Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual caminho escolher para se tornar tutor de acompanhamento escolar?

De Joseane, publicado dia 17/01/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > É preciso ter um diploma para se tornar professor particular?

Você tem um tem uma “pegada pedagoga”, é conhecido como o bonzinho da turma, seus amigos te procuram sempre que não entendem algo na aula, tua paciência é certamente maior do que a de Jó, além disso você está ou é especializado em uma disciplina específica e você realmente quer compartilhar seu conhecimento?

Tá fazendo o que aí parado, menino (a)?

Certamente você tem o perfil ideal para dar aulas de reforço escolar a domicílio! Na verdade, esta é uma ótima notícia e você acabou de tomar a sua decisão: você se tornará um tutor de aula particular, e tenho dito!

Essa é, claramente, a nossa vontade. Mas entre o querer e o poder, entre a idealização e a realização, existe um percurso a seguir e muita coisa  ase questionar….

E é exatamente nesta fase do jogo que você está, o momento crucial em que todas as dúvidas surgem:  quais são as qualificações e diplomas que você precisa dar para aulas de tutoria e ajudar seus futuros alunos em sua aprendizagem? Quais os pós e contras da profissão? Por onde começar?

Tudo o que você precisa saber sobre aula particular , aqui no superprof!

Validação de competências para dar aula de apoio escolar

Uma vez que você decidiu se jogar no mercado da tutoria, tornando-se professor particular a domicílio, geralmente você já sabe como qual disciplina você gostaria de trabalhar. Será então nessa matéria que você dará o seu “show” ajudando estudantes a progredir de forma eficaz.

Além de amar a disciplina você precisa dominá-la Parece que somente o amor não é suficiente…

No entanto, se você  pensa que amar uma disciplina e possuir conhecimentos nesta não é o suficiente para poder ensiná-la a outros, você está coberto de razão. Coloque-se no lugar de um aluno ou de seus pais que procuram um professor particular. Se, ao examinar o perfil do candidato, eles compreendem que as competências de ensino deste é somente baseada na paixão por determinada disciplina… eu não acredito que eles ficarão muito confiantes, certo?

Amar determinada disciplina e possui conhecimentos nesta é, obviamente, um excelente começo. No entanto, será necessário que você possua algumas habilidades e competências específicas para transmitir conhecimento. Essa habilidades é chamada de pedagogia e pode ser uma característica nata mas que também pode ser desenvolvida em um curso de formação para ensinantes.

Além disso, é preciso ter em mente que o nível do professor deve ser sempre superior ao de seu aprendiz. Embora estamos de acordo que, independente do nível que estejam estudando, alguns alunos possuem mais predisposição do que outros com relação a determinada matéria. Gênios existem! Inteligência precoce também existe…mas no mercado das aulas… o diploma é que manda! Então se você é aluno do ensino médio, dar aula particular para o ensino fundamental é possível, porém, ainda que você seja muito bom em matemática, um verdadeiro gênio, você terá que aguardar até a faculdade para poder ser professor de alunos do ensino médio.

Agora, a dinâmica pode ser um pouco diferente quando se trata de aulas de idiomas!  Se você fala espanhol muito bem e quer dar aulas de espanhol, você pode, por exemplo, passar o DELE para certificar esse nível. Há também o TOEIC e TOEFL para cursos de inglês, os diplomas do Instituto Goethe para cursos de alemão, etc… Esses exames são reconhecidos internacionalmente e, obtendo uma excelente nota, você terá grandes chances de dar aula sem ser submetido a maiores questionamentos!

Começar a dar aula particular através de pequenos anúncios

Embora não possua ainda um diploma superior, você julga ter todas as qualidades de um professor de reforço escolar e, portanto, não vê a hora de começar a compartilhar o seu conhecimento com outros alunos!

Existem, portanto, muitos caminhos, através dos quais é possível caminhar para oferecer ajuda escolar aos alunos que desejam progredir em seu percurso acadêmico.

Para encontrar os seus futuros alunos, os bons e velhos classificados representam um método que ainda funciona muito bem. Dessa forma, te convidamos a espalhar um anúncio em papel pelas lojas e escolas do seu bairro. Naturalmente, você mencionar a sua disponibilidade, e especialmente o nível dos alunos com os quais você pretende trabalhar. Capriche no texto com as suas qualificações!

seja criativo e detalhista capriche no seu anúncio

Além dos pequenos anúncios espalhados no bairro, você pode também contar com o fabuloso mundo da internet!

Alguns sites como o OLX permite que você coloque um anúncio do seu serviço. Porém, ao contrário do que se pensa, esses método nem sempre garante a visibilidade necessária para que professores e alunos se encontrem.

O Superprof decidiu, portanto, modernizar os anúncios classificados oferecendo uma plataforma inteiramente dedicada as aulas particulares. É, portanto, uma questão de colocar os professores em contato com seus futuros alunos. Graças a um perfil detalhado e a referências deixadas pelos alunos, o professor ganha a sua merecida visibilidade e pode facilmente aumentar o número de cursos que ele dá.

Para dar aula de reforço escolar, tornando-se um Superprof, basta se cadastrar gratuitamente. Nenhuma comissão é cobrada em cima do seu horário de aula. Não é necessário apresentar um diploma específico para postular  no site Superprof.  No entanto, você deve possuir um bom nível em sua disciplina de aula, ser realmente apaixonado pelo compartilhamento de conhecimento e ter facilidade para tal.

Aqui no superprof é possível encontrar desde um professor universitário que dará cursos de filosofia, ou um aluno universitário que oferecerá cursos de física e química, um professor de matemática aposentado que quer oferecer ajuda para estudantes em situação de dificuldade escolar. Além de cursos clássicos, como português, línguas estrangeiras, história e geografia, entre outros!

Se, por exemplo, apesar de não ser um profissional da música você tem noções sólidas do domínio, você pode ajudar um aluno que esteja começando, oferecendo aulas de partitura, violão… Você pode até oferecer aulas de ioga, cozinha, costura  e até origami! Existem muitas formas de aula particular e para todas as necessidades!

A maravilhosa didática da aula de reforço

O desejo de todo professor é dar uma aula atrativa para o seu aluno, conquistando a atenção desde e criando no mesmo o interesse para a construção de uma aprendizagem significativa.

Não basta gostar de ensinar, têm que ter didática! A didática é uma competência essencial na carreira de professor

Além das competências e das qualificações necessárias para se tornar um professor privado, possuir uma boa abordagem pedagógica é essencial para a carreira. Alguns de seus alunos de apoio podem ter dificuldades acadêmicas muito específicas e seu papel será ajudá-lo a resolvê-las. Desse feito, você tem que ser muito paciente e realmente apaixonado pelo que você faz.

São os resultados do aluno que atestam a boa didática do professor. Faz parte do ser didático o fato de propor ao seu aluno um método de ensino personalizado, isto é, que condiz com a realidade do aluno, e que o leve a alcançar os seus objetivos. Para preparar uma aula sob medida, será necessário conhecer o aluno, descobrir detalhes da sua personalidade, seus pontos fortes e fracos em se tratando do processo de ensino-aprendizagem. Faz parte da didática do professor ser regular e pontual pois isso influencia na relação aluno/professor.

Então, com aulas divertidas e suporte interativo, não será difícil criar no aluno o interesse necessário para avançar no seu processo de aprendizagem. Instigue o aluno a trabalhar mesmo fora do horário das aulas escolares e de tutoria. Por exemplo, você pode enviar atividades para que ele faça online, atividades manuais como construção de maquetes ou experimentos científicos também costumam despertar o interesse do aluno. Recomende-lhe vídeos ou livros que complementem o conteúdo que vocês estejam trabalhando e promova debates com o seu aluno. Ele vai certamente gostar de compartilhar suas ideias com você.

Vamos falar de valores?

Então né, algo que vai te ajudar a pensar no seu investimento pessoal para se tornar professor particular qualificado… valores!

Sim, estou me referindo a sua remuneração como professor de reforço escolar.

É claro que você decidiu ser professor a domicílio por amor a profissão, mas…. amor parece não ser tudo nessa vida, certo?

Quanto cobrar por uma aula particular? É aquela velha história…amor somente não paga as contas

Como dizíamos, é sim possível dar aula de tutoria sem possuir necessariamente um diploma de professor. Possuindo conhecimento vasto na disciplina que deseja lecionar e algumas competências como didática, senso da pedagogia já faz de você apto para fazer o acompanhamento escolar.

No entanto, se você deseja fazer do acompanhamento escolar a sua carreira, e se você espera ser remunerado a altura, um diploma de professor será certamente essencial.

Muitos são os fatores que deverão se considerados na hora de dar o seu preço! O diploma que você possui, o nível do aluno ( por exemplo, aula preparatória para concurso costuma ser mais bem remunerada), a matéria que você leciona (sortudos matemáticos!) e, claro, sua reputação.

Hoje, no Brasil, a situação geográfica também influencia no preço do serviço. Um professor de tutoria para alunos do ensino fundamental costuma cobrar entre 15 e 25 reais por hora. Para os diplomados que oferecem aula para adultos que visam a aprovação em concursos, esses valores podem chegar até 80 reais por hora de curso.

Isso dito, em qual categoria você quer ficar?

Conheça também os inúmeros benefícios da tutoria!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar