Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda a escrita russa sem mistérios

De Carolina, publicado dia 12/01/2019 Blog > Idiomas > Russo > Saiba tudo para escrever em russo

Estudar a língua russa no Brasil é imediatamente chique e distinto. Essa expressão refere-se a uma cultura tão poderosa quanto impressionante, rica em muitos séculos de história e com inúmeras produções literárias e artísticas.

Se o bom sotaque russo é muito agradável aos ouvidos brasileiros, qualquer que seja a língua em que é expresso, poderíamos dizer o mesmo da escrita do russo: o alfabeto cirílico usado na Federação Russa é uma atração inteira para estrangeiros.

Visto do Ocidente, onde o alfabeto latino é quase dominante, o sistema cirílico russo traz um toque de exotismo. Os latinistas de bom grado também encontram isso no grego antigo, em comparação com o latim clássico, muito próximo de nós.

Compre um teclado cirílico Já pensou em aprender russo para encontrar emprego?

Um alfabeto diferente, composto atualmente de 33 letras, é um mundo inteiro para explorar e meditar, para aprender a ler… mas também para saber como escrever um russo perfeitamente!

Instale o alfabeto russo em seu computador

Como era de se esperar, os teclados de computador da Federação Russa respondem a imperativos linguísticos muito diferentes dos do ocidente.

Estamos entrando no terreno da cultural grega e bizantina sem saber! Isso mesmo, o cirílico tem também origens nos dois alfabetos. É difícil escrever o alfabeto russo para um brasileiro?

Encontraremos algarismos arábicos e pontuações conhecidas… mas nenhum caractere latino. As letras do alfabeto cirílico aparecem no lugar dos 26 caracteres do português e de outras línguas latinas.

O teclado dos falantes de russo permite que você digite as trinta e três letras do alfabeto cirílico usadas em grande parte da Europa Oriental, Ásia Central e Norte da Ásia.

Mesmo que o alfabeto russo tenha 33 letras, nossos amigos moscovitas não têm um teclado de extensão que tenha teclas adicionais…

É bem possível encontrar na net um teclado vindo diretamente de São Petersburgo ou Perm. Aliás, por que e onde comprar um teclado russo?

Mas falaremos aqui apenas sobre a adaptação de um QWERTY para escrever em russo.

Instalar um teclado russo em um QWERTY

Se você não quer comprar um teclado fabricado na Rússia pela internet, você pode comprar pequenos adesivos transparentes para colar nas teclas do seu QWERTY atual.

Os preços variam de R$15 e R$25 no Amazon e outros lugares: mesmo pessoas com pouca grana não terão desculpa – uma oficina estilo Do It Yourself provavelmente seria mais cara…

Caso você não saiba, o Windows tem uma ferramenta prática para esse tipo de situação. Ela se chama Viton e é um pré-requisito para instalar o teclado multilingue Windows, seja em sua versão clássica ou simples.  O Viton é bem simples de ser instalado. Basta fazer um download e alguns cliques! Ele também é fácil de usar (graças ao uso das teclas mortas).

O Viton deve seu sucesso ao fato de estar perfeitamente adaptado ao espírito dos falantes de línguas latinas . É também a melhor ferramenta para o uso bilíngue do russo e do português. A tecla Alt Gr oferece a possibilidade de mudar temporariamente para o modo “português” e vice e versa.

Essa ferramenta é ótima também para o uso de diversas outras línguas: dialetos sérvio, caucasiano e ucraniano…

Aprenda a língua da Rússia Saiba todos os macetes para falar e escrever russo

Como aprender o alfabeto russo para escrever?

Não se assuste com as formas das letras cirílicas (como aprender a escrevê-las?)! Elas têm uma proposição lógica como a sintaxe, o vocabulário e a gramática de qualquer língua estrangeira.

Portanto, saiba como memorizar o alfabeto russo moderno.

Como a maioria das línguas contemporâneas, o russo associa as consoantes com várias vogais.

As cinco vogais – е, ё, и, ю e я – servem para palatalizar a consoante que as precede. Ao contrário de outros idiomas eslavos, o russo atual conservou a vogal intermediária ы.

Esta última vogal, às vezes, é listada após as vogais “duras” que são a, э, oe у.

É graças a isso que leitores e autores podem fazer uma distinção entre consoantes “suaves” e aquelas que não são palatalizadas, portanto difíceis. É um sistema de escrita amplamente silábico, um pouco como o húngaro, que pertence a outra família de línguas.

Dicas para aprender o alfabeto cirílico

Puristas – e professores – no Brasil estão constantemente reclamando que as pessoas não sabem mais escrever – mesmo em suas línguas maternas. Eles não deixam de ter razão, mesmo se exageram um pouco.

É verdade que escrevemos cada vez mais através do computador, smartphone e deixamos de lado a escrita manuscrita.

Em russo, é a mesma coisa e em todos os lugares do mundo! Então, veja alguns conselhos para escrever russo!

Vamos às nossas primeiras armas literárias na língua de Dostoiévski e Tolstói.

Saiba que existem regras a serem cumpridas. Então, não adianta improvisar quando o assunto é aprender a escrever o alfabeto cirílico.

Primeiro, é importante saber ler russo. Mas escrevê-lo sem erros é alcançar a herança cultural intangível da humanidade de língua russa.

Pedagogia comprovada: a aula particular

Embora os métodos de língua possam ser muito eficazes, você ainda precisa ter a motivação para se sentar em casa na frente do seu tablet e caneta.

Os diletantes, muito numerosos entre os aprendizes da língua russa, têm dificuldades a longo prazo em seus esforços. Ainda mais à medida que progridem como autodidatas.

No entanto, existem ferramentas disponíveis para agilizá-las:

Fale a língua e aprenda o alfabeto cirílico Tantos lugares bonitos vão te deixar com vontade de aprender russo

  • aulas particulares em casa com um professor de russo;
  • o curso coletivo ou um curso linguístico caligráfico com um bom professor.

Este último ponto dependerá em grande parte de onde você mora: não precisa correr para Moscou ou São Petersburgo. As escolas de idiomas não são incomuns nas principais cidades brasileiras. Os professores particulares também podem preparar aulas específicas sobre a caligrafia russa.

Eles oferecem quase todos os ensinamentos da escrita russa desde as primeiras aulas de russo, para os grandes iniciantes.

É difícil escrever o alfabeto russo para um brasileiro?

Hoje, o alfabeto cirílico russo tem 33 letras. Você acha muito? Havia cerca de 40 no século XVIII! Como escrever letras russas em um teclado QWERTY? Por que e onde comprar um teclado russo?

Alegre-se, querido amigo brasileiro: isso quer dizer que temos menos caracteres para aprender no século 21 que antigamente!

Essa variação deve-se a reformas ortográficas que revivem a lógica da língua russa. Ela tem uma deriva própria eminentemente fonética e não etimológica.

Pode-se adivinhar um rigor morfológico e gramatical impecável. Isso pode ser as armadilhas ortográficas na escrita de textos em russo, às vezes difícil para os brasileiros e lusófonos…

A escrita do russo é o oposto da ortografia do português em sua lógica e de outras línguas latinas. Apesar que nós também fazemos acordos ortográficos para adaptar nossa língua e homogeneizá-la com relação a outros país lusófonos.

Quer aprender russo online?

As principais diferenças entre os alfabetos latino e russo

O fosso entre o alfabeto latino usado pela língua portuguesa e o sistema grafológico dos russos é óbvio quando se coloca um na frente do outro…

Será um luxo aprender russo, não é?

É nesse contraste que residem algumas das dificuldades reservadas aos brasileiros no aprendizado da escrita russa.

No entanto, os filólogos sabem bem que há um parentesco entre esses dois conjuntos de sinais: a literatura portuguesa deriva diretamente do latim universalizada pelo Império Romano. Enquanto o russo faz parte das línguas indo-europeias, um primo do grego que deu origem ao cirílico.

O eslavo usado pela Igreja Ortodoxa, mas também o católico russo, não é outro senão o antigo russo de eruditos, cientistas e a corte.

Saber escrever a língua eslava antiga? Ou escrever o antigo russo, da Transcaucásia à Geórgia? Talvez seja pedir demais…

Por que e onde comprar um teclado russo?

A aquisição de um teclado cirílico não é a coisa mais comum no Brasil… Quase não existe loja para comprá-los.

O que você pode fazer é tentar encomendar em uma loja especializada em artigos para informática. Alguns fornecedores trabalham com outros internacionais.

Até porque, muitos acessórios para computador são fabricados… na China! Ou seja, corre o risco do seu teclado brasileiro ter sido fabricado na mesma fábrica do teclado russo na China…

O sistema digital do dispositivo adquirido permanece o mesmo em termos de princípios. Portanto, um teclado russo de boa qualidade durará por muitos anos.

Antes de se locomover para a loja de informática, dê um telefonema para ver se é possível fazer essa encomenda. Assim, você vai economizar dinheiro, tempo e combustível!

Não deixe de comprar os acessórios para poder escrever na língua russa

Mas vamos deixar o mundo das pequenas empresas…

Procurando por um curso de russo para iniciante?

Compare e compre seu teclado russo pela internet

Vamos terminar com o mais intuitivo: a web.

Obviamente, é ela – graças ao seu caráter internacional e ao Big Data que ela representa – que você vai encontrar o que tanto quer.

Ela funciona como uma galeria comercial para teclados cirílicos, uma verdadeira caverna Ali Baba!

Uma pesquisa de alguns segundos com as palavras-chave “comprar teclado cirílico” ou “comprar teclado russo” fornecerá vários resultados em sites grandes como:

  • Amazon,
  • eBay,
  • Google Shopping,
  • Aliexpress…

Em busca de autenticidade? Você pode, então, pesquisar bastante e fazer suas compras em um site russo.

Fale a língua e aprenda o alfabeto cirílico Tantos lugares bonitos vão te deixar com vontade de aprender russo

Em busca de autenticidade? Você pode, então, pesquisar bastante e fazer suas compras em um site russo. Você pode encontrar um teclado no site artlebedev.ru. Mas só será possível fazer a compra se já tiver umas noções em eslavo…

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar