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Em que consiste o acompanhamento escolar?

De Joseane, publicado dia 24/11/2017 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Apoio escolar: Definição do termo

O termo reforço escolar pode levar a diferentes interpretações. Aqui, vamos explicar ,através de uma definição prática, em que consiste esse método de acompanhamento escolar escolar, também referido como apoio escolar.

Á força de ser empregado erroneamente, o termo acompanhamento escolar é muitas vezes mal  interpretado. Pais,estudantes, mídia, fazem confusão sobre o que realmente é o apoio escolar. Então é normal se perguntar qual é a verdadeira definição desse serviço? Seria realmente dele que você precisa para te ajudar no seu desenvolvimento acadêmico?

É certo que o acompanhamento escolar à domicílio é considerado uma atividade multi-tarefas. No entanto, é importante saber que algumas atividades não fazem parte desse trabalho. Quais seriam elas?

Com muito cuidado, O Superprof te convida a fazer uma visita ao coração da discussão, começando por abordar duas vertentes distintas: acompanhamento escolar e aulas particulares- quem é quem?

Apoio escolar: Enfim uma definição?

Quando ouvimos ou lemos  a expressão apoio escolar, automaticamente vem em nossa mente a imagem cristalizada e clichê: A da professora ou professor particular sentado em frente ao seu aluno, geralmente na casa desse último.

Qual seria o verdadeiro significado de apoio escolar?

Bom, não podemos dizer que essa imagem está completamente errada, mas com o passar dos anos , podemos dizer que esse modo de pensar estar pelo menos equivocado.

Em pesquisa a diferentes fontes, tais quais Wikipédia, site do Ministério da Educação  entres outros motores de difusão da educação, não foi encontrado uma definição unificada do que seria o reforço escolar.  Essa “falta” de definição nos induz a pensar na complexidade do conceito.

Venhamos então ao velho e bom dicionário (nesta pesquisa, foi utilizado dados do dicionário Informal online) que define reforço como:

1. Ato ou efeito de reforçar
2. Aquilo que torna mais forte, resistente
3. Auxílio
4. O que completa ou dá sustentação

Quando analisada isoladamente, as definições da palavra reforço dão sentido ao termo aqui referido como Auxílio Escolar, mas será que esses significados bastam como justificativa do processo complexo que inclui a relação professor/tutor X aluno durante uma aula de Apoio Escolar?

Na tentativa de definir Reforço Escolar e o suas características, observemos duas noções importantes, específicas para aulas à domicílio:

Duração: as aulas de suporte podem ser simplesmente pontuais. Apenas algumas lições por algumas semanas para reforçar um certo sujeito ou para alcançar um objetivo específico. Mas também podem ser duradoura, se estendendo por um semestre e até mesmo ao longo de todo o ano letivo.

A complementaridade  do curso de acompanhamento escolar juntamente com educação prestada pela escola e pelo Ministério Nacional da Educação. Nesse caso, a aula de reforço servindo para preencher as possíveis lacunas deixadas pelo currículo.

Reforço escolar para quem?

Antes de responder a essa questão, voltemos um pouco no tempo para tentar entender como surgiu essa necessidade de auxílio suplementar de ensino chamado de apoio escolar.

É difícil falar especificamente sobre as origens e o papel da tutoria. No entanto, podemos fazer algumas considerações com relação a situação do ensino público no Brasil.

A realidade é menos bela do que esperamos. Classe super lotadas e professores sobrecarregados fisicamente e moralmente. Junta-se a isso as particularidades de cada aluno, formando classes cada vez mais mistas e desnivelada. Um erro que persiste desde a educação de base. O sistema de ensino não é unificado na prática como se diz ser na teoria. Com isso, fica difícil para não dizer impossível que o professor consiga atingir todos os alunos igualmente e sem disparidades.

Nesse sentido, os alunos começão a apresentar resultados díspares e sem equilíbrio fazendo com que seja necessário uma ajuda suplementar no processo de ensino.  Se hoje as escolas reconhecem essa deficiência e oferecem aulas de reforço na unidade, nem sempre foi assim. Quem nunca frequentou ou pelo menos  ouviu falar de um ou vários amigos que frequentavam a famosa “explicadora”. Geralmente uma ou um universitário que se punha a serviço do ensinos geralmente ajudando alunos dos níveis iniciais.

O Reforço escolar continua sendo uma necessidade na vida acadêmica de milhares de alunos

Embora algumas escolas já tenham implementado atividades de Apoio Escolar, a busca por esse recurso de forma privatizada não deixou de crescer. Foi assim que a profissão foi organizada e os pais de alunos começaram a procurar cada vez mais o serviço de tutoria em casa. Tudo isso  reforçado por dois fenômenos sociais:

As mães trabalham mais e mais freqüentemente fora de casa, ao contrário das gerações anteriores.
Os pais voltam do trabalho de mais em mais tarde, sobrando pouco ou nenhum  tempo para ajudar com a lição de casa das crianças.

Após essa reflexão, fuca mais óbvio responder a pergunta proposta nesse subtítulo. Reforço Escolar para quem?

  • Para alunos em dificuldades de aprendizagem;
  • Para ajuda com o dever de casa;
  • Para nivelamento dos alunos, muitos se sentem inferiores por não acompanhar o ritmo da turma;
  • Para ajuda na preparação de um exame ou prova específica;

Uma ajuda privada ao ensino público

O sucesso da pedagogia no acompanhamento escolar  é devido não somente à sua organização cada vez mais importante, mas também,  vamos admitir, a preocupação dos pais com a educação dos filhos. Matemática, línguas estrangeiras (inglês, espanhol, francês, italiano), história e geográfica, química e física,etc  … Não há como negar o medo dos pais para com o ensino dessas disciplinas na escola.

Os números e dados sobre a educação brasileira justificam a preocupação das famílias com relação a educação das crianças. Não é nenhum segredo que a educação principalmente nas escolas do sistema público do brasil enfrentam dificuldades em vários âmbitos. Para amenizar os efeitos desse sistema muitas vezes falho, pais recorrem ao ensino privado. Nesse contexto se desenvolve a aula suplementar de reforço escolar.

Sem querer ser simplista ou pessimista mas já sendo, poderíamos dizer que o sucesso do acompanhamento escolar é resultado dos problemas enfrentados pela educação e do nível geral das escolas brasileiras, embora pensemos que os dois são complementares.

Graças à privatização do apoio escolar, muitos alunos conseguiram preencher as lacunas deixadas por um sistema de ensino debilitado.

Graças ao reforço escolar muitos alunos evitam a reprovação

Seja no ensino primário, secundário, ensino médio e até mesmo no ensino superior, os benefícios da tutoria são numerosos. Eles complementam o programa escolar recebido na escola de muitas maneiras. Por exemplo, um professor à domicílio possui o tempo e as ferramentas necessárias para aprofundar um assunto, em qualquer dimensão para atender e até mesmo ir além do que o programa oferece.

A liberdade de poder tentar diferentes métodos, livros e outros materiais de suporte faz do curso de acompanhamento escolar a domicílio um recurso extra para uma educação de sucesso. Os benefícios do reforço escolar são variados e numerosos.  O fato de poder discutir  com seu aluno e estar atento às necessidades e objetivos específicos deste faz do curso de acompanhamento escolar a domicílio, um recurso poderoso na obtenção de resultados acadêmicos de destaque.

Se tem uma característica inerente ao curso de reforço escolar que faz desse uma excelente escolha no caminho do sucesso acadêmico é certamente seu aspecto “feito sob medida”. Seja para a aula de matemática na escola ou em qualquer outra disciplina, o professor deve dar um curso ou lição “padrão” para seu grupo de alunos sem necessariamente considerar as particularidades e carências de cada um. Uma vez que num grupo grande torna-se impossível fazer atenção a todos os estudantes em sua individualidade.

Porém, no curso de tutoria em casa, o professor particular adapta todo o conteúdo para atender a pessoa que ele tem na sua frente . Ele considera inevitavelmente cada aspecto relacionado ao aluno. Qual é o nível do aluno? Seu grau de compreensão? Sua personalidade? Sua relação com a autoridade? Sua sede de aprender? seu objetivo? Existe um bloqueio psicológico com relação a uma matéria específica? Em suma, o curso de reforço escolar também funciona para pensar e preencher possíveis lacunas deixadas pela escola.

Reforço escolar não se resume a ajuda com o dever de casa

Se você está surpreso em ler esse título, volte três casas!

Porém é verdade que o termo reforço escolar por muito tempo se referiu somente e graças a escola à ajuda com o dever de casa. Nesse sentido, para aqueles pais que ainda não possuem noções muito precisas sobre o contexto e conteúdo exato da tutoria, saibam que ela pode abranger um amplo espectro de atividades que serão de extrema importância para o aprendizado do seu filho.

O dever de casa faz parte da complexidade de tarefas no reforço escolar

É claro que a ajuda com o dever de casa é o começo do trabalho. Na escola primária, no colégio ou no ensino médio, os alunos acabam por vezes ficando sobrecarregados e certamente o tutor vai ajudá-lo com a lição de casa. Além disso, como mencionado acima, os pais nem sempre têm tempo para ajudar as crianças com os deveres.

Porém como dito, além dessa ajuda que começa com o dever de casa, o professor de reforço escolar possui como objetivo o sucesso do aluno e portanto restará atento a cada detalhe que conta para a progressão do aprendendo.

Com o foco centrado em um único aluno ou num grupo pequeno de alunos, o tutor poderá “decriptar” cada detalhe ou bloqueio que possa estar dificultando o desenvolvimento acadêmico do estudante. Praticando uma pedagogia especialmente concebida para atender as necessidades individuais de cada estudante, o trabalho do professor é desvendar todos esses nós e construir um curso focado na eliminação das barreiras que possam estar retrocedendo o aprendizado.

Este é o princípio do curso particular de reforço escolar.

 

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