Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saber a língua russa e seus desafios

De Carolina, publicado dia 06/01/2019 Blog > Idiomas > Russo > Como aprender a falar russo?

Numerosos estudos científicos foram realizados sobre a capacidade de concentração do ser humano. Alguns falam em alguns minutos, outros em cerca de uma hora, mas todos concordam que esse tempo de concentração máxima é raro e precioso.

Entendemos com isso que são esses momentos de aprendizado que devem ser aproveitados e que é necessário privilegiar a qualidade da aprendizagem a sua quantidade. Nesse sentido, tentar estudar 4 horas seguidas da gramática russa provavelmente não produzirá os mesmos efeitos que uma aprendizagem cotidiana e regular.

O que você está esperando para aprender a língua russa?

Dedicação e planejamento para aprender a língua russa Não desanime! Aprenda russo e abra portas para o futuro

A chave para o sucesso é sempre se concentrar em métodos eficazes. Não considere que, quanto mais tempo você gasta em livros, mais rápido você vai aprender.

Então, como economizar tempo e eficiência para aprender russo?

Como aprender russo sozinho?

É claro que, quando você começa a aprender uma língua estrangeira, precisa começar com coisas simples e não entrar de cabeça nas regras mais complexas da gramática russa, correndo o risco de abandonar seus estudos.

Aprender o alfabeto cirílico (o alfabeto russo) já é um primeiro ponto.

Saber falar sem ter aulas de russo com um professor requer muita motivação, muito trabalho e rigor. É necessário que o seu aprendizado se torne uma rotina, algo do dia a dia sem que isso se torne uma tarefa.

Trabalhar um pouco todos os dias é muito mais motivante e eficaz a longo prazo que trabalhar duas horas uma vez por semana, por exemplo.

Nós já falamos sobre isso no Superprof, mas uma técnica que se provou é a dos Pomodoros!

“Pomodoro” significa “tomate” em italiano, mas é principalmente o tipo de temporizadores usados ​​na culinária. Eles geralmente podem ser regrados em 25 minutos, o tempo estimado de concentração da maioria das pessoas.

Trabalhar direito durante 25 minutos e depois fazer uma pausa de 5 minutos. Realmente 5 minutos. Defina um alarme para não exceder esse tempo e mantenha o foco no seu trabalho.

Onde fazer aulas de russo em São Paulo? Para evitar esquecer e aprofundar as noções já aprendidas, você tem que trabalhar regularmente.

O ideal é ligar duas ou três sequências de 25 minutos por dia. Mas se o seu horário permitir que você faça somente um, não desanime, ainda vai funcionar! Você somente precisará de mais tempo (dias, meses…) para se aprofundar mais.

O outro elemento importante a saber é a curva do esquecimento. Quando você aprende o vocabulário russo, por exemplo, você tem que pensar em revisá-lo em um período de tempo mais ou menos curto. Isso é importante para colocá-lo na memória a longo prazo.

Um truque é os cartões de memória com as palavras russas na frente e a tradução portuguesa nas costas. Usando 3 caixas (novas palavras, palavras que exigem revisão e palavras adquiridas), é possível enriquecer seu vocabulário rapidamente.

As duas técnicas associadas dão bons resultados!

Aprender russo é difícil?

O russo é uma língua difícil? Ele faz parte da família das línguas eslavas. Isso não é novidade para ninguém: o alfabeto russo é diferente do que podemos encontrar para as línguas latinas, anglo-saxônicas ou germânicas.

É como quando você tenta aprender chinês com caracteres ou sinogramas ou aprender japonês com o famoso kanji: você tem que dominar um novo método de escrita.

Aprender o idioma da Rússia tem suas vantagens As belas paisagens russas vão inspirá-lo

Com a diferença de que a aprendizagem do alfabeto russo por si só é muito mais simples, porque podemos encontrar pontos de comparação com as letras latinas.

De fato, algumas letras do alfabeto cirílico são emprestadas de línguas latinas. No total, o alfabeto russo é composto de 33 letras diferentes divididas assim:

  • 7 letras latinas,
  • 9 letras gregas,
  • 15 letras russas,
  • Marcas diacríticas para indicar vogais longas e tônicas. Esses sinais têm a particularidade de “amolecer” ou “endurecer” a vogal. Eles não são nem consoantes nem vogais e esses dois signos não têm transcrição fonética, uma vez que simplesmente não têm som.

No entanto, embora os alfabetos sejam diferentes, os métodos do sistema de escrita são semelhantes. De fato, o alfabeto russo tem 33 letras e não mais. Os sistemas de escrita são totalmente diferentes na China ou no Japão, com caracteres que têm a formar kanji ou sinogramas e estão quase infinitamente em declínio.

A diferença no sistema de escrita é, portanto, real, mas muito menos penalizante e, às vezes, até mais desanimadora que o processo de aprender escrita árabe, kanji ou caracteres chineses.

Quanto tempo é necessário para aprender russo?

Alcançar um bom nível em uma língua estrangeira depende de vários critérios. Aqui estão eles.

Qual é o nível a ser alcançado?

O primeiro critério de avaliação é o grau de exigência.

Qual é o nível que você quer chegar na língua? Qual é o nível que você já tem no idioma? Você vai começar do zero? Então, é importante estabelecer seus objetivos e atingir suas expectativas. Estamos falando aqui sobre aprender uma língua, mas o domínio dos elementos da linguagem mais específicos de um campo levará ainda mais tempo.

Defina um objetivo nivelado, correspondente a uma ou mais necessidades (especialmente para aqueles que desejam trabalhar em São Petersburgo, ir à Rússia para uma estadia linguística na capital Moscou ou em qualquer outro lugar no país). Aliás, é preciso saber russo para trabalhar no país?

Saber falar russo fluentemente é, nesse sentido, subjetivo. Para alguns, ser fluente é conversar em uma outra língua sem procurar as palavras ou ter uma correta compreensão oral em relação a um interlocutor. Enquanto para outros, o domínio do russo resulta na possibilidade de debates ou longas discussões sobre assuntos mais técnicos, como política, relações internacionais ou economia.

A língua russa pode atrair novas oportunidades Conhece a Rússia? Por que não aprender o seu idioma?

Assim, os critérios de exigência não são os mesmos para todos e nem a capacidade de aprendizagem. Ela muda de uma pessoa para outra. Portanto, é difícil estimar precisamente uma duração de aprendizagem para uma determinada pessoa. Muito menos uma média que definiria o tempo necessário para aprender russo para todos…

Quanto tempo dedicar por dia?

Como aprender russo rapidamente?

Viagens de ônibus ou metrô são muitas vezes chatas. Por que não aproveitar esse momento quase perdido do seu dia  para aprender a língua russa? Ou algum momento do seu dia em que você está mais disponível?

É preciso saber russo para trabalhar no país?

Embora existam histórias de pessoas que trabalharam por vários meses na Rússia sem primeiro fazer cursos de russo e não falarem uma palavra, desaconselhamos uma aventura sem um projeto específico com oportunidades reais.

De fato, é difícil procurar emprego sem o domínio do alfabeto cirílico, da gramática russa e pelo menos sem um nível intermediário de domínio da língua russa sozinho ou com um professor. No nível de igual competência, é inútil especificar que um empregador favorecerá um candidato com melhor domínio do russo.

Algumas oportunidades serão possíveis somente com o domínio do russo no trabalho.

Basta dizer que as chances de encontrar um emprego em uma empresa onde a língua do trabalho não é a russa são próximas de zero.

Mas se é precisamente essa sede de aventura que te leva a querer entrar de cabeça no idioma, vá em frente! Mas saiba que pode ser mais fácil encontrar emprego em cargos que não exigem interações muito longas com o público (garçom em um bar, por exemplo). Para cargos em escritório, a dificuldade será muito maior.

Mais fácil em áreas específicas

É possível aprender russo rapidamente?

Conhecer as palavras russas em seu meio de trabalho pode ser útil.

Experiência em enologia, culinária ou panificação?

Graças a um investimento relativamente rápido, será possível desenvolver essas habilidades. Os russos gostam de cozinheiros ou de confeiteiros, por exemplo. A única prerrogativa provavelmente será familiarizar-se com a transcrição russa de termos técnicos.

É possível aprender russo rapidamente?

É extremamente difícil ou impossível responder à pergunta “Quanto tempo demoraria para aprender russo?”. Isso depende de muitos fatores como:

Idioma da Rússia requer dedicação Quer ser uma locomotiva quando o assunto é falar a língua russa?

  • O tempo dedicado aos estudos da língua pelo aluno,
  • Se ele já aprendeu outras línguas estrangeiras. Pode acreditar, o fato de conhecer outros idiomas ajuda muito o processo de aprendizagem de uma outro,
  • O porquê do aluno estar aprendendo a língua: motivo profissional, turismo, estudos…

Afinal, o que queremos dizer com “falando russo”?

Não desanime com as primeiras dificuldades com a língua russa

  • É capaz de se comunicar em situações do dia a dia?
  • É capaz de se familiarizar e utilizar expressões russas como se fosse sua língua materna?
  • É capaz de ver um filme russo sem a ajuda de legendas?

O propósito inicial e sua própria definição de “saber falar a língua russa”, portanto, afeta muito o tempo de aprendizagem.

O que vai ser primordial para o seu aprendizado é sua motivação verdadeira! Aprender o alfabeto demora apenas alguns dias. Estamos longe de um verdadeiro domínio da língua, mas já é um começo!

Um nível básico exigirá apenas alguns meses de aprendizado, ou mesmo algumas semanas para aqueles que já ancoraram o mecanismo de aprendizado de idiomas.

Com esse nível, é possível conversar sobre assuntos corriqueiros e expressar um ponto de vista sobre um assunto simples (não política, religião…). Já pensou em passear em São Petersburgo?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar