Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Estudar italiano para participar do programa Erasmus Mundus

De Joseane, publicado dia 14/05/2019 Blog > Idiomas > Italiano > Como fazer intercâmbio na Itália?

Se você está cogitando a possibilidade de fazer um intercâmbio na Europa, você é privilegiado sim! rs

Brincadeiras à parte, todos sabemos que fazer um intercâmbio é o desejo de muitos estudantes. Conhecer um novo país, uma nova cultura, viajar e se abrir para o mundo, tudo isso é motivo para se alegrar diante da vida, sobretudo quando se é estudante.

Para aqueles que sonham em um dia estudar na Europa, mais especificamente na Itália, saiba que essa possibilidade existe e é mais acessível do que imaginamos. Os estudantes brasileiros podem finalmente realizar o sonho de fazer um intercâmbio acadêmico na Itália graças ao programa de mobilidade acadêmica Erasmus Mundus que mantém parceria com diversas universidades brasileiras.

Estudar em Roma, na Bolonha, em Florença e por que não em Veneza? Fazer um intercâmbio na Itália certamente vai te proporcionar uma experiência rica e única, cheia de grandiosidade tal qual a Itália.

Se você já começou as suas aulas de italiano, você fez muito bem! Se ainda não começou, deveria começar. Algumas universidades exigem que os alunos possuam um determinado nível de conhecimento do idioma italiano para ingressar em seus cursos. O nível requerido depende do curso, claro e da universidade em questão.

Lembrando que durante o seu intercâmbio na Itália você terá a possibilidade de aprender italiano e ficar fluente nessa língua que tem sido cada vez mais requisitada no mercado do trabalho e das relações exteriores.

Se estudar na Itália é parte do seu projeto acadêmico, saiba como tornar o seu sonho em realidade…

Aprenda italiano com curso de italiano online!

O que é e como funciona o programa Erasmus?

O programa de mobilidade Erasmus Mundus é uma excelente oportunidade de estudar em Universidades renomadas na Europa, com o financiamento da União Europeia. Através desse programa de mobilidade acadêmica, os brasileiros podem se inscrever para cursar uma universidade na Europa.

Estudar fora do Brasil Erasmus é um programa de intercâmbio linguístico e cultural

O importante é estar inscrito em uma universidade no Brasil e ver com quais universidades europeias a sua universidade tem convênio, ou podem se candidatar a fazer o mestrado, doutorado ou pós doutorado em uma universidade na Europa através do programa Erasmus Mundus.

Objetivo:

Assim como o programa oferecido pelo Capes, o objetivo principal do Erasmus Mundus é promover ensino de excelência da educação superior e pesquisa, assim fortalecer os laços acadêmicos com os países de todo o mundo.

Quem pode participar?

Existem vários programas de Erasmus Mundus, por isso você tem que estar atento as diferentes propostas e aplicar para aquela que condiz com o seu projeto de estudo e mobilidade.

Se você já estiver na universidade, deve fazer a inscrição através do gabinete de relações internacionais da sua universidade, ficando atento para a disponibilidade de vagas e também para os requisitos de acordo com a modalidade do programa que você deseja se inscrever.

Para fazer inscrição sem estar cursando a universidade no Brasil, você deve se candidatar diretamente em uma Universidade na Europa, e depois fazer a candidatura para o pedido de bolsa do Erasmus Mundus.

Apesar do Erasmus Mundus estar mais focado em mestrado, algumas instituições ainda mantém parcerias para programas de doutorado.

Que tal fazer uma aula de italiano?

Qual a diferenã entre o Erasmus Mundus e o Erasmus +?

o Erasmus + é a junção de todos os programas Erasmus cujo objetivo é facilitar a gestão dos programas de intercâmbios, combater o desemprego e gerar mais oportunidades de formação e aprendizado entre estudantes de diferentes países.

Os programas que foram unificados em um só, são:

  • Erasmus Mundus;
  • Aprendizagem ao Longo da Vida;
  • Juventude em Ação;
  • Tempus;
  • Alfa;
  • Leonardo Da Vinci;
  • Edulink;
  • Programas de cooperação com países industrializados no domínio do ensino superior.

Ações Erasmus + são:

  • Erasmus+: Comenius: Foco no ensino escolar;
  • Erasmus+: Erasmus: Foco no ensino superior dos países integrados no programa;
  • Erasmus+: Erasmus Mundus: Foco em Diplomas Conjuntos de Mestrado;
  • Erasmus+: Leonardo da Vinci: Foco em ensino e formações profissionais;
  • Erasmus+: Grundtvig: Foco em educação para adultos;
  • Erasmus+: Juventude em Ação: Foco em aprendizagem não-formal e informal dos jovens;
  • Erasmus+: Jean Monnet: Foco no domínio dos estudos sobre a União Europeia;
  • Erasmus+: Desporto: Foco em atividades de esporte.

Saiba mais sobre como estudar na Itália, clicando nesse link.

Bolsa Erasmus: entenda o sistema de ensino italiano

Como estudar na Itália? E se você estudasse italiano na própria Itália?

Antes de decidir que a Itália será o país no qual você passará seus próximos meses como estudante no exterior, você deve, primeiramente, se certificar de que a língua italiana é uma língua que lhe interessa, uma língua que você gosta e deseja realmente aprender. É verdade que o Vaticano, a torre de Pisa, e as vinícolas da Toscana faz você sonhar, mas não esqueça que você está indo para a Itália para estudar antes de qualquer outra coisa!

Com universidades de prestígio como a Universidade de Bolonha, a Universidade La Sapienza em Roma ou a Politécnica em Milão, a Itália é um dos países que mais atraem estudantes estrangeiros. A Itália é uma nação que valoriza e prestigia os estudos acadêmicos. Ter um diploma de uma das renomadas universidades italianas certamente vai fazer a diferença no seu currículo.

O sistema de ensino da Itália possui algumas semelhanças com o nosso sistema de ensino superior, mas não é completamente equivalente, como veremos a seguir:

 Laurea: que equivale a Licenciatura/bacharelado

O Curso de Laurea representa o primeiro nível de estudos universitários e é composto por 180 créditos universitários, distribuídos em um máximo de 20 exames. A Laurea dura três anos e no final do curso o grau obtido é de Dottore.

O objetivo do curso é garantir a preparação geral relativa às disciplinas de base e características do curso escolhido, também a formação profissional para favorecer a inserção no mundo do trabalho.

1° Ciclo

Laurea: 180 créditos, duração 3 anos.
Título de acesso: Diploma escola secundária.
Qualificação acadêmica: Dottore.

Laurea Magistrale – Ciclo Unico (sem equivalente no Brasil)

O Curso de Laurea Magistrale a Ciclo Unico tem a duração de cinco anos (300 créditos distribuídos em um máximo de 30 exames) ou seis anos (360 créditos distribuídos em um máximo de 36 exames).

Quanto custa um intercâmbio na Itália? Obter um diploma de uma universidade italiana faz sim a diferença!

Você pode acessar o curso com um  diploma da escola secundária.

O objetivo do curso é fornecer uma formação de nível avançado para o exercício de profissões regulamentadas e de atividades altamente qualificadas.

São cursos de Laurea a Ciclo Unico, regulados pela normativa européia: Medicina e Cirurgia, Odontologia e Prótese Dentária, Medicina Veterinária, Farmácia, Química Farmacêutica e Tecnologia, Arquitetura, Engenharia Predial – Arquitetura, Direito,  Ciências da Educação Primária e Conservação e Restauro de bens culturais.

Após concluir a Laurea Magistrale a Ciclo Unico (LMCU), o estudante poderá ingressar nos seguintes cursos:

Master universitari di II livello
Corsi di Alta Formazione, di Aggiornamento permanente o ricorrente.
Scuole di Specializzazione
Dottorato di Ricerca

Ciclo Unico

300 crediti: Architettura, Chimica e Tecnologia Farmaceutiche, Farmacia,Giurisprudenza, Ingegneria Edile/Architettura, Scienze della Formazione Primaria, Medicina Veterinaria.
360 crediti: Medicina e Chirurgia e Odontoiatria e Protesi Dentaria.
Título de acesso: Diploma escola secundária.
Qualifica acadêmica: Dottore Magistrale.

O Laurea Magistrale –2º Ciclo: equivalente do Mestrado

O Programa de Laurea Magistrale constitui o segundo nível de estudos universitários. Antes da reforma introduzida pelo Decreto Ministerial 207/04, esse tipo de grau era chamado de Laurea Specialistica.

O programa de Laurea Magistrale dura dois anos e, no final do curso, o estudante alcança a qualificação de Dottore Magistrale. O objetivo do curso de Laurea Magistrale é fornecer uma formação avançada para o exercício de atividades de elevada qualificação, em ambientes específicos.

O Dottorato di Ricerca, o equivalente do doutorado

Dottorato di Ricerca: durata 3/4 anni.
Título de acesso: L. Magistrale, L. Magistrale a ciclo unico.
Qualificação acadêmica: Dottore di Ricerca.

Scuola di Specializzazione: durata definita dal regolamento didattico del corso.
Título de acesso: L. Magistrale, L. Magistrale a ciclo unico.
Qualificação acadêmica: Specialista.

Estudar na Itália sem medo com Erasmus!

Como estudar na itália Faça do seu intercâmbio Erasmus uma experiência enriquecedora e única

Muitos estudantes ainda exitam quando da decisão de fazer um intercâmbio em um país estrangeiro. O medo é uma reação normal, afinal de contas estamos indo para um país com uma cultura e costumes diferentes, onde se fala uma língua que não dominamos!

De fato, uma verdadeira fonte de estresse para os estudantes, um intercâmbio universitário também significa lidar com pequenas dificuldades como encontrar um apartamento, abrir uma conta bancária ou preparar documentos. Mas nada disso é motivo para entrar em pânico, afinal de contas, você não será a primeira pessoa a passar por esse processo e você poderá sempre buscar ajuda.

Tendo em conta o número crescente de estudantes Erasmus na Itália e no mundo,  uma associação foi criada com o objetivo de ajudar e aconselhar os estudantes estrangeiros. O ESN é uma associação, estabelecida em cada cidade que acolhe o Erasmus, cujo objetivo é oferecer aos recém-chegados dicas e informações que facilitarão sua integração no novo país!

Se conectando ao site https://www.esnitalia.org/quo-vadis, você perceberá que não está sozinho, você poderá se conectar com outros estudantes mundo a fora que se encontram na mesma situação que você. No site também é possível obter dicas de locais para aprender italiano, entre outras.

Comece a se preparar para estudar na Itália, encontre um professor particular de italiano aqui mesmo no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar