Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Benefícios do ioga para pessoas com deficiência

De Joseane, publicado dia 17/07/2019 Blog > Esporte > Yoga > Yoga para deficientes

Todos nós convivemos continuamente com habilidades e dificuldades. Os princípios do yoga podem ser aplicados a todas as pessoas, a todos os corpos. Matthew Sanford -professor de yoga

O yoga pode sim ser considerado com uma atividade física, mas não se resume a esta nuance. Os princípios do yoga são claros quanto à necessidade de encontrar um equilíbrio entre o corpo físico, a mente e o espírito. O objetivo maior do yoga é trazer bem estar e serenidade para aqueles que vivem a prática, os ditos yogui.

E é preciso lembrar que yoga não é somente movimento; há outras práticas associadas e elas são numerosas e flexíveis. A questão de limites é muito pessoal, cada um sabe o seu e isso não tem a ver com ser ou não deficiente, mas com o conhecimento do próprio corpo e de si mesmo.

Assim, não existe limitação para aqueles que querem se lançar na filosofia do yoga. Todo ser vivo, independente das suas limitações, podem se beneficiar do ioga e tirar dessa filosofia todas as vantagens para viver melhor. Logo, os portadores de necessidades especiais físicas, mentais ou outras podem sim praticar yoga e viver os benefícios do yoga.

A prática de yoga, independente da dificuldade que o portador de deficiência possui, ajuda ampliar seus potenciais, favorecendo a descoberta de que mesmo com limitações, uma vida plena e saudável é possível.

A seguir, descubra alguns dos benefícios da ioga para deficientes, ioga para portadores de necessidades especiais e simplesmente o yoga para todos.

A prática do ioga para pessoas deficientes

Se você tem um corpo e uma mente, se você respira, o yoga é para você”- Jivana Heymam, fundador do Acessible Yoga

O mundo todo já conhece os benefícios do Yoga para a saúde física e mental e, por isso, essa filosofia milenar indiana tem sido cada vez mais divulgada. Através de posturas corporais, técnicas de respiração, meditação, relaxamento e mantras, o corpo e a mente entram em uma fabulosa sintonia capaz de eliminar dores, problemas psicológicos e até algumas doenças.

Aula de ioga para cadeirantes O ioga é uma atividade de inclusão, ideal para as pessoas portadoras de deficiência.

A prática regular do yoga leva ao relaxamento total do corpo e da mente, melhora a flexibilidade, a postura, evita as dores na articulação, melhora a circulação, a pressão arterial, melhora o equilíbrio, ajuda a controlar o sistema nervoso, melhora o sono, enfim…possui uma infinidades de benefícios que contribuem para uma vida mais feliz, plena e equilibrada.

Através de exercícios adaptados e alongamentos, especialmente os exercícios de respiração e a meditação, as pessoas portadoras de necessidades especiais encontram no yoga um recurso a mais para viver melhor a sua condição.

Exercitar-se física e mentalmente pode ajudar prevenir doenças secundárias à deficiência e trazer benefícios como:

  • Consciência corporal e do movimento
  • Melhora a circulação sanguínea e a consciência respiratória
  • Maior agilidade, disposição, equilíbrio e força muscular
  • Melhor coordenação motora e resistência física
  • Melhora da autoestima
  • Redução da agressividade
  • Estimula a independência, a autonomia e a integração social

Aliás, um ponto importante do ioga para deficientes é justamente o quesito de integração social. Fazer aulas de ioga em grupo ajuda e muito a se integrar, fator importante para as pessoas portadoras de deficiência. O grupo é um lugar de acolhimento, de partilha, de diversão. O contato com o grupo por si só já é terapêutico, pois evita a solidão muitas vezes vivida pelas “minorias”.

Conheça também os benefícios do yoga pré-natal.

Yoga para deficientes: tomar consciência do seu corpo

O corpo é uma ferramenta importante. No entanto, o fato de possuir uma limitação física não quer dizer muito quando se pratica o yoga.

Onde fazer aula de ioga? O ioga se adapta às limitações de cada um. O importante é buscar o bem estar interior.

A Yoga é capaz de promover o aumento da consciência corporal, da força e melhora a concentração. Durante a prática da Yoga também são feitos exercícios de respiração e técnicas de relaxamento que podem ser empregadas por profissionais qualificados em pessoas com deficiência e condições de saúde específicas.

Dessa forma, é indicado para todas as faixas etárias, classes sociais, níveis intelectuais e, inclusive, para quem é portador de necessidades especiais.

Quando se possui uma deficiência física, é muito importante tornar-se consciente do próprio corpo, se conhecer, compreender que as barreiras e limitações podem ser transponíveis.  Tudo é uma questão de reconectar-se com o próprio corpo, de restaurar o brasão da autoconfiança, e isso é completamente possível por meio de diferentes posturas praticadas no ioga.

Conhecer um pouco cada uma das modalidades do yoga ( e elas são numerosas) ajuda o praticante deficiente ou não a estabelecer com mais precisão os seus objetivos, respeitando sua condição.

Por exemplo:

Iyengar Yoga

Esse método tem como características principais o rigor e o detalhe exigidos no alinhamento corporal em cada ásana (postura). Por isso, é bastante indicado para quem busca melhorar a força, a flexibilidade, o condicionamento físico e combater dores físicas resultantes da má postura. É ótimo contra problemas na coluna e dores nos músculos.

Swasthya Yoga

Esse tipo de Yoga proporciona resistência, flexibilidade e força através de uma abordagem técnica na prática dos ásanas, que são realizados de forma coreografada.

Tantra Yoga

Mais indicado para quem busca a energia latente encontrada no subconsciente, esse método de Yoga só deve ser realizado sob a supervisão de um instrutor qualificado, afinal, essa energia pode trazer à tona vários sentimentos há tempos escondidos no interior de seus praticantes. Porém, quando isso acontece, o praticante aprende a dominar a respiração, a sua energia latente, a concentração e o relaxamento, encontrando paz.

Yoga Integral

Mas se você procura conhecer vários estilos yogues em um único curso, procure por essas aulas, que incluem práticas respiratórias, posturas físicas, meditação, mantras e relaxamento, que trarão maior capacidade respiratória, condicionamento físico e flexibilidade, além de aumentarem a capacidade de relaxamento, concentração e devoção, recebendo benefícios integrais para a sua saúde.

(Fonte: Yoga Yoga/Cristiane Zen)

Veja aqui, como a prática do ioga pode ajudar as pessoas idosas.

Yoga como complemento do tratamento medical

O yoga é uma excelente terapia. Independente da condição de cada um, praticar ioga pode ajudar a restabelecer a saúde física e emocional, bases para uma vida mais plena.

Ioga para deficiente visual Pratique ioga e melhore a sua saúde em curto tempo.

O poder da auto-estima para a saúde e no tratamento de deficiências

Mesmo com restrições físicas diversas, as pessoas se sentem felizes ao praticarem o Yoga, pois ao conseguirem desenvolver as posturas com paciência e calma, têm sua auto-estima elevada.

Ao contrário de outras modalidades físicas, o Yoga desenvolve não apenas o físico de seus praticantes, mas também o psicológico, através de técnicas respiratórias e meditação, que ajudam na concentração, no auto-conhecimento e na estabilidade emocional.

Postura, Resistência, Força e Flexibilidade

Todas essas qualidades são adquiridas com a prática do Yoga, quando realizada regularmente. Isso porque as posturas obrigam o corpo a se realinhar e a ganhar equilíbrio, mesmo que no início seja bastante difícil para alguns praticantes.

Porém, com o passar do tempo, passam a ser realizadas facilmente, pois o corpo se acostuma a elas e as têm como corretas e segue-as no dia a dia. Dessa forma, o Yoga é uma das melhores práticas para quem possui restrições físicas.

Conheça, aqui, as vantagens de praticar ioga a dois.

A aula de yoga para pessoas com necessidades especiais

Uma aula de yoga tradicional pode então ser conciliada com uma deficiência motora ou não importa qual outra deficiência, se o professor de ioga puder e souber se adaptar ao seu aluno.

Curso de ioga para deficientes Fazer aula de ioga em grupo ajuda na socialização e faz bem para a auto-estima

Assim, em uma aula de yoga para deficientes serão praticados mais exercícios de relaxamento, alongamentos, mas também saudações ao sol, uma boa maneira de encontrar a harmonia entre o corpo, a mente e o espírito. E tudo isso destinado e adaptado a todos, é felicidade que fala né?

Nas aulas são utilizadas normalmente as técnicas tradicionais do yoga, adaptadas a cada caso: posturas, técnicas de respiração, visualização e relaxamento, mantras e meditação.

O método Iyengar, que leva o nome de seu criador B.K.S. Iyengar, utiliza suportes/adaptações como: almofadas, cadeiras, cintos, blocos, dentre outros,  na prática para ajustar e facilitar o posicionamento dos praticantes.

Os cadeirantes conseguem praticar a yoga sentados em sua própria cadeira e aqueles que tem mais facilidade e conseguem sentar-se sobre o mat terão como apoio todo o material de acordo com o que for necessário.

O professor de ioga deve conhecer o seu aluno e as suas limitações e ajudá-lo a superá-las. O importante é que o aluno converse com o professor, lhe deixando a par de sua condição e lhe explicando quais são os seus objetivos com o ioga, para que juntos consigam adaptar a aula de forma a atender as necessidades do aluno.

Se você está procurando um professor de ioga para deficientes, que tal contactar um dos nossos professor particulares? A aula particular pode se transformar em aula em grupo!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar