Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas Particulares e qualidade de Ensino

De Joseane, publicado dia 30/10/2017 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Pedagogia e Reforço Escolar

Oferecer um ensino de qualidade é o dever de cada professor, inclusive o tutor de aula particular de acompanhamento escolar. No processo de ensino-aprendizagem um professor pode optar por maneiras  variadas de comunicação com seus alunos.  A pedagogia é a normatização das ações e das ferramentas didáticas que devem ser utilizadas para qualquer nível de educação.

Assim sendo, a implementação de uma pedagogia eficaz é essencial no processo de Ensino. Pedagogia aqui referida como o instrumento de  transmissão de informações para que estas sejam armazenadas e transformadas em conhecimento.

Isso dito, venhamos à realidade do ensino no Brasil. Muitas vezes com salas superlotadas , entre outros problemas, a escola não consegue manter um nível de ensino que atenda as especificidades de cada aluno. Nesse panorama surge a necessidade por parte do estudante de obter cursos extras, e [e aqui que você, professor particular, entra.

Observa-se , portanto, um crescimento pela busca de curso de ajuda com as atividades escolares.  Essa atividade tem atraído cada vez mais professores e tutores seja para exercer como uma atividade complementar ou mesmo como um emprego fixo. 

Para atender a necessidade de pais e alunos cada vez mais exigentes, o profissional da área deve se capacitar e inovar para sobressair. Embarcar nessa aventura sem preparo e reflexão seria, no mínimo, imprudente… Para evitar ser sucumbido pelo mercado, é necessário muito preparo de seriedade. 

Se você já está preparado para exercer o papel exemplar de professor ou tutor de aula particular, aqui vão algumas dicas que vão te trazer mais sucesso na sua caminhada.

Como estruturar um bom curso de Reforço escolar

 

Reflexão e preparo para planejar uma boa aula

Dentre outros você foi o escolhido para acompanhar esse aluno rumo ao seu sucesso acadêmico e/ou profissional! Parabéns!

Certamente você não quer decepcionar e portanto você se questiona sobre como estruturar um bom curso de reforço escolar, como, onde, de que jeito?

Continue lendo e anote as nossas dicas para planejar a sua aula de sucesso.

Basicamente, para estruturar um aula de apoio escolar de qualidade, é preciso muito planejamento e  didática.

Para te ajudar nessa missão,  considere adotar algumas  das regras de ouro aqui descritas:

  • identificar as necessidades da criança/do profissional;
  • Sua determinação e os objetivos a serem alcançados;
  • Focar na criação de uma estratégia de ensino personalizado para cada aluno;
  • Reforçar a aprendizagem através do diálogo interativo;
  • Recompensar o esforço do aprendendo;
  • Fazer uma análise em conjunto dos resultados obtidos.

É claro que não se trata de uma estratégia cristalizada. Apesar de poder ser aplicada em quase todos os tipos de aulas particulares, essas regras são uma base e cabe a você adaptá-las de acordo com suas prioridades e as de seu estudante.

Um ponto importante a considerar é dedicar uma parte da sua primeira aula para avaliar o nível do aluno e definir os objetivos da abordagem do apoio escolar. Os pais podem ser uma ajuda necessária nesse último ponto. Este passo deve ser realizado com tato, atenção e muito jogo de cintura.

Tenha sempre em mente que a autoconfiança do aluno é um pré-requisito para o progresso! Seja entusiasta e transfira isso para o seu aluno desde a organização do curso. E então passe para a ação e trabalhe no projeto de elaboração do cronograma de estudo baseado naquilo que você discutiu com o seu aluno.

Como dito e repetido, a base para o desenvolvimento do seu trabalho será a comunicação. Desenvolva no seu aluno o hábito de expor seu pensamento de forma aberta e interativa de forma a enriquecer a estrutura e o andamento do curso. Será interessante também manter uma análise constante dos resultados do aluno e claro apresentar o seu reconhecimento à medida que  ele progride.

O apoio escolar não deve reproduzir a austeridade e a morosidade que muitas vezes reina nas salas de aula convencionais! Seu empenho enquanto professor será recompensado quando seu aluno se tornar mais autônomo e  suas notas aumentarem de semana para semana.

 

Identificando as dificuldades e reforçando o aprendizado graças ao Apoio Escolar

Identificar e trabalhar as dificuldades especificas de cada aluno é o grande atrativo da aula particular. Esse sera provavelmente o seu maior desafio como professor e será nesse aspecto que você deverá fazer prova da sua habilidade pedagógica.

No entanto, pontuar o déficit de aluno pode não ser uma tarefa simples já que muitas vezes  nem o estudante e nem os pais se dão conta do problema que realmente estão enfrentando. As deficiências apresentam formas variadas. Problema com atenção, organização, método inadaptável? falta de motivação? muita pressão?

Muitas vezes o seu aluno só precisa que você o ouça

Seja flexível e ouça o seu aluno. Seja um mestre da linguagem verbal e não verbal. Saber identificar esses aspectos em tutoria prova que você é um bom professor. Para tanto, você deve abraçar todo o universo do aluno da escola ao domicílio. Para manter um bom humor e uma atmosfera de trabalho saudável, fique atento para  nunca apontar uma lacuna ou um erro sem adicionar um ponto forte. Caso contrário, você risca pressionar ainda mais o estudante.

Uma vez o problema descoberto, cabe a você usar da criatividade para dar uma aula atrativa e motivacional.

Astúcias para dar uma boa aula de Reforço escolar

Se você é um professor atencioso e dedicado já deve saber que uma boa aula deve ser pautada no conceito de aprender sem perceber, isto é, deve ser fluída e dinâmica ao mesmo tempo. E deve, claro, apresentar resultados concretos.

O aluno que opta por receber aula particular está certamente buscando melhorar um ou mais aspectos do seu aprendizado seja numa área ou domínio específico ou na vida acadêmica de maneira geral.

Assim sendo, é importante o professor não perder o foco e caprichar no seu planejamento de forma que este cumpra os objetivos a serem alcançados.

 

Para dar uma boa aula o professor deve ser inovador e criativo

Confira nossas sugestões para que você planeje uma aula focada em bons resultados:

  • Capriche no seu plano-de-aula pois esse é uma ferramenta indispensável para um curso bem sucedido;
  • Use todos os recursos à sua disposição. A tecnologia, por exemplo, será uma forte aliada nesse processo;
  • Seja inovador, use e abuse da sua criatividade.

O plano-de-aula é uma ferramenta utilizada por professores cujo objetivo é organizar sua aula da forma mais completa e produtiva possível. Com a ajuda do seu plano você pode controlar o seu tempo de curso, além de visualizar e antecipar possíveis situações problemáticas durante a aula.

O plano-de-aula serve para aportar mais segurança ao professor que, consequentemente, ficará mais focalizado no aluno. Para construir um plano eficiente você deve conhecer o seu aluno e a situação de ensino. Não é preciso dizer que o domínio do conteúdo é obrigatório, certo?

Use todos os recursos pedagógicos a sua disposição! Livros, mapas, gráficos… A tecnologia será certamente sua melhor amiga! Ponha música no seu smartphone , vídeos didáticos, diálogos por exemplo para aulas de idioma. Enfim, você pode usar a  tecnologia para dinamizar a sua aula e motivar ainda mais o seu aluno.

Seja criativo. A autenticidade por si só já é a expressão da criatividade. Não se atenha a padrões estabelecidos. Faça diferente e isso inclui ser engraçado, levar seu aluno para um aula ao ar livre, cantar, dançar, mudar a voz.. enfim, muitas são as opções.

Embora mitas vezes caíamos na pegadinha da repetição,  convencidos de que não há mais nada a ser inventado, construído, melhorado. Sejamos positivos! A criatividade é um bem inesgotável e como professor particular você deve se exercitar nela para se sobressair. Deixe transparecer que você acredita e valoriza o seu trabalho!

Sendo criativo você ganhará em produtividade e o seu aluno certamente irá agradecê-li sendo mais interessado e motivado.

Tenha o cuidado para não perder o foco e seja feliz! Como disse Sêneca “a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida’.

Trabalho para aula de Acompanhamento escolar

Chegada a hora da verdade  e, estamos de acordo que nem sempre é fácil decidir quais atividades aplicar durante sua aula de reforço, principalmente se você é um novato.

Mas não se preocupe, além dos livros , existem   sites  por  exemplo que podem te ajudar com o planejamento de suas atividades de aula.

Mais uma vez, antes de decidir qual atividade escolar , conheça o seu aluno . Planeje as tarefas de acordo com as expectativas a curto e longo prazo. Se você faz tutoria para ajudar com o dever de casa pois o aluno não está conseguindo arcar com os prazos em tempo hábil, será audacioso dar atividades que tomem ainda mais o tempo do aluno. Seja coerente.

Planejamento e criatividade para uma aula bem sucedida

Por outro lado, se o objetivo for dominar tal ou tal conteúdo, você terá mais liberdade para explorar e trabalhar todos os pontos fortes do aluno e, nesse caso, você pode planejar atividades que incluem pesquisa na internet ou visita a biblioteca, entre outros.

Durante a atribuição de uma atividade, é imprescindível que o aluno saiba e compreenda qual o objetivo da mesma. Realizar uma atividades sem compreender a razão além de desmotivante pode ser bem frustante e improdutivo.

Para aumentar as chances de ver o seu aluno progredir quando da realização de suas tarefas, ensine-o a ir além. Isso significa que o aluno deve ter pensamento crítico e questionador e que ele não se contente em obter um conhecimento básico das coisas.

Ensine-o a ser independente quando possível no seu processo de ensino-aprendizagem. Embora vocês tenham ficado bem apegados na rua relação professor X aluno, é importante que ele ganhe autonomia para uma vida acadêmica mais rica e plena! Esse será provavelmente o maior legado que você pode deixar para o seu aprendendo.

Agora que você já sabe quais atividades aplicar na sua aula de tutoria, o resto fica mais fácil né?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar