Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são os passos necessários para se tornar estudante de russo?

De Ana, publicado dia 17/06/2019 Blog > Idiomas > Russo > Formalidades para estudar na Rússia

Está pensando em melhorar suas habilidades em russo, fazer um curso universitário e é apaixonando por culturas ?

Temos uma boa notícia, você pode realizar seus três desejos se tornando um estudante de russo, na Rússia.

Se nunca pensou na Rússia como destino de viagem, saiba que as universidades russas são o destino predileto de muitos estudantes estrangeiros que almejam ensino de alta qualidade e sem muitas burocracias.

Cerca de 300 000 estudantes que vão estudar nas universidades estaduais da Rússia são de 200 países diferentes!

Acontece que o sistema de ensino superior russo é formado por mais de 800 universidades. Desse número,  650 são universidades estaduais com aproximadamente 9 milhões de estudantes.

Mas por que a Rússia atraí tantos estudantes estrangeiros?

O ensino superior russo oferece aos estudantes uma grande variedade de disciplinas, com aproximadamente 300 especialidades, entre elas engenharia, economia, medicina e de humanas. Além de oferecer a possibilidade de acesso aos mais modernos laboratórios e centros científicos.

O governo da Rússia financia 80% dos estudos de estudantes estrangeiros matriculados nas universidades estaduais.

Em média, o custo de um ano na Rússia gira em torno de 2500 a 4000 USD, incluindo as despesas acadêmicas e acomodação no albergue estudantil.

Ficou interessado?

Hoje preparamos um guia prático de tudo que é preciso para se tornar um estudante de russo!

1. Ser aceito em uma universidade russa

Talvez este seja o passo mais importante, ser aceito nos inúmeros programas disponíveis para o ingresso de estudantes estrangeiros nas universidades de toda a Rússia.

No entanto, o “sim” pode exigir algumas formalidades administrativas que devem ser seguidas conforme solicitado pela universidade, e isso pode não ser tão fácil para alguns alunos.

Confira nossas dicas para estudar na Rússia como estudante universitário. Relaxa! Existem várias formas de estudar na Rússia como estudante estrangeiro.

Desses vários programas, cada universidade tem suas normas de admissão.  Isto significa que o estudante precisa seguir atentamente o edital, pois basta o envio de um documento errado e perde-se a oportunidade de ser aceito na universidade russa.

E como é o sistema de aceitação ?

A depender do seu tipo de programa de ingresso na universidade, o estudante pode receber por e-mail o restante das formalidades administrativas que deverá cumprir para se estabelecer em território russo.

Geralmente, o estudante que almeja estudar na Rússia deve se inscrever no início do ano e deverá cumprir a tempo todos os trâmites administrativos

As inscrições são aceitas de 1° de março a 1° de outubro e as aulas iniciam a partir dia 20 de setembro. As universidades orientam aos alunos a chegarem até meados de novembro para cumprir os estudos preparatórios.

O estudante portador de passaporte de países que não têm necessidade de visto pode fazer sua candidatura nos cursos principais (primeiro e subsequente) de 1° de março a 15 de agosto de cada ano.

E o estudante estrangeiro portador de passaporte que precisa de visto tem sua candidatura aceita do dia 1° ao dia 15 de julho.

Confira algumas etapas do processo:

  • A instituição irá processar sua solicitação, aceitando ou não, o seu arquivo;
  • Após isso, o estudante deve cumprir com os procedimentos administrativos como, por exemplo, pedido de visto;
  • E decidir seu tipo de acomodação na Rússia:

O estudante pode optar por arcar com as despesas acadêmicas ou se candidatar a uma vaga em programas financiados pelo governo russo, nesse caso pode ser que o processo seja um pouco mais demorado.

Aconselhamos a ficar atento a cada detalhe, pois a omissão de um simples documento pode fazer você não ser aceito.

Já tem passaporte?

Se não tiver, faça o seu agendamento o quanto antes, pois o agendamento para passaportes e vistos costumam demorar. Assim como o prazo de entrega. Geralmente, 2 semanas para ficar pronto.

Sem passaporte não se consegue sair do país!

2. Cumprir todas as formalidades administrativas da universidade russa

Finalmente recebeu a resposta positiva da universidade, agora é seguir todas as etapas solicitadas no e-mails de confirmação para os procedimentos administrativos.

E agora?

Como mencionado acima, o passaporte é crucial na vida de quem deseja sair do país. Por isso, verifique se o seu passaporte está na validade.

Confira se o seu passaporte está na validade. O passaporte precisa ter validade de pelo menos 6 meses para entrar na Rússia.

Sobre visto!

A Rússia estabelece acordo de isenção de visto de curta duração com alguns países, como o Brasil. Dando direito de permanecer no países por até 90 dias.

Sendo assim, a pessoa que deseja estudar em uma universidade russa por mais de 90 dias deve solicitar visto específico. Mas pode ser que se atrapalhe com tantas informações não muito claras e objetivas.

Então, confira algumas informações para agilizar a sua vida:

  • O visto é essencial quando você viaja para o exterior;
  • O seu pedido deve ser feito diretamente pela Embaixada Russa;
  • As agências de turismo podem servir de intermediário no seu pedido de visto, eles podem ajuda-lo nesse processo;
  • Seu pedido de visto será colado no seu passaporte e, não estranhe, ele será carimbado todas as vezes que você viajar para o exterior;
  • Sobre datas, a data do início do visto deve corresponder a sua chegada no território russo e a data de validade corresponde a data máxima da sua permanência no país:

O pedido de visto para a Rússia pode demorar 10 dias para ficar pronto!

Será solicitado os seguintes documentos para pedido de visto:

  • Formulário de pedido de visto devidamente preenchido;
  • Fotos de identidade;
  • Passaporte válido por no mínimo 6 meses;
  • Uma carta convite emitido pela universidade ou Serviço Federal de Imigração;
  • Um certificado do seguro viagem
  • Atestado médico *

*De acordo com o site do Itamaraty, o cidadão que almeja solicitar visto de permanência na Rússia deverá apresentar exame médico, em caso de apresentar resultado positivo para HIV/AIDS, o seu visto pode ser negado.

Para mais informações sobre pedido de visto, clique aqui!

3. Formalidades de alojamento nas cidades russas

Já falamos sobre passaporte e visto, agora vamos a escolha do alojamento. Sabemos que ir à Rússia a passeio é uma coisa, mas viver no países é bem diferente.

O alojamento proporciona trocas culturais. Assim que chegar no alojamento estudantil, seus colegas de alojamento vão orienta-lo a visitar a histórica Praça Vermelha.

Chegado o momento de procurar uma acomodação no país, muitos estudantes vão optar pelo dormitório universitário russo, ele é o tipo de habitação muito requisitado pelos universitários, mas existem outros. Veja:

  • Acolhimento de uma família anfitriã;
  • Aluguel de apartamento;
  • Aluguel de estúdio;
  • Dividir um apartamento com um expatriado;

No caso da família anfitriã, o estudante tem a vantagem de ser acolhido por uma família russa e poder partilhar da rotina e costumes dos moradores, além da possibilidade de aperfeiçoar suas habilidades no idioma.

Se o estudante optar pelos dormitórios, a universidade pode solicitar seguro médico e atestado de sanidade mental. Parece absurdo, porém faz parte dos regulamentos de algumas universidades.

No caso do aluguel de apartamento, existe a vantagem da liberdade de ir e vir, mas… não é tão fácil alugar um apartamento, ainda mais sendo um estrangeiro, pois os processos administrativos podem ser bem complicados.

Está pensando em aprender russo, no Superprof você pode fazer aulas de russo online!

4. Preparar sua chegada logística em solo russo

Percorremos todas as informações sobre os trâmites da sua viagem, é chegado o momento de falar das formalidade quando estiver em solo russo.

Prepare sua chegada na Rússia com as dicas que preparamos para você. Chegou na Rússia e ficou inseguro com seu nível de russo, talvez seja melhor se aperfeiçoar com aulas particulares de russo.

Vamos lá!

Assim que você desembarcar, terá que passar pela imigração. Eles irão solicitar:

  • Seu passaporte;
  • Seguro de viagem dos dias que você ficará em solo russo
  • Comprovante de acomodação;
  • E, possivelmente, podem perguntar se tem a quantia necessária para se manter no países:

Sobre o comprovante de acomodação, ela serve para provar que o estudante tem residência permanente na Rússia. Normalmente, este documento é fornecido ao estudante pela universidade em duas condições:

Estudante que mora no campus, em dormitórios – a universidade se encarrega de fazer o registro do aluno.

Estudante que mora fora do campus, em apartamento – O proprietário do apartamento se encarrega de fazer o registro, mas pode acontecer da própria universidade se encarregar de fazer seu registro do estudante.

Ter um lugar fixo pode ajuda-lo com outras questões administrativas como ter um telefone ou abrir uma conta no banco.

Você pode saber mais sobre questões ligados ao banco entrando em contato com os famosos bancos da Rússia:

  • O maior banco da Rússia – Sberbank
  • Tinkoff
  • Alfa Bank

Se houver a possibilidade de abrir uma conta no banco, isso irá ajudá-lo nas suas despesas diárias.

Então, pronto para ir à Rússia?

O ensino superior russo será uma excelente oportunidade de você conhecer a beleza incomparável de um país com vasta diversidade de estilos arquitetônicos e paisagens naturais. Além de aproveitar das ricas tradições e costumes do país!

Gostou?

A Rússia possuí um patrimônio histórico e cultural único!

Suas universidades são de renome mundial e possuem mais de 100 anos de história e prestígio. Estudar em uma universidade russo é uma oportunidade de ouro, o tipo de experiência que o estudante vai recordar para o resto da vida.

E se você tivesse aulas de russo online para melhorar sua habilidade na língua?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar