Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Acompanhamento Escolar para quem? com qual finalidade?

De Joseane, publicado dia 27/11/2017 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Como o reforço escolar beneficia o aluno?

Embora muitas vezes as pessoas apresentem uma visão equivocada sobre o significado do reforço escolar,  uma coisa é certa: ninguém dúvida da sua eficácia!

Aulas particulares de acompanhamento escolar são cada vez mais comum. Devido a seleção cada vez mais acirrada para entrar na faculdade ou ingressar no mercado do trabalho, os alunos são pressionados de mil maneiras e precisam se preparar cada vez mais para atender a demanda!

Se analisarmos bem, verificamos que os anúncios para aula de reforço estão em todos os lugares! na televisão, na internet, nos murais das escolas… Os pais falam sobre isso nas reuniões, e até mesmo os professores comentam e até sugerem as aulas de apoio como recurso .

Apoio escolar vai além do dever de casa

Certo. Mas você talvez ainda se questione em que medida as aulas de reforço escolar contribuem para a vida estudantil de seu filho?

Antes de tudo, é preciso ter em mente que a aula particular não significa somente ajuda com o dever de casa. Também não é um recurso exclusivo para alunos com dificuldade de aprendizado, embora seja fundamental para estes!

A aula de apoio escolar pode ser um acompanhamento extra e necessário justamente para evitar momentos de tensões acadêmicas, servindo tanto como solução para possíveis problemas de aprendizado já existente, mas, também, para prevenir o “fracasso” escolar.

Em relação ao aluno, em nossa opinião, todos os perfis independentemente do ano escolar , idade entre outros, podem ser beneficiados com as aulas suplementares de apoio escolar.

Se o estudante está com problemas com uma ou várias matérias, se ele quer desenvolver habilidades específicas em determinado assunto ou simplesmente se ele quer ou precisa amplificar seu conhecimento, ele pode recorrer as aulas extras!

Continue lendo para descobrir como o reforço escolar contribui positivamente para o sucesso acadêmico do aluno

Aula de reforço escolar para superar dificuldades na sala de aula?

Por que pais de alunos tem recorrido com mais frequência as aulas suplementares?

É notório que cada vez mais, pais tem buscado professores particulares para ajudar os seus filhos que enfrentam dificuldades na sala de aula.

Dificuldade para acompanhar o ritmo da classe? disque reforço escolar

Seria esse fato uma consequência da globalização e dos tempos modernos?

Mães e pais brasileiros mostram-se cada vez mais confiantes sobre o papel do apoio acadêmico na vida escolar de suas crianças e adolescentes.

Se um dia a aula de reforço escolar foi vista como recurso último para casos extremos de aluno com dificuldade na escola, já beirando a reprovação digamos assim, atualmente podemos observar uma mudança no conceito. O reforço escolar também passa a ser chamado de acompanhamento escolar e, como o próprio nome diz, serve para acompanhar o estudante ao longo do seu aprendizado, funcionando como prevenção e não somente como remediação.

A modificação do conceito acarretou num maior aumento pela procura do serviço. Talvez isso se deva ao fato de que os pais tem ficado mais preocupados com o futuro de seu filho devido as condições atuais do mercado de trabalho. Com o intuito de que os filhos consigam frequentar boas universidades e cursos, os pais investem a fundo e cada vez mais cedo na educação das crianças.

Com tanta pressão nos alunos e na família, a solução professor particular  parece bem lógica. A aula de acompanhamento escolar garante um apoio acadêmico desde os níveis iniciais até a faculdade, passando pela preparação para provas e concursos. Seja para prevenir ou eliminar uma dificuldade no aprendizado de matemática, inglês, português, alemão, história, geografia entre outras,  ou para se preparar para o ENEM ou para concursos de ingresso em escolas federais, recorra ao apoio escolar!

Porque sim, os temas da aula de tutoria são numerosos e variados!

Acompanhamento contínuo para evitar as “surpresinhas”

Quando uma criança ou adolescente passa seu ano letivo com a ameaça da reprovação pairando sobre sua cabeça … Digamos que é melhor trabalhar  na paz e na serenidade do seu lar…

Aquele momento que o aluno se dá conta que…as coisas não saíram como planejado

Alguns pais optam pelo apoio escolar desde o jardim de infância e do primário, para habituar e despertar a criança. Outros, preferem procurar aulas de apoio quando a coisa já está complicada, isto é, se o estudante apresenta dificuldade em uma ou várias matérias e que este está a beira do precipício, por assim dizer.

A boa notícia é que felizmente aqui no superprof você vai certamente encontrar profissionais qualificados que ajudarão o seu filho a sair do caminho do fracasso acadêmico!

Porém,  o ideal é recorrer ao curso de apoio escolar como forma de prevenção justamente, evitando as desagradáveis surpresas do fim do ano escolar.

Muitas vezes, o estudante precisa simplesmente ter acesso a uma pedagogia diferente da que ele encontra na escola. O professor no apoio escolar saberá como adaptar o seu curso de forma que este seja assimilado pelo aluno em questão de forma prática e dinâmica.

O tutor de aula de reforço saberá trabalhar com o aluno aspectos importantes para que este consiga ser também herói do seu próprio aprendizado. Muitos professores  acreditam na pedagogia da autonomia, proposta pelo educador Paulo Freire que, a grosso modo consiste em trabalhar diferentes práticas pedagógicas que permitam que o aluno possua uma maior autonomia no seu processo de aprendizagem, “valorizando e respeitando sua cultura e seu acervo de conhecimento empíricos junto à sua individualidade”.

 

Professor particular para ajudar com timidez e bloqueios?

Sim, é isso mesmo que você leu!

Se você que está lendo não é professor talvez você ache loucura, mas todo professor é um pouco psicólogo, e médico , e conselheiro, a lista poderia continuar … mas vou poupar você dos detalhes da profissão …

Explico:

Embora o professor de classe tenha provavelmente feito o necessário para atender os seus mais de 30 alunos, alguns ainda seguem sem entender o conteúdo. Infelizmente o professor não pode se alongar por muito tempo num assunto ou com um aluno específico e nesse caso ele vai sugerir aos pais que busque ajuda suplementar com um tutor de aula particular.

Sobretudo se o professor identificar que a dificuldade do aluno está justamente pautada na falta de confiança, na timidez que acaba por gerar um bloqueio evitando que o aluno avance.

Não existe nada de anormal nisso. Inúmeros fatores podem levar um estudante ao estado de bloqueio. A sobrecarga do programa, a pedagogia inadaptada, turmas superlotadas e de difícil interação, problemas em casa… Estudar no ensino fundamental e  médio sem obter o acompanhamento necessário pode causar vários bloqueios psicológicos. Algumas lições importantes simplesmente não conseguem ser assimiladas.

Outras vezes as razões do bloqueio são difíceis de explicar, um pesadelo para os pais e para o aluno. E como seus professores realmente não têm tempo para se concentrar em um estudante em particular, o tutor particular será a mão na roda necessária para ajudar esse aluno a sair da dificuldade.

O papel do tutor, e ele certamente será bom nisso, é  tentar desvendar as razões e de onde vem esse bloqueio psicológico. Por que o aluno não consegue avançar?

Para tanto, o tutor utilizará todo o seu conhecimento prático docente mas também o seu conhecimento como aluno, já que muitas vezes o tutor ainda é um estudante! Essa relação baseada na “igualdade”, tem  mostrado resultados incríveis no processo de ensino-aprendizagem.

Uma prova de que muitas vezes o aluno só precisa se sentir mais a vontade, sair da pressão causada pela relação hierarquizada professor X aluno. Ter acesso a uma abordagem diferente, mais aplicada a sua realidade, sua maneira de aprender e assimilar informação.

O trabalho focado do professor particular de reforço escolar tem impactos positivos nas notas e na média dos alunos.

Apoio escolar : Sucesso garantido !

O curso de reforço escolar é um facilitador do conhecimento. Um acompanhamento acadêmico sob medida certamente trará resultados satisfatórios e surpreendentes.

Como mencionado mais acima, a tutoria não se aplica somente a alunos que apresentam dificuldades. Todos os estudantes, inclusive aqueles com excelentes notas também podem se beneficiar da aula de apoio.

Quanto antes essa prática fizer parte da vida acadêmica da criança e do adolescente, mais chances ele terá de vencer!

O sucesso chega para quem procura

Mesmo se o aluno apresentar bons resultados na escola, o apoio escolar pode lhe ser útil na medida em que ele avança e precisa enfrentar novos desafios. O professor particular ,que conhecerá todos os pontos fortes do estudante lhe dará todo o apoio necessário para que este possa evoluir academicamente deixando para trás qualquer insegurança.

O que ocorre em muitos casos é que o simples fato de ter aulas extras com um professor ou tutor que acredita na capacidade do aluno e o assegura em seu processo de aprendizagem acaba por alimentar a auto-estima deste , fato que contribui para a sua evolução.

Emfim, seja com o objetivo de adquirir novos conhecimentos e habilidades, ou para passar por um momento de dificuldade na escola com uma ou várias matérias, a verdade é que a aula de reforço escolar beneficia o aluno de várias formas. O professor particular tem como objetivo transmitir o conteúdo de uma maneira adaptada e eficiente . Alguns alunos precisam de um relacionamento baseado menos na hierarquia e mais na compreensão e proximidade para discutir e apresentar seus questionamentos sem medo ou pressão.

Já dizia Paulo Freire: “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes” , e é essa máxima que representa a base da relação tutor X aluno no reforço escolar.

Não perca mais tempo e contacte hoje mesmo um professor particular!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de4,50 sob 5 de 4 votos)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Taísa Bispo Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Taísa Bispo
Convidado
Taísa Bispo

Ótimo texto. vivenciei como aluna e o fato de ter um professor particular me incentivou e encorajou muito!!