Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Habilidades do professor particular

De Joseane, publicado dia 18/01/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Quais são as qualidades necessárias para se tornar tutor de apoio escolar?

“A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer”, disse Albert Einsten.

Essa frase diz muito sobre o trabalho como professor particular. Talvez tenha sido a partir desse princípio que você tenha tomado a decisão de dar aula de reforço e acompanhamento escolar!

Que o seu objetivo seja obter uma renda complementar no final do mês, ou mesmo fazer desse serviço a sua renda principal, tenha em mente que o trabalho como professor particular a domicílio exige esforço e dedicação. Não se faz na base do improviso!

A transmissão de conhecimento exige habilidades essenciais, tais quais: compromisso, organização, saber ouvir, adaptação, tolerância, entre outras!

Em se tratando das aptidões técnicas, nos parece óbvio que você deve ter habilidades concretas no assunto que você irá ensinar. E, além disso, o professor particular deve possuir um desejo genuíno pelo desenvolvimento e sucesso acadêmico do seu aluno.

Desse, feito, a atividade de professor particular é uma das mais desafiadoras que existe. O professor se torna responsável pelo seu aluno, este último deposita toda a sua confiança no tutor e o vê como um exemplo.

Embora a responsabilidade seja grande, o trabalho como tutor de acompanhamento particular é muito gratificante. Ver o seu aluno alcançando grandes objetivos e saber que você foi parte desse sucesso, não tem preço!

Tudo o que você precisa saber sobre aulas particulares, leia aqui.

Saber compartilhar para fazer acompanhamento escolar

A aula de apoio escolar é um momento de verdadeiro compartilhamento entre os sujeitos participantes. Esteja o aluno passando por dificuldade escolar ou simplesmente com a intenção de melhorar a sua média, se ele procurou o reforço escolar é por que ele está disposto e decidido a adquirir novos conhecimentos. E, claro, consolidá-los.

Assim sendo, gostar de transmitir/compartilhar conhecimentos é uma qualidade que é parte integrante da profissão de professor a domicílio. Essa habilidade permite, em primeiro lugar, que o aluno adquira o conhecimento necessário para progredir rumo ao seus objetivos. O professor, por sua vez, se sentirá realizado com as conquistas do seu aprendendo.

um professor competente sabe transmitir conhecimento com empatia Sentir prazer ao compartilhar conhecimento: qualidade de um bom professor!

Sem querer ser melosa mas já sendo, digo que é realmente importante amar o que você faz, simplesmente porque o estudante sente isso, e essa dinâmica é essencial para o bom andamento das aulas e para alcançar os resultados desejados. Todos nos lembramos de um professor do fundamental, faculdade ou do ensino médio que não se mostrava muito interessado na turma e nas aulas. Esse tipo de personalidade semeia a desmotivação!

Ninguém merece né?

O professor pode ser o mais competente do mundo tecnicamente falando, mas se ele não possuir certas habilidades humanas como a empatia, altruísmo, amor no coração haha, certamente ele não conseguirá prender a atenção dos seus alunos e isso será um dificultador do processo de ensino-aprendizagem.

Possuir  algumas qualidades essenciais permitirá que você ganhe a empatia do seu aluno, e consequentemente melhore o rendimento do seu curso. Tal feito pode, ainda, permitir que você ganhe em número de alunos. Sabe como é né.. um aluno satisfeito falará com outros dez! Então, atenção a impressão que você irá causar no seu aluno e na família dele.

 Ter um professor particular que é entusiasmado ao dar as suas aulas, é um grande facilitador no processo de ensino-aprendizagem.

Um tutor carismático, sorridente, criativo, desperta o interesse do aluno e o encoraja a se envolver de forma ativa na aula. Contagiado pelo entusiamo do professor, o aluno fará as suas lições com mais naturalidade.

Realmente professor você só tem a ganhar adotando uma postura leve e apaziguadora para com os seus alunos!

Conheça os diferentes formatos de reforço escolar.

A regra do “P”: Pedagogia e (muita) Paciência

Possuir o senso da pedagogia é uma característica essencial para aqueles que desejam se tornar professor privado. E a paciência deve ser o seu mantra de cada dia…

Professor zen é professor feliz A arte de ficar calmo quando o aluno pergunta se é pra copiar

A paciência no centro da vida docente

A paciência é , acima de tudo, essencial para manter a sua paz interior. Sereno, você será capaz de lidar com toda e qualquer situação, ajudando a manter o equilíbrio da sua aula (e o seu, óbvio!).  Não se deixar levar pelo estresse do dia-a-dia e por aquele aluno preguiçoso que inventa mil e uma histórias para não prestar atenção na aula, é essencial para que você não perca as estribeiras! Lembre-se, você possui um objetivo! Você foi contratado para mostrar resultados. Perder a paciência só vai te afastar desse objetivo!

Em muitos casos, ser paciente ajuda a acompanhar melhor o aluno, tomando o tempo necessário para entender suas dificuldades e bloqueios.

O progresso, por exemplo,  não aparece de um simples estalar de dedos. E, portanto, uma vez mais o professor deverá fazer prova de paciência e perseverança para não se deixar desencorajar pelo avanço lento do seu estudante.

Ser impaciente e querer que as notas do seu aluno aumentem de 4 pra 10 da noite para o dia, cria tensão no aluno e pode levá-lo a retardar ainda mais o seu progresso.  Enfim, seja paciente! Tome o tempo necessário para descobrir sobre o seu aluno e familiarizar-se com sua personalidade. Isso permitirá que você adapte sua abordagem educacional ao  temperamento do aluno para obter resultados em tempo recorde.

Ser pedagogo para não morrer na praia

Além de paciente, carismático, engraçado, inteligente, gentil (lista não exaustiva), o professor deve demonstrar uma verdadeira pedagogia.

Será o sucesso de sua pedagogia que permitirá que você encontre mais alunos para as aulas de suporte!

A pedagogia é a base do profissional docente Você está sendo muito exigente comigo! Pensarei em você na hora de preparar a prova! rs

Esta é, de fato, uma qualidade inerente à profissão de professor, sobretudo aqueles que optam pelo ensino a domicílio.  Para que não restem dúvidas sobre a nomenclatura, esclareceremos o que significa ser pedagogo: são chamados pedagogos aqueles que cursaram e obtiveram um diploma em pedagogia. No entanto, ser pedagogo vai além do título.

Pedagogia é um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino. Ser pedagogo seria, portanto, dominar essas técnicas que são muitas e variadas. Algumas a saber: desenvolver no aluno o gosto pelo saber, ser criativo, dinâmico, saber se relacionar com os variados perfis de alunos, entre outras coisas.

Seu papel como professor privado que conhece os princípios e possui o senso da pedagogia, é adicionar sabor e saber às suas aulas. A abordagem pedagógica que você vai utilizar é o que fará o diferencial entre você e outros profissionais. Para criar uma boa reputação entre os seus alunos, não hesite em diversificar a sua pedagogia. Prepare materiais de curso divertidos, exercícios para serem resolvidos online através de jogos e outros recursos interativos. Essas são ótimas maneiras de agregar valor à sua abordagem! A paciência anteriormente mencionada também é parte integrante do ser pedagogo.

Flexibilidade e adaptação para ser um professor particular de sucesso

Quando se toma a decisão de se tornar professor privado de acompanhamento escolar, é essencial desenvolver uma verdadeira capacidade de adaptação.

Que você dê aulas particulares de português, língua estrangeira, aulas de física, química ou matemática, você o fará para um aluno de cada vez, em aulas individuais. Isso implica que, ao contrário de um professor da escola tradicional, que leciona para um grande grupo o mesmo conteúdo, um professor privado a domicílio pode mudar o seu público de alunos de semana para semana. Aluno diferente, necessidade diferente e, consequentemente, um curso diferente  a ser preparado. Parece algo simples à primeira vista, mas essa dinâmica exige bastante adaptabilidade por parte do professor particular.

Quanto mais adaptável e flexível mais fácil será sua rotina como professor a domicílio Adaptabilidade e flexibilidade são essenciais na carreira de professor privado

Embora se trate da mesma disciplina e, em alguns casos, até do mesmo conteúdo, a abordagem pedagógica utilizada em cada aula será diferente pois cada aluno possui a sua necessidade específica. Assumimos como exemplo as aulas de idiomas: um professor que ensina espanhol pode ser confrontado com um estudante universitário que necessita somente praticar a sua pronúncia, enquanto a próxima hora de aula ele estará diante de um estudante do ensino médio que deseja revisar a parte gramatical. Ambos os cursos, embora focados em espanhol, serão muito diferentes.

Embora um diploma não seja obrigatório, ser professor privado exige uma capacidade significativa de adaptação. Como professor, você deve ser capaz de ajustar rapidamente a sua metodologia de acordo com o desafio trazido pelo aluno. Ser flexível é a palavra de ordem. Uma aptidão que você pode ter obtido durante a sua formação como professor ou através de suas experiências pessoais. E o que é válido para os cursos de línguas é igualmente válido para todas as outras disciplinas.

O aluno progride…suas necessidades mudam! Muitas vezes quando você começa a companhar um aluno este possui um objetivo no qual você deve trabalhar. Uma vez esse objetivo atendido, o aluno pode desejar continuar as aulas, dessa vez trabalhando em outros aspectos da sua escolaridade. É aqui que o professor particular deve se mostrar flexível! No campo das aulas privadas a domicílio tudo pode mudar o tempo todo. Cabe ao professor acompanhar esse processo, superando, assim, as expectativas do seu aluno.

Conheça os possíveis caminhos a seguir para se tornar professor particular a domicílio.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar