Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra o reforço escolar a domicílio

Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > O que é o apoio escolar?

Muitos pais recorrem as aulas de reforço escolar como método suplementar a educação de seus filhos. Tendo se tornado cada vez mais comum, esse modo de acompanhamento escolar a domicilio tem mudado a rotina de muitas crianças e trazido benefícios ímpares para o currículo deles.

No entanto, ainda verifica-se que existe muita reticência sobre o papel do apoio escolar. Quando recorrer, para quê serve e, principalmente, qual a vantagem desse método?

Será que pais e alunos estão cientes do que realmente se trata o curso de reforço escolar?

Sinceramente, acreditamos que não. Em primeiro lugar, notamos , de acordo com algumas colocações dos pais, que o apoio escolar é muitas vezes confundido com outros serviços extracurriculares, tais como a tutoria e a aula particular de forma geral.

Como é que o reforço escola se diferencia?

Como podemos defini-lo? Quais são os benefícios concretos dessa aula de apoio escolar para o aluno?

Definição da aula de reforço escolar

Assunto entre pais, alunos e professores -sendo muitas vezes recomendado por este último- o apoio escolar tem se tornado um método cada vez mais falado e procurado.

Reforço escolar: definição que foge aos dicionários

Estudantes de todos os níveis e seguimentos, sejam eles escola primária, colégio, centros de formação, faculdade estão sendo cada vez mais cobrados. Apresentar bons resultados sempre é a lei vigente no mundo acadêmico e, portanto, métodos suplementares de ensino tem sido mais procurados.

Mas será que quando os pais buscam apoio para melhorar as notas dos seus filhos, eles sabem o que procurar?

Aula particular, reforço escolar…certo. Mais será que eles possuem uma definição do que aportam esses métodos?

Por que o reforço escolar não deve ser confundido ou pelo menos resumido a aula particular ou de tutoria? Para não se enganar, é importante saber que os cursos de reforço escolar representam assistência personalizada, pontual ou ao longo do tempo, fornecida aos alunos em dificuldade acadêmica para completar a educação recebida pela escola.

É justamente essa particularidade “apoio para estudantes em dificuldade” o que diferencia completamente o apoio escolar escolar da tutoria e das aulas particulares. O reforço escolar conhece seu sucesso diante da preocupação dos pais frente a queda do nível escolar nos últimos anos e um aumento da exigência no mercado de trabalho. Assim, uma vez que a escola já não consegue suprir as exigências do mercado, neste ou naquele assunto, a aula de reforço intervém como um complemento a essa falha.

Isso dito, podemos dizer que o apoio escolar é basicamente dois serviços: suporte a domicílio para alunos em dificuldades e ajuda com o dever de casa ambos com o objetivo de melhorar as notas e resultados.

Quais os benefícios da aula de apoio escolar?

Então, agora que temos uma definição, sim é essencial usar as palavras certas para esclarecer uma noção que às vezes é vaga para algumas pessoas!

A “luz” dessas precisões, podemos agora nos questionar o seguinte:

Quais os benefícios- a curto e longo prazo -das aulas de reforço e quem pode contar com esse método de aprendizagem?

Além de melhorar as notas e o desempenho dos alunos em sala de aula? Sim, existem vários benefícios que a aula de reforço escolar pode trazer ao aluno.

Todo aluno pode beneficiar do reforço escolar

Partimos do ponto de base: A relação entre professor e aluno na aula de reforço. Não é segredo que uma má relação ou simplesmente a não existência de uma relação entre professor e aluno pode suscitar problemas no processo de ensino-aprendizagem .
No ensino escolar tradicional, esse ponto essencial muitas vezes é ignorado haja vista que o professor, muitas vezes sobrecarregado, não consegue fazer um acompanhamento junto a cada um dos seus 30 ou mais alunos.

Tal coisa não ocorre durante a aula de apoio escolar. A relação privilegiada do professor para com o aluno e vice versa, possibilita a troca de saberes tão importante para a construção do aprendizado do aluno, permitindo que este explore todo o seu potencial. Esse fato constitui um dos grandes benefícios da aula particular de reforço.

Ajuda para os alunos em dificuldade

Outro ponto em que o apoio escolar se torna indispensável é no acompanhamento diário do aluno, principalmente aqueles que apresentam dificuldade na escola. O professor do reforço ocupando um papel que outrora pertencia aos pais. Ajudar diariamente o aluno com o dever de casa, explicar determinados pontos que não ficaram claros, desfazer alguns nós, ajudar com o planejamento das tarefas, se preparar para as provas… Enfim, muitas são as razões que confirmam a utilidade da aula de reforço a domicílio.

Não podemos esquecer dos casos específicos de alunos com significante dificuldade na escola. Alunos que não consegue alcançar o ritmo da turma ou que estão à beira da reprovação. Graças a aulas suplementares de matemática, línguas estrangeiras (inglês, espanhol, francês), história e geográfica, química e física, português … enfim, o aluno consegue se livrar do fantasma da reprovação.

Quais matérias podem fazer parte do Apoio escolar

Do ensino fundamental à preparação para o vestibular, a aula de apoio escolar tem uma abrangência significativa em termos de matérias ensinadas.

A aula de apoio escolar engloba todos as matérias?

Graças ao apoio escolar,  os estudantes podem ter um acompanhamento escolar que vai do ensino básico e fundamental, até o ensino médio. Todas as matérias, sejam elas do grupo de exatas ou da área de humanas podem ter seu ensino reforçado graças ao professor de reforço escolar.

No ensino médio, onde os alunos são mais cobrados, por se tratar dos últimos anos de escola antes da faculdade, conceitos novos são introduzidos e nem sempre de uma maneira pedagógica. Felizmente professores de matemática, química, física, português, redação, estão a disposição (aqui no superprof por exemplo) para ajudar estudantes rumo a conquista de seus objetivos!

Mesmo para aulas intensivas visando a preparação para um concurso de acesso como o vestibular ou concursos de acesso a escolas especializadas e técnicas, o reforço escolar aparece como um recurso de aprendizagem apropriado.

Como visto, não há tempo ruim quando se trata de reforço escolar! Em todos os momentos para todos os objetivos, esse método de aprendizagem pode ser o recurso que você precisa!

Um acompanhamento personalizado e feito sob medida para o aluno

O melhor argumento para colocar em prática seu curso de reforço escolar é, em nossa opinião, o fato de que ele se trata de um método totalmente personalizado.

Mas para que o andamento do curso seja satisfatório para as partes envolvidas é preciso antes um trabalho minucioso de busca para encontrar o professor certo para o aluno em questão.

Não é tão difícil quanto parece. Em efeito, uma pesquisa entre os conhecidos, uma conversa com o professor da classe, com outros pais, um anúncio na faculdade, pesquisa na internet, entre outros, é possível encontrar a pérola rara que você precisa. O importante é ter em mente que você procura o par ideal para o seu filho e portanto, é preciso conhecer o funcionamento do seu filho quando se trata de aprendizagem para que você possa encontrar o professor com o bom método.

Uma vez que o professor é encontrado, duas etapas são essenciais. A primeira consiste em se certificar se o perfil do professor e os métodos que ele disponibiliza são adequados às necessidades do seu filho . Isso feito, cabe então ao professor de colocar seus questionamentos sobre o aluno em foco e suas dificuldades. Esta é a melhor maneira para que ele possa oferecer uma aula personalizada.

Quanto mais o professor conhecer o aluno, mais ele poderá trabalhar no planejamento de uma aula que vise os objetivos e necessidades acadêmicas de seu aluno.

Liberdade pedagógica a serviço do aluno

Se tem uma coisa que faz o trabalho de professor ( principalmente em reforço escolar) autêntico, é o fato de poder reinventar!

Liberdade de fazer o melhor: tema do reforço escolar

Na aula de reforço o professor tem o privilégio de não está atrelado a nenhum programa ou manul de instrução. Ele é completamente livre para usar e abusar do método desde que o objetivo do aluno seja priorizado.

Partilhando desse conceito, o professor ganha em experiência uma vez que ele poderá colocar todos os seus métodos em ação.

Porém, quem mais ganha nesse processo é o aluno que terá a oportunidade de aprender de maneiras vaiadas e criativas.

Clique aqui para saber mais sobre a metodologia alternativa proposta pelo reforço escolar.

 

Reforço escolar: um trabalho de equipe

O sucesso do reforço escolar depende do trabalho conjunto das três partes: pais, alunos e professor.

Cada um deve fazer a sua contribuição para que o objetivo final seja alcançado.

Cabe aos pais procurar o professor cuja método e perfil condiz com a necessidade do aluno. Os pais são também responsáveis por positivar a imagem da aula de reforço. Fazendo com que o aluno não veja o método como uma punição.

De seu lado, o aluno deve se manter motivado. Compreendendo que a aula de apoio é um recurso dentre outros que lhe ajudará a atingir seus objetivos acadêmicos. O aluno deve compreender por que o reforço se faz importante em sua trajetória e cooperar para obter o melhor possível de cada aula.

Por sua vez, o professor deve conhecer em detalhes o assunto a abordar, além de ficar atento a cada detalhe e focar o seu curso completamente no aluno.

Uma aula personalizada é a alma do bom curso de apoio escolar!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar