Tópicos
Todos nós convivemos continuamente com habilidades e dificuldades. Os princípios do yoga podem ser aplicados a todas as pessoas, a todos os corpos. Matthew Sanford -professor de yoga
O yoga pode sim ser considerado com uma atividade física, mas não se resume a esta nuance. Os princípios do yoga são claros quanto à necessidade de encontrar um equilíbrio entre o corpo físico, a mente e o espírito. O objetivo maior do yoga é trazer bem estar e serenidade para aqueles que vivem a prática, os ditos yogui.
E é preciso lembrar que yoga não é somente movimento; há outras práticas associadas e elas são numerosas e flexíveis. A questão de limites é muito pessoal, cada um sabe o seu e isso não tem a ver com ser ou não deficiente, mas com o conhecimento do próprio corpo e de si mesmo.
Assim, não existe limitação para aqueles que querem se lançar na filosofia do yoga. Todo ser vivo, independente das suas limitações, podem se beneficiar do ioga e tirar dessa filosofia todas as vantagens para viver melhor. Logo, os portadores de necessidades especiais físicas, mentais ou outras podem sim praticar yoga e viver os benefícios do yoga.
A prática de yoga, independente da dificuldade que o portador de deficiência possui, ajuda ampliar seus potenciais, favorecendo a descoberta de que mesmo com limitações, uma vida plena e saudável é possível.
A seguir, descubra alguns dos benefícios da ioga para deficientes, ioga para portadores de necessidades especiais e simplesmente o yoga para todos.
A prática do ioga para pessoas deficientes
“Se você tem um corpo e uma mente, se você respira, o yoga é para você”- Jivana Heymam, fundador do Acessible Yoga
O mundo todo já conhece os benefícios do Yoga para a saúde física e mental e, por isso, essa filosofia milenar indiana tem sido cada vez mais divulgada. Através de posturas corporais, técnicas de respiração, meditação, relaxamento e mantras, o corpo e a mente entram em uma fabulosa sintonia capaz de eliminar dores, problemas psicológicos e até algumas doenças.

A prática regular do yoga leva ao relaxamento total do corpo e da mente, melhora a flexibilidade, a postura, evita as dores na articulação, melhora a circulação, a pressão arterial, melhora o equilíbrio, ajuda a controlar o sistema nervoso, melhora o sono, enfim…possui uma infinidades de benefícios que contribuem para uma vida mais feliz, plena e equilibrada.
Através de exercícios adaptados e alongamentos, especialmente os exercícios de respiração e a meditação, as pessoas portadoras de necessidades especiais encontram no yoga um recurso a mais para viver melhor a sua condição.
Exercitar-se física e mentalmente pode ajudar prevenir doenças secundárias à deficiência e trazer benefícios como:
- Consciência corporal e do movimento
- Melhora a circulação sanguínea e a consciência respiratória
- Maior agilidade, disposição, equilíbrio e força muscular
- Melhor coordenação motora e resistência física
- Melhora da autoestima
- Redução da agressividade
- Estimula a independência, a autonomia e a integração social
Aliás, um ponto importante do ioga para deficientes é justamente o quesito de integração social. Fazer aulas de ioga em grupo ajuda e muito a se integrar, fator importante para as pessoas portadoras de deficiência. O grupo é um lugar de acolhimento, de partilha, de diversão. O contato com o grupo por si só já é terapêutico, pois evita a solidão muitas vezes vivida pelas "minorias".
Conheça também os benefícios do yoga pré-natal.
Yoga para deficientes: tomar consciência do seu corpo
O corpo é uma ferramenta importante. No entanto, o fato de possuir uma limitação física não quer dizer muito quando se pratica o yoga.

Que tal fazer yoga online?
A Yoga é capaz de promover o aumento da consciência corporal, da força e melhora a concentração. Durante a prática da Yoga também são feitos exercícios de respiração e técnicas de relaxamento que podem ser empregadas por profissionais qualificados em pessoas com deficiência e condições de saúde específicas.
Dessa forma, é indicado para todas as faixas etárias, classes sociais, níveis intelectuais e, inclusive, para quem é portador de necessidades especiais.
Quando se possui uma deficiência física, é muito importante tornar-se consciente do próprio corpo, se conhecer, compreender que as barreiras e limitações podem ser transponíveis. Tudo é uma questão de reconectar-se com o próprio corpo, de restaurar o brasão da autoconfiança, e isso é completamente possível por meio de diferentes posturas praticadas no ioga.
Conhecer um pouco cada uma das modalidades do yoga ( e elas são numerosas) ajuda o praticante deficiente ou não a estabelecer com mais precisão os seus objetivos, respeitando sua condição.
Gostaria de praticar yoga em casa?
Por exemplo:
Iyengar Yoga
Esse método tem como características principais o rigor e o detalhe exigidos no alinhamento corporal em cada ásana (postura). Por isso, é bastante indicado para quem busca melhorar a força, a flexibilidade, o condicionamento físico e combater dores físicas resultantes da má postura. É ótimo contra problemas na coluna e dores nos músculos.
Swasthya Yoga
Esse tipo de Yoga proporciona resistência, flexibilidade e força através de uma abordagem técnica na prática dos ásanas, que são realizados de forma coreografada.
Tantra Yoga
Mais indicado para quem busca a energia latente encontrada no subconsciente, esse método de Yoga só deve ser realizado sob a supervisão de um instrutor qualificado, afinal, essa energia pode trazer à tona vários sentimentos há tempos escondidos no interior de seus praticantes. Porém, quando isso acontece, o praticante aprende a dominar a respiração, a sua energia latente, a concentração e o relaxamento, encontrando paz.
Yoga Integral
Mas se você procura conhecer vários estilos yogues em um único curso, procure por essas aulas, que incluem práticas respiratórias, posturas físicas, meditação, mantras e relaxamento, que trarão maior capacidade respiratória, condicionamento físico e flexibilidade, além de aumentarem a capacidade de relaxamento, concentração e devoção, recebendo benefícios integrais para a sua saúde.
(Fonte: Yoga Yoga/Cristiane Zen)
Veja aqui, como a prática do ioga pode ajudar as pessoas idosas.
Yoga como complemento do tratamento medical
O yoga é uma excelente terapia. Independente da condição de cada um, praticar ioga pode ajudar a restabelecer a saúde física e emocional, bases para uma vida mais plena.
Que tal fazer um curso de yoga para iniciantes?

O poder da auto-estima para a saúde e no tratamento de deficiências
Mesmo com restrições físicas diversas, as pessoas se sentem felizes ao praticarem o Yoga, pois ao conseguirem desenvolver as posturas com paciência e calma, têm sua auto-estima elevada.
Ao contrário de outras modalidades físicas, o Yoga desenvolve não apenas o físico de seus praticantes, mas também o psicológico, através de técnicas respiratórias e meditação, que ajudam na concentração, no auto-conhecimento e na estabilidade emocional.
Postura, Resistência, Força e Flexibilidade
Todas essas qualidades são adquiridas com a prática do Yoga, quando realizada regularmente. Isso porque as posturas obrigam o corpo a se realinhar e a ganhar equilíbrio, mesmo que no início seja bastante difícil para alguns praticantes.
Porém, com o passar do tempo, passam a ser realizadas facilmente, pois o corpo se acostuma a elas e as têm como corretas e segue-as no dia a dia. Dessa forma, o Yoga é uma das melhores práticas para quem possui restrições físicas.
Conheça, aqui, as vantagens de praticar ioga a dois.
A aula de yoga para pessoas com necessidades especiais
Uma aula de yoga tradicional pode então ser conciliada com uma deficiência motora ou não importa qual outra deficiência, se o professor de ioga puder e souber se adaptar ao seu aluno.

Assim, em uma aula de yoga para deficientes serão praticados mais exercícios de relaxamento, alongamentos, mas também saudações ao sol, uma boa maneira de encontrar a harmonia entre o corpo, a mente e o espírito. E tudo isso destinado e adaptado a todos, é felicidade que fala né?
Nas aulas são utilizadas normalmente as técnicas tradicionais do yoga, adaptadas a cada caso: posturas, técnicas de respiração, visualização e relaxamento, mantras e meditação.
O método Iyengar, que leva o nome de seu criador B.K.S. Iyengar, utiliza suportes/adaptações como: almofadas, cadeiras, cintos, blocos, dentre outros, na prática para ajustar e facilitar o posicionamento dos praticantes.
Os cadeirantes conseguem praticar a yoga sentados em sua própria cadeira e aqueles que tem mais facilidade e conseguem sentar-se sobre o mat terão como apoio todo o material de acordo com o que for necessário.
O professor de ioga deve conhecer o seu aluno e as suas limitações e ajudá-lo a superá-las. O importante é que o aluno converse com o professor, lhe deixando a par de sua condição e lhe explicando quais são os seus objetivos com o ioga, para que juntos consigam adaptar a aula de forma a atender as necessidades do aluno.
Se você está procurando um professor de ioga para deficientes, que tal contactar um dos nossos professor particulares? A aula particular pode se transformar em aula em grupo!
A plataforma que conecta profes particulares e alunos
Gostaria de mais informações sobre Yoga para que tem uma deficiência física.
Olá Rosana. Você pode encontrar um professor que atenda suas necessidades e te passe todas as informações em nosso blog. https://www.superprof.com.br/blog/