Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Se tornar yogui na terceira idade: quais os benefícios?

De Joseane, publicado dia 16/07/2019 Blog > Esporte > Yoga > Vantagens do yoga para idosos

O yoga é uma atividade de multi-facetas que engloba diferentes práticas, fato que agrada ao máximo de pessoas dos mais jovens aos mais velhos. Para aproveitar ao máximo os benefícios da ioga, pode ser interessante vincular essa prática esportiva a um modo de vida mais são, equilibrado e pleno.

A prática do yoga tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros de todas as idades. E não era de se esperar menos, o yoga é uma disciplina e tanto. Uma mistura de prática esportiva com espiritualidade, o yoga busca trabalhar corpo e mente com o objetivo de encontrar a perfeita harmonia entre os dois.

Não se trata somente de um esporte mas de um estilo de vida que engloba diferentes princípios, valores e se baseia em diferentes pilares que, quando respeitados, levam o indivíduo a alcançar serenidade e força.

Exercícios de respiração, alongamento, meditação e construção muscular, são muitas as faculdades trabalhadas no yoga.  Uma série de exercícios que permitem aos seus praticantes, os dito yogui, de se manter em forma.

A prática do yoga é muitas vezes acompanhado por um estilo de vida equilibrado e saudável, que inclui desde a forma como nos alimentamos até a maneira como nos relacionamos conosco, com os outros e com o universo que nos cerca. Certo, praticar yoga é um prática esportiva rica e completa, porém o yoga vai muito além disso. Yoga é uma filosofia de vida que busca através de seus valores e princípios o verdadeiro equilíbrio físico, emocional e o bem estar do eu.

Todo mundo pode beneficiar do yoga. No artigo de hoje, falaremos sobre os benefícios do yoga para as pessoas idosas! Continue lendo e conheça todas as vantagens de se praticar yoga quando se estar na melhor idade…

Benefícios do yoga para as pessoas idosas

O ioga faz bem sem olhar a quem. Essa é certamente a frase que melhor define o ioga.

Praticar ioga depois dos sessenta A idade não é empecilho para manter uma boa higiene de vida e adotar novos hábitos

Ao contrário do que se pensa, praticar ioga não é somente para os mais jovens e descolados não! Todo mundo, indiferente da idade pode começara  praticar yoga e aproveitar de todos os benefícios que essa prática tem para oferecer.

Na terceira idade, momento em que mais necessitamos dar atenção a nossa saúde e ao nosso bem estar, a prática do ioga é bastante recomendado e por diversas razões.

Por exemplo, é na “velhice” que o corpo começa a pedir socorro e quando se faz necessário manter os músculos em constabnte atividade para evitar a chegada de doenças ósseas como é o caso da osteoporose por exemplo.

Para fortalecer os músculos e diminuir a incidência dessas fraturas, a yoga tem sido muito recomendada como opção de atividade física para ajudar no tratamento da osteoporose. A yoga se caracteriza por ser um exercício isométrico e de sustentação que trabalha os músculos colocando um grupo muscular contra o outro, gerando forças maiores do que a própria gravidade.

Além do fortalecimento muscular, o ioga traz outras vantagens para o idoso que segue a prática, dentre elas:

  • prevenção de quedas – Os exercícios para os olhos, por exemplo, ajudam a manter a retina e outras partes dos olhos saudáveis, permitindo que os idosos enxerguem melhor os degraus e outros obstáculos no chão que podem provocar quedas.
  • Diminuição da ansiedade, do estresse e da pressão arterial – Um dos grandes benefícios que a yoga oferece é o relaxamento que provém dos exercícios de meditação e de respiração que ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade. E por trás desse benefício, há outro: a diminuição da pressão arterial! Isso acontece porque a sensação de relaxamento que a yoga oferece diminui a produção dos hormônios responsáveis pelo estresse, o cortisol e a adrenalina.
  • Melhora a capacidade de concentração e a memória – apenas vinte minutos de yoga diariamente já são o suficiente para melhorar as capacidades cognitivas. Os exercícios de meditação e de respiração realizados na yoga ajudam a reduzir os níveis de ansiedade e estresse resultando uma maior capacidade de manter a concentração e no fortalecimento de todo o sistema cognitivo, inclusive da memória – que começa a falhar na terceira idade.

Em suma, praticar ioga na terceira idade é uma excelente forma de proteger a saúde do idoso e prevenir doenças comuns da idade. As vantagens de se praticar ioga enquanto senior são ilimitadas.

Além dos idosos, as mulheres grávidas também tem boas razões para praticar yoga, saiba mais aqui.

Adaptar seus objetivos no seu yoga quando se é idoso

Embora a ioga seja uma disciplina cheia de vantagens e benefícios, é importante saber como definir as metas que deseja atingir como sênior yogui antes mesmo de poder escolher qual tipo de yoga é mais adequado pra essa e aquela situação.

Aula de yoga para idosos O yoga é uma atividade física completa! Corpo, mente e espírito são trabalhados multuamente…

Muitos desejos e metas podem se misturar quando se deseja começar a praticar ioga para idosos:

  • Melhorar a saúde óssea
  • Reduzir a dor lombar
  • Diminuir a pressão arterial
  •  Contribuir para uma melhor coordenação e postura
  • Aumentar a espessura das camadas corticais do cérebro
  • Melhorar o equilíbrio
  • Promover a calma
  • Aprender a meditar
  • Melhorar a respiração
  • Praticar uma atividade física regular, simplesmente
  • Entre outros,

Sim, todos esses objetivos podem ser atingidos quando se começa a praticar o yoga mas, obviamente, cada coisa vem no seu tempo e é importante ter paciência para que as coisas encontrem o seu lugar. Afinal de contas, praticar yoga faz parte de uma filosofia de vida. Os benefícios do yoga dependem do fato que essa filosofia seja respeitada como um todo e só assim pode-se desfrutar de todas as vantagens da prática.

Alguns benefícios são percebidos mais rapidamente como é o caso da melhora no equilíbrio, na qualidade do sono e na flexibilidade – tudo que pode ser apreciado nos movimentos básicos cotidianos, como amarrar os sapatos. Outros levam mais tempo para serem percebidos e necessitam de um maior esforço do praticante como por exemplo melhorar a alimentação e a rotina.

Veja aqui como o ioga pode ser benéfico também para as pessoas com mobilidade reduzida e deficientes no geral.

Yoga adaptada para idosos

Como toda atividade física é altamente recomendável uma consulta médica básica anterior à primeira aula de ioga para evitar surpresas, ainda que a prática do ioga não possua exatamente riscos maiores para os idosos.

Como dar aula de ioga para idoso? Uma aula de yoga adaptada as necessidades da pessoa idosa…

Na verdade, um professor bem treinado pode lidar com a maior parte das questões de saúde de forma segura oferecendo variações nas posturas que muito antes de serem um risco, poderão se tornar de imenso benefício.

É real que depois de uma certa idade o nosso corpo fica um pouco menos reativo, um pouco menos flexível e muito mais difícil de manipular. Não se trata de um problema, mas um fato que deve ser levado em conta para aproveitar ao máximo os benefícios da yoga.

Assim, quando se trata de alunos idosos o mais importante é adaptar a aula, fazendo uma seleção de exercícios que sejam mais adaptados as necessidades e as limitações das pessoas de mais idade.

O ideal quando se é idoso é fazer aulas de ioga em grupo, adaptadas ao estado de saúde dos presentes. Praticar yoga sozinho quando não se tem experiência pode ser arriscado já que algumas posturas exigem bastante técnica e conhecimento. A ideia, quando se pratica ioga é conseguir atingir o equilíbrio ideal entre corpo, mente e espírito, independentemente da idade.

Entre os tipos de yoga que podemos priorizar ao atingir uma certa idade, ou que são mais relevantes para os problemas encontrados nessa idade, temos:

  • Yoga Nidra, que ajudará sobretudo as pessoas cujos distúrbios do sono se tornam um freio e uma preocupação,
  • O yoga mais adequado para distúrbios nas costas, que não seja muito dinâmica,
  • O yoga do riso, destinado principalmente a todas as pessoas que se sentem tristes e sozinhas, como costumamos ver na melhor idade.

Obviamente estes são apenas alguns exemplos!

Descubra também os benefícios de praticar ioga a dois!

Saber escolher um professor de yoga experiente com idosos

Um professor é a figura de apoio que nos ajudará a progredir em nossa prática de yoga.

Professor de ioga para idosos Os exercícios de yoga para idosos devem ser adaptados

Seja nas aulas em grupo ou individual, e seja qual for a nossa idade, temos uma abordagem corporal muito específica, que definirá parcialmente a maneira como praticamos a ioga. Encadeamento, asanas, harmonia corpo / mente, prática regular de meditação, são muitas práticas que serão aprendidas graças a ele

Um bom professor de yoga para idoso é um profissional que sabe adaptar suas aulas de acordo copm as limitações e com os objetivos de seus alunos. Esta é a razão pela qual existem aulas de ioga exclusiva para idosos, já que essa parcela da população possui necessidades específicas.

Um professor de ioga para idoso também deve ter uma visão ampla sobre essa fase da vida. Um olhar mais aberto, menos redutivo, mais progressivo e dinâmico. Um idoso é capaz de fazer de tudo, salvo ressalvas. Veja que não é uma questão aqui de ensinar posturas incríveis e impressionantes para os mais velhos, mas de adaptar cada exercício às limitações do idoso, respeitando sua individualidade e seu objetivo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar