Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Marketing do tutor a domicílio

De Joseane, publicado dia 14/01/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Aula particular: como encontrar os primeiros alunos?

Dar aula particular não é mais um mistério para você, aqui no superprof você já aprendeu todas as dicas para organizar a sua aula com eficácia.

Para dar aulas de tutoria, você precisa:

  • Definir o seu nível de atuação enquanto professor
  • Propor uma oferta de curso, claro
  • Descobrir os novos modos de comunicação (um professor particular precisa ser antenado!)
  • Desenvolver sua rede (você precisa de alunos e, talvez, de parcerias com outros professores)
  • Oferecer cursos de qualidade

Quando decidimos dar aulas particulares e se tornar professores privados, precisamos garantir que podemos trazer uma melhoria significativa para os nossos futuros alunos. Se este for seu caso e você recentemente tomou a decisão de embarcar na aventura de dar aula tutoria, parabéns! Você tem confiança em sua metodologia enquanto professor a domicílio. Você  tem consciência de que a sua abordagem pedagógica será adaptada de acordo com o perfil do seu aluno e você está disposto a ajudá-lo a progredir.

Evidentemente, você é fera na disciplina que você pretende lecionar. Seja como pedagogo ou professor de matemática, línguas estrangeiras,  história e geografia, você deve ter um alto conhecimento que lhe permita de participar ativamente do sucesso acadêmico do aluno.

A essa altura você já deve ter definido os termos de suas aulas particulares e você sabe o quanto cada sessão vai custar. Sua agenda disponibilidade está atualizada com o número de horas de aulas por semana que você fornecerá … Em resumo, você está definitivamente pronto para começar sua carreira como tutor de curso no acompanhamento escolar e sua motivação é ilimitada.

No entanto, você tem certeza de que não esqueceu nada? Pense bem… não há nenhum detalhe que você esqueceu? E esse detalhe, na verdade é o que falta para você realmente começar a sua atividade como professor .

Para ser um professor particular, não esqueça que você tem que encontrar estudantes! Eles não virão para você como num passe de mágica só por que você decidiu ensinar! Você deve se fazer conhecido para atrair alunos para você e finalmente poder acompanhá-los em seu percurso.

Mas não precisa entrar em pânico: seguindo estas dicas, você saberá exatamente como encontrar seus futuros alunos. E, obviamente, mantê-los!

Definindo seu nível para dar aula particular

Antes de qualquer coisa, é preciso saber que o mercado das aulas particulares é extremamente vasto. O número de alunos que estão em situação de baixo rendimento acadêmico é grande.

A busca por aula particular cresce cada vez mais

Da escola primária à faculdade, estudantes de todos os níveis são passíveis de solicitar apoio educacional suplementar, incluindo reforço escolar ou tutoria.  Existe também um público ainda mais exigente, adultos prestadores de concurso que procuram aulas suplementares ou acompanhamento de um tutor com o objetivo de trabalhar a fundo e ampliar o conhecimento em uma ou várias disciplina.

Portanto, é essencial determinar o nível dos futuros alunos com os quais você deseja trabalhar antes mesmo de começar a procurá-los. Isso ajudará a trazer mais relevância para a sua pesquisa, além de evitar perdas de tempo e foco. Um grau de precisão que deve ser parte de suas habilidades de ensino enquanto professor particular.

Ainda não ficou claro?

É o seguinte: é importante ter um nível de educação maior do que aquele do público algo ao qual você deseja lecionar. Meio óbvio né? Mas há quem arrisque! Nós não recomendamos… existem códigos que devem ser respeitados.

Como um bom tutor a domicílio, você tem como dever garantir aos seus alunos uma aprendizagem adequada para suas necessidades e que eles possam adquirir noções sólidas em sua disciplina.

Por exemplo, se você for um estudante doutorando, você pode facilmente ministrar cursos para estudantes do ensino médio. Mas também aos estudantes que estão preparando um mestrado ou que desejam facilitar sua admissão em concursos. Agora se você é aluno da graduação, não vai se meter a dar aula preparatória para o mestrado, né? 

Está aí a importância de definir o seu nível de atuação quando decidir de dar aula de tutoria.

Formato de suas aulas particulares

Você sabia que existem diferentes formatos de aulas de apoio a domicílio? Na verdade, as ofertas para essa área não cessam de crescer e se modificar.

Existem vários formatos de aula particular, escolha o seu!

Como professor de casa, você precisa escolher qual formato é melhor para você. Essa escolha afetará diretamente a forma como você encontrará os seus estudantes. Existem muitas agências que oferecem aula de apoio escolar no Brasil com uma variedade de métodos de ensino. Os cursos intensivos durante as férias escolares, aulas de revisão, aulas individuais, aulas grupais ou cursos online através de videoconferência estão disponíveis para aqueles que desejam melhorar suas habilidades em um assunto.

Você tem a opção de cadastrar seu perfil sem uma ou em todas essas agências e sites, com mas chances se você tiver ensino superior. Possuindo perfil junto a uma agência, normalmente será a agência que lhe enviará os alunos. Nesse caso, uma taxa é cobrada! Você também pode se registrar gratuitamente aqui no Superprof. Através de um sistema de perfis verificados e revisões certificadas, a Superprof dá a oportunidade a todos aqueles que se apaixonam pelo compartilhamento de conhecimento de dar cursos de reforço escolar.

Utilizando a internet para melhorar a sua visibilidade

Se você é um antenado, isso não é nenhuma novidade para você.

Estamos na era do digital, e a internet é uma excelente aliada quando queremos desenvolver uma atividade e ficarmos conhecidos por ela. Tudo pode ser feito com o auxílio da internet, inclusive dar aulas! Se você possui todas as qualidades necessárias para ser um professor a domicílio, continue lendo…

Obrigada internet!

Se você for descolado, disponibilizar vídeos de aula no youtube pode te ajudar a ficar conhecido! Trazendo os alunos diretamente até você. Na internet você também pode divulgar o seu trabalho colocando anúncios em sites específicos e em classificados. Sites como o superprof pode ser a solução mais rápida e eficaz para trazer os seus primeiros alunos.

Mas atenção ao seu perfil! Trabalhe bem no seu marketing. Seja impecável na descrição da sua proposta e bastante detalhista. Essa será a primeira impressão que o futura aluno terá de você.

Você oferece exercícios lúdicos e interativos durante suas aulas? Mencione isso em seu perfil!  Você gosta de dinamizar suas aulas com várias mídias, como documentários, livros e filmes? Fale sobre isso também! Você também pode considerar a criação de um site ou blog para divulgar o seu trabalho. Muitas plataformas facilitam a criação de site por um custo relativamente baixo. Um blog pode sair gratuitamente em plataformas como o WordPress, por exemplo .

Você também pode aumentar a sua reputação na Internet através de redes sociais. Por exemplo, a rede social profissional Linkedin permitirá que você destaque sua formação de professor, seus diplomas e sua experiência de ensino. Também é uma excelente maneira de desenvolver sua rede de conhecimento. Não hesite em criar cartões de visita com link para o seu site e à sua página Linkedin. Enfim, aposte todas as fichas em você!

Desenvolvendo seu network enquanto professor particular a domicílio

A aula particular a domicílio ocorre, como o próprio nome já diz…. em casa! Mais precisamente na casa do aluno e, portanto, em uma área geográfica bem definida. Se você tem domicílio em cidade X, parece óbvio que você não poderá oferecer aula particular para um estudante cujo domicílio esta em cidade Y a milhares de quilômetros de você…. A menos que você goste de altos desafios!.

Por isso, é importante se tornar conhecido na sua cidade, bairro, área de atuação. Claro, a Internet tem um papel a desempenhar, mas você também precisa ser capaz de desenvolver sua rede de conhecimentos aí mesmo no lugar onde você mora. Você já sabe qual a formação necessária para se tornar professor particular a domicílio?

Dê visibilidade ao seu trabalho. Anuncie nos classificados da sua cidade

Visite ou entre em contatos com associações e organizações educativas perto de você, deixe seu contato, apresente o seu trabalho. Prepare cartões de visita que você colocará em locais apropriados onde alunos e seus pais podem visitar regularmente, nas escolas do bairro, por exemplo? Você também pode contatar alguns professores ativos em escolas, seus colegas de curso por exemplo? e solicitar que divulguem o seu trabalho em suas escolas respectivas. Existem também a possibilidade de fazer contato com outros profissionais que praticam a mesma disciplina que você e que já estão a mais tempo no mercado, muitas vezes por falta de disponibilidade ou disposição geográfica, eles podem lhe enviar alguns alunos.

Existe uma última regra para não esquecer quando você quer se tornar um professor de casa: sua melhor publicidade é você mesmo! E especialmente o conteúdo dos seus cursos. Não é necessário possuir diploma para se tornar professor particular, mas é necessário possuir um alto conheceimento. Concentre-se na relevância de cada lição que você oferece. Enfatize seu lado pedagógico e não hesite em se tornar um conselheiro educacional, amigo, psicólogo, ou seja… faça um pouco mais do que somente a sua obrigação.

A relação de confiança estabelecida entre você e seu aluno durante o curso permitirá que você conheça-o melhor e, portanto, lhe proporcione bons conselhos. E um estudante satisfeito se gabará de seus méritos para sua família. No marketing, muitas vezes é dito que um cliente satisfeito fala com dez pessoas ao seu redor. Esta regra também se aplica a tutoria! Se você é dinâmico, pontual, sorridente e motivado, seus alunos confiarão em você e seu progresso será rápido.

A satisfação do seu aluno será, sem dúvida, o seu melhor cartão de visitas.

Veja aqui os benefícios da aula de tutoria!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar