Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual pessoa pode praticar ioga?

De Joseane, publicado dia 22/07/2019 Blog > Esporte > Yoga > Yoga para todos

Se você tem um corpo e uma mente, se você respira, o yoga é para você”- Jivana Heymam, fundador do Acessible Yoga

O yoga é uma prática milenar que surgiu na Índia há mais de 5 mil anos. A prática – que em sânscrito significa unir – compreende um grupo de técnicas que engloba aspectos físicos, mentais e espirituais. O objetivo inicial da yoga era buscar a sabedoria, a iluminação e a conexão plena entre corpo, mente, energia vital e espiritualidade.

A modalidade chegou ao Brasil por volta dos anos 1950 e desde então tem ganhado cada vez mais adeptos focados em objetivos diversos. Muitas pessoas procuram o Yoga como uma forma de melhorar seu desempenho físico, mental ou respiratório, aumentar o alongamento muscular e a flexibilidade articular, controlar emoções como o stress e a ansiedade e alguns distúrbios como insônia ou crise de pânico, além de muitos outros motivos que não estão relacionados com toda a cultura milenar que envolve o Yoga. Em todos esses casos o Yoga pode ajudar.

A yoga, indicada para todas as idades e para todos os públicos, auxilia no equilíbrio, desenvolve o tônus muscular e impulsiona o autoconhecimento, além de acalmar a mente. É vasta em termos de práticas e adequações a grupos e necessidades. Esse universo envolve, além das posturas psicofísicas, exercícios de respiração e meditação que têm efeito no equilíbrio do sistema endócrino, imunológico e nervoso.

A seguir, veremos como a prática do yoga pode ser benéfica para as mulheres grávidas, pessoas idosas ou com alguma deficiência e para todo mundo que deseja viver mais e melhor…

O Yoga para mulheres grávidas

A gravidez é um momento especial na vida de uma mulher e, por isso, é preciso saber como aproveitar da melhor forma os nove meses de espera do bebê. Praticar uma atividade relaxante pode ajudar a gestante a se conectar com o corpo e a viver plenamente a gravidez.

Fazer ioga durante a gravidez Pratique ioga pre-nnatal

O yoga ajuda a manter o pensamento positivo, a melhorar a respiração e a praticar a atenção plena. Lembre-se de que a gravidez é é um momento único e que nosso corpo e nossa mente devem estar em harmonia. O Yoga para mulheres grávidas é bastante benéfico já que ajuda, entre outros, a relaxar o corpo e a acalmar a ansiedade típica da gestação.

Confira outros benefícios do ioga para gestantes:

  • gerenciar o stress
  • relaxar
  • adotar uma postura melhor
  • oxigenar os pulmões
  • realizar esforço físico e controlar a dor (importante na hora de parir)

O papel do ioga pré-natal é ajudar as mulheres grávidas a se preparar para o parto e para a chegada do bebê da forma mais serena possível. Fazer ioga durante a gravidez é aprender a ouvir o seu corpo, ao mesmo tempo em que você se conecta com o seu bebê. O ioga pré-natal é um recurso a mais para ajudar a promover a harmonia entre a mãe e o futuro bebê. Uma tarefa que se torna muito mais simples quando a gestante está bem consigo mesma, sem dores, sem estresse e sem medos.

Entre os exercícios mais recomendados no yoga pré-natal estão aqueles que visam o fortalecimento do assoalho pélvico (que recebe o peso do bebê) e do períneo, músculo que precisa estar forte (e não rígido) e ao mesmo tempo flexível, para um parto ativo e para o pós-parto saudável, livre de incontinência urinária.

Conheça algumas ásanas para se praticar durante a gestação (sempre com um profissional por perto!)

  •  Postura do Triângulo (Trikonasana) –  expandem a caixa torácica, fortalecem pernas
  • Postura da Meia Lua (Ardha Chandrasana) –  restaura o vigor
  • Postura do gato (Mayurasana) –  fortalece a coluna e alivia o peso da barriga
  • – Postura da borboleta (Bhada konasana) – relaxa a região pélvica e coluna
  •  Postura de cócoras (Malasana) –  fortalece o assoalho pélvico, períneo, pernas, e traz concentração
  • Ponte (Setu Bandha Sarvangasana) – firma o glúteo, fortalece períneo, coxas, pernas

Lembre-se que o yoga pré-natal costuma ser recomendado somente a partir do terceiro mês da gravidez sobretudo para mulheres que não tinham o costume de realizar atividade física antes de ficar grávidas. Assim, o ideal é evitar essa atividade física assim como muitas outras durante o primeiro trimestre da gravidez.

Vantagens do yoga para idosos

Assim como para as mulheres grávidas, o yoga também pode melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. Exercícios de respiração, alongamento, meditação e construção muscular, são muitas as faculdades trabalhadas no yoga.  Uma série de exercícios que permitem aos seus praticantes, os dito iogui, de se manter em forma.

Yoga para pessoa idosa Independentemente da idade, uma prática regular de yoga sempre beneficiará nosso corpo, mente e espírito, mesmo quando já estamos bem velhinhos…

Ser um iogui da terceira idade é realmente muito positivo. O ioga é uma prática que favorece o bem estar mental e também o bem estar físico. Como sabemos, a terceira idade é uma fase bastante delicada da vida e que requer bastante atenção e cuidados. Praticar ioga é certamente uma das formais mais saudáveis para se manter em forma quando a idade começa a dar seus sinais.

Os benefícios do yoga para as pessoas idosas são muitos, a saber:

  • fortalecimento muscular – A yoga se caracteriza por ser um exercício isométrico e de sustentação que trabalha os músculos colocando um grupo muscular contra o outro, gerando forças maiores do que a própria gravidade.
  • prevenção de quedas – Os exercícios para os olhos, por exemplo, ajudam a manter a retina e outras partes dos olhos saudáveis, permitindo que os idosos enxerguem melhor os degraus e outros obstáculos no chão que podem provocar quedas.
  • Diminuição da ansiedade, do estresse e da pressão arterial – Um dos grandes benefícios que a yoga oferece é o relaxamento que provém dos exercícios de meditação e de respiração que ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade. E por trás desse benefício, há outro: a diminuição da pressão arterial! Isso acontece porque a sensação de relaxamento que a yoga oferece diminui a produção dos hormônios responsáveis pelo estresse, o cortisol e a adrenalina.
  • Melhora a capacidade de concentração e a memória – apenas vinte minutos de yoga diariamente já são o suficiente para melhorar as capacidades cognitivas. Os exercícios de meditação e de respiração realizados na yoga ajudam a reduzir os níveis de ansiedade e estresse resultando uma maior capacidade de manter a concentração e no fortalecimento de todo o sistema cognitivo, inclusive da memória – que começa a falhar na terceira idade.

Em suma, praticar ioga na terceira idade é uma excelente forma de proteger a saúde do idoso e prevenir doenças comuns da idade. As vantagens de se praticar ioga na terceira idade são ilimitadas.

Benefícios do yoga para pessoas com deficiência

Muita gente acha que é preciso estar completamente em forma para poder praticar o ioga. Certo, olhando de longe, o ioga é uma atividade física que requer bastante esforço, no entanto, o yoga não se resume as posições (asanas) não! Estamos aqui para lembrar que yoga não é somente movimento; há outras práticas associadas, e elas são numerosas e flexíveis. A questão de limites é muito pessoal, cada um sabe o seu e isso não tem a ver com ser ou não deficiente, mas com o conhecimento do próprio corpo e de si mesmo.

ioga para pesspas com restrição física O yoga melhora a saúde física, mental e emocional! Vale a pena tentar

A prática regular do yoga leva ao relaxamento total do corpo e da mente, melhora a flexibilidade, a postura, evita as dores na articulação, melhora a circulação, a pressão arterial, melhora o equilíbrio, ajuda a controlar o sistema nervoso, melhora o sono, enfim…possui uma infinidades de benefícios que contribuem para uma vida mais feliz, plena e equilibrada.

Através de exercícios adaptados e alongamentos, especialmente os exercícios de respiração e a meditação, as pessoas portadoras de necessidades especiais encontram no yoga um recurso a mais para viver melhor a sua condição.

Exercitar-se física e mentalmente pode ajudar prevenir doenças secundárias à deficiência e trazer benefícios como:

  • Consciência corporal e do movimento
  • Melhora a circulação sanguínea e a consciência respiratória
  • Maior agilidade, disposição, equilíbrio e força muscular
  • Melhor coordenação motora e resistência física
  • Melhora da autoestima
  • Redução da agressividade
  • Estimula a independência, a autonomia e a integração social

Praticar yoga a dois

Como vimos, o yoga é uma atividade múltipla e cheia de vantagens. Se, apesar de tudo você ainda não conseguiu se motivar sozinho a começar a praticar ioga, que tal fazer aula de ioga a dois?

Aula de ioga para casal? Melhore seu relacionamento praticando yoga com o seu par romântico!

É compreensível que, com a correria do dia a dia, a preguiça acabe por desmotivar-nos a praticar um exercício físico. Por isso a ideia de começar a ter aula de ioga com o seu parceiro (a). A dois, fica mais fácil de se motivar não é verdade?

Confira alguns dos benefícios extras que você terá ao começar a praticar yoga com o seu amor:

  • Desenvolver confiança mútua através da realização dos exercícios e posturas a dois,
  • Aprenda a conhecer melhor seu parceiro
  • Melhorar a intimidade
  • Aproveitar todos os benefícios do yoga juntos
  • Apresentar uma bela disciplina para seu parceiro,
  • Possibilidade de aprender novos exercícios para ser praticados a dois,
  • Sentir-se apoiado na prática de exercícios,
  • Compartilhar uma atividade juntos, fora de casa,
  • Conheça novas pessoas, juntos

Agora que você já conhece todos os benefícios do ioga, que tal agendar a sua aula de yoga com um professor particular?

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar