Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Reforço escolar: para quem e com qual objetivo?

De Joseane, publicado dia 24/11/2017 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Ajuda para os alunos em dificuldade

De um ponto de vista bem redundante, a aula de apoio escolar pode ser vista como uma verdadeira mão-na-roda para pais que procuram ajuda para melhorar o desempenho escolar dos seus filhos. É verdade que a aula particular significa um “a mais” no orçamento, mas os resultados são, sem dúvida, satisfatórios.

A aula particular de acompanhamento escolar também pode ser vivida como uma punição pela criança que, muitas vezes, já se sente reprimida por obter notas ruins, porém, escolhendo o bom professor, não há com o que se preocupar!

Cada vez mais, esse tipo de aula suplementar tem se tornado  indispensável. Por uma questão de organização, tempo, política entre outras várias razões a escola não pode se dar ao luxo de se debruçar sobre as dificuldades de um aluno ao detrimento dos outros.

E é por isso que contratar um tutor de aula particular se revela uma ótima ideia. Pois, podendo se dedicar a um aluno com exclusividade, o professor de apoio terá todo tempo para:

  • Fazer as perguntas necessárias de forma a conhecer o aluno em toda a sua complexidade;
  • programar uma aula sob medida para atender as necessidades do estudante;
  • desenvolver um trabalho pedagógico baseado no objetivo do aluno, considerando de perto as suas deficiências se houverem;

Devido a interpretação equivocada do termo, muitas pessoas tendem a ver o curso de apoio escolar a domicílio como uma ajuda apenas necessária para estudantes que apresentam uma ou várias dificuldades na sala de aula.

Esse ponto de vista nos parece muito redutivo, uma vez que, como veremos a seguir, as aulas de reforço escolar podem ser muito mais abrangentes do que isso.

Continue lendo…

O mercado exige cada vez mais; As escolas preparam cada vez…menos

Muito mais do que um fenômeno, o apoio escolar tem se mostrado uma ferramenta essencial, servindo como solução complementar de ensino, ao lado da escola.

Aqui no Superprof conseguimos ver, mês após mês, ano após ano, a evolução meteórica pela busca dos cursos de tutoria por parte de pais e alunos.

O reforço escolar complementa o ensino escolar

Como explicar  essa demanda cada vez mais frequente? Na nossa opinião, existem dois motivos principais …

O apoio escolar é a solução complementar a escola

O ensino nas escolas brasileiras sofre influencias de cunho social e político que muitas vezes comprometem a qualidade do ensino oferecido.  Professores mal ou não remunerados não encontram a motivação ou recurso necessários para exercer sua profissão com a eficácia devida. Longe de nós o desejo de criticar professores e programas educacionais, porém essa é uma fato que o ensino básico e médio brasileiro apresenta inúmeras lacunas que prejudicam os alunos em sua vida acadêmica e até profissional.

Com o mercado exigindo cada vez mais e com as escolas sem poder atender a toda essa demanda, pais se vêem na obrigação de recorrer a outros meios para garantir o bom resultado dos seus filhos.

Os pais , muitas vezes, se sentem mais seguros em confiar ao tutor particular o ensino de matemáticas, línguas (inglês, espanhol, francês), ciências, entre outros assuntos,  a educação que os seus filhos precisam para alcançar os seus objetivos acadêmicos futuros- passar no vestibular, obter uma bolsa universitária, etc.

O curso de apoio escolar seria uma defesa contra o ensino defasado do sistema brasileiro?

Preferimos não assumir esse ponto de vista. Em vez disso, concordamos que as aulas particulares de apoio escolar devem sim ser usadas como um complemento para a escola primária, ensino médio, e até mesmo na universidade.

Embora seja possível , as classes não são sempre equilibradas, e o aluno sofre as consequências.  Pode acontecer que o aluno não se sinta no nível da maioria da turma e não consiga acompanhar o conteúdo, ou que o aluno esteva mais avançado que a maioria mas o professor deve diminuir o ritmo para atender a esta…. Enfim, quando esse casos acontecem no ensino básico, mas principalmente nos anos finais, os pais recorrem ao ensino particular como complemento.

E é nesse contexto que o reforço escolar passa a ser a solução.

A aula particular como recurso pedagógico

Em outros casos,  os professores da educação de base, principalmente na rede pública de ensino, devem seguir um programa educacional durante o ano letivo. Programa no qual eles às vezes não podem se demorar e avançam sem se ater muito a explicações.

Essa situação cria lacunas no aprendizado do aluno acabando por criar bloqueios neste. Mais uma vez o curso de apoio escolar  aparece como um complemento indispensável para a escola!

Aula de apoio escolar para substituir os pais?

Se observamos essa forte democratização  pela busca crescente por aula particular de reforço escolar a domicílio, isso se deve também ao fato de que a sociedade tem mudado sua configuração. Os pais, que antes se encarregavam da educação complementar dos filhos, nem sempre o podem fazer uma vez que estes tem se tornado mais ativos.

As mães, em comparação com as gerações anteriores, estão trabalhando mais fora do contexto familiar. Ambos mães e pais tem ficado mais tempo no local de trabalho. Fato que justifica a falta de tempo e energia para se dedicar a rotina do dia a dia das crianças incluindo a ajuda com o dever de casa e dificuldades de aprendizado em geral.

Nesse contexto e para ajudar os pais a assumir o controle da escolaridade de seus filhos,  de uma maneira até mesmo mais profissional e eficaz, o apoio escolar aparece como alternativa apropriada.

Aqui não pretendemos fazer julgamento de valor sobre esse assunto. Porém acreditamos que ainda que os pais tenham habilidades linguísticas reais, ou técnicas em um ou outro domínio para ajudar a revisar, ou ajudar os seus filhos a progredir em algumas matérias como história, geografia, em assuntos de ciência, na língua materna, na gramática, possa ser que hajam outros domínios que eles- os pais- não sejam capacitados, gerando ainda mais confusão no aluno…é preciso reconhecer.

Considerando que no modo de vida atual os pais  têm cada vez menos tempo para revisões, fazer apelo a um profissional de suporte parece lógico.

Reforço Escolar: Uma abordagem diferente

Um dos maiores benefícios do reforço escolar  é o acesso a uma outra forma de linguagem, diferenciada e mais facilitadora do que a do seu professor de sala de aula habitual. Muitas vezes a “dificuldade” da criança não está no assunto em si mas na maneira como ele foi apresentado.

Uma abordagem diferente para uma melhor compreensão

Cada aluno aprende de uma maneira. O processo de aprendizagem não é o mesmo para todos e numa sala de aula mista de  30 alunos sé normal que o método não atinja a todos.

No curso particular de reforço escolar, a atenção do tutor é voltada exclusivamente para atender as necessidades desse aluno, considerando sua maneira de aprender, suas barreiras, seu modo de reflexão, seus pontos fortes.

Deste modo, o aluno passa a visualizar o conteúdo da matéria ou das matérias que estão te causando problema, de um  modo completamente diferente e muito mais abrangente e facilitador, com toques e dicas que normalmente o professor de sala de aula não consegue tempo para mostrar.

A importância para a formação

Uma criança que apresenta dificuldades de aprendizagem durante as aulas regulares na escola, ao ter acesso a uma série de aulas de reforço escolar baseada na sua maneira de aprender, passa a ter maiores chances de ter uma melhor e mais completa formação.

O impacto do curso particular de reforço escolar pode ser um ponto essencial e determinante para que o futuro desta criança seja completamente diferente do que seria se ela apenas tivesse seguido as aulas do currículo escolar que muitas vezes não consideravam suas particularidades de aprendizado e suas deficiências.

De mesmo para o método e para o professor. O contato com uma nova abordagem e uma nova pessoa pode fazer uma enorme diferença no processo de ensino-aprendizagem.

 

Reforço escolar: uma outra escola da vida

Na maioria das vezes o tutor de reforço escolar é um professor em formação. O que significa que ele é ao mesmo tempo mestre e aprendiz.

Essa posição pode ser extremamente positiva para o aluno. Existe muita troca e compreensão o que se torna um facilitador no processo de ensino-aprendizagem. O professor particular é muito empático e acaba também por se tornar um amigo do aluno, favorecendo a proximidade e a troca de saberes.

A boa relação do tutor com o aluno facilita processo de ensino-aprendizagem

O tutor vai acompanhar o aluno não somente como ensinante do saber acadêmico, mas também como coach pessoal com conselhos práticos sobre o futuro profissional.

É  por essa razão que consideramos a tutoria como um tipo de escola de vida.

A escola, instituição, se responsabiliza pela educação curricular, socialização e perspectivas futuras.

Por outro lado,  o apoio escolar serve como complemento desse transferimento de saber acadêmico ao mesmo que tempo que começa a abrir os olhos do aluno para a realidade do mundo fora da escola.

Seu objetivo é intervir em pequenos detalhes da vida escolar. Assuntos que às vezes são uma dor real para os alunos.

Quando a criança ou o adolescente está bloqueado e não consegue mais progredir, o apoio escolar, com sua pedagogia adaptada,  o ajuda a superar esse processo e o incentiva a mudar o seu ponto de vista sobre determinado sujeito.

O que você está esperando para embarcar nessa aventura  chamada tutoria?

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar