Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Reforço escolar: qual modalidade escolher?

De Joseane, publicado dia 02/08/2019 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Apoio escolar em grupo ou individual?

Organismos especializados em aulas particulares, sites para ajudar pais e estudantes a encontrar um professor privado, canais de professores particulares independentes no youtube: a oferta de aula particular é imensa!

Muitos organismos físico e online propõem o serviço de aulas particulares de reforço escolar. Cada um ocupando o seu espaço e investindo cada vez mais na educação.

Algumas empresas de aulas particulares possuem filiais espalhadas por todo o Brasil, franqueando e expandido o seu serviço. Isso significa que o mercado das aulas particulares está em pleno crescimento! Uma ótima notícia para os professores do setor e também para os alunos, sobretudo aqueles que necessitam de uma ajudinha extra para mandar bem na escola.

A oferta de aulas particulares de reforço escolar tem crescido e se diversificado. Se antes a aula particular se passava exclusivamente na casa do aluno, hoje é possível fazer aula de reforço na escola, nos organismos que oferecem o serviço. A aula de reforço escola pode ser individual- um aluno e o professor e também em grupo.

A modalidade de reforço escolar em grupo é uma opção mais econômica e que atende mais alunos de uma única vez.

A seguir, falaremos sobre as diferentes modalidades de aula de reforço para que você possa fazer a sua escolha de forma consciente.

A aula de reforço escolar em grupo

Nos últimos anos a taxa de reprovação escolar tem aumentado significativamente, sendo os alunos vindos de famílias de baixa renda os mais afetados pelo sistema.

apoio escolar em grupo A aula de apoio escolar em grupo é mais acessível pois menos onerosa…

De fato, a origem social desempenha um papel importante no sucesso do aluno: os alunos das classes mais baixas estão mais sujeitos a apresentar problemas escolares, já que são os que possuem menos recursos para investir em atividades e aulas extracurriculares. 

É justamente o custo (muitas vezes alto) das aulas particulares a domicílio que faz com que esta seja um recurso quase exclusivo das classes mais privilegiadas.

Felizmente as aulas de reforço escolar em grupo são uma boa ferramenta, econômica e eficaz, de apoio a educação. Democratizada, a aula coletiva de reforço escolar é acessível a todos os tipos de estudantes.

Quais são as outras vantagens da aula de reforço escolar em grupo?

  • As aulas de reforço em grupo permitem um acompanhamento pedagógico lúdico e diversificado sobretudo se comparado as aulas particulares a domicilio ou na escola.
  • Aprender em um grupo pequeno permite uma abordagem menos coercitiva do que a aula em uma turma de 30 alunos, na qual o professor não terá tempo hábil de acompanhar o progresso individual de cada aluno.
  • As aulas coletivas de reforço são menos informais do que o curso em sala de aula e muito mais colaborativas do que o acompanhamento individualizado das aulas particulares.
  • Os alunos se sentem mais a vontade para se expressar sabendo que todos do grupo estão em situação parecida- identificação.

A aula de reforço escolar em grupo possui algumas (poucas) desvantagens

Na verdade, não é que a aula de reforço em grupo tenha realmente desvantagens. O que acontece é que esse modo de ensino não convém a todos os alunos e nem a todas as disciplinas.

As aulas em grupo são passíveis de heterogeneidade.  O problema neste caso é que os alunos não progridem no mesmo ritmo. Alunos que tem dificuldade de se concentrar diante da turma também podem facilmente perder a tenção em uma aula de reforço escolar m grupo.

Finalmente, um aluno que está tendo dificuldade na escola e que procura por uma aula particular necessariamente está em busca de um acompanhamento mais personalizado que na escola regular, portanto a aula individual seria mais adaptada.

Quanto custa o reforço escolar em grupo?

Um dos grande benefícios da aula de reforço escolar em grupo é justamente o fato de que essa modalidade de acompanhamento acadêmico é relativamente mais barata do que o modelo tradicional de aula particular a domicílio.

pagar aula de reforço escolar Para rentabilizar a sua aula de reforço é preciso que o aluno esteja realmente interessado em aprender

Antes de investir de olhos fechados na aula de reforço escolar em grupo, é preciso se questionar sobre os reais benefícios dessa ferramenta.

Quais seriam as razões pelas quais você deseja que o seu filho ou filha faça aulas de reforço escolar?

  • Acompanhar o ritmo da turma?
  • Se preparar para uma prova, exame ou apresentação?
  • Ajudar a preparar o dever de casa?
  • Melhorar as notas numa determinada matéria?
  • Melhorar as habilidades num assunto específico?
  • Evitar a recuperação e a reprovação?

A partir daí fica mais fácil fazer um investimento na educação da criança.

Muitos são os fatores que definem o preço da aula de reforço escolar em grupo: quantidade de alunos do grupo, local das aulas, matéria ensinada, idade dos alunos, entre outros. Se uma aula de reforço escolar a domicílio custa em média 45 reais, a aula em grupo custa por volta de 35 reais no Brasil.

Veja alguns dos fatores que definem o preço cobrado por uma aula de reforço escolar em grupo:

Frequência das aulas

O valor de uma aula de reforço escolar em grupo também depende da quantidade de encontros e da sua frequência: o preço não será o mesmo, por exemplo, para alunos que fazem duas aulas por semana e para alunos que fazem uma vez a cada quinze dias.

O tipo das aulas

O tipo da aula também define o valor cobrado pelo professor de reforço. Para aulas preparatórias para o Enem ou vestibular, por exemplo, além de o professor dominar o conteúdo de todas as disciplinas envolvidas, precisa ter metodologia para ensinar técnicas e dar conselhos práticos na hora de prestar os exames. Além disso, há também o aspecto psicológico, que faz toda a diferença para os estudantes. Esse tipo de aula costuma custar um pouco mais caro do que aulas pontuais.

Outro determinante: o conteúdo de sua aula

Áreas mais específicas e disciplinas consideradas mais difíceis como física, matemática e química costumam custar mais caro. Ao contrário de disciplinas mais comuns como Língua Portuguesa e História, onde a concorrência é maior.

Vantagens da aula de reforço escolar a domicílio

O reforço escolar a domicílio é o modelo mais tradicional de aulas particulares e, efetivamente, é o mais procurado pelas famílias que desejam investir na educação de suas crianças e adolescentes.

apoio escolar na casa do aluno O acompanhamento escolar a domicílio é a solução mais eficaz para melhorar as notas…

A razão é simples. A aula de reforço escolar a domicílio é pensada para atender as necessidades específicas do aluno. O professor planeja a aula para um único aluno, para ajudá-lo a superar suas dificuldades e para que este consiga avançar nas matérias e conteúdos onde apresenta mais dificuldade.

O reforço escolar a domicílio surge como uma ferramenta de apoio a educação que permite ao aluno aprender a partir de métodos diferentes dos adotados costumeiramente pelos professores no ensino tradicional.

O principal atributo da aula de reforço a domicílio é o fato de se tratar de um ensino individualizado. O professor está ali para atender cada aluno individualmente, identificando com precisão e encontrando soluções de aprendizagem para melhorar o desempenho de cada estudante.

Confira algumas das vantagens da aula de reforço a domicílio:

  • oportunidade do aluno estudar a partir de um métodos diferentes daquele adotado costumeiramente.
  • maior concentração já que não tem as distrações da turma
  • maior atenção do professor, o tratamento individualizado pode atender com maior atenção às necessidades específicas dos estudantes.
  • os alunos desenvolvem maior autoconfiança
  • aulas mais leves e divertidas

Uma das principais vantagens oferecidas pelo reforço escolar é que ele promove o respeito das diferenças. Por exemplo, uma criança com déficit de atenção: ela precisará de mais cuidado e de uma abordagem mais próxima dos professores.

Quanto custa a aula de reforço escolar a domicílio?

É verdade que a aula de reforço escolar a domicílio pode ser um pouco onerosa. No entanto, é preciso pensar que não se trata de um gasto mas de um investimento na educação que fará toda a diferença no futuro da criança ou do adolescente.

pagar a aula de reforço Investir na educação das crianças é o melhor investimento!

Quanto custa a hora aula de reforço escolar?

Atualmente no Brasil uma aula particular a domicílio custa aproximadamente 45 reais. Esse é o valor médio cobrado por um professor particular. A hora aula pode custar menos ou mais dependendo da região, da cidade e da disciplina em questão.

  • Em São Paulo: 58 reais/hora
  • No Rio de Janeiro: 52 reais/hora
  • Em Belo Horizonte: 46 reais/hora
  • Em Curitiba: 45 reais/hora
  • No Recife: 38 reais/hora
  • Em Brasília: 49 reais/hora
  • Em Porto Alegre: 51 reais/hora

A boa notícia é que dá para fazer aulas de reforço escolar de graça. Isso mesmo, é possível ter aulas extras sem pagar nada.

Onde?

  • É possível ter aulas de reforço online, na internet, mas para isso o aluno precisa ser realmente aplicado e dispor de uma conexão internet de qualidade. Existem sites criados especialmente para auxiliar alunos com dificuldades escolares. Trata-se de plataformas com exercícios de fixação, videoaulas, jogos educativos, e muitos outros materiais.
  • É possível ter aulas de reforço em associações que oferecem o serviço gratuitamente (ou por uma pequena taxa simbólica) para crianças de famílias de baixa renda. Trata-se de instituições sem fins lucrativos que possibilitam às crianças carentes igualar-se às de famílias mais favorecidas quando o assunto é preparação para o mercado de trabalho.

Está em busca de um professor de reforço escolar a domicílio? Aqui no Superprof você vai encontrar o seu professor particular que fará a diferença no seu aprendizado…

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar