Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Competências do professor particular de reforço

De Joseane, publicado dia 18/01/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Qual a formação necessária para fazer acompanhamento escolar?

Considerado durante muito tempo como a mais belas das profissões, o magistério soube se reinventar. Ser professor continua sendo, portanto, um desafio diário. Sobre isso, nada mudou. Se, de um lado, o trabalho como professor traz alegria e realização para os apaixonados pela profissão, por outro lado o estresse é inevitável. Mas, seja quais forem as dificuldades, ser professor particular ainda é um bom negócio e o investimento nessa área pode valer muito a pena. Já o trabalho no setor público pode não ser tão maravilhoso assim, mas sobre isso falaremos num outro momento.

Vamos voltar ao nosso foco que é o mercado das aulas particulares!

Quais as competências para se tornar um professor particular a domicílio?

Porque você tem o senso da pedagogia, é conhecido pelo seu didatismo e altruísmo. A criatividade é a sua companheira para todas as horas,  você sente o maior prazer em compartilhar o conhecimento?

Então sim, ser professor particular pode ser para você!

No entanto, agora que você tomou a sua decisão, você se sente um pouco perdido. Qual formação a seguir para realizar seu projeto profissional e ajudar alunos na sua caminhada rumo ao sucesso? Por onde começar para se tornar professor de reforço escolar?

Todo esse universo lhe parece muito complicado, e você gostaria de obter respostas às suas perguntas.

Nós do Superprof teremos imenso prazendo em lhes dizer tudo o que você precisa saber!

A profissão de educador particular a domicílio

Em primeiro lugar, tentaremos esclarecer a verdadeira natureza da profissão de professor particular.

Um professor a domicílio como o próprio nome já diz, dar aula… no domicílio haha, frequentemente na casa do aluno.

Geralmente, o professor particular dá cursos em um assunto definido que deve ser logicamente sua área de especialidade. No ramo das aulas particulares, todas as disciplinas têm vez. Isso significa que você pode dar aula de matemática, física ou química, história, geografia, português ou mesmo espanhol. E muitos outros tópicos.

Como você entendeu, to reforço escolar a domicílio trata de ministrar cursos individuais para alunos de todos os níveis que freqüentemente estão em situação de dificuldade acadêmica ou que têm algumas lacunas em sua escolaridade.

O apoio escolar ajuda alunos em várias áreas do ensino alunos de todos os níveis podem ser beneficiados pela aula particular a domicílio

 

No entanto, gostaríamos de precisar que o reforço escolar não é restrito a alunos que estão beirando a reprovação. Estudantes que apresentam excelentes resultados também são passíveis de procurar a aula de reforço, ou melhor, de acompanhamento escolar.

Nesses casos, a busca é por um acompanhamento a longo prazo que lhes permitam de manter o seu excelente nível. Ou, ainda, eles optam pelo apoio escolar para ajudá-los a preparar o seu dever de casa, ampliar a sua visão sobre determinados conteúdos, melhorar sua fluência em línguas estrangeiras, explorar conceitos, ajudá-los na sua preparação para o vestibular  e ENEM poe exemplo, ou simplesmente para manter uma rotina de estudo pós horário escolar.

Assim sendo, para dar aula particular de apoio escolar você deve demonstrar uma boa dose de pedagogia e flexibilidade, além de uma verdadeira capacidade de adaptação. A variedade de perfis de seus futuros alunos vai dizer como você conduzirá a sua aula. O grande ‘tchan” da aula particular a domicílio é justamente atender as necessidades específicas de cada estudante. O foco está cem por cento no aluno e você terá que fazer prova de adaptabilidade.

Se o seu foco está voltado somente para o seu próprio desenvolvimento…talvez está área não seja para você.

Sobre a necessidade de possuir competências sólidas para se tornar professor particular

Ao considerar adentrar no mercado das aulas particulares se tornando um professor privado, há uma necessidade de se comprovar a existência de competências sólidas em uma matéria ou nas matérias que você deseja lecionar ( para aqueles que desejam trabalhar com multi-disciplinas).

Por exemplo, se você quer ensinar cursos de história e geografia, é melhor ser competente em história e geografia. Isso deve, naturalmente, ser parte de suas habilidades de ensino!

Seja um fera na sua área de atuação! Além de conhecer o conteúdo que você deseja lecionar, você deve dominá-lo!

Se o seu futuro aluno está no primeiro ano no ensino superior, é mais recomendado que você tenha, pelo menos, terminado a sua graduação. O ideal é que você esteja sempre em um nível superior ao do aluno, para então está em condições de realmente oferecer suporte efetivo e sustentável ao mesmo.

Você deve também deve ser capaz de justificar suas habilidades para seus futuros alunos. Portanto, não hesite em mencionar sobre os seus diplomas caso você os possua, sobre suas experiências profissionais, recomendações de antigos alunos, enfim… tenha o seu CV pronto para mostrá-lo se este for o caso!

Para aqueles que não possui formação específica para professor, a licenciatura, você pode considerar em fazê-lo como matéria optativa, ou fazer um curso que lhe permitirá adquirir uma determinada metodologia pedagógica. Invista em você e na sua profissão! Isso vai certamente agregar valor ao seu currículo e será um grande atrativo para os estudantes.

O status do professor particular

Então, abriremos esse parenteses aqui para fazer um esclarecimento quanto ao status do professor particular.

Até então temos falado sobre o caminho a seguir para se tornar professor particular a domicílio de uma maneira mais generalizada. No entanto, salientamos que esse mercado é mais flexível do que parece.

Assim como existem alunos com vários perfis e necessidades, existem também professores. Alguns interessados em dar aula particular não estão necessariamente interessados em construir uma cerreira como professor, mas tão somente querem dar aula por gostar de compartilhar conhecimento e consequentemente conseguir alguma remuneração. Esse é o caso, muitas vezes, de jovens alunos do ensino médio que propõem aula particular para ajudar alunos do ensino fundamental com os deveres de casa, preparar o estudo de lições simples, etc.

Para esta categoria, nenhuma formação específica é necessária, mas ,ainda assim, é importante ter o gosto pelo saber e também é importante possuir algumas características comportamentais como: ser paciente, se expressar bem, saber ouvir, etc.

Um professor é um altruísta por natureza Paciência e altruísmo para aqueles que desejam ensinar!

Realmente tem espaço para todo mundo no mercado da aula particular! Tudo é questão de encontrar o professor ideal para o aluno ideal!

Prestar serviço de aula de reforço em escolas ou agências especializadas

Agora, se a sua intenção for dar aula particular de reforço escolar passando por uma agência especializada na área, ou , ainda, em uma escola privada… o caminho é um pouco diferente.

Alguns escolas propõem aula de reforço como opção extra no currículo dos alunos. Ao escolher esta opção para trabalhar, você deve saber que, para a maioria dessas escolas é preciso que você esteja cursando os últimos períodos da graduação ou já possua um diploma na área.

Se esta é realmente a sua opção, você precisará apostar no seu investimento profissional e seguir a carreira de professor, optando por uma licenciatura em uma das matérias lecionadas no programa escolar do ensino fundamental e médio, por exemplo.

Essa opção acaba sendo positiva, pois como professor de reforço você ganhará em experiência além de ter a oportunidade de aumentar o seu network no ambiente escolar.

Para aumentar as suas chances de ser contratado por um desses organismos, é aconselhável ter alguma experiência em tutoria antes de se candidatar. Você pode por exemplo, começar dando aulas particulares a domicílio antes de se candidatar em curso ou escola. Veja aqui como encontrar alunos!

Uma vez contratado, não há muito o que se preocupar! Geralmente é a própria escola que definirá os alunos com os quais você fará o acompanhamento escolar.  Você obviamente já esclareceu a sua preferência com relação ao nível dos alunos e também já especificou o número de horas por semana que deseja dispensar.

Nesse formato de aula de reforço, o professor dedica-se unicamente ao conteúdo do curso e deve enviar regularmente uma avaliação pessoal ao seu aluno como forma de avaliação do seu progresso. Os valores honorários do curso é diretamente fixada pela escola, que então cobra uma comissão em cada lição dada. O montante da sessão de tutoria, bem como o da comissão, varia de escola para escola.

Escolher ensinar através de uma agência ou escola será uma boa escolha para aqueles que não desejam procurar seus próprios alunos. Esta opção será menos adequada para aqueles que querem ter a liberdade de selecionar seus alunos e definir suas próprias taxas.

Querendo ser um Superprofessor?

Na verdade você leu todo esse texto para descobrir como trabalhar com o Superprof?

Então, aqui no superprof trabalhamos como o método de classificados!

Seja um professor a domicílio com a superprof O conhecimento fará você ter sucesso no mercado das aulas particulares

O Superprof decidiu revolucionar o setor de classificados, oferecendo uma plataforma online que vincula diretamente os professores com seus futuros alunos. O cadastro para professores é completamente gratuito e nenhuma comissão é cobrada sobre o horário do curso. No que diz respeito à formação, não existe nenhuma especificidade. Aqui acreditamos que ensinar vem do coração e para cada aluno existe um professor.

Qualquer um pode compartilhar seus conhecimentos no Superprof! No entanto, um sistema de referências dá aos alunos a oportunidade de avaliar o seu professor. Esta é a razão pela qual você realmente precisa ter um gosto por compartilhar conhecimento e ser competente em seu campo. Para ser conhecido e desenvolver seu negócio, você deve ser sério, pontual e regular. Ao contrário de outras organizações, a Superprof dá a oportunidade de ensinar todo tipo de conteúdo, incluindo algumas menos acadêmicas.

Aqui, você pode dar aulas de violão se você é apaixonado (mesmo que, como um bom autodidata, tenha aprendido sozinho) ou aulas de artes, origami, canto….

Quando você decide se tornar um professor a domicílio você precisa mostrar que está motivado, possuir um interesse genuíno pela área com a qual vai trabalhar e ser habilidoso nela. A experiência que você ganhará permitirá que você se torne ainda melhor e crie uma excelente reputação no Superprof e em outros lugares!

O boca a boca fará o resto!

Antes de começar a dar aulas, se informe sobre os benefícios da tutoria.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar