Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como as aulas de reforço escolar contribuem para o bom resultado dos alunos?

De Joseane, publicado dia 30/10/2017 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Identificando as dificuldades e reforçando o aprendizado graças ao apoio escolar

Não é segredo que para ter sucesso garantido, a  aula particular de acompanhamento escolar exige muito esforço da parte do professor e também do aluno. Como superprofessor, você já deve estar por dentro de como organizar uma boa aula de apoio escolar .

Seu aluno, portanto, pode se perguntar antes de optar pelas aulas particulares, como estas vão contribuir para o seu desenvolvimento acadêmico!

 

O Superprof não vai te deixar com essa dúvida! Confira aqui razões de sobra para para  que você comece hoje mesmo o seu curso online ou presencial de reforço escolar.

Atualmente, um aluno  – seja ele matriculado na escola primária, na faculdade ou no ensino médio – tem seu nível e habilidades acadêmicos constantemente verificados.  Os professores, por sua vez,  avaliam o desempenho de cada aluno ao mesmo tempo que propiciam a estes um  ensino  multidisciplinar de qualidade.

Em todos os domínios acadêmicos, seja ele na aula de língua, na aula de matemática, química, física, história ou geografia entre outros, o aluno tem como dever  assimilar noções variadas que lhe permitirão construir e desenvolver seu pensamento crítico.

Nesse contexto não é tarefa fácil para um professor de classe, fazer um acompanhamento minucioso de cada aluno individualmente. Obviamente, quando uma classe tem pelo menos 25 a 30 alunos– ou mais né- , nem sempre é fácil identificar as dificuldades de alguns assim como os pontos fortes de outros.

Sendo muitas vezes considerado como somente mais um entre tantos, o aluno tem as suas  habilidades despercebidas. E é nesse contexto que o professor de acompanhamento escolar entra.

Felizmente, através de aulas particulares, a avaliação do aluno pode ser ajustada. O estudante passa a ser observado mais de perto o que o impulsa a ser mais produtivo e obter resultados mais satisfatórios.

De fato, como um relacionamento privilegiado é estabelecido entre o professor particular e seu aluno, a comunicação é mais fluida e mais direta. Assim sendo, como tutor de apoio escolar  você pode, por exemplo:

  • Avaliar as dificuldades do seu aluno;
  • Falar com ele sobre seus sentimentos,  verificando se ele está motivado ou desinteressado pelo assunto em questão;
  • Demonstrar domínio de conhecimento no curso do apoio;
  • Provar conhecimento pedagógico;
  • Conectar-se com os pais do aluno para um melhor conhecimento de sua realidade estudantil;
  • Trabalhar em pontos específicos:  técnicas de memorização, fortalecimento da leitura ativa, organização do conteúdo- através da anotação, por exemplo.
  • Seguir alguns cursos de tutoria ajudará o aluno a identificar aquilo que não está indo bem, suas possíveis deficiências, mas principalmente reforçar suas habilidades.

Leu até aqui mas continua curioso para saber como as coisas se estabelecem no plano concreto?

Aqui estão algumas informações úteis que confirmarão que a tutoria é uma alternativa ultra-eficiente para identificar as fraquezas e pontos fortes de cada aluno contribuindo, com isso, para o seu sucesso!

Alunos que seguem aulas de reforço escolar tendem a ter excelentes resultados

 

Identificando as dificuldades do aluno

Faz parte do acompanhamento escolar, o processo de identificação das possíveis lacunas que o aluno possui face a certo ou certos conteúdos didáticos.

Para tanto, não somente o professor deve questionar pais e alunos sobre as dificuldades destes últimos, mas, também, o professor deve tomar o tempo de observar a desenvoltura do aluno face a certo curso.

É importante também que o professor seja sensível a reação do aluno diante do uso de determinados métodos pedagógicos, pois muitas vezes , a dificuldade do aluno esta diretamente ligada a pedagogia utilizada pelo professor quando da exposição de determinado assunto.

Como você já percebeu, um curso de apoio escolar-em casa ou online- exige tempo, investimento e rigor por parte tanto do aluno quanto do professor particular. É preciso estar atento, pois é a combinação de todos esses aspectos que te ajudarão a compreender e identificar as necessidades do seu aluno, permitindo-lhe obter melhores resultados em sua aprendizagem.

Tenha em mente que cada aula de reforço é única e ela deve ser projetada para que seu aluno escute, compreenda e assimile a maior quantidade possível de informações para que ele possa progredir.

No entanto, para identificar possíveis  dificuldades em seu aluno, você deve antes de tudo ouvi-lo e ter claro desde o início qual é o objetivo deste.

Será que ele vai fazer uma prova específica como o ENEM, por exemplo? Passar um exame de língua estrangeira ? Ou ele só quer manter suas habilidades em dia?

Quais são as suas dificuldades  que ele possui de forma geral?

Quais são os assuntos específicos que ele não entende? Será que na verdade , esse aluno possui um problema de escrita, compreensão, memorização, leitura?

Ele precisa se exercitar para acompanhar a classe devido a uma retomada dos estudos? O ritmo do trabalho é muito intenso e ele precisa de ajuda para avançar com os deveres de casa?

Ele precisa adotar um método de trabalho mais eficaz?

Quanto mais você se interessar pelo seu aluno, por exemplo perguntando sobre suas aulas e hábitos escolares, mais você conseguirá fazer uma análise concisa que lhe permitirá encontrar exatamente o que está errado e, consequentemente,  resolver esses problemas com efetividade.

A melhor maneira de conhecer as deficiências do seu aluno é questionando!

O aprendizado é um trabalho de equipe

Durante a sua aula particular , você deve avaliar continuamente as necessidades do seu aluno e adaptar seu programa às suas expectativas e habilidades para resultados satisfatórios seja a curto ou a longo prazo.

Existe uma lista exaustiva de métodos e práticas pedagógicas que podem ajudar o professor a avaliar as competências do seu aluno e seus possíveis pontos fracos. Entre eles:

  • Testes de múltipla escolha
  • Questionários
  •  Atividades de aprendizado como preencher lacunas em um enunciado
  • Escrita livre- Redação
  • Recitação oral
  • Ajuda na lição de casa
  • Exercícios de auto-reflexão, onde seu aluno descreverá o que aprendeu da aula anterior.

Use o antigo método da repetição! No fim da aula ou no final de cada capítulo você deve avaliar, resumir e analisar consistentemente com seu aluno. Essa técnica te permite de se auto-analisar, garantindo que você não se esqueceu de nada importante além de ajudar a identificar as fraquezas acadêmicas do seu aluno.

O diálogo com os pais se revela importantíssimo no caso de aluno menor de idade.  Esta comunicação educacional entre vocês é a chave para o sucesso educacional e pedagógico.

Por experiencia própria, afirmo que o diálogo com pais de alunos, ajuda demais da conta no processo de análise que permitirá de identificar o método de aprendizagem que lhes corresponde: O aluno aprende mais através do recurso visual, auditivo,  cinestésico ou seria uma combinação de tudo isso? O que ele assimila com muita facilidade? Quais são seus talentos?  Quais são as dificuldades que devem ser resolvidas em prioridade?  Ele está motivado para trabalhar com um professor particular? 

Todas essas questões te permitirão a desenvolver um método de ensino sob medida e eficaz. O seu aluno ficará muito mais à vontade e consequentemente, mais motivado.

Atividades para balancear teoria e prática

O ensino teórico é uma dádiva, mas é o conhecimento prático que será decisivo.

Como professor de aula particular de reforço escolar você deve se certifique-se de colocar o conhecimento teórico do seu aluno em prática, essa é uma excelente técnica para avaliar com precisão se ele continua com dificuldades em determinados assuntos. Comece por estabelecer uma atividade  simples ou exercícios interativos e vá aumentando a dificuldade à medida que o aluno avança.

Exercícios práticos para um melhor resultado

É sabido que o sucesso da prática de ensino depende muito do método e do planejamento do professor. Para tornar a aprendizagem mais fácil, não se abstenha de colocar a sua criatividade em prática! Ilustre seu curso com maquetes,  planilhas; Dinamize a aula com a implementação de atividades e jogos online, fotografias, mapas.

É importante, também, que o aluno trabalhe em 2 níveis diferentes, note-se a fala e a escrita. Estas duas habilidades se complementam e permitem verificar a assimilação do curso.

Ah! Quanto mais você planejar o seu conteúdo de aula  levando em consideração os temas da atualidade e portanto contemporâneo ao aluno, mais ele vai se interessar pelo assunto e ficará motivado pra aprender. Essa dica é ainda mais importante se o seu aluno for um vestibulando, já que os eventos atuais são temas chaves desse concurso.

Avaliação e controle do aprendizado

Bom, só existe um jeito de saber se todo o seu trabalho e desempenho aportou seus frutos como esperado. É essencial avaliar o desempenho dos seus alunos!

Para garantir a qualidade do sua aula particular e para verificar se seu aluno assimilou seus cursos, se ele sabe articular seu pensamento e raciocínio, você sempre deve avaliar suas habilidades . Seja de forma simultânea ou no fim de cada tema, a avaliação permitirá ao professor e ao aluno a verificar se o objetivo inicial foi atendido.

A avaliação permite acompanhar o progresso do aluno

A avaliação é parte de um método pedagógico de sucesso.  Trata-se de um trabalho de equipe que permitirá ao seu aluno a identificar suas dificuldades, motivando-o a trabalhar para preencher essas lacunas. O controle do conhecimento serve  especialmente para reforçar a(s) habilidade (s). Enquanto um curso tradicional na faculdade ou na escola nem sempre considera a situação acadêmica individual de cada aluno, a aula particular focaliza o estudante, considerando cada aspecto inerente a sua forma de aprender e colocando em pratica todos os métodos necessários ao sucesso do aluno!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar