Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Reforço Escolar: da escola ao ensino Superior

De Joseane, publicado dia 23/11/2017 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Quais as matérias ensinadas no curso de apoio escolar?

Começou o ano letivo! Os deveres começam a se acumular, os pais começam a se perguntar o que fazer, como fazer, a quem recorrer…

A aula particular surge como salvadora e mais do que isso, recurso indispensável!

Mas…Será que a aula de apoio escolar possibilita fazer um acompanhamento completo do aluno, ao longo de toda a  sua carreira acadêmica?

Além de ajudar com os deveres , o reforço escolar consegue preencher as lacunas existente no aprendizado do aluno?

As aulas são aplicáveis em todos os segmentos do sistema educacional? Seja para estudantes do  ensino básico,  médio ou mesmo do ensino superior?

Quais as matérias que podem ser trabalhadas em aulas de acompanhamento escolar?

Pais, muita calma nessa hora!

Desde que haja professores e alunos, sempre haverá um curso de reforço escolar a domicílio adequado como solução!

Seu filho está com um problema na aula de matemática, no programa de ciências? Não está conseguindo acompanhar as aulas de história?

Trago boas notícias: Um professor particular está à sua espera!

Um déficit em línguas estrangeiras como inglês e espanhol, por exemplo? Em química e física? Na gramática? Em redação para o vestibular ou ENEM?

Da escola à universidade, descubra os assuntos oferecidos no contexto da tutoria escolar à domicílio.

A aula de Reforço escolar no Colégio

Para seus filhos, o sexto ano é o começo oficial da puxada vida de estudante! Nós deixamos a boa vida tranquila da escola primária. Das brincadeiras, da tia da merenda e começamos o preparo para a universidade.

O ritmo do colégio é muito mais intenso do que o do primário. Exige muita responsabilidade e crescimento. A dinâmica é completamente diferente.  As horas de aulas são mais numerosas, assim como os assuntos. Devido a inclusão de novas disciplinas, o programa escolar a partir do sexto ano é muito mais carregado e exigente.

Ao contrário do que muitos pensam, o reforço escolar é tão bem vindo no colégio quanto no primário

Às vezes é difícil para um adolescente recém chegado no colégio, e mesmo para um aluno de ensino-médio que está preparando para o vestibular assumir toda a carga e responsabilidades escolar. Em um ou outro caso, a preocupação do aluno e dos pais é enorme. A coisa se transforma num círculo de estresse e preocupação.

Principalmente para os alunos do ensino-médio que, muitas vezes, devido ao tabu, os pais não pensem na possibilidade de contratar um professor particular para ajudá-los, acreditando que tal prática só funciona para os alunos do primário. Um equívoco!

A aula particular de acompanhamento escolar não é só para crianças!

Pelo contrário! Quanto mais avançado no programa, mais sobrecarregado fica o aluno. Principalmente se se trata de um aluno que apresenta dificuldades devido a lacunas no aprendizado recorrentes dos anos anteriores.

Mesmo quando se trata de alunos universitários, recorrer a um suporte acadêmico de qualidade é muitas vezes a solução mais recomendada. Seja em línguas, literatura, cálculo ou assuntos gerais, os benefícios da tutoria são numerosos …

Aula de línguas: queridinha do reforço escolar!

Fato é que a aula particular de acompanhamento escolar pode abranger todas as disciplinas do programa escolar. Porém, notamos que a prática é mais comum em se tratando do curso particular de línguas estrangeiras.

Isso se dá devido a necessidade cada vez mais crescente de dominar uma ou mais línguas estrangeiras. Tal necessidade vai além do contexto acadêmico e por isso desde cedo os pais investem em aulas de reforço de língua estrangeira, especialmente do inglês.

Durante seus alguns anos na escola primária, seu filho pode ter tido uma introdução às línguas estrangeiras. Normalmente o inglês como já dito . Na maioria das escolas primárias brasileiras, o curso de línguas apresenta noções muito básicas.

O ensino médio, portanto, significa para a grande maioria dos alunos o início de sua aprendizagem de línguas, ou pelo menos um estudo mais regular. O motivo para tanto é a preparação para o vestibular e o ENEM onde geralmente o estudante deverá optar por responder a uma prova de línguas, geralmente inglês ou espanhol, em poucos casos o francês também aparece.

O inglês é uma das línguas mais procuradas em aula particular

 

Nos anos finais,  os estudantes pré-universitários tentam principalmente se apropriar dos conceitos básicos da língua inglesa: conjugação, gramática, verbos irregulares, compreensão oral e escrita, e até mesmo uma pequena expressão oral.

Não é nenhuma novidade que as línguas estrangeiras são um “must have” (conhecimento obrigatório) em diversas – para não dizer todas- as áreas profissionais. Logo, é preciso dominar uma ou mais línguas, sendo o inglês o idioma mais solicitado. Nesse caso, ou o aluno é bom em línguas ou ele sairá perdendo uma vez que ele queira ingressar no mercado de trabalho. Para evitar tal coisa, o apoio escolar é bem vindo e freqüentemente necessário.

Com a ajuda de  um professor de acompanhamento escolar qualificado, seu filho esteja ele ensino fundamental ou no ensino médio, terá a chance de desenvolver sua habilidade em língua estrangeira.

Aqui no superprof você tem a chance de poderá escolher um professor de língua estrangeira nativo ou mesmo brasileiro. Em ambos os casos, o seu filho terá a oportunidade de estudar com um professor que se dedicará completamente à causa. O tutor particular de línguas estrangeiras vai planejar um curso completo que englobe o desenvolvimento da compreensão escrita, oral, leitura, além de introduzir o estudante a um conhecimento da cultura do país cuja língua ele está aprendendo. Sendo esse conhecimento essencial para criar no aluno um interesse genuíno pela língua, facilitando, assim, a aprendizagem dessa.

Nem só de aula de línguas vive o Reforço escolar

Sim, como citado acima as aulas de línguas estrangeira são as queridinhas do curso de apoio escolar. Não estamos aqui para negar esse fato.

Porém, nem somente de aula de línguas sobrevive o reforço escolar! Você pode, aliás você deve procurar ajuda para o seu filho em todos os âmbitos da sua vida acadêmica. Para todas asa situações escolares, níveis e dificuldades, você vai encontrar um professor capacitado que vai acompanhar o estudante rumo ao sucesso acadêmico e, consequentemente, profissional.

Aula a domicílio para um progresso acadêmico na área de exatas

Matemática… quem nunca teve problemas com essa danada?

Eis uma matéria singular que poderia ocupar o ranking de segunda mais procurada quanto se trata de aula de reforço. Um aluno com dificuldade em matemática- o que não é raro- estende essa dificuldade para matérias como física, química, e futuramente cálculo na faculdade se ele escolher a área de exatas.

Quem nunca precisou de uma ajudinha extra em matemática?

Felizmente é possível contar com um professor de apoio escolar para acompanhar o aluno desde os primeiros anos de escola. Esses anjos do saber certamente saberá como despertar no aluno o conhecimento necessário para lidar com os primeiros bloqueios causados pela matemática.

Esse acompanhamento sob medida também é possível no ensino médio,  preparatório para o vestibular e até mesmo na faculdade. Mas é claro que se o aluno teve  a chance de estudar com um professor particular a domicílio ele certamente terá menos dificuldade na matéria com o passar dos anos, pois ele terá aprendido como lidar com possíveis problemas.

Reforço escolar para a galera de humanas?

Se para muitos a área de exatas representa o lado negro da força, para tantos outros essa posição é ocupada pelas matérias de humanas. Português e a tão temida gramática, literatura, redação, história, geografia, tem quem não goste! Não é o caso da redatora, pelo visto haha.

É  verdade que com o avançar do programa, a gramática torna-se mais complexa e nos anos finais com a aproximação do ENEM, não tem como não estressar só de pensar na REDAÇÃO.

Não precisa fugir para as colinas. Felizmente é possível também contar um tutor de apoio escolar para desfazer os nós gramaticais -que podem ser vários diga-se de passagem- que tenham sido negligenciados nos anos anteriores.

O conhecimento literário é também assunto a ser tratado no seu curso de reforço escolar. Desde a prosa de Machado de Assis a temas  mais contemporâneos como o feminismo retratado no texto de Simone de Beauvoir (ENEM 2015) , são assuntos que podem ser discutidos com o seu tutor durante  a aula literária de apoio escolar.

Enfim, seja com o intuito de melhorar a escrita com aulas extras de gramática, desenvolver o pensamento crítico literário, ou a habilidade para escrever uma boa redação, o curso de tutoria é sim uma excelente opção.

Todas os assuntos são susceptíveis de aula de reforço escolar

Outras matérias como história, geografia, filosofia podem também ser contempladas com aulas particulares. Lembrando que a aula de acompanhamento escolar, apesar de ser muitas vezes procuradas como último recurso, geralmente quando o aluno já está beirando a reprovação, pode e deve ser requisitada como forma de prevenção! Justamente com o objetivo de acompanhar o aluno, de esclarecer ou dar uma leitura diferente a alguns pontos abordados em sala de aula.

A parceria entre o estudante e o tutor que muitas vezes é estudante ele mesmo, cria o ambiente perfeito para um aprendizado mais leve, sem a pressão da escola e por isso mais fluido! Não espere o último momento, professores de português, história e geográfica estão esperando por você …

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar