos buscam por aulas particulares de línguas estrangeiras já que é matéria obrigatória nos vestibulares e infelizmente não é bem desenvolvido na escola.

As demais disciplinas como química, física, matemática, geografia, história são também altamente solicitadas. Um espaço especial é dado para o acompanhamento escolar em redação, já que se trata de uma parte importante de todos os vestibulares. Os alunos do terceiro ano do ensino médio costumam buscar ajuda junto a um tutor de redação para desenvolver as suas habilidades de escrita.

Além de lidar com o conteúdo programática da sua disciplina, o tutor de reforço escolar para os alunos do ensino médio precisam saber lidar com estresse do aluno nessa fase final da escola.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar