Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Curso coletivo de apoio escolar

De Joseane, publicado dia 17/11/2019 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Aula de reforço em grupo

O sucesso acadêmico é muitas vezes marcado por inúmeras desigualdades relacionadas ao contexto social ou às dificuldades – insucesso escolar, desempenho acadêmico ruim, dislexia, dispraxia, déficit de atenção ou falta de apoio – abismos que são compensados muitas vezes com aulas de reforço escolar e aulas particulares.

Os números apontam que os alunos provenientes de contextos sociais menos favorizados tendem a optar pela evasão escolar e também são os que mais reprovam. Isso significa que um aluno que um aluno originário da classe trabalhadora está mais propenso a se tornar um estudante de baixo nível do que um colega de classe que vem de um contexto privilegiado. Além disso, um grande percentual das crianças de baixa renda têm um desempenho ruim em matemática e ciências, em comparação com as crianças de classes sociais privilegiadas.

Dados tristes mas que asseguram ainda mais a importância das aulas de reforço escolar.

A aula de apoio escolar em grupo possibilita aos alunos com mais dificuldade de melhorar seu aprendizado e se manter no mesmo nível da turma, evitando, assim, a evasão escolar e a reprovação.

A seguir, falaremos dos fatores que faz da aula de apoio em grupo um recurso poderoso de apoio à educação.

Aula de apoio escolar individual ou em grupo?

O ensino a domicílio é frequentemente recomendado para alunos com dificuldades de aprendizagem: reforço escolar, aula particular de matemática, aulas de línguas, aulas de música, apoio em disciplinas científicas, aulas de história e geografia, etc.

apoio escolar para criança A aula de reforço em grupo pode ser tão eficiente quanto a aula particular…

Contratar os serviços de um professor particular de reforço escolar é a saída que muitas famílias encontram para ajudar os filhos com dificuldade de aprendizagem nessa ou naquela disciplina.

O primeiro reflexo é buscar os serviços de um professor particular que venha até a casa do aluno. Certo, a aula particular é um recurso incrível e ajuda muito o aluno a melhorar suas notas.

Trata-se de um ensino personalizado, feito sob medida para o aluno e que leva em considerações as necessidades de ensino deste. Assim, um aluno que tem problema de leitura, de compreensão de texto por exemplo, vai trabalhar exaustivamente essa dificuldade em particular com o professor de reforço escolar.

No entanto, a aula individual de apoio escolar não é a única que serve para ajudar os alunos com dificuldade acadêmica. Também é possível ter aulas de reforço escolar em grupo.

A aula de apoio escolar em grupo tem a vantagem de colocar a aprendizagem em um ambiente sociável e amigável, onde o conhecimento é compartilhado, em vez de individualizado.

As aulas em geral consistem em um pequeno grupo de até dez pessoas, dependendo do ano de estudo (ensino fundamental, ensino médio) e de acordo com um método de trabalho colaborativo.

Algumas disciplinas se adequam melhor ao curso em grupo do que outras: é o caso das aulas de idiomas, de música, de esportes e do treinamento esportivo, ou de matemática.

Alguns alunos, inclusive, conseguem evoluir muito mais em aulas em grupo do que estudando sozinho com o professor.

Uma outra vantagem excepcional da aula de reforço em grupo é que esta custa relativamente mais barato do que a aula particular individual. Isso é um ponto positivo justamente por que a aula de reforço em grupo é acessível inclusive pára os alunos vindos de família que possuem recursos financeiros menos elevados.

As vantagens de ter aula de reforço escolar em grupo

As aulas de reforço em grupo permitem um acompanhamento pedagógico lúdico e diversificado sobretudo se comparado as aulas particulares a domicilio ou na escola.

A aula de reforço em grupo pode ser mais prazerosa e, portanto, efetiva para alguns alunos.

De fato, aprender em um grupo pequeno permite uma abordagem menos coercitiva do que a aula em uma turma de 30 alunos, na qual o professor não terá tempo hábil de acompanhar o progresso individual de cada aluno.

O professor particular é menos limitado a seguir o currículo escolar: embora ele possa utilizar o currículo escolar como uma referência na sua preparação do curso, ele terá mais abertura para implantar um método de ensino que convenha melhor ao seu pequeno grupo de alunos.

Então, qual a grande vantagem da aula de reforço escolar em grupo?

As aulas coletivas de reforço são menos informais do que o curso em sala de aula e muito mais colaborativas do que o acompanhamento individualizado das aulas particulares.

As aulas de reforço em grupo também são mais democráticas, uma vez que são acessíveis a um maior número de aluno, inclusive aqueles que não poderiam arcar com os custos de uma aula particular a domicílio. Aqui está um grande interesse das aulas em grupo: o compartilhamento de conhecimento ajuda a otimizar o orçamento.

Outra grande vantagem do reforço escolar em grupo é que os alunos se sentem mais a vontade para se expressar sabendo que todos do grupo estão em situação parecida- identificação.

Os estudantes também podem ajudar uns aos outros, o que pode criar um laço social e reativar um sistema de solidariedade coletiva sem que ninguém seja julgado ou ridicularizado pelos colegas.

O fato do aluno ficar mais a vontade para discutir e expor seus pensamentos acaba por otimizar ainda mais o aprendizado. Na sala de aula, os alunos com mais dificuldade não ousam a falar e a se expor por vergonha e por não se sentirem capazes em comparação a outros alunos que tiram boas notas.

Assim, a aula de reforço em grupo seria mais adequada para estudantes interessados ​​em melhorar suas habilidades, ter uma boa nota ou ter uma nota excelente em um exame. Os alunos tímidos também se beneficiam da aula de apoio escolar em grupo.

Do ponto de vista de um professor, uma vantagem é inerente às aulas particulares: a flexibilidade. Os professores podem ter muitos alunos, mas sempre têm a autonomia de decidir sobre seus horários e sobre sua disponibilidade.Este é particularmente o caso de nossos professores no Superprof, que muitas vezes oferecem aulas para grupos de três, quatro ou cinco pessoas, sempre com redução nos valores. da aula.

Saiba quanto custa uma aula de reforço em grupo, aqui.

A solução para a procrastinação nas aulas de reforço?

Como os grupos de estudo se reúnem em horários regulares, os alunos presentes não podem procrastinar.

Uma sala de aula pode intimidar muitos…

Se estiver sozinho, um aluno pode adiar os estudos até a noite anterior à aula ou adiar o aprendizado ainda mais. Quando em um grupo de estudo, no entanto, os alunos devem estar presentes em um horário específico e devem estar preparados para contribuir com a sessão de estudos. Você permanecerá informado sobre o assunto durante o semestre – uma vantagem real quando os tempos dos exames chegarem.

Se você luta com a procrastinação, e muitos de nós lutam, um grupo de estudo pode ser a solução para você!

O ponto fraco do outro pode ser o seu ponto forte?

Você já ouviu falar nisso? Um amigo pode ser fraco em geometria, por exemplo. Porém, você adora as formas, os triângulos, quadrados perfeitos, etc… Mas você anda fraco em álgebra… Seu amigo não era uma equação, sabe resolver um problema que só ele….

Então, por que não trocar as figurinhas? Esse “escambo” intelectual pode ser muito vantajoso no caso de uma aula de reforço. Isso porque ambos os alunos saem lucrando: vão aperfeiçoar seus pontos fracos com a ajuda do outro. Isso não é maravilhoso? Sem contar que isso não vai ser vantajoso somente para o aprendizado em matemática, português, inglês, história, ou outra matéria que o aluno precise. Vai ser bom para a sua autoestima também!

Ter dificuldades pode colocar a confiança lá embaixo

Sim, tirar nota baixa em uma matéria, reler o conteúdo da aula e não entender nada, escutar as explicações do professor e ainda não entender nada pode colocar o aluno para baixo, na pior… Ele vai achar que não consegue seguir em frente, que é “burro” ou incompetente…

Isso afeta o seu aprendizado, mas também a sua autoestima. Por isso, as aulas em grupo podem ajudar no psicológico do aluno principalmente se partirmos do princípio que o ponto fraco de um pode ser o ponto forte do outro.

Mas como? O amigo está bem triste porque não entende o decorrer da história da 2ª Guerra Mundial. O seu colega do lado adora a matéria e sabe de todos os fatos relevantes sobre a 2ª Guerra. Porém, você é craque em revolução francesa e seu amigo não entende nada… Assim, se vocês ajudarem um ao outro com o conteúdo, ambos vão sair ganhando. E ainda por cima, nada melhor que dar aula sobre um assunto que você entende e gosta para melhorar a autoestima.

Então, o que você está esperando?

Claro que fazer isso com a supervisão de um professor particular ainda é melhor! Por isso, as aulas de reforço escolar em grupo têm essa vantagem.

Fique lá em cima com as aulas de reforço em grupo

Então, unidos venceremos? Não é a toa que existe essa expressão! Cabe ao professor reconhecer as qualidades e dificuldades de cada aluno em cada matéria e se servir disso para uni-los em prol do bem em comum.

Estar em grupo também permite que você se teste ensinando aos outros. Como mencionado anteriormente, às vezes, quando você estuda com outras pessoas, analisa assuntos com os quais já se sente confortável. Aproveite essa oportunidade para compartilhar esse conhecimento. Quando você pode explicar com êxito um tópico específico para outra pessoa, você sabe que captou totalmente essas informações.

Um pode melhorar com a dificuldade do outro: por isso, aprender com outras pessoas

Além disso, estudar em grupo pode ajudar a acalmá-lo. A preparação para o vestibular, Enem, provas em geral pode ser bem estressante. Saber que outras pessoas estão passando pela mesma coisa pode ajudá-lo a sentir que não está sozinho e tornar a tarefa mais fácil de gerenciar.

O professor será como um chefe de orquestra. Ele quem vai incentivar essa troca entre os alunos.

A agitação pode ser boa para as aulas de reforço?

Às vezes, fazer aulas particulares pode ser bem monótono… Escutar o professor falar sem parar sobre o teorema de Pitágoras pode dar um sono… Ou pode ser a melhor hora para você pensar em fazer aquele lanche maravilhoso, com um misto quente cheio de queijo e presunto…

Não, tem muita gente que não consegue se concentrar em aula particular! Por isso, aula de reforço escolar em grupo pode ser muito benéfica para o caso dessas pessoas que não gostam de monotonia! Dinâmica pode ser a solução para tanto tempo quebrando a cabeça sozinho!

Os alunos com dúvidas iguais na aula de reforço?

Além dos pontos fortes e fracos de cada um, é verdade que às vezes os alunos têm dificuldades em um mesmo conteúdo. Seja pelo grau de dificuldade de certa teoria, pela qualidade das aulas do professor da escola, enfim…

Se as dificuldades são as mesmas, os alunos podem se juntar em um grupo e tirá-las juntos! E a máxima vai continuar valendo: unidos venceremos!

Quando você está em um grupo, tem a possibilidade de trocar ideias entre si, o que é uma ótima maneira de abordar tópicos particularmente complicados. Todos interpretam as informações de maneira diferente. Sua percepção de uma situação pode ser completamente diferente da de outra pessoa. A possibilidade de discutir essas análises entre si pode ajudar a entender melhor esse tópico.

Apoio escolar: por qual razão a aula em grupo é mais barata?

Alguns pais ficam receosos de colocar seus filhos em uma aula de reforço escolar coletiva imaginando que esta possa ser menos qualitativa do que a aula particular a domicílio.

Preço do reforço escolar Economia e eficiência coma aula de reforço em grupo

Um equívoco que necessita ser desfeito. É verdade que a aula de apoio em grupo é menos onerosa do que a aula individual, mas o fato de custar menos não tem nada a ver com a qualidade do ensino e do curso.

Então quais seriam as verdadeiras razões que fazem da aula de reforço em grupo menos custosas do que a aula particular a domicílio?

A primeira razão é que o professor do curso coletivo não é pago apenas por uma família mas por todas as famílias do grupo. Seu tempo de locomoção é otimizado, o que reduz bastante os custos.

A lógica relacionada à lei da oferta e da demanda: quanto mais estudantes em uma turma de grupo, menor a tarifa horária por pessoa.

A aula em grupo quando composta de alunos da mesma idade ou da mesma classe escolar pode ser ministrada seguindo o mesmo plano de aula, a mesma metodologia. O professor particular baseia sua tarifa de acordo com o tempo que ele leva para planejar sua aula, para executá-la, para se locomover até o aluno.

Essas despesas quando divididas pelo grupo reduz bastante o valor que cada aluno deve pagar ao professor.

Dessa forma, aula coletiva de reforço escolar é positiva tanto para o professor que pode otimizar o seu tempo, quanto para o aluno e família que terão redução de custo com a aula de reforço escolar.

Estudar em grupo ajuda os alunos a aprender com mais eficiência, sabia? Mais de 20 anos de pesquisa acadêmica demonstraram consistentemente esse fato!

Por que estudar com outras pessoas pode ser tão eficaz?

Um especialista em criatividade identificou dois padrões principais que ajudam a tornar o estudo em grupo uma maneira eficaz de aprender.

Um grande número de estudantes universitários se reúne e forma grupos de estudo, mesmo quando não é exigido pelo professor. 

Décadas de pesquisas realizadas por psicólogos educacionais mostraram que, quando os alunos trabalham juntos em equipes colaborativas nas salas de aula, aprendem melhor a matéria que quando sentam sozinhos em suas mesas.

Como organizar as aulas de reforço em grupo?

Sim, tudo isso é muito bonito na teoria, mas como fazê-lo na prática? O mais simples é juntar com os colegas da mesma turma. É verdade que a escola já agrupa os alunos por idade e nível de estudos. 

O ideal é pedir o seu filho (ou você mesmo se for o necessitado em reforço escolar) para observar os colegas que têm a mesmas dificuldades que ele. Em uma reunião de pais, por que não conversar com os pais desse colega para tentar organizar aulas de reforço escolar coletiva?

O até mesmo na entrada da escola: às vezes os pais trocam uma ideia na porta da escola. Então, os pais podem aproveitar para perguntar para o outro se seu filho não está precisando de fazer aulas de reforço da mesma matéria que o seu filho?

 As desvantagens da aula de reforço em grupo

Perfeito seria se a modalidade de aula de apoio escolar em grupo tivesse apenas vantagens. Infelizmente esse não é o caso.

Professor de reforço escolar Alguns alunos não conseguem se concentrar durante uma aula em grupo…

Como tudo nessa vida, tem o seu lado negativo ou menos positivo (para manter o otimismo)

Na verdade, não é que a aula de reforço em grupo tenha realmente desvantagens. O que acontece é que esse modo de ensino não convém a todos os alunos e nem a todas as disciplinas. Explicamos…

Algumas disciplinas se adequam melhor ao curso em grupo do que outras: é o caso das aulas de idiomas, de música, de esportes e do treinamento esportivo, ou de matemática.

Por outro lado, é difícil imaginar aulas de costura ou um curso preparatório para vestibular em grupo…

Da mesma forma, um aluno que está tendo dificuldade na escola e que procura por uma aula particular necessariamente está em busca de um acompanhamento mais personalizado que na escola regular. E quando a aula particular é em grupo, dependendo do tamanho do grupo e do profissional em questão, o aluno não sentirá os benefícios da modalidade.

Tudo depende dos objetivos de aprendizagem, do custo e dos assuntos visados.

Além disso, aulas em grupo também são passíveis de heterogeneidade.  O problema neste caso é que os alunos não progridem no mesmo ritmo, assim como acontece no ensino escolar tradicional, no ensino fundamental e médio.

Infelizmente esse problema não está sob o controle do professor, apesar de todos os esforços deste para que todos os alunos do grupo consigam superar as suas dificuldades.

Dicas preciosas para as aulas de reforço em grupo

Para algumas pessoas, estudar sozinho pode ser tudo o que elas precisam. No entanto, para as pessoas que não conseguem progredir isolados na mesinha de estudar em casa, recomendamos encontrar um equilíbrio entre os dois.

Se você achar que estudar determinado matéria para a prova é mais fácil sozinho, revise primeiro essa parte sem a ajuda de ninguém. Em seguida, tente se reunir com alguns amigos, talvez por uma hora antes da aula, uma ou duas vezes por semana, para discutir outro matéria que é mais difícil de entender por conta própria.

A chave é tirar o máximo proveito de cada sessão de estudo que você tiver. Não importa quais técnicas de estudo você use. O importante é você não ter a sensação que perdeu seu tempo estudando, esteja sozinho ou com outras pessoas.

Então, segue uma listinha para que suas aulas de reforço em grupo sejam um sucesso:

  • Ter um lápis, caneta, caderno em mãos e anotar as explicações ou as perguntas do colega. Sim, porque a explicação dele pode ser justamente sobre aquela matéria que você não estava entendendo ou a pergunta dele pode ser a mesma que a sua.
  • Lembrar que é aula, não um recreio prolongado: se você aproveitar a aula de reforço escolar para contar para aquele seu amigo como passar de fase naquele game viciante, não vai dar certo. Lembre-se que vocês estão ali por uma razão específica e o game pode ficar para depois.
  • Saber quais matérias e conteúdo você tem que melhorar: o simples fato de estar ciente que você não entende tal matéria pode ajudá-lo a procurar ajuda do professor ou do seu colega para tirar sua dúvida. É sempre bom saber do que você precisa para poder avançar melhor.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar