Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quanto custa o reforço escolar a domicílio?

De Joseane, publicado dia 02/08/2019 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Preço da aula particular

Há muitos anos, solicitar aulas particulares a domicílio tem sido uma atividade cada vez mais popular entre os pais dos alunos: ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem, preencher lacunas de aprendizado, ajudar na preparação para as provas e exames ou evitar a reprovação e a evasão escolar… o apoio escolar responde a uma multiplicidade de estratégias cujo objetivo é melhorar os resultados escolares de estudantes de todos os níveis.

Cada vez mais famílias recorrem as aulas particulares. A razão? A escola não está dando conta da exigência imposta pelo mercado. O Estado não está investindo na educação. Basta olhar os resultados dos nossos estudantes em exames de avaliação de desempenho para notarmos que a escola tem falhado!

Salas superlotadas, professores ausentes (e com razão), péssimas condições de trabalho, falta de segurança, são apenas os aspectos mais visíveis no quadro educacional brasileiro. Tudo isso contribui para a baixa na qualidade do ensino, o que faz com que o mercado das aulas particulares cresça cada vez mais.

A oferta de aulas particulares é grande. A aula de reforço escolar a domicílio tem sido proposta em larga escala tanto por cursos privados como por professores independentes que passam ou não por plataformas como a nossa do Superprof.

Seja qual for o modelo de aula particular, a verdade é que essa modalidade pode representar uma despesa significativa no budget familiar.

A seguir, o Superprof traz uma análise comparada dos valores dos cursos de apoio escolar a domicílio no Brasil.

A aula de reforço escolar a domicílio, como e por qual razão?

Em artigo publicado na revista Época sobre os resultados da Prova Brasil que avalia, a cada dois anos, o rendimento de alunos do ensino fundamental do  5º e do 9º ano em português e matemática:

Mais de 65% dos alunos brasileiros no 5º ano da escola pública não sabem reconhecer um quadrado, um triângulo ou um círculo. Cerca de 60% não conseguem localizar informações explícitas numa história de conto de fadas ou em reportagens. Entre os maiores, no 9º ano, cerca de 90% não aprenderam a converter uma medida dada em metros para centímetros, e 88% não conseguem apontar a ideia principal de uma crônica ou de um poema.

É justamente essa defasagem na educação que tem feito com que as aulas particulares façam parte da rotina dos estudantes brasileiros, ou pelo menos daqueles que podem arcar com os custos desse recurso.

Ter aula particular em casa Estudar sem sair de casa…uma forma eficiente de aprender

São muitos os organismos que oferecem aulas de apoio escolar no Brasil. Alguns com franquias espalhadas por todo o país e que garantem resultados satisfatórios.

Portanto é necessário estar atento as diferentes propostas de aulas particulares. Sobretudo aqueles que garante resultados imediatos como em um passe de mágica.

Aos pais de alunos, é importante compreender que cada curso particular deve ser adaptado ao nível e às necessidades de cada aluno: assim, se é para progredir ao longo do ano letivo, o apoio escolar deve ser planejado de forma a preencher as lacunas de aprendizado de cada estudante.

Existem diferentes métodos de tarificação para professores:

  • Um tarifa horária por cada curso dispensado;
  • Preço fixo mensal (número x de sessões por mês);

A tarifa horária geralmente varia de acordo com o nível de escolaridade do aluno (escola primária, ensino médio). A aula de matemática na 6ª série não custa o mesmo preço de uma aula de matemática para um vestibulando, por exemplo.

Da mesma forma, a experiência e o nível de conhecimento do professor também determinam o valor cobrado por uma aula de reforço escolar a domicílio. A matéria em si também dita o valor de uma aula particular. Por exemplo, uma aula de matemática ou português costuma custar um pouco mais do que uma aula de geografia ou história, embora não se trate de uma regra.

Em resumo, a aula particular tem sido cada vez mais requisitada como suporte de apoio a educação em respostas às lacunas de aprendizado sofrida pelos alunos no ensino regular primário, fundamental e médio.

Atualmente no Brasil uma aula particular a domicílio custa aproximadamente 45 reais. Esse é o valor médio cobrado por um professor particular. A hora aula pode custar menos ou mais dependendo da região, da cidade e da disciplina em questão.

  • Em São Paulo: 58 reais/hora
  • No Rio de Janeiro: 52 reais/hora
  • Em Belo Horizonte: 46 reais/hora
  • Em Curitiba: 45 reais/hora
  • No Recife: 38 reais/hora
  • Em Brasília: 49 reais/hora
  • Em Porto Alegre: 51 reais/hora

Quer economizar? Que tal optar pelo reforço escolar em grupo?

Tem como fazer aula de reforço escolar gratuitamente?

Sabemos que embora a aula de reforço escolar seja um investimento que vale a pena, muitas famílias não podem arcar com os custos desse serviço.

aula gratis de reforço escolar O professor voluntário…um anjo a serviço da educação

A boa notícia é que dá para fazer aulas de reforço escolar de graça. Isso mesmo, é possível ter aulas extras sem pagar nada. Obviamente a missão não é tão simples, tudo depende da localização do aluno e do seu empenho em querer aprender.

É possível ter aulas de reforço online, na internet, mas para isso o aluno precisa ser realmente aplicado e dispor de uma conexão internet de qualidade. Existem sites criados especialmente para auxiliar alunos com dificuldades escolares. Trata-se de plataformas com exercícios de fixação, videoaulas, jogos educativos, e muitos outros materiais.

E existem diversos sites que oferecem esse apoio. Alguns deles são focados em determinadas matérias, como é o caso do Matemática 100 cola. Já outros oferecem opções em diversas matérias, como o Grátis Vídeo Aulas, que pode auxiliar até mesmo a alunos que estão se preparando para o ENEM.

Além da internet, existem associações que oferecem o serviço gratuitamente (ou por uma pequena taxa simbólica) para crianças de famílias de baixa renda. Trata-se de instituições sem fins lucrativos que possibilitam às crianças carentes igualar-se às de famílias mais favorecidas quando o assunto é preparação para o mercado de trabalho.

Os professores voluntários são pessoas que sentem vontade de compartilhar seus conhecimentos para ajudar a essas crianças. Alguns já são aposentados, enquanto outros conciliam a bela tarefa com seus horários de trabalho.

Veja algumas das associações espalhadas pelo Brasil que oferecem aulas de reforço gratuitas:

Existem associações presentes em São Paulo:

  • Educadores sem fronteiras;
  • Ismart;
  • Projeto English for All.

No Rio de Janeiro também tem:

  • Fibra;
  • Igreja Metodista de Vila Isabel.

E em Minas Gerais:

  • Projeto Incluir (UFMG)
  • Projeto Compaixão

Tem até na nossa capital, Brasília:

  • Voluntárias Cisne Branco
  • Instituto Superar

E olha só na Bahia:

  • ONG Bahia Street
  • ONG Associação Criança na Arte Sarajane (ACASA)

Conheça todas as vantagens do reforço escolar a domicílio.

Quanto custa a aula de reforço escolar nas escolas de cursos privados?

Os organismos privados de reforço escolar no Brasil são divididos em dois tipos de estruturas: os mandatários e os prestatários. Bem basicamente, os primeiros são aqueles que se ocupam de fazer a relação entre os professores e os alunos interessados, como é caso do Superprof. E os prestatários são aqueles que oferecem as aulas diretamente no seu espaço.

Custo da aula particular a domicílio A aula de reforço escolar em organismo privado pode custar bem caro….

Os organismos prestatários possuem o seu quadro de professores e clientes (alunos) e dispensam os cursos dentro da sua estrutura física. Nesse caso, o estudante e a família são clientes do curso.

Entre os prestatários mais conhecido do mercado brasileiro quando o assunto é aula particular e aula de reforço escolar, podemos citar:

  • Tutores
  • Smartz School
  • Kumon
  • Ensina Mais

O valor cobrado pelas instituições referência no mercado das aulas particulares pode ser bastante variável, mas a média é de 60 reais por hora aula. Sim, ter aulas de reforço em um organismo privado pode custar bem caro. A questão é que essas instituições deve remunerar os seus professores, funcionários, o marketing que utilizam, o espaço físico das aulas, entre outros… e tudo isso contribui para que o preço final da aula de reforço seja elevado.

Algumas vezes, a aula de reforço em grupo pode ser menos onerosa. Veja mais aqui.

Quanto custa a aula de reforço escolar no Superprof?

O Superprof é o maior mandatário no Brasil no mercado das aulas particulares. Nosso papel é fazer a relação entre os professores e os alunos interessados em dar e receber aulas particulares.

Aula de reforço no superprof Nossos superprofessores colocam o aluno à frente!

O grande barato do nosso site é que aqui aluno e professor são livres para decidir a tarifa que lhe convém. Somos mais de 7953ooo professores apaixonados pelo saber. O aluno pode entrar em contato diretamente com o professor que lhe convém e discutir diretamente com ele o valor da tarifa de aula. Todo mundo tem chance de ter aulas particulares pagando um preço justo.

Vejamos alguns exemplos de tarifa média no Brasil em função da especialidade:

  • Aula de inglês: 53 reais
  • Aula de espanhol: 53 reais
  • Aula de francês: 62 reais
  • Aula de português para estrangeiros: 54 reais
  • Aula de filosofia: 45 reais
  • Aula de geografia e história: 55 reais
  • Aula de matemática: 47 reais
  • Aula de física: 47 reais
  • Aulas preparatórias para ENEM: 54 reais
  • Aulas preparatórias para vestibular: 49 reais
  • Aula de alfabetização: 46 reais
  • Aula de informática: 49 reais
  • Aula de iniciação à internet: 46 reais

Esses valores podem ser discutidos diretamente com o professor que tem total liberdade de modificar a sua tarifa e se adaptar ao aluno, claro, de forma justa. Além disso quando o aluno decide fechar um pacote de mais de uma aula, ou mesmo durante o ano letivo, o professor costuma fazer uma tarifa mensal que pode ser bastante interessante e atrativa.

Se esse artigo lhe foi útil, nos deixe saber em comentário abaixo e boas aulas!

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar