Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como ter sucesso estudando em uma cidade russa?

De Ana, publicado dia 17/06/2019 Blog > Idiomas > Russo > Dicas para estudar na Rússia?

Se você é do tipo de pessoa apaixonada por línguas exóticas, literatura, adora história de revolução, principalmente, comunista e não se intimida com baixas temperaturas, mesmo no verão…

A Rússia é o lugar certo para você!

Acredita-se que nos últimos anos, o número de estudantes estrangeiros viajando em direção a Rússia tenha crescido vertiginosamente.

Há expectativas de que o número não pare de crescer, ainda mais devido a boa aceitação do governo russo a estudantes estrangeiros.

Quer saber como ser aceito em uma universidade?

Fique conosco que iremos contar nossas melhores dicas para você estudar na Rússia!

Saiba mais sobre a universidade russa de sua escolha

Ninguém escolhe o livro apenas pela capa, é necessário saber a qualidade do que está escrito nele. Assim é a vida, precisamos fazer as melhores escolhas pautadas na qualidade.

O mesmo deve acontecer com a escolha da faculdade, ir muito além de eleger a mais bonita e se inscrever, o estudante deve avaliar a universidade em um todo.

Escolha uma faculdade russa que esteja no Ranking das melhores universidades. A escolha da sua universidade russa deverá ser pautada na qualidade de ensino da instituição.

A universidade deve ser referência na sua área.

Infelizmente, não existe um programa  Erasmus para a Rússia, mas os estudantes podem se dedicar a outros programas de intercâmbio.

Sempre bom ficar atento ao fato de que o sistema de ensino da Rússia e do Brasil são diferentes, por isso, confira se a instituição de ensino é uma referência na sua área de conhecimento.

E não se esqueça, são mais de 800 universidades esperando por você. Então, pesquise:

  • O processo administrativo para se inscrever;
  • As opções para financiar os seus estudos;
  • As disciplinas ensinadas;
  • Se no currículo da universidade inclui cursos de russo para estudantes estrangeiros:

Outras questões devem ser esclarecidas antes da sua viagem para a Rússia:

Se o seu visto de estudante permite que você faça estagio na Rússia?

Se existe a possibilidade de você trabalhar durante sua permanência no país?

Todas essas perguntas podem ser respondidas pelo Departamento de Relações Internacionais e Admissão. Pode acontecer do contato ser em russo ou inglês.

Então, que tal fazer aulas de russo online para melhor suas habilidades na língua?

Faça aulas de russo

Assim como é preciso ter noções de inglês para aproveitar um intercâmbio na Inglaterra, também é necessário ter noções básicas de russo para sobreviver na Rússia.

E não tente se expressar em português na Rússia, pois poucos falam português como idioma estrangeiro. Então, o melhor é ir aprimorando suas habilidades linguísticas:

  • Aprendendo sozinho como autodidata;
  • Tendo aulas particulares de russo;
  • Ou verificar a disponibilidade da sua universidade oferecer o curso de russo:

Entre essas opções, a melhor é ter aulas de russo com um professor particular, ele é a pessoa mais indicada para dar aulas intensivas voltadas para a sua viagem.

Não esqueça de ouvir podcast russo para ir se familiarizando com a língua!

Verifique se existe sistema de equivalência de grau entre a sua universidade e a Russa

Embora nem todos saibam, há possibilidade de solicitar equivalência de grau para alguns cursos universitários.

Normalmente, isso é possível para os cursos de grande renome como engenharia, medicina, física, matemática, química, biologia…

São mais de 800 universidades esperando por você. Antes de iniciar seu curso em uma universidade russa, verifique se o diploma da universidade é válido no seu países.

Algumas universidades oferecem ao aluno a possibilidade de participar dos programas de intercâmbio, seja por um semestre ou por um ano.

O estudante também pode optar por estudar pagando todas as despesas, mas precisa verificar se existe sistema de equivalência de grau, ou seja, verificar se o seu diploma na universidade russa será reconhecido no seu país.

Nesse sentido, é bom escolher as universidades da Rússia inseridas no ranking das melhores universidades do mundo, elas têm equivalência internacional como, por exemplo, Sao Petersburgo e Universidade Estadual de Moscou.

Em caso de dúvidas, consulte o site do Ministério da Educação e Ciência da Federação Russa, lá você encontra todas as informações sobre ensino na Rússia para os cidadãos estrangeiros !

Se informe sobre o processo de seleção do Governo da Federação Russa

Muitos pessoas se candidatam às vagas para estudar na Rússia, isso se deve ao fato do sistema educacional russo ser bastante atraente.

De fato, o país atrai os estudantes, porque além de possuir excelentes universidades, estudar na Rússia é mais em conta, mesmo considerando despesas como moradia e outras despesas diárias.

A Rússia é um dos destinos mais baratos para se estudar!

No entanto, o processo para ingressar em uma universidade russa acontece em várias etapas. O estudante precisa ficar atento as publicações sobre as vagas nas universidades ou procurar uma agência de intercâmbio.

Saiba como estudar na Rússia. Para admissão nas universidades, institutos e escolas profissionais na Rússia, os estudantes estrangeiros precisam apresentar alguns documentos.

O estudante pode preencher o perfil no site Russia Study, quando a chamada estiver aberta e:

  • Preencher os formulários solicitado pelo edital de seleção;
  • Anexar todos os documentos necessários;
  • Confirmar sua solicitação;
  • Aguardar o contato:

E se não tem passaporte, faça um o quanto antes, pois durante o processo será solicitado a cópia do seu passaporte.

Entreviste estudantes de russo sobre sua experiência na Rússia

A Rússia é o destino de muitos estudantes de idiomas e universitários. Facilmente, você vai encontrar pessoas satisfeitas com o contato que tiveram com o país.

De acordo com a maioria dos estudantes de russo, seus estudos na Rússia foram bem sucedidos. Não perca a oportunidade de entrevistar outros estudantes de russo, seja via LinkedIn, e-mail, facebook…

Aproveite para entrar em contato com outros estrangeiros que estiveram na mesma situação que você.  Tire suas dúvidas sobre:

  • Nível exigido de proficiência no idioma;
  • Como funciona as bolsas de estudo;
  • Como fizeram para tirar o visto?
  • Como funciona o processo de auxílio mobilidade;
  • Equivalência de grau entre a sua faculdade e a qual você deseja estudar na Rússia;
  • A vida na Rússia, entre outras coisas:

Certamente, para esses estudantes, a viagem à Rússia foi uma experiência extraordinária. Seja pela melhora das habilidades linguísticas, enriquecimento cultural ou aperfeiçoamento de alguma área de conhecimento.

Os estudantes sempre relatam que seus estudos na Rússia foram bem sucedidos.

Talvez, por isso, poucos regressam antes de finalizar o curso.

Você também pode tirar dúvidas na Embaixada da Rússia no Brasil!

Organize o seu orçamento

O custo de vida não ser tão alto é a grande vantagem de optar pela Rússia como destino de viagem. O estudante pode estudar e viver bem com valores mais baixos do que em outros países.

Mas como financiar meus estudos na Rússia?

Existem diferentes maneiras de financiar seus estudos:

  1. Ser admitido em um programa de estudo financiado pelo governo.
  2. Viajar como Au Pair em troca de moradia e pagar suas despesas pessoais com a remuneração de au pair.
  3. Ou organização financeiramente para estudar no exterior.

Ao decidir pela terceira opção, você terá gastos com a universidade, moradia e despesas pessoais. Os valores universitário podem variar de um curso para o outro, mas podem não ultrapassar R$15.000 ao ano.

As despesas como moradia, o melhor é procurar o alojamento universitário ou o acolhimento de uma família anfitriã, saem muito mais em conta.

Entre em contato com associação de estudantes

Imagina um estrangeiro que não domina tão bem a língua assistindo aulas em árabe ou russo no seu primeiro dia de aula. Se tratando de cultura totalmente diferente a do estudante, a universidade pode se tornar assustadora, mas também fascinante.

A universidade, muitas vezes, é um ambiente assustador.

O melhor é se fortalecer com a ajuda de outros estudantes mais antigos, nesse caso, as associações estudantis são excelentes parceiros para apoia-lo quando precisar de ajuda. Eles podem orienta-lo nas suas inscrições de disciplina, sobre o curso e dando suporte com conselhos diários.

Vale informar que a maioria das universidades russas dispõe de um escritório estudantil para promover o acolhimento de alunos estrangeiros e integração. Nesse espaço é possível fazer amigos de todo os lugares do mundo!

Cumpra as formalidades administrativas

Uma das formalidades administrativas mais importante e que qualquer pessoa que deseja estudar no exterior deve seguir é o pedido de visto.

De acordo com as regras para vistos de curta duração, é possível ficar na Rússia por 3 meses com visto de turista. Outras situações como estágio, estudo, trabalho, voluntariado… é necessário consultar o site do Consulado da Rússia no Brasil para outro tipo de visto.

De antemão, podemos antecipar alguns dos documentos que deverá ser levado pessoalmente no Consulado da Rússia no Brasil:

  • Passaporte com validade acima de 6 meses;
  • Formulário de obtenção de  visto corretamente preenchido;
  • Foto 3×4,devidamente colada no formulário informado acima;

Como informado acima, para viagens de turismo, não é cobrado visto, mas o passaporte precisa estar na validade.

E não se esqueça de preencher atentamente os formulários de visto para não correr o risco de ter o seu visto negado

Normalmente o prazo para a concessão de visto é de 10 dias úteis, existe a possibilidade de solicitar urgência. No entanto, o valor  é alto.

Resumindo, estudar no exterior representa a oportunidade de descobrir outra cultura. A dica que temos é:

Não desperdice a oportunidade de estar reunido com os falantes nativos e aprender mais. Saia para curtir os teatros, leia bastante, mergulhe nos hábitos e costumes dos falantes de russo.

Viajar é abrir as asas e expandir seus horizontes!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar