Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como funciona o reforço e acompanhamento escolar?

De Joseane, publicado dia 16/01/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Quais as diferentes formas de tutoria?

Você decidiu ingressar no mercado da tutoria e colocar seu conhecimento em benefício dos alunos que precisam progredir. Seu gosto pelo compartilhamento de conhecimento realmente o faz querer participar do sucesso acadêmico de um ou mais alunos?

Antes de embarcar nessa aventura, é importante conhecer tudo sobre o funcionamento da tutoria.

Que você pretenda dar lições particulares de português, aulas de matemática ou aulas de história e geografia, o mais importante é que você possua um conhecimento sólido da disciplina. Para trabalhar com aula particular a domicílio e realmente contribuir para o progresso de um estudante, ter conhecimento básico não é o suficiente.

Seja sua intenção dar aulas particulares para fazer uma graninha extra ou se você quer fazer desse serviço a sua profissão, não importa. Para ser tutor a domicílio você deve ter certas qualidades. Do momento que você decide acompanhar um aluno no seu percurso escolar, você assume um compromisso  importante: Melhorar o rendimento escolar desse aluno para que este obtenha sucesso!

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o reforço escola e a aula de tutoria, continue lendo…

Apoio escolar com um professor particular

A tutoria a domicílio com o acompanhamento de um professor particular é o método mais conhecido do reforço escolar.

Se trata de um acompanhamento individual e personalizado, com deslocamento do professor para a casa do aluno, normalmente. Sua duração e frequência é decidido geralmente de acordo com a necessidade do aluno e a disponibilidade do professor. É geralmente após a primeira aula que o professor analisa com mais precisão o nível  do aluno e então decide como se passará a sequência do curso.

aula particular personalizada para crescer na vida A aula particular a domicílio só traz benefícios para o aluno!

Este método é muitas vezes escolhido por sua abordagem totalmente personalizada. O professor particular a domicílio adapta o curso levando em consideração as dificuldades do aluno e também os seus pontos pontes. Por exemplo se a dificuldade do aluno estiver relacionada a falta de metodologias de estudos e organização, o professor vai desenvolver técnicas que facilite o tempo de estudo. Se, por outro lado, o aluno tiver dificuldade em reter a informação, o professor utilizará recursos pedagógicos variados de forma a desenvolver a habilidade do estudante para armazenar o conteúdo, por exemplo através de atividades lúdicas.

Note que a tutoria é, claro, expandir o conhecimento do aluno com relação a um ou vários conteúdos, mas, também, se trata de ensinar métodos que promovam a autonomia, característica que irá lhe ajudar por toda a sua vida acadêmica e também profissional.

Um professor a domicílio também assume o papel de orientador educacional. Muitas vezes o aluno se encontrará com dúvidas com relação as suas possibilidades futuras, qual carreira seguir e certamente ele te pedirá conselhos, já que ele vê o professor particular como um mediador. Esteja preparado.

Para ingressar no mercado da tutoria, você tem algumas opções:

  • Se inscrever em uma agência que oferece aula de reforço escolar- esse procedimento é simples na medida em que você não precisará se preocupar com a busca por alunos. A agência fará a triagem e te enviará os alunos, você se ocuparia somente em formatar as aulas e aplicar.
  • Reforço escolar em ambiente escolar: Algumas escolas privadas oferecem aula de apoio para os alunos. Você pode fazer uma busca na sua área para identificar essas escolas e se candidatar a uma dessas vagas. É interessante pois geralmente a escola já têm definido os aspectos que devem ser trabalhado com cada aluno e você poderá focalizar nas aulas.
  • Criar um perfil na internet: Aqui no superprof você tem a opção de colocar um anúncio para ser contactado por alunos interessados no acompanhamento escolar. Quanto mais detalhado o seu perfil, mais chances você possui. A vantagem desse método é você poder ter liberdade para discutir todos os termos da aula diretamente com o aluno. Além de ser mais vantajoso do ponto de vista financeiro, já que os valores podem ser decididos numa negociação direta.

Veja aqui mais informações sobre como encontrar os seus primeiros alunos.

Aula de apoio escolar em grupo

A maioria das agências e cursos que trabalham com o reforço escolar, oferecem aulas de acompanhamento em grupo.

Aula em grupo pode ser uma super motivação pro aluno Parece que eles estavam certos ao dizer que a união faz a força!

Estes cursos são realizados em pequenos grupos de, no máximo, dez alunos. Esta fórmula é particularmente adequada para estudantes que não gostam de aprender sozinhos e que apresentam melhores resultados quando estudam em grupo. Embora seja menos personalizado do que a aula particular a domicílio, este método de ensino possui benefícios significativos.

No apoio escolar em grupo, o tutor deve estar atento a cada aluno. É realmente desafiador!

Um vez o conteúdo transmitido, o professor assume o papel de mediador, encorajando os alunos a interagirem uns com os outros, a responderem às questões que surgirem em complementaridade e, ainda, instigar o debate sobre o assunto.

Em dúvidas sobre os diplomas necessários para se tornar tutor de reforço? Leia mais aqui.

Lembre-se! Embora exista a presença do grupo, o espaço do reforço escolar não deve ser confundido com o espaço escolar. Aqui os alunos possuem mais liberdade para explorar as suas ideias e pontos de vista. É preciso que todos tenham a vez e que saiam sem dúvidas ao fim de cada sessão.

O apoio escolar em grupo pode ser emocionante tanto para os alunos como para o professor.

Nesse tipo de acompanhamento, os resultados podem parecer mais discretos, ou seja, o aluno pode ter a impressão de não está progredindo como gostaria. Porém, é preciso salientar que o acompanhamento escolar em grupo se faz a longo prazo e os resultados são naturalmente menos perceptíveis do que no reforço com professor particular a domicílio.

 Esta fórmula de acompanhamento é muitas vezes escolhida por pessoas que já completaram a sua escolaridade e que desejam se atualizar em algum conteúdo ou em uma disciplina específica para sua carreira profissional. Logo, propor esse tipo de aula no horário noturno pode ser uma boa ideia!

Também é fácil encontrar esse tipo de aula em grupo como forma de curso preparatório para a admissão no vestibular, ENEM, ou para obtenção de boa menção em exames como o TOEFL ou DALF, se você for professor de inglês ou francês.

A aula de reforço escolar em grupo também aparece com o nome de aula de BANCA, e geralmente se passa na casa do professor, ou em um espaço reservado para esse feito. Também faz parte de uma iniciativa privada, você pode criar a sua banca, por exemplo. Esse tipo de aula funciona geralmente para crianças que estudam na mesma série!

Quando um estudante ou seus pais optam por essas aulas em grupo, geralmente é necessário comprometer-se a a longo prazo ( a duração do ano letivo, por exemplo).  Os horários são previamente definidos pela escola, agência e  por você ( no caso da banca). 

É necessário possuir uma formação para dar aula particular a domicílio?

O reforço escolar online

É isso mesmo! Ou você pensou que a internet só serve para o facebook?

Brincadeiras à parte, com o desenvolvimento da Internet, se tornou natural a oferta de cursos online, inclusive o de reforço escolar. Encontra-se desde sites que oferecem algumas aulas básicas de reforço até ofertas mais personalizadas.

A tecnologia facilitando vidas Quem vive sem?

Hoje é comum encontrar cursos via Youtube, skype, etc…há muitas maneiras de encontrar cursos na Internet. Este método perfeitamente adaptado à era digital oferece a oportunidade de aprender sem sequer sair de casa.  Muito conveniente tanto para o aluno quanto para o professor, além disso, as aulas online continuam sendo uma alternativa mais econômica para a educação a domicílio e para curso preparatório intensivo.

No entanto, os alunos que optam por esta modalidade, devem ser cuidadosos ao escolher a plataforma que eles utilizarão, levando em consideração a avaliação de outros usuários, sua experiência com cursos online e a oferta proposta pela plataforma. A tutoria online revela-se muito eficaz quando aparece como método complementar a outras formas de tutoria (aulas presencial em grupo e aulas particular a domicílio).

Para quem quer aprender de casa, mas quer beneficiar de um curso verdadeiramente personalizado, você deve saber que alguns professores da Superprof oferecem cursos por videoconferência. Esta pode ser uma ótima maneira de aprender estando no conforto de casa mas ainda assim beneficiando de um curso individual e sob medida.

Essa opção sai um pouco mais econômico do que o curso no domicílio do aluno que envolve deslocamento do professor! Realmente uma excelente opção.

O acompanhamento escolar…na escola

O reforço escolar torna-se comum mesmo nas escolas públicas com a implementação de programas como o MAIS EDUCAÇÃO que visa melhorar o rendimento dos alunos em matérias de base ( português e matemática).

Uma oportunidade para todos O reforço escolar também nas escolas públicas

Trata-se de um projeto do Ministério da Educação. É oferecido a alunos da escola primária matriculados no ensino público cujo rendimento não seja satisfatório. A participação no projeto ocorre geralmente após ou antes o horário normal das aulas escolares, nesse tempo é possível que o aluno faça os seus deveres de casa. Neste contexto, um aluno pode aproveitar a oportunidade para fazer perguntas que ele não ousou verbalizar durante o horário normal das aulas ou para entender melhor certas partes do conteúdo. Esta forma de acompanhamento escolar é, portanto, feita em pequenos grupos, o que garante uma maior eficiência e foi configurada para permitir que todos os alunos estejam no mesmo nível dentro de sala de aula.

Agora que você sabe tudo sobre os benefícios da tutoria, tudo o que você precisa fazer é escolher a fórmula que melhor lhe convém … e começar!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar